Ferramenta de automação de marketing: saiba como escolher

Por: Hugo Pascoal
Ferramenta de automação de marketing: saiba como escolher

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O cotidiano das estratégias de marketing pode ser bem minucioso e, por vezes, repetitivo. Mas, acredite, boa parte dessas atividades pode ser automatizada. Isso não significa robotizar o atendimento ou o relacionamento com o cliente. Pelo contrário, possibilita torná-lo mais personalizado e presente, tudo graças às ferramentas de automação de marketing.

O que são as ferramentas de automação de marketing?

Gerar resultados é o objetivo de qualquer estratégia de marketing. Mas são muitos os processos e acompanhamentos que devem ser realizados para garantir que estejam sendo alcançadas as metas. Para auxiliar nisso é que entram em cena as ferramentas de automação de marketing.

A automação de marketing é a utilização da tecnologia, por meio de softwares, para atuar personalizada e escalonadamente, com intuito de automatizar as ações e os processos de marketing. Mas quais são as vantagens de implantar esses métodos?

Quais seus benefícios?

Entre os principais benefícios da automação de marketing estão o aumento da eficácia e da produtividade. Só que eles não param por aí. Por meio dessas ferramentas, é possível, ainda:

  • agir de forma personalizada com os públicos;
  • melhorar o relacionamento;
  • priorizar atividades;
  • organizar as tarefas;
  • reduzir trabalhos manuais;
  • aumentar a geração de leads;
  • acompanhar o processo de nutrição de leads;
  • diminuir o ciclo de vendas;
  • otimizar o fluxo de oportunidades;
  • reduzir os custos;
  • aumentar as vendas.

Como escolher a melhor ferramenta?

Vistas as significativas vantagens oferecidas pela automação de marketing, é importante entender, agora, como escolher a ferramenta que melhor atende às necessidades da sua empresa. Conheça 7 dicas para auxiliá-lo a tomar essa decisão e acertar na definição:

1. Conheça as funcionalidades oferecidas

O mais importante em uma ferramenta de automação de marketing é que ela atenda às especificidades e estratégias do seu negócio. Por isso, o primeiro passo é avaliar as funcionalidades oferecidas pelas plataformas de modo a identificar aquela que mais se encaixa com seus objetivos.

2. Verifique a facilidade

Não adianta a ferramenta apresentar todas as finalidades necessárias, mas ser quase impossível colocá-las em prática por causa da complexidade. A plataforma deve ser usual e de fácil acesso. O idioma é um dos itens a ser avaliado nesta etapa. Atrapalha a velocidade se você precisar de apoio sempre que for utilizar algum recurso, por exemplo. O que nos leva ao próximo item.

3. Avalie como é o suporte

Por mais que a ferramenta seja fácil de manusear ou intuitiva, em algum momento será necessário recorrer ao suporte. Você não vai querer ver sua estratégia de marketing parada por falta dele. Sendo assim, é bom verificar como funciona essa assistência antes de contratar o serviço.

4. Entenda as possibilidades de personalização

Para algumas instituições é fundamental poder customizar e personalizar uma campanha, e confirmar essa possibilidade no sistema vai evitar dores de cabeça após a contratação. Verifique se é possível configurar processos, inserir marcas, segmentar, entre outras opções.

5. Considere as integrações com outras ferramentas

As ferramentas de automação de marketing dificilmente operam sozinhas. É necessária a interligação com o CRM da empresa ou, até mesmo, com outras ferramentas, como redes sociais, e-mails etc. Portanto, verifique essas opções para ter certeza que a ferramenta será funcional depois.

6. Explore os relatórios disponíveis

Acompanhar e mensurar são palavras de ordem no mundo do marketing. Por isso, além de operacionalizar as tarefas, é imprescindível que depois o gestor possa ter acesso aos resultados alcançados e saber onde é melhor fazer ajustes. Para isso, ele precisa ter relatórios que ofereçam a visão das campanhas realizadas.

7. Analise o custo-benefício

Tão importante quanto quaisquer das dicas acima é a análise do valor pago pelo serviço. Entenda os benefícios oferecidos, qual ferramenta trará o melhor resultado para suas estratégias, se a relação de custo-benefício é interessante e se é viável para o negócio. Até mesmo para que possa optar por planos mais acessíveis dentro da mesma ferramenta.

Quais as principais funcionalidades a avaliar?

Embora cada negócio e estratégia tenham suas particularidades, algumas funcionalidades precisam ser avaliadas na hora de considerar as ferramentas disponíveis. Conheça as principais delas e como podem fazer diferença no seu dia a dia:

1. Programação de disparo de e-mails

Dessa forma é possível configurar o envio de campanhas de e-mail marketing de acordo com a base de contatos e segmentações e conforme seu momento de nutrição, além de poder acompanhar os resultados por meio de relatórios.

2. Criação de landing pages

Uma maneira muito utilizada de captura de leads é a criação de landing pages, nas quais os usuários preenchem seus contatos, geralmente para campanhas exclusivas. Esteja atento à utilização dessas páginas pelos usuários em vários dispositivos.

3. Segmentação de listas

Nem todos os seus clientes estão na mesma etapa no funil de vendas e é essencial que a mensagem seja personalizada de acordo com sua fase de nutrição. Por isso, é muito importante segmentar seus contatos de acordo com os interesses de cada um.

4. Criação de formulários

Além da captura de leads, os formulários podem ser importantes aliados no relacionamento com seus clientes para solicitar feedbacks, conhecer melhor suas necessidades e gerar mais oportunidades.

5. Lead Tracking e Lead Scoring

Esses são recursos de rastreamento da oportunidade desde a captura até a conversão e seu processo de qualificação. Assim, você conhece melhor seu cliente e consegue fazer ações mais assertivas e efetivas.

Enfim, o mercado oferece uma quantidade significativa de ferramentas de automação de marketing. Elas são muito importantes para que suas campanhas se tornem cada vez mais acertadas e com melhores resultados. No entanto, para isso, é imprescindível escolher uma plataforma que esteja em sintonia com seus objetivos e que ofereça as funcionalidades necessárias ao bom andamento de suas ações. Esteja atento a isso e você não terá mais dúvidas.

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