O que é social commerce e o que eu preciso saber sobre essa estratégia?

Por: Alejandro Vázquez

Na imagem, vemos quatro homens conversando em frente a um tablet

Se você é uma pessoa que acompanha as tendências do mercado, provavelmente já ouviu falar em social commerce. Isso porque, com o avanço da tecnologia proporcionado pela pandemia, muitas marcas continuam investindo na transformação digital — e esse termo tem tudo a ver com isso.

Mas, então, como você pode tirar vantagens desse novo modelo de negócios que prevê a venda de produtos e serviços diretamente por meio de uma rede social? Neste artigo, oferecemos um detalhamento completo sobre social commerce: o que é, como funciona e, o mais importante: como ele pode beneficiar o seu negócio. Continue a leitura para saber tudo! 📲

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O que significa social commerce?

Social commerce significa a venda digital de produtos e serviços que ocorre nas redes sociais. Isso quer dizer que em vez de o lojista enviar o comprador para um e-commerce, por exemplo, fazendo com que ele deixe a plataforma em que está, neste caso existe a possibilidade de a compra ser realizada ali mesmo.

Assim, toda a experiência de compra — da navegação ao checkout — ocorre na plataforma em que o consumidor está logado. Como resultado, não há espaço para uma loja virtual.

Por que o social commerce é importante?

Ao utilizar plataformas que suportam o modelo de social commerce, as empresas estão agilizando os processos de compra e venda. Isso, como resultado, é um benefício no que diz respeito à possibilidade de evitar a perda de clientes no meio do caminho.

Da mesma forma, considerando que hoje bilhões de pessoas já usam os canais para ler notícias, se entreter e comunicar com amigos, faz (muito) sentido que as marcas se concentrem na venda de produtos por meio de aplicativos que os clientes em potencial já se sentem confortáveis ​​em usar.

Além disso, é importante lembrar que os usuários que seguem sua marca nas redes sociais o fazem porque têm interesse no seu negócio. Sendo assim, a jornada de compra já está encaminhada e você terá mais agilidade para realizar a venda.

Quais são as vantagens do social commerce?

Agora que você já sabe o que é social commerce, vamos entender quais são os benefícios de se investir nessa nova estratégia que permite facilitar os processos de compra. Confira abaixo:

Aumento do público

A partir do momento que você estará vendendo um produto por meio da própria rede social, pode ser que haja um aumento do público. Isso acontece porque durante o processo de encaminhar o cliente para outro site, é possível que ele desista. Por outro lado, quando você torna o processo de compra mais fácil, há uma tendência de que o consumidor finalize a compra.

Como resultado, você tem um aumento do público-alvo e uma maior satisfação do cliente. Ou seja, só vantagens para o seu negócio.

Crescimento do tráfego e engajamento

O social commerce pode ajudar a aumentar o tráfego e o engajamento, uma vez que os usuários podem se conectar à sua marca de maneira rápida e fácil.

Isso é importante porque, à medida que sua marca alcança mais clientes em potencial, seu negócio consegue fazer mais vendas e ganhar mais dinheiro. Além disso, o social commerce também torna mais fácil para os compradores compartilharem seu conteúdo com outras pessoas que possam estar interessadas em fazer uma compra.

💡 Saiba mais: O que é marketing boca a boca?

Melhora no ROI

Essa estratégia pode oferecer um grande retorno sobre o investimento. Então, para obter o máximo de sua estratégia de social commerce, é importante acompanhar as métricas. Isso é possível, visto que a maioria das grandes plataformas de mídia social possui ferramentas de análise integradas para que você possa monitorar suas campanhas e fazer os ajustes necessários para obter melhores resultados.

💡 Saiba mais: O que é ROI e como calcular?

Como adotar o social commerce no meu negócio?

Tudo entendido sobre o que significa social commerce? Então, vamos passar por tópicos que exemplificam como adotar essa estratégia. Veja abaixo:

Foque nos melhores produtos

Se você lançou uma linha de produtos recentemente e quer oferecer visibilidade para ela, uma boa estratégia pode ser focar nesses produtos para o Social Commerce. Por exemplo, você pode criar algumas postagens durante duas semanas falando sobre itens específicos.

Assim, você terá mais chances de conseguir mais vendas com esses produtos.

Otimize seu conteúdo

É fato: o Instagram, principalmente, é uma rede social visual. Isso quer dizer que quanto mais fotos e vídeos você postar, melhor para o seu engajamento. Por isso, certifique-se de otimizar o seu conteúdo de acordo com os formatos de imagens que o Instagram ou Facebook estão priorizando.

Divulgue os produtos de baixo custo

Você provavelmente tem vários produtos maravilhosos que deseja que as pessoas considerem, certo? Isso é ótimo! No entanto, tente não sobrecarregar os compradores com infinitas opções.

Na verdade, uma boa alternativa é escolher produtos de baixo custo para começar. Afinal, quanto menor a barreira de entrada, mais pessoas responderão concluindo uma compra.

Trabalhe com influenciadores digitais

Se você ainda não está usando influenciadores digitais para promover seus produtos, o que está esperando? Em poucas palavras, os influenciadores são uma excelente maneira de atingir seu público e aumentar a confiança dele em sua marca.

Para fazer isso, você pode usar influenciadores para promover postagens com produtos e falando sobre a possibilidade de comprar na plataforma ou por meio de conteúdo orgânico, reviews de produtos e muito mais.

Tudo entendido sobre social commerce?

Esperamos que este conteúdo tenha conseguido responder às suas principais dúvidas sobre o que é um social commerce. Como visto ao longo do artigo, essa é uma boa estratégia para que as marcas consigam otimizar o tempo de venda.

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Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre social commerce

O social commerce funciona como um meio de realizar vendas online direto de uma plataforma de rede social. Nesse caso, o consumidor não precisa acessar uma loja virtual para finalizar a compra, ela pode ser feita na própria rede social.

Para vender nas redes sociais com o social commerce, é preciso cadastrar os produtos mais vendidos na plataforma, além daqueles com um preço chamativo, a fim de atrair os consumidores. Do mesmo modo, é importante divulgar os produtos e trabalhar com influenciadores digitais para aumentar o reconhecimento da marca.

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