O que é ticket médio, como calcular e como aumentar?

Por: Taynara Schemes

Mulher conta dinheiro, representando o ticket médio

Ticket médio é um indicador de desempenho que representa o valor médio de todos os pedidos realizados em sua loja. Ele pode ser calculado pela divisão do faturamento pelo número de vendas realizadas ou pelo número de clientes. Para ter uma boa saúde financeira e crescer, você precisa aplicar estratégias para aumentar seu ticket médio!


Se você tem um negócio, sabe como é importante acompanhar as principais métricas de vendas para entender como as coisas estão caminhando e partir para eventuais planos de ação quando algo não vai bem. Um dos indicadores mais importantes para o varejo é o ticket médio.

Caso apenas tenha ouvido falar sobre ele, mas ainda não sabe muito bem o que esse nome significa e, muito menos, como calcular o seu ticket médio de vendas, não precisa mais se preocupar. Neste conteúdo, vamos entender tudo isso.

Além disso, você confere dicas sobre como melhorar esse indicador em sua loja virtual, além de dados gerais do mercado sobre o ticket médio dos principais segmentos do e-commerce. Então, vamos começar?

Para se aprofundar ainda mais no assunto, continue a leitura!

O que é ticket médio?

Ticket médio é um indicador de desempenho que mostra o valor médio de todos os pedidos realizados em sua loja em determinado período. Em outras palavras, essa é a métrica que mostra a média de quanto as pessoas estão gastando quando compram de você.

No caso, a palavra “ticket” se refere ao valor gasto em uma compra. Esse é um número importante de ser acompanhado porque ele está diretamente ligado a um dos principais objetivos de qualquer negócio: aumentar os lucros.

Se as pessoas gastarem mais a cada compra em sua loja, você não precisará gastar mais para atrair clientes novos e, ainda assim, eles estarão colaborando com o aumento da sua receita.

Muitas vezes, os empreendedores se preocupam tanto em conquistar novos compradores que acabam aumentando seu custo de aquisição de clientes (CAC). Desse modo, por mais que o faturamento cresça, não necessariamente o lucro acompanhará o mesmo ritmo.

Por esse motivo, observar o ticket médio do seu negócio e trabalhar para aumentá-lo pode ser a chave para o sucesso. Então, siga a leitura para saber como calcular seu ticket médio!

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Como calcular o ticket médio de vendas?

O cálculo do ticket médio pode ser feito de duas formas: por número de clientes ou de pedidos (considerando que um cliente pode comprar mais de uma vez em sua loja).

Independentemente da forma escolhida, para realizar esse cálculo, você precisará conhecer:

  • O faturamento total;
  • E o número de clientes ou de pedidos.

Além disso, é necessário estabelecer um período a ser analisado, para pegar os dados sobre esse intervalo de tempo.

O período pode ser o escolhido por você. Se não sabe muito bem quanto tempo delimitar, uma boa forma para começar a análise é fazendo isso trimestralmente.

Então, confira as fórmulas para o cálculo do ticket médio cada um dos casos:

Ticket médio por cliente

  • Ticket médio = Faturamento do período / Número de clientes que compraram no período

Vejamos um exemplo em que o faturamento de um trimestre de um e-commerce tenha sido de R$ 300.000. Nesses três meses, 1.700 clientes compraram na loja virtual. Desse modo, teríamos:

  • Ticket médio = R$ 300.000 / 1.700
  • Ticket médio por cliente = R$ 176,47

Ticket médio por pedido

  • Ticket médio = Faturamento do período / Número de pedidos concluídos no período

Nesse caso, podemos considerar os mesmos R$ 300.000 de faturamento do e-commerce no trimestre, mas digamos que foram concluídos 2.000 pedidos no período. Assim, o ticket médio por pedido seria:

  • Ticket médio = R$ 300.000 / 2.000
  • Ticket médio por pedido= R$ 150.

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Qual é o ticket médio do e-commerce no Brasil?

Por mais que você saiba como calcular seu ticket médio, deve se perguntar se o valor encontrado é bom ou ruim. Em termos gerais, não existe uma resposta certa. No entanto, é possível observar valores gerais do mercado para entender como está o seu negócio.

Isso porque cada segmento tem um ticket médio específico. Por exemplo, é evidente que o valor médio gasto em uma loja de eletrônicos é superior ao de uma papelaria, uma vez que os produtos são mais caros, de modo geral.

Em 2022, por exemplo, o e-commerce brasileiro registrou uma queda geral de 7,5% no ticket médio em relação a 2021, conforme um estudo da NielsenIQ Ebit. Apesar do resultado negativo, a popularidade e o faturamento das lojas virtuais aumentou.

O que aconteceu foi que as pessoas compraram mais produtos de menor valor agregado, reduzindo, assim, o ticket médio. Ainda assim, o resultado geral foi positivo, já que os pedidos aumentaram em 7,9%.

Então, é importante olhar para esse indicador em cada segmento, para ter uma referência mais clara. Por isso, a seguir, você confere dados referentes a 2022, apresentados no NuvemCommerce, o relatório anual da Nuvemshop.

Você vai ver tanto o ticket médio geral dos e-commerces, como esses indicadores separados por segmento:

Ticket médio geral

Em 2022, o ticket médio geral das lojas da Nuvemshop foi de R$ 247,12. Esse resultado representa um crescimento de 12,7% no valor médio dos pedidos na plataforma.

Os segmentos com maior ticket médio do ano foram Eletrônicos, Esportes e Casa e Decoração.

Ticket médio por segmento

Quando olhamos para cada segmento, o ticket médio encontrado foi:

  • Eletrônicos: R$ 614;
  • Esportes: R$ 418;
  • Casa e Decoração: R$ 409;
  • Moda e Vestuário: R$ 255;
  • Saúde e Beleza: R$ 243;
  • Joias: R$ 226;
  • Produtos Eróticos: R$ 215;
  • Comidas e Bebidas: R$ 196;
  • Presentes: R$ 169;
  • Livros: R$ 129;
  • Acessórios: R$187;
  • Artesanato: R$ 181.

Caso queira conferir mais dados sobre o e-commerce, faça o download do relatório completo:

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Como aumentar o ticket médio no e-commerce?

Trabalhar para aumentar o ticket médio da sua loja virtual pode fazer toda a diferença. Mas como fazer isso? Se você tem essa dúvida, confira as dicas a seguir:

Crie kits de produtos

A primeira forma de estimular que as pessoas comprem mais itens por vez — e, portanto, aumentar o ticket médio — é criar kits de produtos.

Ao ver os itens combinados de uma forma que você sugeriu, a pessoa pode acabar se convencendo de que levá-los juntos é uma boa ideia. Além disso, para estimular a compra desses kits, você pode oferecer um pequeno desconto para quem levar esses produtos juntos.

Se você tem uma loja Nuvemshop, pode instalar o aplicativo Compre Junto em seu e-commerce. Com ele, os kits possíveis para cada item são mostrados nas páginas de produtos, dando ideias às pessoas de quais itens podem combinar entre si. Outra opção é o app Kit de Produtos, que permite criar combos promocionais exclusivos.

💡 Saiba mais: Como criar um combo promocional e aproveitar suas vantagens?

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Trabalhe com as técnicas de cross sell e up sell

Cross selling — ou venda cruzada — é a tática de oferecer ao cliente produtos relacionados ao que ele está olhando ou colocou no carrinho de compras. Por exemplo, se a pessoa está olhando uma sunga, você pode oferecer uma touca e um óculos de natação.

Já up selling é a técnica de vendas de oferecer um upgrade no item pelo qual o consumidor se interessou. Nesse caso, a uma pessoa que pretende comprar um smartphone, pode ser oferecido um modelo mais moderno ou com mais memória interna. O segredo aqui é que o produto oferecido seja mais caro do que o que o cliente queria comprar originalmente.

💡 Saiba mais:

Ofereça frete grátis

O frete é um dos maiores motivos de abandono de carrinho no e-commerce. Nesse contexto, o frete grátis pode ser um grande aliado da sua loja virtual.

Para usá-lo de modo a estimular o aumento do ticket médio, você pode estipular um valor mínimo em compras para que os clientes consigam esse benefício. Essa quantia pode ser determinada a partir do ticket médio que você pretende conquistar em sua loja.

Dê brindes

Assim como o frete grátis, os famosos mimos podem ser um estímulo para que o consumidor gaste mais em sua loja. O funcionamento dessa estratégia pode ser similar à do frete grátis, com um valor mínimo em compras para que o cliente ganhe o brinde.

Por exemplo, se você vende cosméticos, pode dar como presente uma nécessaire para que a pessoa guarde os produtos.

Tome cuidado, apenas, para não ter prejuízos comprando esses brindes. Eles devem ser atrativos o suficiente para estimular o aumento do ticket médio, mas não devem comprometer a saúde financeira do seu negócio.

Ofereça uma variedade maior de itens

Apesar de essa dica não necessariamente impactar no aumento do ticket médio, ela pode fazer a diferença. Se você vende poucos produtos, pode ser que as pessoas não encontrem mercadorias suficientes em que achem que vale a pena gastar dinheiro.

No entanto, se oferecer uma variedade maior de produtos, os clientes podem encontrar mais coisas que os agradem. Assim, as chances de que coloquem mais itens no carrinho aumentam.

💡 Saiba mais: Como usar a estratégia de bundling para ter sucesso nas vendas?

Tudo entendido sobre ticket médio?

O ticket médio é uma métrica que, muitas vezes, é ignorada. No entanto, como vimos, acompanhá-la e trabalhar para melhorar esse indicador pode fazer maravilhas pelo seu e-commerce.

E, se você quer alcançar mais consumidores e aumentar as suas vendas, o que acha de criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop? Comece a ganhar dinheiro online de forma prática e segura! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre ticket médio

Ticket médio é o valor médio de todos os pedidos realizados em sua loja. Esse é um indicador importante para mostrar se é necessária alguma ação para aumentar a receita da empresa sem, necessariamente, gastar mais com a aquisição de clientes.

Ticket médio por cliente

  • Ticket médio = Faturamento do período / Número de clientes que compraram no período

Ticket médio por pedido

  • Ticket médio = Faturamento do período / Número de pedidos concluídos no período

O ticket médio ideal depende do seu segmento. Para produtos de menor valor como itens de papelaria, por exemplo, um ticket médio de R$ 100 pode ser excelente. Já um negócio que vende produtos mais caros como celulares, o ticket ideal terá que ser de no mínimo R$ 800 para ser considerado satisfatório.

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