Como fazer sorteio no Instagram? Veja as regras e apps para sortear

Tela de celular com logo da rede social, p

Pontos principais do artigo:

  • Fazer um sorteio no Instagram pode aumentar a visibilidade da sua marca, promover seus produtos e serviços, trazer mais tráfego orgânico e aumentar suas vendas;
  • Para sortear prêmios, você precisa definir um objetivo, criar uma mecânica, divulgar as regras e promover sua ação no Instagram. Lembre-se também de que é preciso solicitar autorização ao governo por meio do Sistema de Controle de Promoção Comercial (SCPC);
  • Você pode utilizar as ferramentas de sorteio gratuitas da Nuvemshop para criar promoções nas redes sociais:  Sorteador de nomes e Sorteador de números.

Para que o seu negócio ganhe visibilidade nas redes sociais, é preciso criar conteúdos para engajar a sua audiência. Além de interagir com os seus seguidores, uma boa estratégia para aumentar o engajamento da sua página é saber como fazer sorteio no Instagram.

Afinal, hoje são 1 bilhão de usuários ativos por mês no aplicativo. E tem mais: uma pesquisa promovida pela Tailwind revelou que oferecer prêmios ou produtos no Instagram tem 64 vezes mais comentários em uma publicação do que em outros tipos de conteúdo, além de 3,5% mais curtidas.

Mas, não basta apenas promover os seus produtos para ter sucesso com o sorteio na rede social. Existem regras para sorteio no Instagram que você precisa seguir, além de alguns cuidados e estratégias que podem diferenciar o seu negócio nas vendas pela rede social.

E é sobre isso que falaremos neste artigo! Então, continue a leitura e veja, a seguir, o guia completo de como sortear no Instagram! 🤑

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O que é sorteio no Instagram e como funciona?

Sorteio no Instagram é uma estratégia de marketing em que os seguidores de uma empresa têm a oportunidade de ganhar prêmios ao seguir certas regras, como seguir um perfil, curtir uma foto ou marcar um amigo nos comentários de determinada publicação.

Geralmente, esse tipo de estratégia é utilizada para incentivar a participação do publico, o que aumenta o engajamento e o alcance do perfil, fazendo com que a marca chegue até mais pessoas e gerando interesse em torno do produto que está sendo sorteado.

É de responsabilidade do perfil comercial definir as regras para os seguidores participarem, bem como estabelecer o prazo da ação e o prêmio do sorteio. No fim, o vencedor é selecionado aleatoriamente por meio de sites ou aplicativos para sorteio no Instagram.

💡 Saiba mais: Como fazer promoção no Instagram? Veja 11 dicas

Por que fazer sorteio no Instagram?

Até agora, vimos como funciona a estratégia. Mas, antes de entender como fazer sorteio no Instagram, vale também conhecer os principais benefícios desta prática. Veja:

1. Aumentar a visibilidade da marca

Sorteios em redes sociais atraem interessados em um produto ou serviço pela possibilidade de se ganhar um prêmio. É uma maneira simples, que conta com a ajuda dos seus seguidores — e novos visitantes —, para divulgar mais o seu negócio.

💡 Saiba mais: 7 apps de sorteio para sortear nomes e números no seu celular

2. Divulgar produtos e serviços

Você pode escolher sortear os seus produtos ou serviços na rede social. Dessa forma, você aumenta as possibilidades de as pessoas conhecerem o que o seu negócio oferece, além de atrair novos clientes interessados em sua solução.

3. Mais tráfego para o seu site

Se você vende pela internet, uma campanha de sorteio no Instagram pode ser utilizada como estratégia para ganhar mais cliques. Você pode disponibilizar o formulário de cadastro na promoção em uma página específica do seu site de vendas, por exemplo.

Veja uma chamada para um sorteio de duas cadeiras para jogar video-game do McDonald’s:

captura de tela de sorteio no instagram na página do McDonald's

Para concorrer aos prêmios, os interessados devem fazer um pedido pelo iFood em produtos da marca a partir de R$ 30. Em seguida, devem se cadastrar no site da promoção:

captura de tela de formulário no site do McDonald's, utilizado para validar participação de seguidores do sorteio promovido no Instagram

4. Melhorar o relacionamento com o público

Fazer sorteios no Instagram é uma forma de melhorar o relacionamento com os seus seguidores. Afinal, quem não gosta de um mimo?

Uma dica é criar ações promocionais em datas comemorativas que tenham a ver com o seu negócio e o perfil do seu público. Se você vende biquínis, por exemplo, fazer um sorteio no início do verão pode ser uma boa estratégia para a sua marca.

💡 Saiba mais: Como  aproveitar o Dia do Cliente em uma loja virtual?

5. Aumento das vendas

Por fim, mas não menos importante, juntando todos os benefícios da estratégia, é possível aumentar a receita do seu negócio. Além disso, com o aumento do alcance da marca e novos visitantes, há mais chances de fidelizar clientes.

Como fazer sorteio no Instagram em 9 passos

Agora que você sabe que sabe os benefícios dessa prática, veja passo a passo como fazer sorteio no Instagram:

1. Tenha um objetivo de campanha

Se você entendeu que fazer sorteio no Instagram da sua página comercial pode ser uma boa estratégia, é importante ter definido qual é o objetivo dessa campanha.

Avalie o que será mais relevante para a sua marca, se é levar visitantes para a sua página de vendas, promover um produto ou serviço, aumentar o alcance do seu negócio, divulgar uma novidade etc.

2. Escolha o que será premiado

Depois de definir o objetivo da campanha, é preciso escolher o que será premiado. Essa etapa, na verdade, vai depender de quem é o seu público-alvo e da área de atuação do seu negócio.

Ofertar um de seus melhores produtos ou serviços, um desconto ou uma assinatura gratuita são boas estratégias para atrair seguidores e divulgar a sua empresa.

A dica para definir o prêmio ideal para o sorteio é entender e explorar as preferências da sua persona, ou seja, a representação do seu cliente ideal. Caso contrário, muitos participantes podem deixar de seguir a sua página após o sorteio acabar.

3. Estabeleça a quantidade de vencedores

Um sorteio pode ter um ou mais ganhadores. Por isso, estabelecer a quantidade de vencedores é importante, já que influencia diretamente nas regras da campanha. Essa informação deve ser divulgada juntamente com as regras da promoção.

4. Defina as regras para o sorteio no Instagram

As regras para fazer sorteio no Instagram devem ser elaboradas com muito cuidado. Após definir o objetivo da campanha e o que será sorteado, são elas que vão te ajudar a alcançar estes objetivos.

Veja alguns exemplos:

Uso de hashtags

O uso de hashtags pode aumentar o alcance da sua marca na rede social. Você pode, por exemplo, pedir para que os participantes do sorteio publiquem uma foto ou um vídeo com um produto da sua empresa, fazendo o uso de uma determinada hashtag (#).

Depois, por meio da ferramenta “explorar” do aplicativo, é possível ter acesso a todas as pessoas que usaram essa etiqueta. Neste caso, a melhor publicação pode ganhar um vale-presente da sua loja, por exemplo.

captura de tela da página de explorar, do Instagram

Seguir outros perfis

Caso o seu sorteio seja feito em parceria com outra marca ou perfil, uma estratégia é pedir para que os participantes sigam ambas as contas, a do seu negócio e a do parceiro, para se tornarem elegíveis. Essa é uma maneira eficaz para ganhar novos seguidores.

No entanto, para ter sucesso com essa estratégia, lembre-se de escolher parceiros do mesmo nicho de atuação que você. Caso contrário, após terminar o sorteio, a chance destes novos seguidores deixaram de seguir o seu perfil é muito grande.

Curtir a publicação oficial do sorteio

Esta é uma boa maneira de gerar mais engajamento. As curtidas orgânicas, ou seja as interações que acontecem de uma forma espontânea em um perfil de Instagram, tendem a ajudar a página a ser melhor recomendada pelo algoritmo da rede social.

Como resultado, a publicação tem um melhor alcance e o seu perfil acaba aparecendo mais vezes no feed de publicações dos seguidores e também será recomendado para novos usuários.

💡 Saiba mais: Como funciona o algoritmo do Instagram?

Marcar amigos nos comentários

Outra forma de trazer mais engajamento para a sua página, além de ganhar mais seguidores, é pedir que as pessoas marquem um ou mais amigos nos comentários. Com os participantes mencionando outras pessoas na publicação, você pode aumentar o alcance da sua marca e bombar no Instagram.

5. Determine as datas do sorteio

Não se esqueça de definir a data de início e de término do sorteio no Instagram. Deixe bem claro para todos os participantes quando a promoção será realizada, e em que horário. Feito isso, esteja preparado para cumprir com o que prometeu.

6. Crie uma publicação oficial de divulgação

Para ter sucesso no passo a passo de como fazer um sorteio para o Instagram, lembre-se de criar uma imagem chamativa para divulgar a campanha. Tenha muito cuidado ao elaborar a legenda dessa foto, afinal, ela explicará todas as regras, critérios e condições para participar da promoção.

Para cumprir com essa etapa, procure referências nas páginas dos seus concorrentes, baixe fotos de bancos de imagens e não fuja da identidade visual da sua marca.

Se você não sabe como editar fotos para a rede social, confira algumas dicas:

💡 Saiba mais: Como editar fotos no Instagram [guia completo]

Ideia de texto para sorteio no Instagram

Para divulgar o sorteio, você deve explicar bem as regras, dizer quando o resultado será divulgado e qual é o prêmio. Confira um exemplo de texto para sorteio no Instagram:

Quer ganhar o smartwatch da foto? Ele pode ser seu! ⌚
Para isso, basta seguir nosso perfil e marcar dois amigos nos comentários. Você pode comentar quantas vezes quiser, desde que marque amigos diferentes. Ah, e não vale marcar perfis comerciais, ok?
O resultado sai na sexta-feira (13) às 18h e vai ser divulgado aqui no nosso perfil. Boa sorte! 🍀

7. Promova o sorteio em sua página

Aprendeu como fazer sorteio no Instagram? Então é hora de pensar na divulgação. Além do feed, você pode divulgar o sorteio no Instagram Stories e criar campanhas de anúncios segmentadas na rede social.

Usar hashtags que tenham a ver com o seu negócio na legenda também é fundamental para aumentar o alcance da campanha.

Mas lembre-se de usar, no máximo, cinco por postagem. Essa é uma prática recomendada no Instagram para evitar poluição visual e incentivar que os seus seguidores leiam o texto até o final.

💡 Saiba mais: Melhores hashtags para Instagram [+ guia para escolher]

8. Escolha um aplicativo para sortear

Para garantir o sucesso do seu sorteio, é importante usar um aplicativo ou site de sorteio no Instagram que seja confiável. Isso vai ajudar os seus seguidores a terem confiança de que essa é uma promoção séria e não apenas mais um dos golpes de internet.

Se você não conhece nenhuma ferramenta, não se preocupe. A seguir, vamos conferir alguns dos principais aplicativos para sorteio no Instagram.

9. Divulgue o resultado de forma transparente

O anúncio dos ganhadores da promoção é um dos momentos mais esperados por todos que participaram da campanha. Uma dica para tornar esse momento especial é fazer o sorteio do Instagram em uma live (ou transmissão ao vivo), na própria plataforma.

Nessa hora, tome todos os cuidados para estabelecer quem são os vencedores. Verifique se a pessoa cumpriu com todas as regras e analise se o perfil do vencedor não é falso.

Feito isso, divulgue o resultado por meio de uma publicação em sua página. Depois, lembre-se de entrar em contato com os ganhadores para combinar os detalhes de entrega do prêmio.

10. Analise os resultados

Após cumprir com todas as etapas do guia de como fazer sorteio no Instagram, analise os dados da sua campanha, sempre com os objetivos do sorteio em mente.

Responda a perguntas, como:

  • O número de seguidores da sua página aumentou?
  • O engajamento, as curtidas e visualizações de Stories melhoraram?
  • Houve aumento nas vendas?

Após conferir os resultados, avalie se a estratégia é efetiva para a sua marca. Assim, você pode identificar se vale a pena fazer mais sorteios no Instagram e se há algum ponto de melhoria para as próximas promoções.

💡 Saiba mais: Como usar o Instagram Insights?

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Quais os cuidados e regras para sorteio no Instagram?

Antes de colocar o seu sorteio no Instagram no ar, atente-se às especificações impostas pela própria rede social e também pelo Governo Federal.

Tenha em mente que, desde 2018, promoções comerciais são fiscalizadas pela Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (SECAP). Isso significa que você estará sujeito a penalizações caso viole alguma regra.

Para evitar problemas, confira as principais regras para sorteio no Instagram determinadas pelo Governo Federal e pela rede social:

Instagram

O Instagram tem algumas diretrizes sobre como perfis comerciais devem proceder ao promover sorteios na rede social.

Em primeiro lugar, a plataforma se isenta de qualquer responsabilidade na execução da promoção ou no fornecimento do prêmio. Além disso, ao fazer um sorteio no Instagram, você está concordando com o fato de que é por sua conta e risco.

Governo Federal

Atente-se às regras do governo sobre a distribuição de prêmios. Para que o sorteio aconteça em conformidade com as leis, lembre-se sempre de cumprir estes três passos fundamentais:

  1. Solicite o pedido de autorização do sorteio por meio do site do SCPC;
  2. Faça o pagamento da taxa de fiscalização, que pode variar de acordo com o valor do prêmio escolhido;
  3. Ao final do sorteio, preste contas ao órgão. Aqui, é preciso enviar ao SCPC, em um prazo de trinta dias após o término do sorteio, os seguintes documentos:
  • Comprovante de responsabilidade dos prêmios;
  • Recibo da entrega dos prêmios, assinados pelos ganhadores;
  • Ata detalhada da apuração;
  • DARF do imposto de renda sobre o valor dos prêmios;
  • DARF correspondente ao valor dos prêmios não entregues.

O não cumprimento desses passos pode ocasionar em multas ou, até mesmo, na perda da conta no Instagram.

Confira os valores das taxas de fiscalização estabelecidos pelo Ministério da Fazenda de acordo com o valor da premiação:

  • Até R$ 1.000,00: R$ 27;
  • De R$ 1.000,01 a R$ 5 mil: R$ 133;
  • De R$ 5.000,01 a R$ 10 mil: R$ 267;
  • De R$ 10.000,01 a R$ 50 mil: R$ 1.333;
  • De R$ 50.000,01 a R$ 100 mil: R$ 3.333;
  • De R$ 100.000,01 a R$ 500 mil: R$ 10.667;
  • De R$ 500.000,01 a R$ 1.667.000: R$ 33.333;
  • Acima de R$ 1.667.000,01: R$ 66.667.

3 aplicativos gratuitos para sorteio no Instagram

Após conferir todas as etapas de como fazer sorteios no Instagram, conheça três aplicativos gratuitos que podem tornar a sua tarefa mais fácil.

1. Sorteiogram

captura de tela do Sorteiogram, ferramenta para sorteio no Instagram

Com o Sorteiogram, você pode gerar uma lista com todos os participantes do seu sorteio, cada um recebendo um número.

A partir daí, basta apenas clicar no botão Sortear Número para ter o resultado do vencedor.

2. Sorteador

Captura de tela do Sorteador, ferramenta para sorteio no Instagram

Semelhante ao Sorteiogram, o Sorteador é uma ferramenta que também possibilita realizar sorteios em outras redes sociais, como o Facebook.

Para utilizar o aplicativo, tudo o que você precisa fazer é numerar cada participante e apertar o botão sortear. Em poucos segundos, você consegue descobrir o vencedor.

3. AppSorteos

Captura de tela do AppSorteos, ferramenta para sorteio no Instagram

Com o aplicativo AppSorteos, você poderá definir um ou vários ganhadores em publicações como fotos, vídeos e até mesmo no seu IGTV. Basta colocar o link da publicação do sorteio na plataforma e apertar o botão para sortear.

Ao finalizar, você ainda ganha um certificado público que dará 100% de validez e credibilidade ao seu sorteio.

👉 Ferramentas grátis: Sorteador de nomes e Sorteador de números

Exemplos de sorteios no Instagram

Tudo certo sobre como fazer sorteio no Instagram? Veja, agora, exemplos da estratégia para você se inspirar:

Burger King

https://www.instagram.com/p/COvCpmPFana/?utm_source=ig_embed&ig_rid=db4e7b55-282c-442f-9cba-bca5394b634a

Em parceria com a Pepsi, o Burger King lançou o sorteio “Toma essa Champs” para os assinantes do Clube BK, programa de fidelidade da marca.

Até o dia 29 de maio de 2021, os consumidores que acumularam 65 pontos em compras do fast food contendo o refrigerante Pepsi, ganharam uma camiseta do Barcelona autografada pelo jogador argentino Lionel Messi.

McDonald’s

Em novembro de 2020, o McDonald’s distribuiu, para clientes que realizaram pedidos via delivery, uma bandeja com fundo almofadado.

Para ganhar o brinde, produzido em quantidade limitada, os fãs da marca foram incentivados a postar uma foto com uma sacola do McDonald’s no sofá em seu feed do Instagram, com a #MéquiNoSofá.

Swim Channel

https://www.instagram.com/p/CR-ZO5EMyc4/

O portal de notícias de natação Swim Channel foi outro perfil que entrou na onda dos sorteios durante as provas do esporte nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na promoção, o primeiro torcedor que acertasse nos comentários da publicação o tempo do nadador Bruno Fratus, na final da prova de 50 metros livre, ganharia um óculos de natação.

💡 Saiba mais: 27 ferramentas para Instagram: saiba como deixar sua marca mais profissional

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Pronto para fazer seu sorteio no Instagram?

Saber como fazer sorteio no Instagram pode te ajudar a aumentar o alcance da sua marca na rede social. Esperamos que, com essas dicas, te ajudem a fazer grandes sorteios no Instagram do seu negócio.

E, se você ainda não vende online, que tal criar a sua loja virtual grátis na Nuvemshop e potencializar ainda mais as suas vendas? É rápido, fácil e você pode fazer a integração com o seu perfil no Instagram em apenas alguns cliques. Estamos esperando você! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre sorteio no Instagram

Um sorteio no Instagram é uma ação em que os usuários têm a oportunidade de ganhar prêmios ao seguir certas regras, como seguir um perfil, curtir uma postagem e marcar amigos. Essa é uma estratégia para incentivar a participação do público, impulsionar o crescimento do perfil e gerar interesse em torno da marca ou produto.

  • Tenha um objetivo definido;
  • Escolha o que será premiado;
  • Estabeleça a quantidade de vencedores;
  • Defina as regras do sorteio;
  • Determine o período;
  • Crie uma publicação oficial;
  • Promova o sorteio na rede social;
  • Escolha um aplicativo para sortear;
  • Divulgue o resultado de forma transparente;
  • Analise os resultados.

Alguns aplicativos gratuitos brasileiros para fazer sorteios no Instagram são: Sorteiogram, Sortei.me e SorteioGram.

De acordo com o Governo Federal, as regras para fazer sorteio no Instagram são:

  • Solicitar o pedido de autorização do sorteio por meio do site do SCPC;
  • Fazer o pagamento da taxa de fiscalização;
  • Prestar contas ao órgão até trinta dias após o término do sorteio.

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