Unified Commerce: o que é e como aplicar o comércio unificado?

Mulher jovem e empreendedora fotografa um vaso decorativo para vender pela internet, representando a estratégia de comércio unificado.
Pontos principais do artigo:
  • Comércio unificado, ou unified commerce, é uma das principais estratégias de integração de canais para o varejo;
  • A ideia principal é centralizar os registros de pontos de venda físicos e digitais de uma empresa em uma única plataforma;
  • Na Nuvemshop, você pode criar a sua loja virtual grátis e integrar pontos de venda on e offline usando os principais sistemas de gestão do mercado.

Lidar com a gestão de lojas físicas e virtuais não é uma tarefa fácil. Mas você sabia que integrar esse desafio em uma estratégia de comércio unificado não só pode simplificar a vida dos lojistas, como também aumentar o faturamento do negócio?

De acordo com o relatório publicado pelo portal E-commerce Brasil, empresas que adotam uma plataforma de comércio unificado registraram um aumento médio de até 7,5% na receita anual — e não para por aí!

Segundo o relatório da Grand View Research, o mercado de comércio unificado deve lucrar cerca de US$ 46,4 bilhões até 2028. Ou seja, essa é uma grande aposta para o futuro do e-commerce e também das lojas físicas.

E, para que você não fique atrás nessa corrida, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre comércio unificado. Continue a leitura e confira como funciona essa estratégia e como adotar no seu negócio. Vamos lá?

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O que é comércio unificado?

Comércio unificado (ou Unified Commerce, no termo original em inglês) é uma prática do setor de varejo para integrar canais de venda digitais e físicos de uma empresa, centralizando as informações em uma única plataforma.

Nesse caso, não falamos apenas de uma integração dos setores de atendimento ao cliente e de vendas, como acontece no omnichannel, mas de uma unificação geral do negócio, que inclui também estoque, logística e pagamentos.

Na prática, a ideia é que isso aconteça por meio do processamento de dados em um único sistema, transformando os diferentes canais de venda em um único canal.

Assim, todas as informações referentes à jornada de compra do consumidor estarão centralizadas, independentemente se a compra começou em um ponto de venda e terminou em outro, por exemplo.

💡 Saiba mais: O que são vendas multicanal e como elas podem ajudar seu negócio?

Qual a diferença entre Unified Commerce e omnichannel?

O comércio unificado é uma evolução do omnichannel. O foco da estratégia omnichannel é garantir uma experiência integrada do ponto de vista do consumidor, enquanto o comércio unificado fala sobre uma integração total do negócio enquanto empresa.

Ou seja, o consumidor omnichannel pode começar a jornada de compra online e finalizar em uma loja física sem sentir diferença entre os canais, por exemplo. Nesse caso, o principal objetivo é garantir que essa experiência seja consistente em ambos os pontos de venda.

Já o comércio unificado exige transformações em toda a arquitetura da operação do lado do empreendedor. Isso porque, além dos canais, ele considera também a sincronização do estoque, os dados dos clientes e os meios de pagamento em um mesmo sistema.

Assim, na estratégia de comércio unificado, tudo acontece no mesmo lugar, gerando uma fonte de dados única para a empresa e uma experiência ainda mais personalizada para o consumidor — independentemente de ele estar na loja online ou em qualquer um dos pontos de venda físicos da empresa.

4 estratégias para adotar o unified commerce no seu negócio

Como vimos, a ideia central do unified commerce (ou comércio unificado) é que toda a gestão dos diferentes canais de venda do negócio aconteça em uma única plataforma ou software.

Mas, depois que isso estiver feito, existem algumas ações que podem ser implementadas para trazer essa integração também para a experiência do consumidor. Veja:

Retirada do pedido

O ponto de retirada já é uma prática conhecida no e-commerce, e está diretamente relacionada à ideia de comércio unificado. Nesse caso, o cliente pode comprar um item pelo site e retirá-lo em uma loja física.

Em uma estratégia apenas omnichannel, por exemplo, seria necessário indicar que esse produto deveria sair do estoque do e-commerce. Mas, quando falamos de comércio unificado, isso não é necessário, já que o controle de estoque também acontece de forma integrada no mesmo sistema.

💡 Saiba mais: O que significa Ship From Store e como implementar no seu negócio?

Reserva de produto

Apesar de não ser tão comum, a reserva de produtos também é uma maneira de criar uma experiência unificada no comércio. Assim, o consumidor pode reservar um produto pelo site e analisá-lo na loja física antes de concluir a compra.

Essa é uma vantagem importante já que, muitas vezes, o cliente deixa de finalizar uma compra no e-commerce por insegurança em relação ao tamanho ou à qualidade do produto, por exemplo.

Como os pagamentos e pedidos são integrados nessa estratégia, não existe diferença no sistema quando a compra começa online e termina em um ponto de venda físico. Os diferentes canais são tratados como um, por isso, conta apenas como uma venda realizada.

💡 Saiba mais: O que é e como funciona um sistema multiempresa?

Prateleira infinita

A prateleira infinita é um recurso que permite que o consumidor compre um produto mesmo que o item não esteja disponível no estoque da loja. Nesse caso, ele pode escolher receber a mercadoria em casa ou retirá-la em outro ponto de venda.

Isso é possível porque todos os canais de venda têm acesso a um único estoque. Assim, uma filial consegue acessar o catálogo compartilhado por todos os pontos de venda da empresa e agendar a entrega para qualquer uma das unidades.

Com isso, as lojas se tornam centros de distribuição, garantindo que nenhuma venda seja perdida por falta de estoque no local e oferecendo mais autonomia para o consumidor escolher as modalidades de compra, atendimento e entrega que preferir.

Devolução de pedidos

Quem trabalha com lojas virtuais sabe que a política de troca e devolução é um dos maiores desafios do e-commerce, já que envolve um processo demorado e, muitas vezes, caro de logística reversa.

Por isso, outra forma de criar a experiência de comércio unificado é oferecer a opção de troca ou devolução de compras online em lojas físicas. Aqui, a logística funciona de forma parecida com a retirada do pedido, fazendo com que todos os pontos de venda operem como uma entidade única.

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Quais as vantagens do comércio unificado?

As estratégias de unified commerce podem trazer uma série de vantagens não só para o consumidor, como também para o lojista. A seguir, listamos algumas das principais. Veja:

Personaliza a experiência de compra

Com a centralização do histórico de compras e das preferências dos consumidores, é possível criar promoções e recomendações personalizadas, tornando a experiência de compra única para cada cliente.

Além disso, o comércio unificado garante ao consumidor mais autonomia para personalizar sua jornada de compra, com liberdade para escolher o melhor canal para comprar e as melhores formas de entrega e pagamento de acordo com as suas necessidades.

Aumenta o faturamento do negócio

A personalização é um dos principais pilares para a satisfação dos clientes e para o faturamento do negócio. Isso porque, segundo pesquisas divulgadas pela Veja, consumidores fiéis gastam quase 70% mais do que novos compradores.

E, quando o consumidor tem uma boa experiência com a marca, existem muito mais chances de que ele volte para fazer uma nova compra no futuro, não é mesmo? Dessa forma, é possível aumentar a taxa de recompra e, consequentemente, o faturamento da empresa.

💡 Saiba mais: Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente?

Evita a perda de vendas

A integração do comércio unificado também derruba diversas barreiras que poderiam levar um possível cliente a desistir da compra, reduzindo o número de vendas perdidas para concorrentes.

A possibilidade de comprar online e retirar na loja, por exemplo, elimina o custo do frete, que é o que faz com que mais de 60% dos consumidores abandonem o carrinho, segundo levantamento da Hedgehog Digital.

Além disso, a integração do estoque entre todos os canais de venda também diminui o risco de perder venda por falta de mercadoria, já que é possível fazer o pedido para que o item seja enviado de um ponto de venda para outro.

💡 Saiba mais: 9 estratégias para evitar carrinhos abandonados

Melhora a eficiência operacional

Por último (mas não menos importante), o unified commerce simplifica a vida dos lojistas. Isso porque quando lojas físicas e virtuais usam sistemas diferentes, toda a gestão do negócio também precisa acontecer de forma separada, o que demanda muito mais tempo e gera muito mais trabalho.

Quando todas as informações importantes estão reunidas em uma única plataforma, é possível ter uma visão geral do negócio. Isso não só aumenta a eficiência da operação como um todo, como também diminui os custos envolvidos no processo, já que será necessário apenas um sistema de gestão.

Como transformar meu negócio em um comércio unificado?

Uma das principais maneiras de integrar lojas físicas e virtuais é escolher um ERP para varejo, que pode centralizar vendas, estoques e finanças de todos os canais em um único sistema.

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, conhecido em português como “Sistema de Gestão Empresarial”. Na prática, isso quer dizer que é uma ferramenta usada para centralizar informações de todas as áreas da empresa em um único lugar, simplificando a gestão do negócio.

Além disso, caso você tenha mais de um ponto de venda físico, também é importante contar com uma plataforma que suporte múltiplos centros de distribuição. Isso permite que você ofereça mais de uma opção como ponto de retirada no seu e-commerce, por exemplo.

Na Nuvemshop, você pode criar a sua loja virtual grátis e fazer a integração com os principais ERPs do mercado, como Bling, Tiny e Eccosys. Além disso, também é possível cadastrar mais de um centro de distribuição a partir do plano Impulso por R$ 139 ao mês.

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Tudo certo sobre unified commerce?

Como vimos, o comércio unificado é o próximo passo para lojistas que querem integrar diferentes canais de vendas para expandir o negócio. Por isso, esperamos que este post tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Se você já está nessa jornada e quer crescer ainda mais, aproveite para conhecer a Nuvemshop Next, que é a solução da Nuvemshop específica para negócios em expansão. Com ela, você tem acesso a um gerente de e-commerce dedicado e um time de profissionais que podem te ajudar a desenvolver soluções integradas para os múltiplos canais da sua loja.

Mas, se você ainda está começando e quer dar o primeiro passo para trazer o seu negócio físico para o mundo digital, crie a sua loja virtual grátis na Nuvemshop. É rápido, fácil e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender e lucrar! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre comércio unificado

Comércio unificado, ou unified commerce, é uma estratégia que integra canais de venda físicos e online em um único sistema de uma empresa, reunindo informações como pontos de contato com o cliente, estoque, logística e pagamentos na mesma plataforma.

O omnichannel foca em garantir uma experiência integrada nos pontos de contato com o consumidor. Já o comércio unificado está relacionado a uma integração total dos canais, gerando uma fonte de dados e gestão única para a empresa.

O comércio unificado permite a hiperpersonalização do atendimento ao cliente, evita a perda de vendas pelo custo do frete ou por falta de estoque, melhora a eficiência operacional do negócio, reduz os custos do processo e aumenta o faturamento da empresa, já que impulsiona a fidelização de clientes.

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