14 dicas de como criar um bom layout para sua loja online

Boas práticas layout e-commerce

Ainda mais importante do que a beleza, o layout de uma loja online deve ser direto ao ponto e fazer com que o consumidor passe pela etapas de checkout rapidamente. Você pode até ter um e-commerce legal, com um design incrível, mas se o processo de compra for complicado, o consumidor irá fugir da sua loja na mesma velocidade que o Papa Léguas foge do Coyote.

Para evitar que isso aconteça, separamos algumas dicas que podem te auxiliar na hora de montar (ou redesenhar) o layout da sua página. Veja só:

1. Deixe a barra de busca sempre em destaque

Essa dica é simples e extremamente valiosa. Quando um cliente entra na sua loja inclinado a comprar determinado produto, o caminho óbvio dele será fazer uma pesquisa na barra de busca. Por isso, essa barra deve estar em destaque na página principal.

Uma barra de busca visível e atraente também será útil para manter por mais tempo no site aqueles usuários que entraram nele sem necessariamente ter um produto específico como foco de compra. Pense nisso na hora de montar seu layout!

2. Deixe os consumidores filtrarem a busca

Você entrou num site qualquer de vestuário, viu uma camiseta incrível e decidiu comprá-la. Na hora de colocar o produto no carrinho, no entanto, você descobre que aquela camiseta está esgotada no seu tamanho. Frustrante, né? Pois é, isso acontece bastante. Para evitar esse problema, é importante permitir que o cliente consiga filtrar seus resultados.

A medida que você disponibiliza essa alternativa de filtragem, é essencial também que o consumidor consiga fazer o caminho inverso. Por exemplo: você selecionou filtrar por camisetas da Adidas da cor azul e tamanho G. No entanto, se você mudar de ideia e quiser escolher outra cor, a barra de resultados deve permitir que você troque o azul pela nova cor desejada.

3. Se itens estiverem fora do estoque, deixe isso claro

Igualmente frustrante é se animar com determinado produto e só depois na hora de efetuar a compra descobrir que aquele material estava fora de estoque. Nessas horas é importante se colocar na pele do consumidor, já que ninguém gosta de se animar com a possibilidade de adquirir um novo bem e depois perceber que aquele item nunca esteve disponível. Pensando nisso, coloque na sua loja o aviso de produto esgotado caso algum item esteja realmente fora de estoque.

4. Seja claro quanto ao frete, formas de pagamento e envio

Outra experiência frustrante é colocar o produto no carrinho, fazer todos os passos do checkout e descobrir só no final que aquela mercadoria possui frete. Aqui o problema nem é o valor extra da entrega, mas sim que o cliente está esperando pagar por um preço X e acaba sendo surpreendido no final. Para evitar esse tipo de surpresa desagradável, é recomendado ser claro quanto ao frete (se existe e de quanto vai ser) desde o início do processo de compra.

Primeiro de tudo: se você oferece frete grátis (em qualquer compra ou acima de um determinado valor), fale isso direto na página inicial do site. Na sequência, disponibilize a alternativa de calcular o frete no carrinho de compras.

Por fim, seria legal ser específico quanto aos meios de pagamento e formas de envio. Vale lembrar que quanto mais formas de pagamento você oferece na sua loja, maiores as chances de converter um possível comprador.

5. Adote boas práticas de checkout

Como falamos lá no começo do texto, um bom checkout vai direto ao ponto e faz com que o cliente perca pouco tempo para fechar uma compra. Existem muitas coisas a se falar sobre essa importante parte de um e-commerce. A primeira é permitir que seu cliente compre algo sem a necessidade de se registrar no site, simplesmente porque o processo de ter que se cadastrar obrigatoriamente na página antes de concretizar o negócio é tedioso para alguns consumidores (ofereça essa alternativa depois que a compra for concluída, por exemplo).

É recomendado também que o checkout tenha no máximo três passos. Comprar online é comprar com comodidade e para evitar burocracias, portanto, pense que um checkout burocrático pode afastar os clientes da sua loja. No mais, o processo final da compra deve ser clean, ou seja, feito de uma maneira que nenhum elemento possa distrair o consumidor. Quanto mais conteúdo tiver a página de checkout, maiores a chances do usuário sair de lá.

6. Adote boas práticas também no carrinho de compras

É fundamental no e-commerce agradar a gregos e troianos. Como assim? Bem, ao pensar no layout de uma loja, você deve considerar os novatos no mundo online e também aqueles compradores que já têm certa experiência. Esses usuários mais experientes provavelmente carregam consigo um nível de exigência bem maior, principalmente quando o assunto é a cesta de compras.

Pensando nisso, uma dica legal é permitir que o cliente inclua um item à cesta sem necessariamente direcioná-lo à mesma. O truque é deixar o carrinho de compras sempre às vistas e em todas as páginas do site para que ele possa ser acessado a qualquer momento. É recomendado também que o player de “adicionar ao carrinho” seja vistoso e atraente (lembre que ele vai ser a ponte final entre o processo de escolha do produto e a compra em si).

Por fim, o interior da cesta também merece um cuidado especial. Detalhes básicos, como exibir as miniaturas dos produtos, podem dar mais vida à página e facilitar a leitura do cliente.

7. Se você tem muitos produtos, invista em super menus

Essa dica vai para você que oferece uma quantidade considerável de produtos na sua loja. Grandes e-commerces geralmente possuem centenas de itens disponíveis para venda, mas como organizar todos eles no pequeno espaço de uma loja online? A alternativa é criar super menus (aqueles que saltam de determinada categoria quando você passa o mouse sobre ela). Gosto bastante do caso prático do Ponto Frio (veja abaixo), que capricha no design deles:

Boas práticas de layout para e-commerce

8. Invista em fotos de qualidade

Enquanto na loja física você tem a oportunidade de ver e sentir o produto que vai comprar, na loja virtual isso é impossível. Isso gera um distanciamento quase que natural entre cliente e produto, o que deve ser superado de alguma maneira. Por isso, é primordial que as fotos do seu site sejam de qualidade, algo que encurtará, ainda que de forma superficial, aquela distância que falávamos há pouco.

Vale a pena aprender como tirar boas fotos dos produtos.

9. Faça a sua loja online como se fosse a loja física

Boas fotos, como falamos acima, podem encurtar a distância sensorial entre produto e cliente. Lembre-se, contudo, que uma loja virtual nunca vai ser uma loja física, por isso é necessário reduzir ainda mais esse distanciamento. Quanto mais específico você puder ser sobre os produtos ofertados, maiores as chances de convencer o cliente de que aquele é o item certo para adquirir.

Pego a Netshoes como exemplo. Veja como eles descrevem a chuteira com o máximo de detalhes possível, apresentam várias fotos do produto, as cores disponíveis e até os tamanhos em estoque. De quebra, o usuário ainda consegue dar zoom para ver o material do tênis com um nível de detalhamento ainda maior. Incrível, né?

Boas práticas de layout para e-commerce

10. Leve o SEO em conta

SEO (Search Engine Optimization, em inglês) é o que vai deixar a sua loja melhor posicionada nos buscadores como o Google. Sem uma estratégia adequada de SEO, dificilmente seu site receberá visitas orgânicas (provenientes de buscadores), apenas pagas. E o que é preciso para otimizar minha loja online?

Estratégias como escolher um bom domínio, evitar conteúdo duplicado, obter links de terceiros, nomear produtos de acordo com as buscas dos usuários e escrever títulos e metatags únicos para cada página com certeza devem te ajudar. E como eu faço tudo isso? Fique tranquilo, a Nuvem Shop listou 9 dicas de SEO para e-commerce. Divirta-se!

11. Integre redes sociais à sua loja

Incorporar as redes sociais à sua loja online é uma escolha sábia. Elas ajudam bastante na parte do SEO ao permitir que cada item seja compartilhado e, por consequência, direcionam mais links para seu e-commerce. No entanto, há um problema quando o assunto é social media. Elas (as redes sociais) devem ganhar um destaque na sua página, sem dúvidas, mas sem que isso atrapalhe o foco principal, que é o produto.

Portanto, a dica aqui é incluir os players das redes sociais nas landing pages de cada item e dar o devido destaque a eles, mas sem ofuscar a estrela principal (produto, sempre!). Um caso prático legal para este exemplo vem do Magazine Luiza, que faz exatamente aquilo que pregamos acima. Note que as redes sociais ficam estrategicamente posicionadas à direita do produto e quase passam despercebidas:

Boas práticas de layout para e-commerce

12. Incentive o cliente a se inscrever para receber novidades, ofertas, etc

A medida que sua loja for dando os primeiros passos, você precisará construir uma base de dados para divulgar os seus produtos via e-mail marketing. Uma estratégia para capturar o endereço eletrônico dos seus possíveis clientes é criar um banner e fazer com que ele se abra no site antes que o usuário comece a navegar. Quem faz isso muito bem é a Americanas, observe:

Boas práticas de layout para e-commerce

13. Inclua testemunhos dos seus clientes

De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria TNS Research International, 92% dos brasileiros pesquisam na internet antes de realizarem uma compra. Esse dado é extremamente relevante e mostra a importância de exibir o feedback dos clientes na sua loja. A maioria dos e-commerces coloca esse feedback direto na landing page de cada produto, o que nós também recomendamos para você.

14. Tenha os detalhes do seu contato disponíveis facilmente

A confiança é uma das barreiras que mais afasta o consumidor brasileiro das lojas menos conhecidas, como identificou essa pesquisa feita em 2013 pela Rakuten. Diminuir essa falta de credibilidade é uma tarefa árdua, mas ao mesmo tempo possível. Uma estratégia é exibir na sua página formas variadas para que o cliente possa entrar em contato com você, como e-mail, telefone e redes sociais. Nada como entrar em contato com alguém real para ter a certeza de que aquele e-commerce é realmente confiável, correto?

Quer colocar tudo isso em prática? Crie sua loja teste por 15 dias com a Nuvem Shop e comece agora mesmo a vender online! É simples, rápido, gratuito e sem a necessidade de conhecimentos técnicos!


O que você achou desse conteúdo?


Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.

14-dicas-de-como-criar-um-bom-layout-para-sua-loja-online