14 ferramentas de marketing digital para o seu negócio

Por: Luiz Piovesana

Imagem mostrando uma equipe de trabalho, representando o uso das ferramentas de marketing digital.

Alcançar mais clientes e impulsionar as vendas é o principal objetivo dos empreendedores. Com isso, investir em um bom plano de marketing se tornou indispensável na rotina de quem deseja converter mais clientes e ter um diferencial competitivo em um determinado nicho de mercado.

Contar com boas ferramentas de marketing digital pode ser a carta na manga para atrair clientes e saber como fidelizá-los. No dia a dia de um negócio, os softwares conseguem ajudar a automatizar processos, organizar tarefas, monitorar resultados e otimizar a gestão da sua equipe.

Portanto, neste artigo, você vai conhecer as principais ferramentas de marketing do mercado e escolher aquelas que mais fazem sentido para a sua empresa.

Então, prepare o bloco de notas e, vamos lá! 🧐

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que são ferramentas de marketing digital?

Ferramentas de marketing digital são softwares com foco em otimizar e acelerar rotinas, automatizar processos, coletar grandes volumes de dados e manter o planejamento em ordem. Elas também são pensadas para ajudar na análise de resultados, facilitar a gestão de todas as tarefas, integrar os times responsáveis e melhorar a dinâmica do dia a dia.

Hoje em dia é muito difícil você manter um negócio, principalmente se for uma loja virtual, sem investir em marketing digital. E, por conta de estar presente na maioria das estratégias digitais das empresas, o número de soluções tecnológicas focadas em marketing já cresceu 87%, segundo um estudo Marketing Technology Landscape.

Por isso, você precisa conhecer o seu segmento de atuação e os objetivos do seu empreendimento para entender quais ferramentas implementar e garantir que todas vão atender às suas necessidades.

Tipos de ferramentas de marketing digital

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado e que atuam para facilitar a rotina de diferentes estratégias de marketing digital. Praticamente é possível encontrar uma ferramenta perfeita para ajudar no trabalho de cada equipe, por isso, vamos conhecer a seguir os tipos de ferramentas de marketing digital. Confira:

💡 Saiba mais: 10 dicas de marketing digital para empreendedores

1. Automação de Marketing

As ferramentas de automação de marketing executam diversas funcionalidades, as mais comuns são criação de e-mail-marketing, landing pages, fluxo de automação de e-mail e segmentação de listas de contatos. Elas ajudam, principalmente, na gestão de leads e no acompanhamento do funil de vendas.

Isso quer dizer que, além de apoiar estratégias para aquisição de novos clientes, auxilia no processo de qualificação de leads, tornando-o mais automatizado e garantindo mais alinhamento da equipe e ganho de produtividade.

💡 Saiba mais: Melhores ferramentas de automação de marketing

2. SEO

As ferramentas de otimização para motores de busca, Search Engine Optimization ou SEO, visam a ajudar as empresas a melhorarem seus conteúdos para aparecerem, organicamente, nas páginas de resultados do Google.

Esses aplicativos oferecem funções como encontrar as melhores palavras-chave, escrever os melhores títulos e descrição de produtos, prospectar parcerias de link building, além de elevar a experiência de navegação no seu site.

💡 Saiba mais: Conheça 19 ferramentas de SEO para seu site

3. Análise de dados

As ferramentas de análise de dados são aquelas que possibilitam monitorar e mensurar resultados de campanhas realizadas na internet.

Por meio desses softwares, é possível acompanhar os principais indicadores de sucesso do seu negócio como KPIs, retorno sobre o investimento (ROI) de campanhas de mídia paga nas redes sociais, entre outros.

4. E-mail marketing

Com certeza você já deve ter enviado algum e-mail marketing para os seus clientes, seja para dar boas-vindas ou avisá-lo de alguma promoção em seu site de vendas. Hoje, ele é um dos principais canais de comunicação com os consumidores. Além disso, é uma ótima alternativa para criar relacionamento e nutrir seus leads, conduzindo-os desde o topo até o fundo do funil.

💡 Saiba mais: 15 ferramentas de e-mail marketing totalmente grátis

5. Gestão de Projetos

As ferramentas de gerenciamento de projetos são aquelas que oferecem uma visão geral do status das tarefas programadas, além de permitirem que você faça um monitoramento ainda mais eficiente.

Compartilhamento de arquivos, lista de demandas, cronogramas e calendários e acompanhamento do progresso. Esses são alguns recursos que as ferramentas de gestão de projetos conseguem auxiliar e automatizar em sua rotina, facilitando a integração e análise das tarefas.

💡 Saiba mais: Como gerenciar as suas tarefas e aumentar a sua produtividade

6. Comunicação Corporativa

Ter uma boa comunicação interna na sua empresa é uma das estratégias mais importantes para uma gestão de negócios efetiva. Quando você garante que todos os colaboradores têm clareza dos objetivos e estão alinhados, as rotinas tendem a ser mais produtivas e com baixo número de conflitos.

Por esse motivo, ter ferramentas que facilitam a comunicação empresarial é essencial para tornar o diálogo mais qualificado e preciso.

💡 Saiba mais: Gestão e cultura empresarial: o segredo para um negócio de sucesso

Crie a sua loja virtual e venda pela internet
Testar 30 dias grátis

7. Landing Page

Landing pages são páginas que têm como objetivo converter visitantes em leads, ou seja, usuários que têm maior potencial de se tornarem seus clientes.

Vamos supor que você vende comida pela internet e elaborou um e-book com receitas low carb. Por meio de uma landing page, é possível divulgar esse livro digital, gratuitamente, e receber em troca informações dos usuários como nome, e-mail, telefone etc.

E, a partir disso, esse visitante virou um lead, pois deixou os contatos dele com você. Pode parecer pouco, mas obter esses dados é o ponto de partida para você transformá-lo em um cliente.

No entanto, criar uma landing page do zero pode ser um processo que, por muitas vezes, exige diversos recursos e habilidades. Por isso, existe no mercado uma série de ferramentas para apoiar o trabalho de quem não é tão familiarizado com design e programação.

💡 Saiba mais: Como evitar erros comuns de design em suas landing pages?

8. Design

Um bom trabalho de design requer não só criatividade, mas também poder contar com excelentes ferramentas como aliadas no processo. Por meio delas, você pode:

  • Editar fotos e imagens;
  • Criar conteúdos gráficos;
  • Desenvolver a identidade visual do seu negócio e muito mais.

O mercado está cheio de ferramentas de design, por isso, é imprescindível que você conheça a sua marca e saiba escolher aquelas que vão atender às suas necessidades.

9. Marketing de Conteúdo

Você já deve ter ouvido falar sobre marketing de atração ou inbound marketing, não é mesmo? Basicamente, para que esse método funcione, é preciso que você tenha uma estratégia de marketing de conteúdo. Por meio dela, você planeja, por exemplo, os temas dos artigos de blog que você irá produzir para educar seus visitantes até eles virarem seus clientes.

Muitas empresas ainda não utilizam ferramentas para apoiar essa frente do marketing, mas podemos afirmar que elas podem otimizar, e muito, o seu processo de produção de conteúdo. Esses aplicativos possibilitam que você não só administre seu blog, como crie passos para a criação das postagens de forma mais otimizada.

💡 Saiba mais: 4 pontos-chave para produzir conteúdo de qualidade para o seu blog

10. Sistema de Gerenciamento de Conteúdo

Falamos no tópico anterior sobre a estratégia de marketing de conteúdo e, para que você consiga gerenciar a publicação desses artigos, é necessário que você tenha um CMS, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

Por meio dessas plataformas, você consegue criar, editar conteúdos, além de anexar vídeos podcasts. Além de blog posts, é possível desenvolver projetos de sites institucionais, e-commerce e portfólios.

11. Monitoramento de Redes Sociais

Se você tem uma loja física ou virtual, é indispensável que tenha uma estratégia de marketing digital nas redes sociais. Além de ser um canal de vendas e atendimento, você também pode veicular anúncios e propagandas pagas para atrair mais clientes para o seu negócio.

Para que você consiga executar com excelência o seu planejamento nas redes sociais, há diversas ferramentas que ajudam a otimizar seu tempo e a aumentar a produtividade do time. Por meio delas, é possível realizar a programação de postagens, responder mensagens inbox e acessar relatórios de desempenho das suas publicações.

💡 Saiba mais: Como fazer marketing nas redes sociais?

Principais ferramentas de marketing digital

Agora que você já sabe quais são os tipos de ferramentas de marketing digital, listamos 14 plataformas para alavancar o seu negócio, otimizar a rotina do seu time e aumentar a presença digital da sua marca. Confira:

1. RD Station Marketing

A RD Station Marketing é uma ferramenta completa de automação de marketing, que auxilia a sua equipe a se comunicar com seus clientes da forma mais inteligente possível. Por meio dela é possível atrair mais usuários ao site, criar fluxos de comunicação para qualificar os leads gerados, além de transformar, automaticamente, visitantes em oportunidade de negócio.

Além disso, você também encontra as seguintes funcionalidades na plataforma:

  • Dashboards personalizados;
  • Segmentação da sua base de contatos;
  • Criação de landing pages, formulários e pop-ups;
  • Disparos de e-mail marketing;
  • Fluxos de comunicação automatizados;
  • Análise de SEO;
  • Qualificação de contatos (lead scoring)
  • Inteligência de dados (Marketing BI).

A ferramenta disponibiliza um teste grátis e você encontra planos a partir de R$19 por mês.

2. Mailchimp

MailChimp é uma ferramenta de marketing que permite automatizar o envio de e-mail marketing para todos os contatos da sua base, segmentar listas de emails, criar formulários de cadastro de cliente e analisar resultados de campanhas.

A ferramenta é bem completa e, além dos disparos de e-mail, é possível:

  • Publicar nas redes sociais;
  • Criar landing pages;
  • Realizar teste A/B nas campanhas de e-mail marketing;
  • Exportar relatórios de desempenho e métricas para monitoramento dos resultados;
  • Ter acesso a uma ferramenta de CRM (Gerenciador de Relacionamento com o Cliente);
  • Criar anúncios pagos;
  • Editar imagens para utilizar nos e-mail marketing;
  • Integrar outras plataformas de marketing e gestão;
  • Feedbacks e orientações de otimização das campanhas.

A plataforma disponibiliza uma versão gratuita e planos a partir de R$55 por mês.

💡 Saiba mais: Tudo sobre como usar o MailChimp

3. Rock Studio

A Rock Studio é a plataforma de Marketing de Conteúdo da Rock Content. Por meio dela, é possível contatar analistas especializados que traçam as melhores estratégias de conteúdo para o seu negócio. Veja os principais recursos da ferramenta:

  • Planejamento de conteúdo;
  • Produção de conteúdo (blog posts, e-books etc);
  • Criação de anúncios pagos;
  • Análise de palavras-chave;
  • Documentação e organização da estratégia em um só lugar;

A plataforma é de fácil uso e permite que você esteja em contato constante com a equipe do projeto. O custo do serviço depende da demanda de cada negócio, por conta disso, é necessário entrar em contato com o time de vendas da empresa.

4. Hubspot

A HubSpot é uma das maiores ferramentas de automação de marketing com foco em vendas do mundo. O recurso carro-chefe é a sua função CRM, que permite organizar os leads em etapas de atendimento e criar uma grande base de dados de clientes. Assim, mais vendas podem ser geradas, além de garantir um bom atendimento ao cliente.

Embora o CRM seja o recurso mais forte da plataforma americana, ela também disponibiliza algumas outras funcionalidades:

  • Segmentação de leads;
  • Criação de landing pages, formulários e pop-ups;
  • Campanhas de e-mail marketing;
  • Fluxos automatizados de comunicação;
  • Emissão de relatórios.

A ferramenta é paga e você encontra planos a partir de US$45 por mês.

5. Google Search Console

O Google Search Console é uma plataforma gratuita que ajuda você a monitorar o rankeamento do site e conteúdos nos resultados de busca do Google. Ele oferece um dashboard completo para você acompanhar dados como cliques, impressões, CTR e posição média da sua página de vendas ou dos seus blog posts.

Além disso, também é possível coletar algumas informações para uma auditoria de SEO como:

  • Tráfego de pesquisa: o que as pessoas estão procurando no Google que fazem elas clicarem ou não no seu site;
  • Índice do Google: como o Google está indexando as páginas do seu site e encontrando as palavras-chave que mais aparecem;
  • Rastreamento: se há algum problema na hora que os robôs do Google estão analisando as páginas do seu site em busca de conteúdo relevante;
  • Problemas de segurança: notificações de problemas de segurança detectados em seu site;
  • Aparência de pesquisa: como o Google está lendo os seus títulos, descrições, imagens etc.

6. Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas de marketing digital mais utilizadas na rotina das equipes. O principal objetivo é monitorar, através de relatórios, o tráfego de um site, e-commerce ou aplicativo.

A plataforma, que é gratuita, se integra com diversas redes sociais, blogs, páginas de venda e uma série de outras ferramentas de marketing. Com o Analytics, é possível criar metas personalizadas de acordo com o seu negócio e acompanhá-las. Além de obter informações da sua audiência como idade, gênero, interesses e segmento de mercado, além de personalizar dashboards para análises.

💡 Saiba mais: 16 estratégias para aumentar as visitas no seu site

7. WordPress

O WordPress é o principal Sistema de Gerenciamento de Conteúdo do mercado. Sua interface é intuitiva e de fácil operação, além de possuir integração com diversas ferramentas de marketing e gestão.

Além disso, a plataforma, que é gratuita, também tem uma gama de plugins (pagos e gratuitos) para facilitar a rotina do profissional de marketing. Com ela, é possível criar sites, montar lojas virtuais e, claro, artigos de blog.

💡 Saiba mais: Como criar um blog no WordPress: passo a passo completo

8. Semrush

A Semrush é uma ferramenta de marketing digital com recursos de SEO, marketing de conteúdo, pesquisa de concorrentes e publicidade nas redes sociais. Com os dados oferecidos pela plataforma, é possível encontrar oportunidades de crescimento, monitorar palavras-chave orgânicas, fazer análise de tráfego e de domínio, além de criar um panorama detalhado dos backlinks do seu site.

A empresa tem um banco com mais de 20 bilhões de palavras-chave, 142 bancos de dados geográficos e 808 milhões de domínios e mais de 7 milhões de usuários já experimentaram a plataforma em diversos países. A Semrush é paga e você encontra planos disponíveis a partir de US$119,95 por mês.

💡 Saiba mais: Como usar SEO para dar visibilidade a sua loja online

9. Canva

O Canva é uma ferramenta gratuita de design que você pode criar e editar imagens ou artes para o seu negócio de forma simples e intuitiva. Embora você consiga elaborar um design do zero, a ferramenta disponibiliza diversos templates prontos – é só inserir os elementos visuais da sua empresa como, logotipo, paleta de cores, fontes etc.

O aplicativo permite que você crie posts para redes sociais, infográficos, newsletters, apresentações, currículos e muito mais.

10. Trello

O Trello é uma ferramenta gratuita que serve para organizar projetos em quadros utilizando a metodologia Kanban. Com uma interface superintuitiva, você pode criar tarefas e acompanhar o progresso de cada uma delas de acordo com o seu status.

Com a ferramenta é possível, além de acompanhar as demandas, integrar todas as pessoas que estão trabalhando naquele projeto. Por meio da análise dos quadros, cartões, etiquetas e checklists, gerenciar e atualizar os prazos ficou ainda mais fácil e prático.

11. Slack

O Slack é uma ferramenta de comunicação empresarial que possibilita a criação de canais que podem ser divididos por equipes, projetos ou qualquer outro assunto que demande um novo grupo.

O software disponibiliza diversas integrações com outros aplicativos como redes sociais, Google Agenda, Google Drive etc. Além disso, você consegue centralizar a comunicação entre as equipes e organizar as informações em um só lugar.

12. Facebook Ads

Você já deve ter passado por algum anúncio enquanto navegava pelo Facebook, não é mesmo? Todos eles são criados dentro do Gerenciador de anúncios da plataforma.

O Facebook Ads é o sistema de mídia paga da rede social que oferece uma grande variedade de formatos de anúncios. Por meio dele, é possível criar campanhas e estratégias de divulgação da sua marca tanto no Facebook quanto no Instagram.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Facebook: aprenda com o guia completo

13. Google Ads

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Com a ferramenta, você consegue divulgar produtos e serviços na internet de forma rápida e eficiente, pagando apenas quando os usuários clicarem no anúncio.

Na plataforma, é possível criar diferentes tipos de anúncios na rede display ou de pesquisa, com objetivos de incentivar que os usuários comprem um produto da sua loja, visualizem seu conteúdo, assistam a um vídeo no YouTube ou liguem para a sua empresa.

💡 Saiba mais: Como vender no Google Ads e criar campanhas efetivas?

14. mLabs

O mLabs é uma ferramenta para você monitorar e gerenciar as redes sociais do seu negócio. Por meio dela, é possível agendar seus posts, elaborar um cronograma de publicações, fazer atendimento ao cliente via inbox, além de mensurar os resultados do seu perfil comercial. Além desses recursos, também é possível:

  • Responder comentários de seguidores;
  • Impulsionar posts;
  • Criar workflow para gestão do fluxo de trabalho;
  • Criar landing pages;
  • Buscar insights para otimização de conteúdo;
  • Monitoramento de concorrentes.

A plataforma é paga e possui planos a partir de R$12,90 por mês.

Resumo

Como vimos neste artigo, as ferramentas de marketing digital podem otimizar a rotina do seu time e aumentar a produtividade. E, para atender às necessidades do seu negócio, existem diversos tipos de plataformas e serviços.

Antes de ir embora, veja um resumo deste conteúdo:

Tipos de ferramentas de marketing digital

  1. Automação de marketing
  2. SEO
  3. Análise de dados
  4. Email marketing
  5. Gestão de projetos
  6. Comunicação corporativa
  7. Landing page
  8. Design
  9. Marketing de Conteúdo
  10. Sistema de gerenciamento de conteúdo
  11. Monitoramento de redes sociais

Principais ferramentas de marketing digital

  1. RD Station Marketing
  2. Mailchimp
  3. Rock Studio
  4. Hubspot
  5. Google Search Console
  6. Google Analytics
  7. WordPress
  8. Semrush
  9. Canva
  10. Trello
  11. Slack
  12. Facebook Ads
  13. Google Ads
  14. mLabs

Pronto para escolher as ferramentas de marketing digital para o seu negócio? Se você ainda não ganha dinheiro na internet, teste a Nuvemshop por 30 dias grátis e descubra como a nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:

Faça como +90 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Quer mudar de vida vendendo pela internet?

Crie agora sua loja virtual com a Nuvemshop e venda de maneira profissional.

Criar minha loja

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies