Passo a passo atualizado de como vender no AliExpress Brasil

Imagem de um tablet mostrando como vender no AliExpress

Pontos principais do artigo:

  • Aliexpress é um marketplace chinês fundado em 2010 pelo Alibaba Group. É a maior plataforma de vendas online do mundo, com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos;
  • Para vender no Aliexpress, é preciso ter um CNPJ. Depois, faça o cadastro na plataforma, escolha a categoria de loja (comum, oficial ou de franquia), cadastre os produtos, adicione fotos e vídeos, inclua os produtos nas promoções do AliExpress;
  • O cadastro para vender no marketplace é gratuito. O lojista apenas precisa pagar uma taxa sobre os produtos vendidos, que varia entre 5% e 10% dependendo da categoria da mercadoria.

Para lojistas e pessoas que desejam começar a vender pela internet, o número de plataformas especializadas para esse fim podem gerar dúvidas e incertezas. No entanto, é importante conhecer cada uma delas para garantir uma escolha certeira. Por esse motivo, nos propomos a mostrar como vender pelo AliExpress Brasil.

Provavelmente você já conhece ou ouviu falar da empresa, que desde julho de 2021 permite que empreendedores brasileiros cadastrem seus produtos e vendam pela plataforma.

Se você tem interesse em aprender como vender no AliExpress Brasil e conquistar mais clientes, este conteúdo é para você! Tire todas as suas dúvidas e confira o passo a passo completo! 🚀

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é o AliExpress?

Aliexpress é um marketplace chinês fundado em 2010 pelo Alibaba Group. É a maior plataforma de vendas online do mundo, com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos.
O serviço oferece uma ampla variedade de produtos, incluindo:

  • Eletrônicos;
  • Roucas;
  • Acessórios;
  • Artigos para casa;
  • Brinquedos;
  • Artigos esportivos;
  • Entre outros.

Os preços no AliExpress são geralmente muito mais baixos do que os preços dos produtos semelhantes vendidos em lojas físicas ou em outros sites de compras online.

Ele conecta compradores de todo o mundo a vendedores principalmente da China, permitindo que pessoas comprem produtos diretamente de fabricantes e revendedores a preços competitivos.

Isso ocorre porque o serviço é uma plataforma de comércio eletrônico B2C, o que significa que os vendedores comercializam diretamente aos consumidores. É por esse motivo que muita gente deseja saber como vender pelo AliExpress.

Como vender no AliExpress Brasil?

Agora que você já sabe quais são os benefícios de vender pelo AliExpress Brasil, chegou o momento de entender como começar a lucrar pela plataforma. Confira a seguir:

Tenha um CNPJ

O primeiro passo de como vender no AliExpress é registrar a sua empresa. Isso é necessário porque apenas pessoas jurídicas ou comerciantes autônomos podem montar uma loja na plataforma.

Se for iniciar seu negócio sozinho, uma ótima opção é criar um MEI (Microempreendedor Individual). Nesse modelo de formalização, os trabalhadores têm alguns benefícios, além de um regime tributário reduzido.

É importante saber que o AliExpress aceita as seguintes categorias de empresa:

  • Sociedade Limitada (LTDA);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)
  • Escritório da filial de uma empresa estrangeira;
  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Empresa Individual (EI);
  • Sociedade Anônima (S/A).

💡 Saiba mais: Quais são os tipos de empresa e como escolher o melhor?

Faça o cadastro na plataforma

É fundamental adicionar todas as informações da sua empresa ao criar a conta no AliExpress. Isso porque os dados registrados lá — como marca, e-mail de contato etc. — serão usados para identificar a sua loja.

Siga os passos abaixo:

  1. Acesse a página de cadastro do AliExpress e mude o idioma para português;
  2. Selecione o país, insira o e-mail, crie uma senha de acesso e marque a caixinha de seleção concordando com o contrato de adesão;
  3. Complete as informações sobre o negócio (registro da empresa, endereço, inscrição estadual etc.) e faça o upload da licença do CNPJ;
  4. Complete as informações do responsável legal pela empresa e envie o formulário. O AliExpress vai conferir as informações inseridas e aprovar ou reprovar o cadastro.

Escolha uma categoria de loja

Para vender no AliExpress, é necessário enquadrar o seu negócio em um dos três tipos disponíveis na plataforma: loja comum, loja oficial e loja de franquia. Entenda, a seguir, como funciona cada uma:

  • Loja comum: é a categoria mais usada, dedicada a qualquer pessoa que queira vender produtos diversos na plataforma;
  • Loja oficial: recomendada para vendedores que são os donos de uma marca e vendem seus produtos exclusivamente na plataforma;
  • Loja de franquia: para comerciantes que são franqueados de alguma marca.

Caso a categoria da sua loja mude depois de realizado o cadastro, é possível editá-la no “Portal do vendedor”.

Monte a loja e cadastre os produtos

Depois de ter o seu cadastro aprovado na plataforma, é hora de personalizar sua página de vendas com a sua logo e a identidade visual da sua empresa. Lembre-se de incluir uma imagem de capa atrativa e com os seus produtos em destaque.

O cadastro de mercadorias pode ser feito manualmente, usando uma planilha do Excel para adicionar todos os produtos de uma só vez ou por meio de uma API (Application Programming Interface ou interface de programação de aplicação).

Crie descrições de produto completas, com o máximo de detalhes que possam informar o potencial cliente e despertar o seu interesse pelo item. O mesmo vale para o título do produto, que deve conter a palavra-chave correta para que mais pessoas possam encontrar a sua mercadoria.

💡 Saiba mais: Como criar uma página de produtos na sua loja virtual Nuvemshop

📘 Confira o e-book: Modelos prontos de descrição de produtos

Participe das promoções

O AliExpress costuma fazer promoções recorrentes com o objetivo de atrair mais clientes. Nessas situações, cria-se uma campanha com anúncios pagos, que são mostrados tanto no site quanto nas redes sociais do marketplace.

Essa é uma excelente oportunidade para mostrar as suas mercadorias e, com isso, vender mais. Portanto, não deixe de cadastrar seus produtos nas categorias de ofertas.

Adicione fotos e vídeos

Quanto mais informações visuais você adicionar na plataforma, mais fácil será a decisão de compra por parte do cliente. Afinal, não é possível tocar e experimentar produtos comprados pela internet. Pensando nisso, é crucial que você invista em fotos e vídeos que complementam o anúncio e conquistam o consumidor.

Na página, é possível adicionar um carrossel com até seis fotos com as seguintes especificações:

  • Formato JPG ou PNG;
  • Tamanho menor que 5 MB;
  • Dimensões de 800×800 px ou 750 x 1000 px.

Já os vídeos precisam seguir o seguinte padrão:

  • Até 30 segundos de duração;
  • Tamanho total de 2 GB;
  • Dimensões de 800×800 px ou 750×1.000 px;
  • Não podem conter molduras, marca d’água ou outras observações.

💡 Saiba mais: Como fazer vídeo de produtos com qualidade para a sua loja?

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Quais são as vantagens de vender pelo AliExpress Brasil?

Investindo em anúncios pagos na internet e propagandas no horário nobre da TV, o AliExpress tem feito de tudo para conquistar os lojistas. Confira, a seguir, quais são as vantagens de vender pelo AliExpress: 

Abrangência global

Quem decide abrir uma loja virtual dentro da plataforma do AliExpress pode vender para todos os países contemplados pela empresa. Isso corresponde a cerca de 220 territórios e regiões globais.

Para o comerciante, isso representa maior visibilidade para seus produtos e, consequentemente, um significativo aumento nas vendas. Será necessário, apenas, planejar a logística internacional para não ter problemas com as entregas.

💡 Saiba mais: Como usar o Correios Internacional para enviar produtos ao exterior?

Precificação

O AliExpress dá total liberdade para que o lojista crie sua política de precificação da forma como achar melhor. Além disso, é possível oferecer cupons de desconto, gerenciar as promoções e verificar os preços diretamente na plataforma.

Em relação às comissões, a plataforma só fará a cobrança dos itens vendidos — e não do catálogo todo. As taxas orbitam entre 5% e 10% a depender da categoria do produto.

💡 Saiba mais: Como evitar erros na precificação de produtos?

📹 Veja também: Como vender no AliExpress Brasil

Tradução dos produtos

Embora seja um marketplace chinês, o AliExpress oferece traduções automáticas para 18 idiomas. Desse modo, todos os produtos cadastrados na sua loja serão traduzidos para o idioma que o usuário escolher.

Essa adequação da língua é feita automaticamente, por isso é natural que o texto não fique exatamente igual ao que você escreveu. Um exemplo são os anúncios que vemos na plataforma. Como foram escritos originalmente em mandarim e traduzidos para o português, a ordem e até mesmo o significado das palavras podem sofrer alterações.

Loja personalizada

Pelo AliExpress, o lojista consegue fazer pequenas personalizações na página da sua loja, como adicionar o logotipo, incluir anúncios promocionais, criar uma descrição de produto completa, com imagens, exemplos de uso e muito mais.

No entanto, a plataforma tem limitações que um e-commerce próprio não apresenta. Por exemplo, não é possível alterar o layout da página ou usar as cores da identidade visual da sua marca.

Rede logística

Como forma de incentivar o comércio nacional, o marketplace oferece opções de frete grátis para compras realizadas dentro do país. Isso, além de atrair mais compradores, não gera impacto financeiro para o lojista.

Desde que o AliExpress passou a operar com voos diretos da China para o Brasil, é possível receber um produto internacional dentro de sete dias. Isso atraiu ainda mais clientes para o site, já que, antes de 2021, era necessário esperar até três meses para receber uma encomenda.

Além dessas vantagens, todas as entregas são rastreáveis e os itens podem ser devolvidos no prazo de até 15 dias após o recebimento pelo cliente.

💡 Saiba mais: Rastrear encomendas da China: conheça 5 ferramentas

Repasse rápido

Para atrair mais lojistas e agilizar o fluxo de repasse dos pagamentos, o AliExpress tem uma política de pagamento em até sete dias após o pedido chegar na casa do cliente. Desse modo, quanto antes o pedido for despachado, mais rápido o comerciante receberá por ele.

Suporte 24 horas

O que mais tem atraído lojistas brasileiros — além das taxas praticadas na plataforma — é a assistência 24 horas em todos os sete dias da semana. Desse modo, sempre que precisar de ajuda, é possível entrar em contato com a central de atendimento e sanar as dúvidas.

Abertura de loja grátis

Quem quer montar um e-commerce do zero e opta pelo marketplace do AliExpress não precisa se preocupar com taxas de abertura de loja ou manutenção dos serviços. É possível começar gratuitamente e encerrar a conta a qualquer momento, sem nenhum tipo de obrigação de permanência.

Se você quer saber como criar uma loja virtual de sucesso, saiba que muitas plataformas também oferecem esse serviço gratuito. Montando seu e-commerce na Nuvemshop, por exemplo, você pode começar a vender online para milhares de pessoas gratuitamente!

📹 Veja também: Como vender produtos do AliExpress pela Nuvemshop

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Quanto custa vender no AliExpress?

Como já mencionamos, não é preciso pagar uma mensalidade para vender no AliExpress, ou seja, o cadastro e a permanência do lojista na plataforma são gratuitos. No entanto, é necessário pagar uma comissão sobre a venda dos produtos que pode variar entre 5% e 10%.

Confira, a seguir, quais são as taxas de acordo com a categoria:

  • Sapatos: 5-8%
  • Segurança: 5%
  • Eletrônicos de consumo: 5-8%
  • Vestuário e acessórios: 8%
  • Eletrodomésticos: 5%
  • Mobiliário: 5%
  • Acessórios para telefone: 5-8%
  • Automóveis e motocicletas: 5-8%
  • Computadores e acessórios: 5-8%
  • Bebê: 8%
  • Componentes eletrônicos: 8%
  • Esportes: 5-8%
  • Roupa íntimas: 8%
  • Casa e jardim: 5-8%
  • Jogos: 5-8%
  • Materiais escolares e de escritório: 8%
  • Acessórios de moda: 5-8%
  • Categorias especiais (alimentos): 8-10%
  • Relógios: 8%

Como fazer dropshipping no AliExpress?

Dropshipping é um modelo de logística que permite vender sem estoque. Isso é possível porque o cliente compra em uma loja virtual e esse pedido é repassado ao fornecedor, que envia o produto diretamente ao consumidor final.

Para fazer dropshipping no AliExpress, você pode criar uma loja online e realizar todos os pedidos manualmente. No entanto, existe uma forma de automatizar a importação de produtos e os pedidos de dropshipping no marketplace.

Quem tem uma loja virtual na Nuvemshop, por exemplo, consegue usar o aplicativo Dropi para importar os produtos e pedidos via AliExpress. Assim, é possível vender e gerenciar suas vendas com facilidade, dentro da ferramenta.

💡 Saiba mais: Como usar o AliExpress para fazer dropshipping

👉 Confira: Como instalar o aplicativo Aliexpress by Dropi na minha loja?

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Aprendeu como vender no AliExpress?

Como você pôde notar, o funcionamento do site é bem semelhante ao da Shopee, do Mercado Livre ou de qualquer outro marketplace conhecido. Para aprender como vender no AliExpress, basta seguir os passos descritos na plataforma e criar anúncios atrativos, que façam seu negócio se destacar da concorrência.

Embora os marketplaces apresentem suas vantagens, como as que mencionamos neste artigo, o lojista fica preso às regras da plataforma e tem poucas chances de personalizar sua loja. Nesses casos, o mais indicado é escolher uma plataforma de e-commerce e, quem sabe, integrá-la ao shopping virtual escolhido.

Se você quer ter liberdade para precificar seus produtos e personalizar seu e-commerce do seu jeito, crie sua loja virtual grátis com a Nuvemshop. Além de contar com várias ferramentas, você consegue fazer a integração com o AliExpress! 🚀

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como vender no AliExpress

Abrangência global, precificação, tradução dos produtos, loja personalizada, rede logística, repasse rápido, suporte 24 horas e abertura de loja grátis.

O cadastro no AliExpress é gratuito. O lojista apenas precisa pagar uma taxa sobre os produtos vendidos, que varia entre 5% e 10% dependendo da categoria da mercadoria.

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