O que é ticket médio e como aumentá-lo em seu negócio?

Por: Victoria Salemi

Mulher conta dinheiro, representando o ticket médio

Ticket médio é o valor médio de todos os pedidos realizados em sua loja, calculado pela divisão do faturamento pelo número de vendas realizadas. Esse é um indicador importante para mostrar se é necessária alguma ação para aumentar a receita da empresa sem, necessariamente, gastar mais com a aquisição de clientes.


Se você tem um negócio, sabe como é importante acompanhar as principais métricas para entender como as coisas estão caminhando e partir para eventuais planos de ação quando algo não vai bem. Um dos indicadores mais importantes para o varejo é o ticket médio.

Caso apenas tenha ouvido falar sobre ele, mas ainda não sabe muito bem o que esse nome significa e, muito menos, como calcular o seu ticket médio de vendas, não precisa mais se preocupar. Neste conteúdo, vamos entender tudo isso.

Além disso, você confere dicas sobre como melhorar esse indicador em sua loja virtual, além de dados gerais do mercado sobre o ticket médio dos principais segmentos do e-commerce. Então, vamos começar?

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O que é ticket médio?

Ticket médio é o valor médio de todos os pedidos realizados em sua loja em determinado período. Em outras palavras, essa é a métrica que mostra a média de quanto as pessoas estão gastando quando compram de você.

Esse é um número importante de ser acompanhado porque ele está diretamente ligado a um dos principais objetivos de qualquer negócio: aumentar os lucros. Se as pessoas gastarem mais a cada compra em sua loja, você não precisará gastar mais para atrair clientes novos e, ainda assim, eles estarão colaborando com o aumento da sua receita.

Muitas vezes, os empreendedores se preocupam tanto em conquistar novos compradores que acabam aumentando seu custo de aquisição de clientes (CAC). Desse modo, por mais que o faturamento cresça, não necessariamente o lucro acompanhará o mesmo ritmo.

Por esse motivo, observar o ticket médio do seu negócio e trabalhar para aumentá-lo pode ser a chave para o sucesso. Então, siga a leitura para saber como calcular seu ticket médio!

Como calcular o ticket médio?

Existem duas formas para calcular o ticket médio do seu negócio: por número de clientes ou de pedidos (considerando que um cliente pode comprar mais de uma vez em sua loja).

Independentemente da forma escolhida, para realizar esse cálculo, você precisará conhecer:

  • O faturamento total;
  • E o número de clientes ou de pedidos.

Além disso, é necessário estabelecer um período a ser analisado, para pegar os dados sobre esse intervalo de tempo.

O período pode ser o escolhido por você. Se não sabe muito bem quanto tempo delimitar, uma boa forma para começar a análise é fazendo isso trimestralmente.

Então, confira as fórmulas para o cálculo do ticket médio cada um dos casos:

Ticket médio por cliente

  • Ticket médio = Faturamento do período / Número de clientes que compraram no período

Vejamos um exemplo em que o faturamento de um trimestre de um e-commerce tenha sido de R$ 300.000. Nesses três meses, 1.700 clientes compraram na loja virtual. Desse modo, teríamos:

  • Ticket médio = R$ 300.000 / 1.700
  • Ticket médio por cliente = R$ 176,47

Ticket médio por pedido

  • Ticket médio = Faturamento do período / Número de pedidos concluídos no período

Nesse caso, podemos considerar os mesmos R$ 300.000 de faturamento do e-commerce no trimestre, mas digamos que foram concluídos 2.000 pedidos no período. Assim, o ticket médio por pedido seria:

  • Ticket médio = R$ 300.000 / 2.000
  • Ticket médio por pedido= R$ 150
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Qual é o ticket médio do e-commerce no Brasil (geral e por segmento)?

Por mais que você saiba como calcular seu ticket médio, deve se perguntar se o valor encontrado é bom ou ruim. Em termos gerais, não existe uma resposta certa. No entanto, é possível observar valores gerais do mercado para entender como está o seu negócio.

Por isso, a seguir, você confere dados referentes a 2020, apresentados no NuvemCommerce, o relatório anual da Nuvemshop. Você vai ver tanto o ticket médio geral dos e-commerces, como esses indicadores separados por segmento:

Ticket médio geral

Em 2020, o ticket médio quando consideramos todas as lojas Nuvemshop foi de R$ 211.

Ticket médio por segmento

Quando olhamos para cada segmento, o ticket médio encontrado foi:

  • Eletrônicos: R$ 670
  • Música e Filmes: R$ 330
  • Esportes: R$ 328
  • Casa e Jardim: R$ 289
  • Presentes: R$ 245
  • Moda e Vestuário: R$ 213
  • Produtos Eróticos: R$ 205
  • Comidas e Bebidas: R$ 183
  • Saúde e Beleza: R$ 179
  • Joias: R$ 174
  • Brinquedos: R$ 167
  • Artesanato: R$ 162
  • Acessórios: R$ 151
  • Livros: R$ 148
  • Viagem: R$ 2.689
  • Equipamentos e Máquinas: R$ 802

Caso queira conferir mais dados sobre o e-commerce, faça o download do relatório completo:

Como aumentar o ticket médio no e-commerce?

Trabalhar para aumentar o ticket médio da sua loja virtual pode fazer toda a diferença. Mas como fazer isso? Se você tem essa dúvida, confira as dicas a seguir:

Crie kits de produtos

A primeira forma de estimular que as pessoas comprem mais itens por vez — e, portanto, aumentar o ticket médio — é criar kits de produtos.

Ao ver os itens combinados de uma forma que você sugeriu, a pessoa pode acabar se convencendo de que levá-los juntos é uma boa ideia. Além disso, para estimular a compra desses kits, você pode oferecer um pequeno desconto para quem levar esses produtos juntos.

Se você tem uma loja Nuvemshop, pode instalar o aplicativo Compre Junto em seu e-commerce. Com ele, os kits possíveis para cada item são mostrados nas páginas de produtos, dando ideias às pessoas de quais itens podem combinar entre si.

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Trabalhe com as técnicas de cross sell e up sell

Cross selling — ou venda cruzada — é a tática de oferecer ao cliente produtos relacionados ao que ele está olhando ou colocou no carrinho de compras. Por exemplo, se a pessoa está olhando uma sunga, você pode oferecer uma touca e um óculos de natação.

Já up selling é a técnica de vendas de oferecer um upgrade no item pelo qual o consumidor se interessou. Nesse caso, a uma pessoa que pretende comprar um smartphone, pode ser oferecido um modelo mais moderno ou com mais memória interna. O segredo aqui é que o produto oferecido seja mais caro do que o que o cliente queria comprar originalmente.

💡 Saiba mais: Como aplicar cross selling e up selling no e-commerce?

Ofereça frete grátis

O frete é um dos maiores motivos de abandono de carrinho no e-commerce. Nesse contexto, o frete grátis pode ser um grande aliado da sua loja virtual.

Para usá-lo de modo a estimular o aumento do ticket médio, você pode estipular um valor mínimo em compras para que os clientes consigam esse benefício. Essa quantia pode ser determinada a partir do ticket médio que você pretende conquistar em sua loja.

Dê brindes

Assim como o frete grátis, os famosos mimos podem ser um estímulo para que o consumidor gaste mais em sua loja. O funcionamento dessa estratégia pode ser similar à do frete grátis, com um valor mínimo em compras para que o cliente ganhe o brinde.

Por exemplo, se você vende cosméticos, pode dar como presente uma nécessaire para que a pessoa guarde os produtos.

Tome cuidado, apenas, para não ter prejuízos comprando esses brindes. Eles devem ser atrativos o suficiente para estimular o aumento do ticket médio, mas não devem comprometer a saúde financeira do seu negócio.

Ofereça uma variedade maior de itens

Apesar de essa dica não necessariamente impactar no aumento do ticket médio, ela pode fazer a diferença. Se você vende poucos produtos, pode ser que as pessoas não encontrem mercadorias suficientes em que achem que vale a pena gastar dinheiro.

No entanto, se oferecer uma variedade maior de produtos, os clientes podem encontrar mais coisas que os agradem. Assim, as chances de que coloquem mais itens no carrinho aumentam.

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Resumo

O ticket médio é uma métrica que, muitas vezes, é ignorada. No entanto, como vimos, acompanhá-la e trabalhar para melhorar esse indicador pode fazer maravilhas pelo seu e-commerce.

Por causa da sua importância, antes de encerrarmos este conteúdo, você confere um resumo pá-pum:

O que é ticket médio?

Ticket médio é o valor médio de todos os pedidos realizados em sua loja. Esse é um indicador importante para mostrar se é necessária alguma ação para aumentar a receita da empresa sem, necessariamente, gastar mais com a aquisição de clientes.

Como calcular o ticket médio?

Ticket médio por cliente

  • Ticket médio = Faturamento do período / Número de clientes que compraram no período

Ticket médio por pedido

  • Ticket médio = Faturamento do período / Número de pedidos concluídos no período

Qual é o ticket médio do e-commerce no Brasil (geral e por segmento)?

De acordo com dados de lojistas que usaram a plataforma da Nuvemshop em 2020, o ticket médio dos e-commerces é:

  • Geral: R$ 211
  • Eletrônicos: R$ 670
  • Casa e Jardim: R$ 289
  • Moda e Vestuário: R$ 213
  • Comidas e Bebidas: R$ 183
  • Saúde e Beleza: R$ 179
  • Joias: R$ 174
  • Artesanato: R$ 162
  • Acessórios: R$ 151
  • Viagem: R$ 2.689

Como aumentar o ticket médio no e-commerce?

  • Crie kits de produtos
  • Trabalhe com as técnicas de cross sell e up sell
  • Ofereça frete grátis
  • Dê brindes
  • Ofereça uma variedade maior de itens

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