Como registrar um domínio na internet? [guia completo]

Por: Marcos Paiva

Homem visto de costas mexendo no computador, representando como registrar um domínio

Para registrar um domínio, você deverá escolher um serviço de hospedagem para o seu site, conferir se o endereço está disponível, cadastrar-se na plataforma, registrar o domínio e realizar o pagamento.


Assim que uma pessoa decide expandir seu negócio e estar presente nos meios digitais, ela se depara com alguns passos iniciais que precisam ser seguidos. Um deles é, sem dúvidas, como registrar um domínio.

Sem um domínio próprio, dificilmente clientes e potenciais compradores chegarão até você. Para quem nunca teve um site, essa tarefa pode parecer difícil, mas, acredite, é bem mais simples do que parece.

Neste artigo, nós explicaremos o que é, de que forma ele funciona e como registrar um domínio para seu site. Te daremos também alguns conselhos para que você possa criar um domínio de sucesso e atrair tráfego até a sua loja online. Preparado?

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O que é um domínio?

O domínio é o nome atribuído a um site hospedado dentro de um servidor de internet (endereço de IP). Por exemplo, se você escreve https://www.nuvemshop.com.br/, você entrará no site da Nuvemshop.

Podemos dizer, então, que o domínio é uma espécie de “nome” do seu site, composta pelo nome da sua empresa e uma extensão. No caso da Nuvemshop, a extensão é .com.br.

Existe uma infinidade de extensões, mas as principais são:

  • .com;
  • .com.br;
  • .org;
  • .net;
  • .edu;
  • .info.

Para que serve um domínio?

Toda página de internet está hospedada em um servidor, que é onde residem os arquivos e dados que a formam. O domínio nos ajuda a lembrar de maneira simples e fácil o endereço do site que precisamos. Caso contrário, teríamos que utilizar o endereço de IP para acessar cada página, ou seja, em nosso caso usaríamos http://177.71.196.188 em vez de http://nuvemshop.com.br.

Além de dificultar a localização e o acesso aos sites, sem um registro de domínio, as empresas teriam grandes problemas para investir em estratégias de marketing digital. Já que , é por meio do nome da empresa e das palavras-chave, que é possível aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca) e posicionar os sites nos mecanismos de busca.

O seu domínio também te ajudará a ter contas de e-mail da sua empresa associadas a ele. Por exemplo: info@suaempresa.com.br ou clientes@suaempresa.com.br.

Isso será útil para fazer com que o cliente identifique rapidamente quem é a pessoa ou empresa que envia a mensagem, reduzindo o risco de ter seu e-mail eliminado por insegurança ou desconhecimento.

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Qual a diferença entre domínio e hospedagem?

Como já mencionamos, o domínio é como se fosse o nome da sua empresa. Por outro lado, a hospedagem é o lugar onde a sua empresa vai funcionar.

Ao registrar um domínio, você tem a garantia de que sua empresa tem um endereço web por, pelo menos, um ano. Contudo, ainda é necessário ter um local para armazenar as informações e os arquivos usados na construção do seu site. E é aí que entra a hospedagem.

Por meio dela, os arquivos são salvos em um computador preparado especialmente para isso, chamado de servidor. Isso garante que seu site esteja disponível para todas as pessoas a qualquer momento, bastando digitar seu nome para acessá-lo.

Você pode adquirir um plano de hospedagem junto com o registro ou separadamente, a escolha é sua. Em relação ao desenvolvimento do site (logos, textos, cores, design etc.), você pode fazer por conta própria ou contratar especialistas para fazer isso.

Pense que essa é a parte de decorar a sua loja e torná-la atrativa, etapa muito importante para vender mais.

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O que é o registro de domínio?

O registro de domínio significa reservar o nome escolhido para o site (caso esteja disponível) para uso próprio e único durante um período de tempo determinado. Habitualmente, o período mínimo é de um ano; algumas semanas antes do vencimento do prazo reservado, você receberá uma mensagem para renová-lo.

Cabe aclarar que ao registrar o domínio você só terá o direito de utilizar o nome; a parte de criar um site e contas de e-mail associadas a ele deve ser feita separadamente.

Como registrar um domínio?

Para registrar um domínio, primeiramente, você deverá escolher um serviço de hospedagem para o seu site. Também é importante saber qual tipo de domínio você deseja registrar para a sua página, considerando que existem algumas variações.

Pesquise também sobre os valores e os benefícios oferecidos pelos serviços disponíveis no mercado. Feito isso, será necessário consultar a disponibilidade do nome escolhido e fazer o cadastro do domínio.

Para registrá-lo no serviço de hospedagem, você deverá realizar algumas configurações técnicas para garantir que o nome que você escolheu passe a direcionar os usuários para o endereço de IP da sua página.

Esses ajustes podem variar de acordo com o servidor escolhido, portanto, logo abaixo, separamos um guia completo sobre os principais serviços de domínio e como configurá-los. Confira:

👉 Confira: Tudo sobre domínios

Quais são os tipos de domínio?

Existem três tipos de domínios usados na internet, veja:

Genéricos ou gTLD

Domínio gTLD (geographical top level domains ou “domínios geográficos de primeiro nível”, em português) é um domínio genérico independente de uma área geográfica particular, como .com, .net, .org.

Territoriais ou ccTLD

O domínio ccTLD (country code top level domains ou “domínios de nível superior com código de país”, em português) está associado a um país determinado: .ar para a Argentina e .br para o Brasil. Em geral, esses domínios territoriais se somam aos domínios genéricos: .com.ar ou .com.br.

TLD de categoria

Por fim, os domínios TLD são personalizados e se relacionam diretamente com o objetivo do site, por exemplo: .adv (em caso de um site de um advogado).

Quanto custa registrar um domínio?

Para registrar um domínio, você deverá criar uma conta em alguma das empresas que tenham aval da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) para vender domínios e comprá-los. Cada empresa pode cobrar um valor distinto por domínio e na maioria dos casos o valor do domínio irá variar de acordo com a popularidade do termo empregado.

Algumas das empresas mais populares de registro de domínios são a Hostinger, HostMídia, Registro.br e a GoDaddy.

💡 Saiba mais: Como usar um domínio próprio em sua loja Nuvemshop

O que é preciso para registrar um domínio?

  • Ser maior de idade;
  • Escolher uma empresa que vende domínios;
  • Verificar se o domínio escolhido está disponível;
  • Fornecer seus dados pessoais ou da sua empresa;
  • Determinar o período que queira “reservar” o domínio;
  • Pagar pelo domínio.

👉 Confira: Como configurar meu domínio na GoDaddy?

👉 Confira: Como configurar meu domínio do Registro.br?

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Como escolher um nome de domínio?

Um nome certeiro para o seu domínio pode potencializar (e muito!) as suas vendas. Abaixo, compartilhamos um passo a passo sobre como registrar um domínio. Confira:

1. Escolha um nome fácil de recordar

A maioria das pessoas ignora a funcionalidade de guardar seus sites preferidos nos “favoritos” e prefere memorizar o nome do domínio, compartilhando o mesmo com alguns de seus amigos.

Essa facilidade é chave e deve ser levada em conta no momento de escolher o seu domínio. Imagina que o seu domínio é algo como 2kuzinheiro1.com.br, o qual é curto, mas difícil de comunicar. Opte sempre pela simplicidade, tenha isso em mente!

Se você tem dúvidas quanto ao nome da sua empresa, que tal aproveitar nossa ferramenta gratuita de gerador de nomes?

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2. Pense em um endereço descritivo

Com um domínio descritivo você ajudará seus clientes a entender do que se trata o site antes mesmo do primeiro acesso.

Esses domínios costumam ser conhecidos como “ricos em palavras-chave”. Os gurus de SEO afirmam que um domínio deve conter a palavra mais importante que descreva o seu site, negócio, produto ou serviço.

Por exemplo: se você tem uma loja de sapatos chamada “Lina”, ao invés de colocar o seu domínio como http://lina.com.br, coloque http://sapatoslina.com.br. Desta maneira, você conseguirá mais relevância em termos de SEO ao incluir uma palavra-chave muito procurada pelos usuários nos motores de busca.

3. Atente-se ao tamanho

A quantidade máxima de caracteres é de 63, o que permite criar um domínio desse tamanho:

http://xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.com.

Recomenda-se sempre optar por domínios curtos, mas lembre-se que esse atributo deve ser combinado de maneira inteligente com outras estratégias, como ser descritivo para que funcione da forma correta. Ou seja, observe a diferença entre os domínios http://hyfassi.com (curto, mas difícil de ser lembrado) e http://roupalinda.com (curto, memorável e descritivo).

Também é recomendado que o domínio tenha menos de três palavras e que o tamanho de cada palavra seja curto. Veja a diferença entre http://oeixoum.com (o eixo um) e http://oeixoquarentaoitenta.com (o eixo quarenta oitenta).

O cenário ideal é que o domínio tenha somente uma palavra. Infelizmente, tal característica é difícil, pois esses domínios na maioria dos casos já foram registrados e em geral têm um custo bastante alto.

4. Opte por algo fácil de pronunciar

Sempre tenha em mente que o seu domínio deve ser facilmente pronunciável para facilitar a vida daqueles que querem chegar à sua loja online.

Os domínios com onomatopéia, por exemplo, podem ser bastante confusos, já que na maior parte das vezes a forma como se fala é diferente da forma como se escreve. Se tomarmos por exemplo a onomatopéia “quack quack”, provavelmente você verá as pessoas escrevendo das mais variadas formas. Existiriam alternativas como “cuack cuack”, “quak quak” e “cuak cuak”…

Se a onomatopéia for imprescindível, configure outros domínios similares direcionando ao oficial (com erros de ortografia, letras faltantes, etc). O Google, por exemplo, tem o domínio gogle.com (que te redireciona ao original google.com).

Fique atento: no caso de configurar mais domínios que apontem para o mesmo site, você terá que utilizar URLs canônicas para manter intacto o seu posicionamento nos buscadores (SEO). O que seria isso? Você deverá inserir um código em todas as suas páginas que indicará qual é o domínio original. Se você ignorar isso, os motores de busca podem te penalizar por conta de conteúdo duplicado.

Quer aprender mais sobre SEO, mas não sabe onde procurar informações precisas? Temos um material completo para ajudar você a aplicar essa estratégia em seu e-commerce:

5. Use um nome sociável

Se a sua marca vai estar presente nas redes sociais, verifique se o complemento da URL está disponível. Por exemplo: nossa fanpage no Facebook é http://facebook.com/nuvemshop. Esse ponto pode até ser secundário, mas vale ressaltar que quanto mais consistente for o seu domínio, maior será o seu impacto sobre a audiência.

O que não fazer na hora de registrar um domínio?

Algumas práticas podem cair muito mal na hora de criar um domínio para o seu site. Pensando nisso, separamos algumas coisas que você deve evitar. Confira:

Não use a letra “ç”

Hoje em dia até existem plataformas que permitem registrar domínios com esse caractere, mas na maioria delas é impossível. Nessas, a letra “ç” é considerada um caractere especial, ou seja, um símbolo independente do alfabeto, como poderiam ser “$ “, “#”, “@”, etc.

Portanto, se você incluir a letra “ç” em seu domínio, o seu posicionamento nos buscadores será afetado, já que os mesmos consideram a cedilha como caractere especial.

Evite o símbolo de hífen “-“

Você encontrará muitos sites que utilizam esse recurso para separar domínios que contenham mais de uma palavra, como http://o-exemplo.com.

Ainda que seja uma alternativa que torna a leitura mais agradável, tenha em conta que para aqueles que desconhecem o seu site é mais provável que o escrevam sem hífen – inclusive aqueles que já o conhecem talvez se esqueçam facilmente desse detalhe.

O hífen é uma alternativa somente se o seu domínio já tiver sido registrado por outra pessoa. Se for esse o caso, talvez seja até melhor reformular o nome do que optar pelo hífen.

Caso você já tenha um site com hífen, recomendamos que você aplique o conselho de registrar mais de um domínio para o mesmo site com nomes similares, registrando também o domínio sem o hífen.

Deixe de lado os números

Existem hoje em dia muitos sites que usam números em seus domínios para diminuir o tamanho dos mesmos.

Embora pareça uma vantagem, já que cumpriria a dica quanto ao tamanho do domínio, os usuários tendem a recordar melhor a palavra que representa o número do que o próprio número em si: http://1exemplo.com é diferente de http://umexemplo.com.

Uma vez mais, nosso conselho é registrar ambos para evitar perder usuários pelo caminho e, com isso, deixar de vender em sua loja virtual.

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Aprendeu como registrar um domínio?

Hoje nós aprendemos como registrar um domínio e conhecemos as boas práticas para ter um endereço de sucesso na internet. Você já teve alguma dificuldade para criar e/ou registrar o seu domínio? Compartilhe essa experiência conosco!

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Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre como registrar um domínio

O domínio é o nome atribuído a um site hospedado dentro de um servidor de internet (endereço de IP).

O registro de domínio significa reservar o nome escolhido para o site (caso esteja disponível) para uso próprio e único durante um período de tempo determinado.

Para registrar um domínio você deverá escolher um serviço de hospedagem para o seu site. Também é importante saber qual tipo de domínio você deseja registrar e consultar a disponibilidade do nome.

  • Ser maior de idade;
  • Escolher uma empresa que vende domínios;
  • Verificar se o domínio escolhido está disponível;
  • Fornecer seus dados pessoais ou da sua empresa;
  • Determinar o período que queira “reservar” o domínio;
  • Pagar pelo domínio.

  1. Escolha um nome fácil de recordar;
  2. Pense em um endereço descritivo;
  3. Atente-se ao tamanho;
  4. Opte por algo fácil de pronunciar;
  5. Use um nome sociável.

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