Quais são os principais desafios do e-commerce e como superá-los?

Close de mãos organizando produtos na tela para superar os desafios do e-commerce

Os principais desafios do e-commerce estão relacionados ao tempo de entrega de mercadorias, à alta concorrência, à falta de segurança de dados e aos custos de envio. Mas, com organização e um bom planejamento, é possível superar esses obstáculos e tornar a sua loja virtual em um negócio lucrativo.


Abrir uma loja virtual é o sonho de muitos. No entanto, para consolidar um negócio no mercado online, é preciso buscar conhecimento e entender por onde começar. Não existe uma “receita de bolo” que garanta lucros, por isso é preciso muito trabalho para vencer os desafios do e-commerce e ter sucesso no segmento.

No Brasil, os principais obstáculos estão relacionados ao tempo de entrega de mercadorias, alta concorrência, falta de segurança de dados e os custos de envio. Mas, com organização e um bom planejamento, é possível superar esses desafios do e-commerce e tornar a sua loja virtual em um negócio lucrativo.

Afinal, apostar no mercado, é algo promissor. Até 2025, espera-se que o e-commerce brasileiro cresça 20% anualmente, segundo o Statista. Esta média é maior do que a expectativa de crescimento de países como Índia, México e Estados Unidos — e também acima da média global de crescimento, de 11%.

Então, se você quer conhecer quais são os principais desafios do e-commerce, como superá-los e entender um pouco melhor sobre as tendências do mercado para 2024, continue com a leitura deste conteúdo. Vamos lá?

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Panoramas do e-commerce 2023

O mercado de e-commerce não viveu os seus melhores momentos em 2022. Além da retomada de atividades presenciais, outras variáveis, como Copa do Mundo e alta da inflação, influenciaram a desaceleração das vendas online.

De acordo com a consultoria Nielsen IQ Ebit, o ano passado trouxe uma queda de 23% no faturamento bruto do e-commerce no Brasil em relação a 2021.

Embora o mercado tenha tido uma baixa na audiência, até 2025, espera-se que o e-commerce brasileiro cresça 20% anualmente, segundo o Statista. Esta média é maior do que a expectativa de crescimento de países como Índia, México e Estados Unidos — e também acima da média global de crescimento, de 11%.

Além disso, de acordo com a projeção divulgada pela ABComm, a expectativa é que em 2023 o volume de compras on-line no Brasil atinja o crescimento de 16%, isto é, R$ 185,7 bilhões.

Nesse sentido, e-commerces que estiverem mais preparados com as estratégias e ferramentas corretas têm mais chances de ter bons resultados nos próximos anos.

💡Saiba mais:

Quais são os desafios do e-commerce?

Gerenciar a venda de produtos online é uma tarefa trabalhosa que demanda dedicação e estudo do empreendedor. Além disso, os hábitos de consumo passaram por mudanças e o consumidor está cada vez mais exigente.

Nesse cenário, a experiência de compra é um fator central para fechar mais negócios, fidelizar clientes e construir uma marca de sucesso. Mas é claro que você vai encontrar obstáculos nessa jornada, principalmente se está começando um e-commerce do zero.

Conheça agora os maiores desafios do e-commerce e veja dicas de como lidar com cada situação:

Vencer os obstáculos de logística

A venda de mercadorias online exige que o empreendedor invista em uma logística eficiente para que os processos funcionem. A organização dessa área abrange desde o controle de estoque até a gestão do sistema de envios.

No fluxo logístico, estão inclusos o processo de armazenagem, separação de produtos (picking), embalo (packing) e envio do produto ao consumidor.

Existem muitos sites e ferramentas que podem auxiliar nas diferentes etapas dessa estruturação do funcionamento das vendas. A Mandaê, por exemplo, é uma empresa que ajuda a organizar as suas entregas no e-commerce, além de prestar apoio para a logística reversa.

💡 Saiba mais: 7 boas práticas de operações e logísticas para o seu negócio

Garantir a segurança de dados

Os consumidores brasileiros estão cada vez mais habituados com as compras online e uma das razões para isso é o aumento da sensação de segurança nas transações. Contudo, nos últimos anos, diversas notícias sobre vazamento de informações sensíveis ganharam destaque na mídia.

Segundo a pesquisa Borderless Commerce Report, do PayPal, a preocupação com segurança de dados foi um dos principais fatores mencionados como motivador da desistência de uma compra online durante os anos de 2021 e 2022.

Portanto, ter uma marca associada a esse tipo de problema pode ter um impacto negativo nas vendas.

Para não correr esse risco, é fundamental utilizar uma plataforma de e-commerce que siga protocolos rígidos de segurança da informação e que esteja de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Além disso, é importante ter um selo de segurança no seu site e ainda utilizar recursos como sistemas antifraude e autenticação de dois fatores.

Nesse sentido, lojistas que contam com a plataforma de e-commerce da Nuvemshop, têm toda a estrutura necessária para que os clientes possam comprar com segurança e tranquilidade. Isso porque a ferramenta garante o certificado SSL a todas as lojas cadastradas.

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Se destacar perante a concorrência

As pesquisas mostrando o crescimento do e-commerce têm um papel fundamental no aumento da concorrência no setor. Afinal, cada vez mais empreendedores estão apostando nesse formato para ampliar suas vendas e alcançar novos mercados.

Para superar esse desafio do e-commerce, é importante inovar e entregar ao consumidor final um diferencial que chame a atenção para a sua marca. Para isso, conheça bem o mercado no qual está atuando, entenda quem de fato são seus concorrentes e estude a estratégia deles.

Esse processo de identificação dos líderes do segmento e busca por práticas que também funcionem no seu negócio se chama benchmarking. Ele pode ajudar você a mapear alternativas e adotar táticas que antes passavam despercebidas.

Isso não significa que você deve olhar para os concorrentes como inimigos. Procure superá-los, mas sempre focado no seu propósito e modelo de negócio.

Prestar um bom atendimento ao cliente

O relacionamento com o consumidor se refere à toda interação da marca com seus clientes. Esse contato vai desde comentários nas redes sociais e envio de e-mails marketing até uma conversa direta no chat.

Hoje, não basta apenas responder às mensagens diretas: é preciso demonstrar interesse e dar atenção especial às demandas dos clientes.

Marcas como o Nubank e a Netflix investem bastante nesse setor e são reconhecidas por sua comunicação com o consumidor. No entanto, é importante que as mensagens estejam adequadas à imagem da empresa e representem, de fato, a voz da marca.

💡 Saiba mais: Atendimento ao cliente: o que é, dicas e métricas para melhorá-lo

Saber como conquistar o público

Para captar e fidelizar clientes, é preciso ultrapassar a barreira da desconfiança, especialmente quando falamos sobre marcas novas e negócios online.

Em muitos casos, dificilmente alguém estará muito aberto a trocar uma marca que já confia por outra que não conhece.

Essa desconfiança pode ser driblada a partir do fortalecimento da imagem da marca em um processo que chamamos de branding.

Outra dica é utilizar depoimentos de outras pessoas sobre a experiência de compra na sua loja ou de uso do seu produto para aumentar a confiança do consumidor.

Adaptar o negócio para vendas mobile

No e-commerce, as vendas por mobile são maioria, chegando a alcançar 76,2% das transações entre lojistas da Nuvemshop, segundo o NuvemCommerce 2023.

Mesmo assim, muitas lojas ainda hesitam em investir no desenvolvimento de sites responsivos. Problemas causados por sites que não se adaptam direito ao celular podem ser interpretados com desconfiança pelo consumidor — o que pode significar perda de vendas.

Por isso é muito importante investir em uma plataforma de e-commerce que possibilita a adaptação adequada para uma estratégia mobile first (móvel em primeiro lugar).

A Nuvemshop, por exemplo, oferece esse benefício para todas as lojas que usam a plataforma, além de contar com uma tecnologia de estabilidade do servidor, que permite que os e-commerces fiquem no ar durante 99,9% do ano.

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Driblar o abandono de carrinho

O abandono de carrinho acontece quando o consumidor vai até o seu site, seleciona uma série de produtos para o carrinho e, por algum motivo, não finaliza a compra. Diversos fatores podem levar a essa desistência, como:

  • Custos de frete;
  • Tempo de entrega;
  • Dificuldades na devolução;
  • Preocupações com segurança.

Cada um desses pontos podem ser otimizados para garantir que o cliente finalize a compra. Por exemplo, já existem muitas plataformas e ferramentas que garantem diversas opções de frete e entrega.

Além disso, é importante rever os processos de devolução para agilizar o recebimento e envio de produtos.

💡 Saiba mais: Como fazer o envio de produtos em sua loja?

Otimizar a taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica usada para entender qual proporção de pessoas que entram no seu site realmente finalizam uma compra.

Esse é um KPI (Key Performance Indicator ou Indicador-chave de desempenho, em português) bastante importante, uma vez que possibilita fazer projeções sobre o número de acessos e vendas.

No e-commerce, essa taxa dependerá muito do tipo de produto ou serviço que está sendo vendido. Por exemplo, uma taxa de conversão de 3% terá um significado diferente para uma loja de cadernos feitos à mão e uma loja de bolsas.

Portanto, é importante entender qual é a porcentagem que faz sentido para o seu negócio e acompanhar esse indicador.

Existem estratégias que podem te ajudar a melhorar essa métrica, caso os números estejam baixos, como por exemplo:

  • Campanhas de desconto;
  • Frete grátis acima de determinado valor;
  • Disparo de e-mail marketing sobre as novidades da loja;
  • Publicação de avaliações feitas por clientes;
  • Campanha com influenciadores digitais;
  • Anúncios de mídias pagas.

Pronto para superar os desafios do e-commerce?

Em um mercado cada vez mais competitivo, é importante que o empreendedor reconheça os desafios do e-commerce sobre os negócios. Foi o que buscamos esclarecer neste artigo para ajudar você a crescer cada vez mais.

Se você deseja uma plataforma de e-commerce que te ajuda a superar todos esses obstáculos, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

 

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Perguntas frequentes

Os principais desafios do e-commerce são: vencer obstáculos da logística, garantir a segurança de dados, se destacar perante a concorrência, prestar um bom atendimento ao cliente, saber como conquistar o público, adaptar o negócio para vendas mobile, driblar o abandono de carrinho e otimizar a taxa de conversão.

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