Como criar um e-mail marketing via MailChimp

Como vimos anteriormente no artigo sobre os pontos-chave para uma campanha de e-mail eficaz, as campanhas de e-mail marketing têm fundamental importância para muitos negócios, tanto para o relacionamento com o cliente quanto para aumentar as vendas da loja.

Neste post, explicaremos como configurar sua primeira campanha de e-mail marketing utilizando a ferramenta MailChimp em apenas cinco passos. O MailChimp, (ferramenta disponível somente em inglês), vale ressaltar, é reconhecido como uma das plataformas mais populares e intuitivas para campanhas de e-mail marketing. Aprenda a utilizar suas principais funcionalidades:

1. Crie sua conta no MailChimp

Para criar sua conta gratuitamente no MailChimp, basta acessar o site, preencher os dados solicitados e clicar em “Create My Account”. Na sequência, a ferramenta enviará um e-mail para o endereço eletrônico cadastrado com uma mensagem para que você ative a sua conta. Ao abrir o e-mail, basta clicar em “Activate Account” para começar a utilizar o serviço. Observe o passo a passo:

Como criar email marketing MailChimp

Como criar email marketing MailChimp

Como criar email marketing MailChimp

Vale lembrar que a conta gratuita permite que você organize uma lista com até 2.000 e-mails inscritos e consiga enviar até 12.000 mensagens por mês. Caso você tenha outras metas para o seu negócio, você poderá optar por um dos planos pagos.

Como passos básicos para configurar a sua conta, você deverá:

  1. Completar outros dados obrigatórios: e-mail, nome, endereço, nome da empresa e o endereço da sua loja;
  2. Escolher o seu fuso horário. É fundamental para que os e-mails saiam no horário desejado, de acordo com o país/cidade/estado que você está. Para configurar o fuso você deve ir até “Account” > “Account settings” > “Account details”.

Como utilizar o MailChimp

2. Crie sua lista de e-mail

Uma vez criada sua conta, você poderá criar diferentes listas de e-mail. Por exemplo, você poderá criar uma lista que inclua todas aquelas pessoas que alguma vez já compraram em sua loja online. Se você utiliza a Nuvem Shop, poderá baixar a lista de e-mails a partir da aba de “Clientes” no seu painel administrador.

Para criar a lista, siga os passos na sua conta do MailChimp:

1. Clique em “Lists”

2. Clique em “Create List”

3. Você deve definir:

  • O nome da lista (List Name);
  • O nome padronizado do remetente (Default From Name), por exemplo, poderia ser o nome da sua empresa;
  • O e-mail padronizado para o qual devem responder aqueles que recebam o e-mail (Default Reply-To Email), por exemplo, poderia ser contato@seudominio.com.br;
  • Por último, adicione um texto explicativo de como a pessoa foi incluída na lista (Remind People How They Got On Your List), por exemplo, “Você recebeu essa mensagem por estar inscrito no blog de Nuvem Shop”.

4. Clique em “Save”.

5. Uma vez criada a lista, para carregar os e-mails de seus inscritos atuais (caso você já tenha uma base de e-mails) você deverá seguir os seguintes passos:

  • Clique em “Lists”;
  • Clique no nome da lista criada anteriormente;
  • Clique em “Add Subscribers” > “Import subscribers”;
  • Selecione “Copy/Paste from Excel” e copie/cole todos os e-mails no campo que aparecer na janela. Se você conta com outros dados do inscrito, como nome, por exemplo, também poderá inclui-los na lista;
  • Clique em “Import List”.

Pronto! Você já tem sua primeira lista de e-mail criada! Agora você poderá agregar (ou eliminar) inscritos a essa lista em qualquer momento ou permitir que eles se inscrevam diretamente nela (ver o seguinte passo).

3. Crie um formulário para que se inscrevam à lista automaticamente

Esse formulário permite que outras pessoas possam se inscrever diretamente a uma lista de e-mail. Sabe quando você entra num site e aparece um pop-up pedindo o seu e-mail? Assim que você digitar os seus dados, eles devem ir diretamente para a lista dessa empresa.

Para criar 0 formulário, vá em “Lists”, clique na lista que você criou e logo em seguida em “Signup forms”. Para montar o seu formulário, escolha a primeira alternativa, chamada “General forms”. Basta clicar em “Select” para abrir.

Como criar um email no MailChimp

Criando seu formulário (Build It)

Aqui você selecionará os campos para criar o seu formulário. É importante que contenha a menor quantidade de campos possível para que as pessoas estejam dispostas a completá-lo. Idealmente, você deveria pedir apenas o e-mail, nome e sobrenome. Você poderá editar o nome de cada campo clicando no que desejar modificar, editando o texto de “Field Label” e logo clicando em “Save Field”.

Como criar um email no MailChimp

Estilizando seu formulário (Design It)

Você poderá selecionar diferentes palhetas de cores para que se alinhem à imagem da sua empresa.

Como criar um email marketing no MailChimp

Traduzindo seu formulário (Translate It)

Você poderá selecionar o idioma “oficial” (Set Default Language) e modificar qualquer texto de acordo com as suas necessidades.

Como criar um email marketing no MailChimp

Compartilhando seu formulário (Share It)

Lembra lá no começo do tópico 3 quando você clicou em “General forms” para criar seu formulário? Pois bem, agora você irá compartilhar esse formulário dentro do seu site. Para isso, volte em “Signup forms” e clique em “Embedded forms”. Aqui, o MailChimp gerará um código HTML para que você insira o formulário dentro do seu site.

Além disso, você poderá dar um título para o formulário, escolher as perguntas de resposta obrigatória e selecionar o tamanho do mesmo. Lembre-se que o Google Tradutor pode te ajudar bastante caso o inglês seja uma barreira.

Como criar um email no MailChimp

Pronto! Desta forma, qualquer pessoa que completar o formulário será incluída automaticamente à sua lista sem que você precise se preocupar em mantê-la atualizada.

4. Crie sua primeira campanha de email

Para dar o pontapé inicial na sua primeira campanha de e-mail marketing, vá até “Campaigns” e clique em “Create Campaign”. Para concluir sua campanha, você terá que passar por cinco passos, os quais detalhamos a seguir:

Recipients

Aqui você selecionará a lista de e-mail para a qual a campanha será enviada. Se necessário, essa lista poderá ser segmentada. A forma de segmentá-la dependerá dos dados que você tiver na lista. Por exemplo, você poderá filtrá-la para que seja enviada apenas a pessoas do sexo feminino (se você tiver o campo “Sexo”) ou somente para aqueles que se registraram nos últimos cinco dias. Você pode trabalhar com inúmeras possibilidades nesse campo.

Setup

Em “Setup” você definirá o nome da campanha (Name your campaign), o assunto do e-mail (Message subject), o nome do remetente (From name) e o endereço eletrônico para que te respondam (Reply to email).

Design

Na sequência, você terá que escolher o design do seu e-mail. Você poderá escolher entre as seguintes alternativas: layout básico (simples para incluir seu conteúdo), layout pré-configurado (estilos pré-armados para seu conteúdo) ou importar o seu próprio layout, seja de um arquivo zip, de uma URL ou através de um código HTML.

Uma vez selecionado o layout (é recomendável começar com um layout básico ou pré-configurado), você poderá adaptar todo o conteúdo do mesmo, incluindo imagens e textos como desejar.

Plain-Text

O “Plain-Text” é como o seu e-mail será visto em apenas texto. É recomendável revisá-lo para que o texto seja visto de forma ordenada.

Confirm

Por fim, você terá a oportunidade de fazer alguns envios de teste para verificar se tudo está funcionando perfeitamente:

Como criar um email no MailChimp

 

Uma vez revisado, você poderá enviar o e-mail tranquilamente (Send) ou agendá-lo (Schedule) para o horário que preferir:

Como criar um email no MailChimp

5. Monitore os resultados

Após uma semana (aproximadamente) do envio do e-mail, recomendamos revisar os resultados da campanha para entender a efetividade da mesma. Para isso, vá até “Campaigns” > “View Report” na campanha que queira revisar.

Lá você poderá analisar estatísticas como:

  • Porcentagem de abertura do e-mail (Opens): poderá melhorar essa métrica provando diferentes remetentes e assuntos de e-mail. Veja como criar um teste A/B no e-mail marketing.
  • Cliques no e-mail (Clicks): geralmente espera-se que um e-mail tenha ao menos uma call-to-action (CTA). Você poderá melhorar a taxa de cliques tornando os links mais claros e otimizando suas CTA’s.
  • Análise de métricas: é importante ficar de olho em outras métricas para melhorar sempre. Dê uma olhada nos países que mais abriram seu e-mail, nas pessoas que clicaram em “unsubscribe”, ou seja, que optaram por sair da sua lista, entre outras.

O importante de monitorar os resultados é aprender para que a próxima campanha seja ainda mais efetiva.

Entendido?

Seguindo os cinco passos citados acima, você conseguirá criar sua primeira campanha no MailChimp sem grandes problemas. Talvez os primeiros e-mails possam ter resultados abaixo do esperado, mas com o tempo certamente você se tornará um mestre em e-mail marketing.

Lembre-se sempre de que uma boa campanha de e-mail ajudará a melhorar o seu relacionamento com os clientes e consequentemente a crescer as vendas do seu negócio.

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Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


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