Como fazer sorteio no Instagram? [guia completo]

Por: Talitha Adde

Tela de celular com logo da rede social, p

Em resumo, as dicas de como fazer sorteio no Instagram são:

  • Tenha um objetivo de campanha
  • Escolha o que será premiado
  • Estabeleça a quantidade de vencedores
  • Defina as regras para o sorteio no Instagram
  • Determine as datas do sorteio
  • Crie uma publicação oficial de divulgação
  • Promova o sorteio em sua página
  • Divulgue o resultado do sorteio no Instagram
  • Analise os resultados

Quer saber mais detalhes sobre a estratégia? Continue com a leitura deste artigo!


Para que o seu negócio ganhe visibilidade nas redes sociais, é preciso criar conteúdos para engajar a sua audiência. Além de interagir com os seus seguidores, uma boa estratégia para aumentar o engajamento da sua página é saber como fazer sorteio no Instagram.

Afinal, hoje são 1 bilhão de usuários ativos por mês no aplicativo. E tem mais: uma pesquisa promovida pela Tailwind, a partir da análise de 60 mil sorteios publicados em perfis comerciais do Instagram, revelou que esse tipo de postagem aumentou o número de seguidores dessas contas em 70% — e tudo isso em apenas três meses.

O mesmo estudo comprovou que oferecer prêmios ou produtos na rede social tem 64 vezes mais comentários em uma publicação do que em outros tipos de conteúdo, além de 3,5% mais curtidas.

Mas não basta apenas promover os seus produtos para ter sucesso com o sorteio. Existem alguns cuidados e estratégias que podem diferenciar o seu negócio nas vendas pelo Instagram. E é sobre isso que falaremos neste artigo!

Veja, a seguir, o guia completo de como fazer um sorteio no Instagram! 🤑

O que é sorteio no Instagram?

Sorteio no Instagram é a promoção de ofertas de produtos, serviços ou descontos válidos por um determinado período de tempo na rede social. É de responsabilidade do perfil comercial definir as regras para os seguidores participarem, bem como estabelecer o prazo da ação e o prêmio do sorteio.

A forma mais prática e segura de fazer sorteio no Instagram é por meio de aplicativos especializados. Se você não sabe quais são eles, não se preocupe: vamos conhecer os principais ao longo deste conteúdo.

Como fazer sorteio no Instagram?

Agora que você sabe que é possível realizar promoções no aplicativo, veja como fazer sorteio no Instagram.

1. Tenha um objetivo de campanha

Se você entendeu que fazer sorteio no Instagram da sua página comercial pode ser uma boa estratégia, é importante ter definido qual é o objetivo dessa campanha.

Avalie o que será mais relevante para a sua marca, se é levar visitantes para a sua página de vendas, promover um produto ou serviço, aumentar o alcance do seu negócio, divulgar uma novidade, etc.

Após identificar o objetivo do sorteio, é possível seguir com as próximas etapas.

2. Escolha o que será premiado

Depois de definir o objetivo da campanha, é preciso escolher o que será premiado. Essa etapa, na verdade, vai depender de quem é o seu público-alvo e da área de atuação do seu negócio.

Ofertar um de seus melhores produtos ou serviços, um desconto ou uma assinatura gratuita são boas estratégias para atrair seguidores e divulgar a sua empresa.

A dica para definir o prêmio ideal para o sorteio é entender e explorar as preferências da sua persona, ou seja, a representação do seu cliente ideal. Caso contrário, muitos participantes podem deixar de seguir a sua página após o sorteio acabar.

3. Estabeleça a quantidade de vencedores

Um sorteio no Instagram pode ter um ou mais ganhadores. Por isso, estabelecer a quantidade de vencedores é importante, já que influencia diretamente nas regras da campanha. Essa informação deve ser divulgada juntamente com as regras da promoção.

4. Defina as regras para o sorteio no Instagram

As regras para fazer sorteio no Instagram devem ser elaboradas com muito cuidado. Após definir o objetivo da campanha e o que será sorteado, são elas que vão te ajudar a alcançar estes objetivos.

No Instagram, existem diferentes métodos para isso. Confira a seguir:

Uso de hashtags

O uso de hashtags pode aumentar o alcance da sua marca na rede social. Você pode, por exemplo, pedir para que os participantes do sorteio publiquem uma foto ou um vídeo com um produto da sua empresa, fazendo o uso de uma determinada hashtag (#).

Depois, por meio da ferramenta “explorar” do aplicativo, é possível ter acesso a todas as pessoas que usaram essa etiqueta. Neste caso, a melhor publicação pode ganhar um vale-presente da sua loja, por exemplo.

captura de tela da página de explorar, do Instagram

Lembre-se de adicionar na hashtag palavras-chave relacionadas ao seu negócio para fortalecer a imagem da marca.

Seguir outros perfis

Caso o seu sorteio seja feito em parceria com outra marca ou perfil, uma estratégia é pedir para que os participantes sigam ambas as contas, a do seu negócio e a do parceiro, para se tornarem elegíveis.

Essa é uma maneira eficaz para ganhar novos seguidores.

Curtir a publicação oficial do sorteio

Esta é uma boa maneira de gerar mais engajamento. As curtidas orgânicas em um perfil de Instagram ajudam a página a ser melhor recomendada pelo algoritmo da rede social.

Como resultado, a publicação tem um melhor alcance e o seu perfil acaba aparecendo mais vezes no feed de publicações dos seguidores e também será recomendado para novos usuários.

💡Saiba mais: Como aumentar o alcance do Instagram em 2021?

Marcar amigos nos comentários

Outra forma de trazer mais engajamento para a sua página, além de ganhar mais seguidores, é pedir que as pessoas marquem um ou mais amigos nos comentários.

Com os participantes mencionando outras pessoas na publicação, você pode aumentar o alcance da sua marca.

💡Saiba mais: Conheça 12 dicas sobre como bombar no Instagram

5. Determine as datas do sorteio

Não se esqueça de definir a data de início e de término do sorteio no Instagram. Deixe bem claro para todos os participantes quando a promoção será realizada, e em que horário.

Feito isso, esteja preparado para cumprir com o que prometeu.

6. Crie uma publicação oficial de divulgação

Para ter sucesso no passo a passo de como fazer um sorteio para o Instagram, lembre-se de criar uma imagem chamativa para divulgar a campanha.

Tenha muito cuidado ao elaborar a legenda dessa foto, afinal, ela explicará todas as regras, critérios e condições para participar da promoção.

Para cumprir com essa etapa, procure referências nas páginas dos seus concorrentes, baixe fotos de bancos de imagens e não fuja da identidade visual da sua marca. Se você não sabe como editar fotos para a rede social, confira algumas dicas:

💡Saiba mais: Como editar fotos no Instagram [guia completo]

7. Promova o sorteio em sua página

Tudo pronto? É hora de pensar na divulgação do sorteio. Além do feed, você pode divulgar o sorteio no Instagram Stories e criar campanhas de anúncios segmentadas na rede social.

Usar hashtags que tenham a ver com o seu negócio na legenda também é fundamental para aumentar o alcance da campanha.

Mas lembre-se de usar, no máximo, cinco por postagem. Essa é uma prática recomendada no Instagram para evitar poluição visual e incentivar que os seus seguidores leiam o texto até o final.

8. Divulgue o resultado do sorteio no Instagram

O anúncio dos ganhadores da promoção é um dos momentos mais esperados por todos que participaram da campanha. Uma dica para tornar esse momento especial é fazer o sorteio do Instagram em uma live (ou transmissão ao vivo), na própria plataforma da rede social.

Nessa hora, tome todos os cuidados para estabelecer quem são os vencedores. Verifique se a pessoa cumpriu com todas as regras e analise se o perfil do vencedor não é falso.

Feito isso, divulgue o resultado por meio de uma publicação em sua página. Depois, lembre-se de entrar em contato com os ganhadores para combinar os detalhes de entrega do prêmio.

9. Analise os resultados

Após cumprir com todas as etapas do guia de como fazer sorteio no Instagram, analise os dados da sua campanha, sempre com os objetivos do sorteio em mente.

Responda a perguntas, como: o número de seguidores da sua página aumentou? O engajamento, as curtidas e visualizações de Stories melhoraram? Houve aumento nas vendas?

Após conferir os resultados, avalie se a estratégia é efetiva para a sua marca. Assim, você pode identificar se vale a pena fazer mais sorteios no Instagram e se há algum ponto de melhoria para as próximas promoções.

💡 Saiba mais: Como usar o Instagram Insights?

📹 Veja também: Como vender pelo Instagram 2021?

Cuidados antes de fazer sorteio no Instagram

Antes de colocar o seu sorteio no Instagram no ar, atente-se às especificações impostas pela própria rede social e também pelo Governo Federal.

Tenha em mente que, desde 2018, promoções comerciais são fiscalizadas pela Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (SECAP). Isso significa que você estará sujeito a penalizações caso viole alguma regra.

Para evitar problemas, confira as exigências do Instagram e do Governo Federal para sorteios na plataforma:

Instagram

O Instagram tem algumas diretrizes sobre como perfis comerciais devem proceder ao promover sorteios na rede social.

Em primeiro lugar, a plataforma se isenta de qualquer responsabilidade na execução da promoção ou no fornecimento do prêmio. Além disso, ao fazer um sorteio no Instagram, você está concordando com o fato de que é por sua conta e risco.

Governo Federal

Atente-se às regras do governo sobre a distribuição de prêmios. Para que o sorteio aconteça em conformidade com as leis, lembre-se sempre de cumprir estes três passos fundamentais:

  1. Solicite o pedido de autorização do sorteio por meio do site do SCPC;
  2. Faça o pagamento da taxa de fiscalização, que pode variar de acordo com o valor do prêmio escolhido;
  3. Ao final do sorteio, preste contas ao órgão. Aqui, é preciso enviar ao SCPC, em um prazo de trinta dias após o término do sorteio, os seguintes documentos:
  • Comprovante de responsabilidade dos prêmios;
  • Recibo da entrega dos prêmios, assinados pelos ganhadores;
  • Ata detalhada da apuração;
  • DARF do imposto de renda sobre o valor dos prêmios;
  • DARF correspondente ao valor dos prêmios não entregues.

O não cumprimento desses passos pode ocasionar em multas ou, até mesmo, na perda da conta no Instagram.

5 vantagens de fazer sorteio no Instagram

Até agora, vimos que fazer sorteio no Instagram pode ser uma estratégia efetiva para trazer mais seguidores para a sua página, bem como aumentar o engajamento. Veja, agora, os principais benefícios desta prática:

1. Aumentar a visibilidade da marca

Sorteios em redes sociais atraem interessados em um produto ou serviço pela possibilidade de se ganhar um prêmio.

É uma maneira simples, que conta com a ajuda dos seus seguidores — e novos visitantes —, para divulgar mais o seu negócio.

2. Divulgar produtos e serviços

Você pode escolher sortear os seus produtos ou serviços na rede social. Dessa forma, você aumenta as possibilidades de as pessoas conhecerem o que o seu negócio oferece, além de atrair novos clientes interessados em sua solução.

3. Mais tráfego para o seu site

Se você vende pela internet, uma campanha de sorteio no Instagram pode ser utilizada como estratégia para ganhar mais cliques.

Você pode disponibilizar um formulário de cadastro na promoção em uma página específica do seu site, por exemplo.

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4. Melhorar o relacionamento com o público

Fazer sorteios no Instagram é uma forma de melhorar o relacionamento com os seus seguidores. Afinal, quem não gosta de um mimo?

Uma dica é criar ações promocionais em datas comemorativas que tenham a ver com o seu negócio e o perfil do seu público. Se você vende biquínis, por exemplo, fazer um sorteio no início do verão pode ser uma boa estratégia para a sua marca.

💡Saiba mais: Como vender mais na Black Friday 2021?

5. Aumento das vendas

Por fim, mas não menos importante, juntando todos os benefícios da estratégia, é possível aumentar a receita do seu negócio.

Além disso, com o aumento do alcance da marca e novos visitantes, mais chances de fidelizar clientes.

Aplicativos gratuitos para sorteio no Instagram

Após conferir todas as etapas de como fazer sorteios no Instagram, conheça três aplicativos gratuitos que podem tornar a sua tarefa mais fácil.

Sorteiogram

captura de tela do Sorteiogram, ferramenta para sorteio no Instagram

Com o Sorteiogram, você pode gerar uma lista com todos os participantes do seu sorteio, cada um recebendo um número.

A partir daí, basta apenas clicar no botão sortear número para ter o resultado do vencedor.

Sorteador

Captura de tela do Sorteador, ferramenta para sorteio no Instagram

Semelhante ao Sorteiogram, o Sorteador é uma ferramenta que também possibilita realizar sorteios em outras redes sociais, como o Facebook.

Para utilizar o aplicativo, tudo o que você precisa fazer é numerar cada participante e apertar o botão sortear. Em poucos segundos, você consegue descobrir o vencedor.

AppSorteos

Captura de tela do AppSorteos, ferramenta para sorteio no Instagram

Com o aplicativo AppSorteos, você poderá definir um ou vários ganhadores em publicações como fotos, vídeos e até mesmo no seu IGTV. Basta colocar o link da publicação do sorteio na plataforma e apertar o botão para sortear.

Ao finalizar, você ainda ganha um certificado público que dará 100% de validez e credibilidade ao seu sorteio.

[Bônus] Exemplos de sorteios no Instagram

Tudo certo sobre como fazer sorteio no Instagram? Veja, agora, exemplos da estratégia para você se inspirar:

Burger King

Em parceria com a Pepsi, o Burger King lançou o sorteio “Toma essa Champs” para os assinantes do Clube BK, programa de fidelidade da marca.

Até o dia 29 de maio de 2021, os consumidores que acumularam 65 pontos em compras do fast food contendo o refrigerante Pepsi, ganharam uma camiseta do Barcelona autografada pelo jogador argentino Lionel Messi.

MCDonald’s

Em novembro de 2020, o MCDonald’s distribuiu, para clientes que realizaram pedidos via delivery, uma bandeja com fundo almofadado.

Para ganhar o brinde, produzido em quantidade limitada, os fãs da marca foram incentivados a postar uma foto com uma sacola do McDonald’s no sofá em seu feed do Instagram, com a #MéquiNoSofá.

Swim Channel

O portal de notícias de natação Swim Channel foi outro perfil que entrou na onda dos sorteios durante as provas do esporte nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Na promoção, o primeiro torcedor que acertasse nos comentários da publicação o tempo do nadador Bruno Fratus, na final da prova de 50 metros livre, ganharia um óculos de natação. Ótima estratégia para promover engajamento, não é mesmo?

💡Saiba mais: 27 ferramentas para Instagram: saiba como deixar sua marca mais profissional

Resumo

Fazer um sorteio no Instagram pode te ajudar a aumentar o alcance da sua marca na rede social. Esperamos que, com essas dicas, você possa potencializar as suas vendas pelo aplicativo!

Antes de ir embora, veja um resumo deste conteúdo:

O que é sorteio no Instagram?

Sorteio no Instagram é a promoção de ofertas de produtos, serviços ou descontos válidos por um determinado período de tempo na rede social. É de responsabilidade do perfil comercial definir as regras para os seguidores participarem, bem como estabelecer o prazo da ação e o prêmio do sorteio.

Como fazer sorteio no Instagram?

  1. Tenha um objetivo de campanha
  2. Escolha o que será premiado
  3. Estabeleça a quantidade de vencedores
  4. Defina as regras para o sorteio no Instagram
  5. Determine as datas do sorteio
  6. Crie uma publicação oficial de divulgação
  7. Promova o sorteio em sua página
  8. Divulgue o resultado do sorteio no Instagram
  9. Analise os resultados

Cuidados antes de fazer sorteio no Instagram

Para que o sorteio aconteça em conformidade com as leis, lembre-se sempre de cumprir estes três passos fundamentais:

  1. Solicite o pedido de autorização do sorteio por meio do site do SCPC;
  2. Faça o pagamento da taxa de fiscalização, que pode variar de acordo com o valor do prêmio escolhido;
  3. Ao final do sorteio, preste contas ao órgão. Aqui, é preciso enviar ao SCPC, em um prazo de trinta dias após o término do sorteio, os seguintes documentos:
  • Comprovante de responsabilidade dos prêmios;
  • Recibo da entrega dos prêmios, assinados pelos ganhadores;
  • Ata detalhada da apuração;
  • DARF do imposto de renda sobre o valor dos prêmios;
  • DARF correspondente ao valor dos prêmios não entregues.

5 vantagens de fazer sorteio no Instagram

  1. Aumentar a visibilidade da marca
  2. Divulgar produtos e serviços
  3. Mais tráfego para o seu site
  4. Melhorar o relacionamento com o público
  5. Aumento das vendas

Aplicativos gratuitos para sorteio no Instagram

  • Sorteiogram
  • Sorteador
  • AppSorteos

Esperamos que estas dicas te ajudem a fazer sorteios no Instagram do seu negócio. E, se você ainda não vende online, o que acha de fazer um teste grátis com a Nuvemshop por 30 dias? Estamos esperando você. 💙

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