Como começar no marketing digital?

Por: Luiz Piovesana

Na imagem, duas pessoas estão mexendo em seus respectivos computadores

À medida que mais e mais empresas recorrem à internet para aumentar as vendas, a necessidade de especialistas em marketing digital cresce consideravelmente. Por isso, se você está pensando em começar no marketing digital, é muito provável que essa seja uma boa decisão a ser tomada — e o seu eu do futuro ficará orgulhoso.

Essa é uma área que se desenvolve em ritmo acelerado, sendo muito benéfica para profissionais em busca de desafios e também para empreendedores que querem fazer o seu negócio crescer.

Então, se você está pensando em se aventurar no ramo e entrar no mundo do marketing, agora é a hora de fazê-lo. E, para sua sorte, não é necessário ter um diploma de marketing para começar. Vamos aprender tudo sobre o assunto? Venha com a gente! 😉

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Por que trabalhar com marketing digital?

Graças a empresas como o Google, a internet é frequentemente o primeiro ponto de pesquisa para a maioria dos consumidores. Nesse contexto, o marketing digital está em sua época de ouro, afinal, a publicidade online nunca teve tanto espaço assim.

💡 Saiba mais: Quais são as vantagens do marketing digital?

Com a internet disponível na maior parte do mundo, o céu é realmente o limite quando se trata de sua capacidade de alcançar novos públicos.

Existem mais de 1 bilhão de usuários ativos apenas no Facebook — isso é uma grande oportunidade para expandir seus negócios. Sendo assim, com uma abordagem estratégica para o marketing digital, o potencial de explorar as massas e aumentar o reconhecimento da sua marca é simples e econômico.

Além disso, o marketing digital permite que você alcance um público-alvo mais segmentado.

💡 Saiba mais: Por que investir em marketing digital?

Quais são os conceitos básicos do marketing digital?

Agora que você já sabe o que é marketing digital, vamos entender os conceitos básicos dessa área de maneira simplificada. Confira:

Persona

Persona se refere ao cliente ideal para o seu negócio. Basicamente, ela é definida de acordo com informações demográficas, funções de trabalho, hábitos de compra, localização e mais.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

Lead

Em termos simples, um lead é um indivíduo com interesse no que você está vendendo.

Para algumas empresas, um lead é um contato já determinado como um cliente em potencial, enquanto outras empresas consideram um lead como qualquer contato de vendas. Mas o que permanece o mesmo em todas as definições é que um lead potencialmente se tornará um futuro cliente.

Landing page

Landing page é uma página independente, criada especificamente para uma campanha de marketing ou publicidade.

Resumidamente, ela representa o próximo passo para que um visitante se torne um cliente. Quando você tem uma landing page, por exemplo, você pode fazer uma negociação, algum tipo de oferta especial, informação ou acordo, em troca dos dados do cliente, como telefone, e-mail e outros.

💡 Saiba mais: 10 dicas de como criar uma landing page de alta conversão

Funil de Vendas

Um funil de vendas é o termo de marketing para a jornada que os clientes em potencial percorrem durante o caminho até a realização de uma compra. Sendo assim, existem várias etapas para um funil de vendas, geralmente conhecidas como topo, meio e fundo do funil.

Ilustração de pirâmide invertida, representando as etapas do funil de vendas

CRM

CRM, Customer Relationship Management ou “gerenciamento do relacionamento com o cliente” em português, é a combinação de práticas, estratégias e tecnologias que as empresas usam para gerenciar e analisar as interações e os dados do cliente ao longo do ciclo de vida do consumidor.

O objetivo é melhorar as relações de atendimento ao cliente, auxiliar na retenção e impulsionar o crescimento das vendas.

💡 Saiba mais: 7 vantagens do CRM para a estratégia digital da sua empresa

SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que, em português, significa “otimização para mecanismos de busca”.

Trata-se de um processo utilizado para otimizar a configuração técnica de um site, a relevância do conteúdo e a popularidade de uma página para que elas se tornem facilmente localizáveis, mais relevantes e populares para as consultas de pesquisa do usuário.

📘 Confira o e-book: SEO para e-commerce: guia completo

CTA

Um call-to-action (CTA) é uma imagem ou texto que leva os visitantes, leads e clientes a agir. É, literalmente, um “chamado” para realizar uma “ação”.

Alguns exemplos de CTA são “clique aqui” ou “saiba mais”.

E-mail marketing

E-mail marketing se refere ao uso do e-mail para promover produtos ou serviços enquanto é desenvolvido um relacionamento com os clientes ou compradores em potencial. De modo geral, o e-mail marketing pode incluir boletins informativos com atualizações sobre a empresa, ou promoções de vendas e ofertas exclusivas para assinantes.

Inbound marketing

Inbound marketing é uma metodologia do marketing que visa a atrair a atenção de prospects e novos clientes por meio da criação de conteúdo estratégico e experiências adaptadas às suas necessidades na jornada de compra.

Resumidamente, o inbound marketing engloba a construção de conexões e resolução de problemas de potenciais consumidores.

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é o processo de publicação consistente de conteúdo relevante que o público deseja consumir para alcançar, engajar e converter novos clientes.

💡 Saiba mais: Conheça 10 exemplos de marketing digital

Como começar a trabalhar com marketing digital?

Tudo entendido sobre os principais conceitos de marketing digital? Agora, vamos entender quais são os passos necessários que você deve seguir para começar a atuar nessa área. Mas, antes de conferir o passo a passo, te convidamos a assistir nosso vídeo completo sobre o assunto:

Vídeo assistido? Veja o passo a passo abaixo:

Determine seus objetivos de negócio

Ter um objetivo principal para medir o sucesso de seus esforços pode ser a dica de marketing digital mais importante e benéfica de todas. Por isso, antes de iniciar um plano de marketing, você precisa determinar seus principais objetivos com a estratégia, além de ter um orçamento predeterminado.

Construa uma presença online

Hoje, todo mundo está nas redes sociais. Por isso, é fundamental que você e/ou seu negócio estejam presentes nas principais mídias que os seus clientes utilizam. Quanto mais você se fizer presente, mais o público verá a sua imagem e pensará no seu negócio na hora de realizar uma compra específica.

Além disso, essa também é uma maneira de criar uma relação mais próxima com possíveis clientes, uma vez que os canais digitais são um meio de contato mais fácil e rápido entre consumidor e empresa.

💡 Saiba mais: Como escolher as redes sociais certas para a sua empresa

Crie conteúdo de qualidade

O marketing digital é baseado na experiência que você leva para o consumidor. Claro, existe um trabalho árduo de divulgação e estratégia, mas é preciso que você proporcione um conhecimento vasto e boas sensações aos clientes — e o marketing de conteúdo tem tudo a ver com isso.

Quanto mais conteúdo de qualidade e focado nas necessidades do consumidor você criar, mais chances você terá de fidelizar o cliente e de garantir que as suas publicações tenham engajamento. Então, nada de postar conteúdo superficial, foque nas dores do cliente e resolva os seus problemas por meio de informação de valor.

💡 Saiba mais: O que é marketing de experiência?

Trabalhe com anúncios digitais

Se você estiver disposto a gastar um pouco de dinheiro, vale a pena investir em postagens patrocinadas para garantir que sua empresa esteja chegando ao público certo.

Essa é uma boa estratégia porque permite que você escolha as palavras-chave certas, segmente sua localidade específica e se concentre nos clientes em potencial que desejam o que você está tentando vender.

Cursos gratuitos de marketing digital

Se você quer começar no marketing digital, é fundamental se especializar na área. Claro, você não precisa fazer todos os cursos que ver pela frente, mas o ideal é que você entenda mais sobre o assunto para ter autoridade no meio. Por isso, separamos alguns cursos gratuitos para te ajudar. Confira:

💡 Saiba mais: Cursos de marketing digital para empreendedores

Pronto para começar a trabalhar com marketing digital?

Esperamos que este artigo tenha respondido as suas principais dúvidas sobre como começar a trabalhar com marketing digital. Como visto ao longo do conteúdo, essa é uma área interessante e em constante desenvolvimento que vale a pena ser explorada.

Antes de ir, que tal experimentar a plataforma de e-commerce da Nuvemshop? Crie sua loja virtual e tenha 30 dias grátis para começar suas vendas e aplicar tudo o que você aprendeu aqui para potencializá-las! 💙

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre como começar no marketing digital

  • Persona;
  • Lead;
  • Landing page;
  • Funil de vendas;
  • CRM;
  • SEO;
  • CTA;
  • E-mail marketing;
  • Inbound marketing;
  • Marketing de conteúdo.

  • Determine seus objetivos de negócio;
  • Construa uma presença digital;
  • Crie conteúdo de qualidade;
  • Trabalhe com anúncios online.

Faça como +90 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Quer começar no marketing digital para vender mais?

Crie sua loja virtual com a Nuvemshop e venda de maneira profissional para milhares de consumidores online.

Testar 30 dias grátis

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies