Como vender para fora do Brasil com uma loja virtual?

Globo de mesa representa o tutorial de como vender para fora do Brasil com uma loja virtual.
Pontos principais do artigo:
  • Vender para fora do Brasil é uma oportunidade para explorar novos mercados, aumentar o faturamento e aproveitar a taxa de câmbio;
  • As principais formas de vender produtos para o exterior são por meio de uma loja virtual própria ou por meio de um marketplace internacional;
  • Se você quer vender para fora do Brasil, pode criar sua loja virtual na Nuvemshop, configurar um frete internacional e utilizar aplicativos de pagamento internacional como PayPal e Primefy.

O e-commerce global deve faturar US$ 3,65 trilhões no mundo todo até o final de 2023, segundo um relatório do Statista. Então, que tal aprender como vender para fora do Brasil e aproveitar uma fatia maior desse mercado, para além das nossas fronteiras?

Você deve estar pensando em todos os trâmites burocráticos de uma exportação. Mas a boa notícia é que o processo está muito mais simples e empreendedores de qualquer porte podem vender mercadorias para o exterior.

Neste artigo, você vai entender como vender online para fora do Brasil, quais são as regras e por que vale a pena explorar novos mercados. Então, vamos lá? Um novo mundo de oportunidades te espera! 🌎

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Como vender para fora do Brasil?

Vender para fora do Brasil pode parecer complexo, mas, na realidade, qualquer empreendedor pode começar a exportar pela internet. Hoje, os trâmites burocráticos estão muito mais simples e existem várias soluções de pagamento e envio de produtos para outros países.

Da mesma forma que os brasileiros compram cada vez mais em sites internacionais, estrangeiros também têm interesse em adquirir nossos produtos — principalmente pelo preço baixo que o câmbio pode proporcionar.

De acordo com uma pesquisa do PayPal, os países que mais compram de pequenas e médias empresas sediadas no Brasil são Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Portugal e Peru. Entre as categorias mais compradas estão moda, acessórios e beleza.

É o chamado cross border, o comércio eletrônico sem fronteiras. Com essa tendência, surgem cada vez mais consumidores globais, ou seja, pessoas que estão habituadas a comprar em sites estrangeiros no seu dia a dia.

💡Saiba mais: Como funciona o frete internacional?

Por que vender para o exterior?

Vender produtos para o exterior é uma forma de expandir as operações da empresa, conquistar novos mercados e aumentar o faturamento. No caso de uma loja virtual, o processo fica ainda mais acessível, uma vez que os clientes podem comprar de qualquer lugar do mundo.

Além disso, a exportação é uma maneira inteligente de aproveitar o câmbio, já que o real tem um valor menor diante de moedas estrangeiras como dólar e euro, tornando nossos produtos mais baratos e atrativos lá fora.

Com a simplificação dos processos de exportação, pequenos empreendedores têm aumentado sua participação nesse mercado.

De acordo um estudo realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Sebrae, as micro e pequenas empresas exportaram US$ 3,2 bilhões em 2022. Além disso, os pequenos negócios já representam 40,8% dos exportadores do país.

Esses números mostram que não é preciso ter uma grande empresa para vender mercadorias para o exterior. Na realidade, um microempreendedor individual (MEI) já pode exportar produtos de forma simplificada e faturar em mercados estrangeiros.

💡Saiba mais: Como criar um MEI para e-commerce e qual categoria devo me enquadrar?

📹 Veja também: Como vender para o exterior? 4 dicas para vender online para o mundo todo

Como vender online para fora do Brasil?

Existem duas principais maneiras de vender online para fora do Brasil: por meio de um marketplace ou por meio de uma loja virtual própria. Veja como funciona em cada caso:

Vender para fora com uma loja virtual

Vender para fora com uma loja virtual própria traz mais autonomia e permite que você utilize diversos serviços de pagamento e envio. Com o seu e-commerce, você não precisa pagar uma mensalidade específica para exportar produtos e não fica dependente das regras e limitações de um marketplace.

Na Nuvemshop, por exemplo, você pode configurar um frete internacional facilmente e utilizar aplicativos de logística e pagamento para receber pedidos de outros países. E ainda conta com recursos para traduzir sua loja virtual e atingir novos públicos.

Na área de pagamentos, você tem o PayPal e o Primefy para vender para o exterior. Já em relação ao frete, pode utilizar apps como ShipSmart e Envia.com para disponibilizar o envio internacional na sua loja virtual.

💡 Saiba mais: Como vender pela Nuvemshop?

👉 Confira: Como configurar o frete internacional na minha loja?

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Vender para fora em um marketplace

Uma das formas mais simples de exportar produtos é criar uma conta de vendedor em um marketplace internacional, como AliExpress, Amazon e eBay. Essas plataformas têm seus próprios programas de vendas internacionais para apoiar os vendedores, oferecendo auxílio com a documentação e tarifas específicas para o envio ao exterior.

A vantagem da exportação por marketplace é que você pode expor seus produtos para uma audiência consolidada. Por outro lado, vai concorrer com inúmeros outros vendedores disputando o mesmo mercado.

Além disso, os marketplaces cobram taxas por vendas e, em alguns casos, mensalidades para vender internacionalmente. A Amazon, por exemplo, cobra US$ 39,99 ao mês (cerca de R$ 200 na cotação de setembro de 2023) para disponibilizar seus produtos nos EUA.

💡Saiba mais: Guia de como vender na Amazon

7 dicas para vender produtos para fora do Brasil

Agora que você sabe o básico sobre vender produtos para fora do Brasil, fique com as nossas dicas exclusivas para começar a exportar o quanto antes! Confira:

1. Conheça o mercado-alvo

Para vender produtos para fora do Brasil, é essencial estudar os novos mercados nos quais você está mirando. Vale a regra de sempre: pesquisar muito sobre o público-alvo e entender o perfil dele, considerando aspectos como gênero, faixa etária, classe socioeconômica, hábitos de consumo, necessidades, entre outros fatores.

Para outros países, existe o adicional das diferenças culturais que precisam ser compreendidas. Você deve avaliar as lojas virtuais locais e entender como elas se comunicam com os consumidores, como são feitos os anúncios, quais promoções chamam a atenção etc.

2. Tenha um domínio internacional

Você já sabe que ter um domínio próprio é essencial para transmitir credibilidade na sua loja virtual, certo? No caso das vendas para fora do país, também é necessário ter um domínio global, como o famoso “.com”.

💡Saiba mais: É possível usar um domínio próprio na Nuvemshop?

3. Traduza seu site de vendas

Se você quer vender para fora do Brasil, precisa disponibilizar sua loja virtual em outros idiomas. Assim, os consumidores estrangeiros poderão navegar pelo seu site e fechar uma compra sem dificuldades.

Na Nuvemshop, por exemplo, você pode configurar três opções de idiomas e moedas para vender produtos para o exterior. A loja virtual pode ser exibida em português, inglês ou espanhol — lembrando que somente os textos padrões serão traduzidos, enquanto as descrições são de responsabilidade do lojista.

4. Conheça a legislação de exportação e importação

A legislação brasileira tem avançado no sentido de simplificar as exportações. Hoje, você pode legalizar sua empresa para enviar produtos ao exterior por meio do Sistema Integrado de Comércio Exterior – Siscomex.

Basta fazer a habilitação da empresa e selecionar as opções aduaneiras que se enquadram no seu segmento. As exportações são feitas por meio de uma Declaração Única de Exportação (DU-E), um documento que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, fiscal e logística.

Em relação aos impostos, alguns produtos são tributados pelo Imposto de Exportação (IE). É possível verificar a incidência do tributo no próprio sistema do Siscomex, no momento de emissão da DU-E.

Caso você exporte produtos por meio de uma transportadora, como os Correios, a empresa deverá orientar sobre a emissão da DU-E e realizar o desembaraço aduaneiro para facilitar o envio.

No entanto, também é necessário conhecer as regras de importação dos países que receberão suas mercadorias. Nos EUA, por exemplo, são exigidos vários documentos além da DU-E, como fatura comercial, etiqueta do tipo AWB (Air Waybill) e, em alguns casos, certificado de origem do produto.

5. Planeje a logística

Um dos pontos mais importantes da venda de produtos para o exterior é a logística. Escolha transportadoras parceiras que tenham experiência com exportação e selecione os serviços com melhor custo-benefício para os seus clientes, considerando o preço do frete e o prazo de entrega.

No Brasil, os Correios oferecem diversas opções de envios internacionais expressos e não expressos.

💡Saiba mais: Como usar o Correios Internacional para enviar produtos ao exterior?

6. Ofereça diversas formas de pagamento

O cliente de outro país também quer opções seguras e convenientes para pagar pelas suas compras online. Por isso, ofereça diversos meios de pagamento na sua loja virtual, como cartão de débito, cartão de crédito e boleto bancário.

Nesse sentido, com uma loja virtual da Nuvemshop integrada ao Primefy, por exemplo, o cliente estrangeiro paga pelas compras com um cartão internacional e você recebe o dinheiro em reais.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
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7. Ofereça suporte no idioma dos clientes

Não basta ter uma loja virtual traduzida: é preciso atender seus clientes no idioma deles. Para isso, você precisa ter profissionais bilíngues no seu atendimento ou oferecer uma opção de suporte via e-mail na língua do seu público.

8. Invista em marketing digital

Quem vende online para o exterior precisa investir em marketing digital para promover sua loja virtual em outros países. Para isso, você pode usar as mesmas estratégias que aplica no Brasil, só que tomando o cuidado de estudar o mercado-alvo para entender o que funciona melhor. Veja algumas delas:

  • Divulgue sua loja virtual em redes sociais de uso global como Facebook, Instagram, e TikTok (verifique quais são as mais usadas pelo público-alvo);
  • Crie campanhas de e-mail marketing para informar seus clientes sobre ofertas, promoções e descontos especiais;
  • Use o marketing de conteúdo para atrair clientes com informações relevantes e aumentar sua taxa de conversão;
  • Faça remarketing para exibir anúncios e ofertas aos consumidores que visitaram sua loja ou abandonaram o carrinho antes de fechar a compra;
  • Use a estratégia de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) para otimizar seus conteúdos e ficar bem posicionado no Google quando seus clientes pesquisarem por palavras-chave relacionadas à sua loja.

💡Saiba mais: 7 dicas de marketing digital para e-commerce

9. Busque financiamento para grandes exportações

Para lojistas de grande porte, existem linhas de crédito oferecidas pelo governo para financiar a exportação de produtos antes do embarque. Um exemplo é o Pré-pagamento de exportações (PPE) oferecido pelo Banco do Brasil, que proporciona recursos para produção, armazenagem e comercialização de bens e serviços ao exterior.

O BB também oferece outras duas linhas de crédito: o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) e o Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE), que são destinados ao financiamento de exportações futuras.

Mas essas opções se aplicam somente a grandes exportadores que atuam no mercado B2B (Business to Business, ou venda de empresa para empresa). Se você tem um negócio virtual em expansão, confira nossa solução Nuvemshop B2B, que é voltada a lojas virtuais de maior porte:

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Aprendeu como vender para fora do Brasil?

Viu como é possível vender produtos para fora do Brasil e expandir sua loja virtual sem fronteiras? Cada vez mais, os consumidores terão hábitos de compra globais e seu site será um portal para explorar novos mercados ao redor do planeta.

Se você ainda não tem seu negócio próprio para vender para o Brasil e para o mundo, crie sua loja virtual na Nuvemshop! É fácil, rápido e não requer conhecimentos técnicos para montar um e-commerce de sucesso. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes

Existem duas principais maneiras de vender online para fora do Brasil: por meio de um marketplace, como Amazon e Ebay, ou por meio de uma loja virtual própria. A loja online é mais vantajosa porque proporciona mais autonomia, não tem mensalidade para venda internacional e permite a integração com diversos serviços de frete e pagamento.

Você pode vender para o mercado americano abrindo uma loja virtual e vendendo produtos para os EUA. No entanto, é preciso providenciar alguns documentos específicos, como fatura comercial, etiqueta do tipo AWB (Air Waybill) e, em alguns casos, certificado de origem do produto.

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