Como criar um site: passo a passo completo

Por: Alejandro Vázquez

Imagem mostrando uma mulher usando um notebook para criar um site.

Como criar um site:

  1. Defina o objetivo do site
  2. Contrate um serviço de hospedagem
  3. Registre um domínio
  4. Contrate um construtor de sites
  5. Escolha uma plataforma
  6. Defina as seções do seu site
  7. Escolha um layout atraente
  8. Crie conteúdos para o site

Leia o conteúdo completo e saiba mais sobre o assunto.


Quem trabalha na internet já sabe qual é a importância de um site para um negócio. Porém, se você está começando a explorar o mercado digital agora e precisa descobrir como criar um site, veio ao lugar certo.

Criamos um guia completo com tudo o que você precisa saber para criar um site do zero. Além de dicas de ferramentas e boas práticas para alcançar bons resultados.

Portanto, separe o bloco de notas e vamos começar a leitura! 🧐

8 passos para criar um site

Para começar, listamos, logo abaixo, os oito passos fundamentais para criar um site, desde o planejamento até as configurações da página. Confira-os a seguir.

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1. Defina o objetivo do site

Antes de qualquer coisa, tenha em mente o motivo pelo qual você está criando um site. Pois, a sua página precisa ter um propósito claro, caso contrário, ela não irá te ajudar a alcançar seus objetivos.

Por isso, desenhe sua estratégia online antes de começar a criar o site. Se a ideia é divulgar um serviço por meio do marketing de conteúdo, os passos serão diferentes em relação a um site de vendas, por exemplo. Desse modo, é preciso ser muito claro quanto ao objetivo do seu site.

2. Contrate um serviço de hospedagem

Um serviço de hospedagem de sites permite que pessoas e empresas utilizem espaços em seus servidores para armazenar dados e informações importantes. Desse modo, todo o conteúdo do seu site fica salvo nesse servidor e, dessa forma, as pessoas podem acessar sua página online 24 horas por dia e sete dias por semana.

Portanto, contar com um bom serviço de hospedagem não é opcional, trata-se de um requisito básico para colocar um site no ar. Pensando nisso, pesquise os serviços disponíveis e escolha aquele que for mais adequado de acordo com o site que você está criando.

Ao decidir qual serviço irá usar, leve em consideração o custo-benefício e, principalmente, o uptime do servidor — ou seja, o tempo em que ele permanece online sem instabilidades. É importante que você hospede o seu site em um sistema que garanta a estabilidade da sua página, caso contrário, os usuários podem ter dificuldades para acessá-la.

💡 Saiba mais: O que é hospedagem de e-commerce?

3. Registre um domínio

O domínio é o endereço pelo qual o seu site será localizado e acessado pelos navegadores online. Ele é composto pelo nome que você escolheu para a página, a categoria e o código do país, por exemplo:

www.nuvemshop.com.br

nuvemshop: nome do domínio

com: categoria

br: código do país

Para que um site seja identificado pelos usuários, ele precisa ter um domínio. Além disso, se a ideia é criar um site para o seu negócio, é imprescindível que ele leve o nome da sua marca. Dessa forma, quando seus clientes pesquisarem pelo nome da sua empresa, o seu site será um dos resultados.

A maioria dos serviços de hospedagem oferecem a criação de um domínio, assim, é possível contratar um servidor e definir o endereço do seu site de uma vez só. Empresas como a GoDaddy e RegistroBR são umas das mais populares no mercado, vale analisar qual delas pode te atender melhor.

💡 Saiba mais: O que é domínio e como registrar o seu?

4. Contrate um construtor de sites

Se você não possui conhecimentos avançados sobre programação, o ideal é que você contrate um construtor de sites. Por tratar-se de uma tarefa bastante técnica, é importante que ela seja executada por alguém devidamente qualificado, assim, você evita ter problemas com a criação do seu site.

Pesquise por profissionais no mercado que estejam dispostos a acompanhá-lo durante todo o processo, desde a criação até as primeiras semanas de atividade do site. Assim, você poderá entender tudo o que precisa para manter o site no ar e, caso aconteça algum problema e seja necessário realizar manutenções, procurar o seu programador.

5. Escolha uma plataforma

Se você prefere ir por um caminho mais prático, é possível contar com sistemas que irão te ajudar a colocar o seu site no ar e gerenciá-lo. Plataformas com o CMS (Content Management System, que significa Sistema de Gestão de Conteúdo) permitem que você faça toda a gestão da sua página de forma fácil e intuitiva.

Desde a criação do site até as tarefas mais rotineiras, como a moderação de comentários, um CMS pode te ajudar a administrar a sua página online sem que seja necessário ter conhecimentos técnicos sobre programação. No decorrer deste conteúdo você irá encontrar dicas de alguns CMS disponíveis no mercado. Siga com a leitura!

Caso sua ideia seja criar uma loja virtual, outra possibilidade é escolher uma plataforma de e-commerce. Esse tipo de sistema oferece toda a estrutura necessária para que você crie o seu site de vendas, publique seus produtos, venda e receba por eles sem complicações.

A Nuvemshop, por exemplo, é a plataforma de e-commerce escolhida por mais de 90 mil empreendedores na América Latina e oferece todo o aparato necessário para que você possa vender com praticidade e segurança.

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6. Defina as seções do seu site

Depois de criar o seu site, defina quais serão as páginas que irão o compor, por exemplo:

Nesse momento, você deve estudar quais páginas são necessárias para ajudá-lo a atingir os resultados esperados com a criação do site. Se a ideia for criar um site de vendas, páginas de produtos e categorias, por exemplo, serão indispensáveis.

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7. Escolha um layout atraente

A escolha do layout deve ser feita com muita calma e atenção, pois ele será responsável por oferecer toda a experiência visual dos usuários com o seu site. Pensando nisso, escolha um design que represente a sua marca e que seja chamativo e sucinto ao mesmo tempo.

Além disso, lembre-se de usar a identidade da sua marca e sua paleta de cores na hora de personalizar o site. Esses são pontos importantes para dar um toque mais profissional à sua página.

Outro fator que não deve ser ignorado é o design responsivo. Essa tecnologia irá garantir que seu site possa ser acessado com a mesma qualidade de navegação por diferentes dispositivos (desktop, smartphones, tablets etc).

Lojas criadas na Nuvemshop, por exemplo, já possuem o layout responsivo pré-configurado. Dessa forma, os clientes podem acessar as lojas virtuais de qualquer aparelho a qualquer hora.

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8. Crie conteúdos para o site

Por fim, com o seu site configurado, é a hora de criar conteúdos para ele. Isso irá variar de acordo com a proposta da sua página, mas, de qualquer forma, você precisará separar um tempo específico para criar os materiais que irão compô-lo.

Se você criou uma loja virtual, garanta que todos os produtos publicados possuam boas fotos e descrições completas. Ter uma página com resenhas e depoimentos de clientes também é uma ótima ideia de conteúdo para um e-commerce, pois pode ser bastante relevante para sua taxa de conversão.

Unir um blog ao seu site de vendas é outra estratégia inteligente para aumentar suas vendas. Criando conteúdos focados em seu nicho de mercado e otimizando-os para os mecanismos de busca, você pode conquistar cada vez mais visibilidade online.

💡 Saiba mais: Entenda a importância do blog para sua empresa

Por que o seu negócio precisa de um site?

Em 2020, o e-commerce teve um crescimento de 205% no número de vendas, em comparação com os resultados de 2019. Foram 6.176.642 vendas realizadas e mais de 1,3 bilhão de reais movimentados em todo o país, de acordo com o relatório NuvemCommerce realizado pela Nuvemshop.

Além disso, de acordo com o mesmo estudo, para o ano de 2021 é previsto um crescimento de 26% no setor. Portanto, você consegue imaginar quantas oportunidades você perderá se o seu negócio não estiver na internet, certo?

É aí que o site se mostra importante para sua empresa, pois é através dele que você poderá levar seus produtos e serviços para o mercado digital e conquistar cada vez mais clientes.

Claro que as redes sociais também são grandes aliadas do e-commerce, no entanto, ter o seu próprio site de vendas irá permitir que você conquiste espaço para a sua marca no mercado digital. Além de aumentar as oportunidades de vendas, a visibilidade que a internet oferece ao seu negócio pode levá-lo para outro nível.

Portanto, não apenas crie um site para a sua empresa, como também, invista em estratégias de marketing para alavancar os seus resultados. No decorrer deste artigo iremos conhecer algumas práticas que irão te ajudar a conquistar espaço no mercado digital. Siga conosco!

💡 Saiba mais: Guia completo sobre marketing digital

5 dicas para fazer o seu site crescer

Não poderíamos elaborar um guia completo sobre como criar um site sem trazer dicas para torná-los páginas de sucesso, não é? Portanto, pegue o bloco de notas e anote os conselhos abaixo:

1. Estude o seu segmento

Antes de mais nada, é importante que você conheça o mercado em que você está atuando e o seu público-alvo. Isso porque, as pessoas se comportam de diversas maneiras na internet, e entender como encontrar seus potenciais clientes irá garantir que suas estratégias sejam mais assertivas.

Separe um tempo para fazer um estudo de mercado e uma análise de concorrência. Outra tarefa importante nesta etapa é definir o seu público-alvo e a sua persona. Isso irá te ajudar a identificar oportunidades e a conter possíveis riscos.

2. Garanta que seu site seja seguro

Segurança deve ser uma de suas prioridades ao colocar um site no ar. Pois, não apenas suas informações precisam estar asseguradas, como também, seus visitantes precisam se sentir seguros ao navegar em sua página.

Se você tiver uma loja virtual, todo cuidado é pouco. Pense que os consumidores confiam dados pessoais e bancários a essas páginas e cabe a você garantir que todas as informações estejam protegidas.

Dessa forma, além de procurar por um serviço de hospedagem ou plataforma de e-commerce confiável, invista em certificados SSL e selos de segurança. Esses recursos garantem que os dados enviados ao seu site sejam criptografados, evitando que invasores possam acessá-los, além de transmitir mais confiança aos seus clientes.

📹 Veja também: O que são selos de segurança e por que tê-los em minha loja?

3. Acompanhe as métricas

Não importa o quanto você invista em estratégias de marketing e técnicas de vendas, sem análise de dados você dificilmente conseguirá crescer. Acompanhar as métricas do seu site é o que irá mostrar se você está no caminho certo e o que pode ser melhorado.

Pensando nisso, defina KPIsKey Performance Indicators, no português, Indicadores-chave de performance — para o seu negócio e acompanhe como eles avançam durante toda a estratégia. Assim, você terá uma visão muito mais clara sobre o que está funcionando ou não em seu site.

4. Invista em SEO

O SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca) será um dos seus melhores amigos durante sua estratégia online. Através dessas técnicas, você poderá otimizar toda a sua página e seus conteúdos para que eles apareçam nos resultados de pesquisa dos principais mecanismos de busca, como o Google e o Bing.

Usando palavras-chave e acompanhando os parâmetros dos sistemas de pesquisa, você poderá aprimorar o seu site para que ele conquiste as melhores posições nos resultados de busca. Quanto mais próximo da primeira colocação, maior será a visibilidade do seu site, logo, o número de visitantes também aumentará.

Essa é, sem dúvidas, uma estratégia que você deve considerar para o seu site. Os resultados, além de superpositivos, são orgânicos e não demandam grandes investimentos em valores. Para aprender mais sobre o assunto, faça o download do e-book abaixo:

5. Integre suas redes sociais

As redes sociais possuem um enorme potencial para ajudar na visibilidade da sua marca, portanto, você deve saber como explorá-los.

Procure entender quais redes sociais a sua audiência costuma acessar e crie contas comerciais para a sua marca. Feito isso, monte um calendário editorial para organizar as postagens em cada rede. Assim, você poderá divulgar o seu negócio em diversos canais sem saturar a imagem da sua empresa.

Se você tem um e-commerce, levar o seu catálogo de produtos para redes como o Facebook e Instagram é uma ótima maneira de aumentar suas vendas. Esses canais dispõem de recursos específicos para quem vende online, permitindo a integração entre lojas virtuais e as redes sociais.

Assim, além de poder compartilhar conteúdos sobre a sua marca, você pode usar essas redes sociais como uma vitrine virtual para os seus produtos. Quer saber mais? Confira os conteúdos abaixo:

💡 Como vender pelo Facebook?

💡 Como vender pelo Instagram?

Quais são os tipos de site?

Agora que você já sabe como criar um site e qual é a importância dele, vamos conhecer os tipos de site mais comuns? Confira-os na sequência:

E-commerce

Um e-commerce — também chamado de loja virtual — é um site dedicado exclusivamente para negócios que querem vender online. Essas páginas reúnem tudo o que é necessário para que o consumidor visualize os produtos, faça a compra, efetue o pagamento e acompanhe o envio de forma automatizada.

Como exemplo, podemos citar a loja virtual me.mo, que possui um site exclusivo para vendas. Veja-o logo abaixo:

Captura de tela da loja me.mo sobre como criar um site.

📹 Veja também: Como montar uma loja virtual?

Landing Page

Uma landing page é uma página mais objetiva, ou seja, criada para atingir resultados específicos. É comum as empresas usarem este recurso para divulgar novos produtos ou vender diretamente algum serviço, por exemplo.

Nesses sites, normalmente constam apenas as informações importantes sobre o que está sendo promovido (produto ou serviço) e CTAs (Calls to Action, ou, Chamadas para Ação, no portugûes) para incentivar os visitantes a realizarem determinadas ações, como comprar um item, por exemplo.

Veja um exemplo de uma landing page de migração da Nuvemshop logo abaixo:

Captura de tela da landing page da Nuvemshop sobre como criar um site.

Blogs

Os blogs são sites criados com foco em conteúdo. Eles são compostos por artigos, resenhas, notícias e qualquer formato de texto que faça sentido para o público-alvo da página.

Além disso, os blogs são grandes aliados de estratégias de marketing de conteúdo. Com práticas de Inbound Marketing — ou marketing de atração — é possível conquistar clientes na internet de forma orgânica por meio dos materiais publicados no blog.

Inclusive, neste momento, você está navegando e consumindo conteúdo em um blog. Se você chegou até aqui através dos resultados de pesquisa do Google, significa que nós fizemos um bom trabalho de SEO. 😎

💡 Saiba mais: Como um blog pode aumentar a audiência do seu e-commerce

Site institucional

Já um site institucional tem um teor mais informativo, como apresentar uma empresa, explicar um projeto etc. Esses sites não costumam ser focados em vendas e não possuem conteúdos educativos.

Um pouco similar às landing pages, os sites institucionais são criados com um objetivo único e costumam ser bem diretos. Por carregarem o nome da marca, essas páginas devem reunir tudo o que o usuário precisa saber sobre a empresa, além de informações de contato para caso ele queira procurá-lo.

Um bom exemplo é o site do Banco Itaú, que reúne todas as informações importantes para o usuário logo na primeira página. Veja:

Captura de tela da do site do Banco Itaú sobre como criar um site.

Site dinâmico

O site dinâmico possui uma proposta mais interativa, focada na experiência visual do usuário. Essas páginas costumam ser muito bem desenvolvidas — do ponto de vista técnico — e possibilitam que os visitantes tenham acesso às informações por meio de elementos gráficos que tornam toda a navegação mais interessante.

Um ótimo exemplo disso são as landing pages da Apple, criadas para divulgar os diferentes modelos de IPhone. Ao acessar as páginas, você deve rolar o mouse para baixo para visualizar um resumo de tudo o que o aparelho tem a oferecer.

A diferença, entretanto, é que essas informações são exibidas por meio de imagens, vídeos, animações e diversos elementos gráficos. Veja o exemplo da página do IPhone 12 logo abaixo:

Captura de tela em animação do site da Apple sobre como criar um site.

One Page

Por fim, os sites one page (uma página) são sites que concentram todas as informações em uma só página, como já diz o nome. Um pouco parecido com as landing pages, essas páginas costumam ser usadas para divulgar um produto, criar um catálogo online, uma página de vendas etc.

Veja o exemplo abaixo da Revista Digital do O Boticário:

Captura de tela do catálogo online do O Boticário sobre como criar um site.

5 ferramentas para criar um site

Para finalizar, se você tem dúvidas sobre onde criar o seu site, listamos as ferramentas e CMS mais usados no mercado. Confira:

📘 Veja também: Comparativo de plataformas de e-commerce 2021

Resumo

Esperamos que, com este guia completo, tenha ficado mais claro os passos sobre como criar um site. Sem dúvidas, levar sua marca para a internet irá te trazer muitas vantagens, além de maximizar suas oportunidades de crescimento.

Antes de ir embora, confira um resumo sobre o que aprendemos por aqui:

Passo a passso para criar um site

  1. Defina o objetivo do site
  2. Contrate um serviço de hospedagem
  3. Registre um domínio
  4. Contrate um construtor de sites
  5. Escolha uma plataforma
  6. Defina as seções do seu site
  7. Escolha um layout atraente
  8. Crie conteúdos para o site

5 dicas para fazer o seu site crescer

  1. Estude o seu segmento
  2. Garanta que seu site seja seguro
  3. Acompanhe as métricas
  4. Invista em SEO
  5. Integre suas redes sociais

Quais são os tipos de site?

  • E-commerce
  • Landing Page
  • Blogs
  • Site institucional
  • Site dinâmico
  • One Page

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