Quais são as melhores ferramenta de automação de marketing?

Tablet e caderno com anotações representam a ferramenta de automação de marketing

O cotidiano das estratégias de marketing pode ser bem minucioso e, por vezes, repetitivo. Mas, acredite, boa parte dessas atividades podem ser automatizadas. Isso não significa robotizar o atendimento ao cliente ou o relacionamento com o público. Pelo contrário, possibilita torná-lo mais personalizado e presente, tudo graças às ferramentas de automação.

Quer saber quais são os melhores recursos do mercado, como funcionam e como integrá-los à rotina do seu negócio? Então, separe o bloco de notas e siga com a leitura! 🧐

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O que é ferramenta de automação de marketing?

Ferramentas de automação são softwares criados com o intuito de automatizar as ações e os processos de marketing de uma empresa de forma personalizada e escalonada.

Gerar resultados é o objetivo de qualquer estratégia de marketing. Mas são muitos os processos e acompanhamentos que devem ser realizados para garantir que estejam sendo alcançadas as metas. Para auxiliar nisso é que entram em cena as ferramentas de automação de marketing.

Existem diversos softwares de automação, que servem para objetivos específicos. Por exemplo:

Antes de escolher a melhor ferramenta de automação de marketing para a sua empresa é fundamental atentar-se às funcionalidades. Isso porque, ao escolher a plataforma que melhor se encaixa à sua estratégia, a chance de conseguir atingir os objetivos e aumentar as vendas fica muito maior.

💡 Saiba mais: Automação de marketing: o que é e principais características

Quais são as 9 melhores ferramentas de automação de marketing?

Quando o assunto é otimizar processos, as ferramentas de automação de marketing oferecem diversas soluções para tornar a rotina de trabalho mais prática e efetiva. Portanto, confira na lista abaixo, as principais ferramentas para o seu negócio:

1. HubSpot

Captura de tela mostrando a ferramenta de automação Hubspot

Um dos nomes mais populares entre profissionais do marketing digital, a HubSpot é um serviço que pode potencializar os processos do seu negócio. Dentre suas principais funcionalidades, podemos citar:

  • Gestão de conteúdos (blogs, landing pages, redes sociais etc);
  • Estatísticas como taxas de conversão;
  • Gerenciamento de leads;
  • Divulgação de mensagens e disparos programados em redes sociais.

O HubSpot oferece planos que custam de R$ 45 a R$ 3.200 ao mês. Os preços variam de acordo com a necessidade do seu negócio.

2. MailChimp

Captura de tela mostrando a ferramenta de automação Mailchimp

MailChimp é um dos principais serviços usados em estratégias de e-mail marketing. Com uma plataforma robusta e completa, você tem acesso a facilidades como:

  • Realizar teste A/B para campanhas de e-mail marketing;
  • Criar anúncios pagos;
  • Gerar relatórios de desempenho e métricas para acompanhamento dos resultados;
  • Ter acesso a uma ferramenta de CRM (Gerenciador de Relacionamento com o Cliente);
  • Editar imagens para campanhas de e-mail marketing;
  • Integrar outras plataformas de marketing e gestão;
  • Receber orientações de otimização das campanhas.

A ferramenta oferece uma opção de plano gratuito e versões pagas que custam entre R$ 55 e R$ 1.670 ao mês.

💡 Saiba mais: Como usar o MailChimp?

3. RD Station

Captura de tela mostrando a ferramenta de automação RD Station

A RD Station é uma plataforma referência em marketing digital. Conta com integração direta para lojistas que usem a plataforma da Nuvemshop. Com foco em potencializar estratégias de e-mail marketing, o serviço oferece:

  • Agendamento de publicação nas redes sociais da sua empresa;
  • Criação de landing pages;
  • Gestão de fluxos de nutrição;
  • Agendamento e disparo de e-mails;
  • Análise dos leads.

A RD Station possui soluções gratuitas e pagas, que custam entre R$ 19 e R$ 2.309 ao mês.

👉 Confira: Como instalar o aplicativo RD Station Marketing na sua loja Nuvemshop?

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4. Active Campaign

Captura de tela mostrando a ferramenta de automação Active Campaign

Active Campaign é um serviço que visa a simplificar a experiência do usuário em relação à gestão de marketing do negócio. Com uma interface simples, a ferramenta oferece facilidades como:

  • Segmentação geográfica;
  • Automação de e-mail marketing;
  • Personalização de conteúdos de e-mail;
  • Identificar os leads mais engajados;
  • Integração de aplicativos úteis.

A plataforma oferece um período para teste gratuito e os planos custam entre R$ 40 e R$ 1.108 ao mês.

💡 Saiba mais: Como fazer a integração da ActiveCampaign à sua loja Nuvemshop?

5. AutopilotCaptura de tela mostrando a ferramenta de automação Autopilot

O Autopilot busca entregar uma experiência de automação prática e inteligente. Com um fluxo focado em estratégias de inbound marketing, o serviço integra as seguintes funções:

É possível usar a ferramenta com o plano gratuito ou com as versões pagas que custam U$ 29 à U$ 299 ao mês.

6. Leadlovers

Captura de tela mostrando a ferramenta de automação Leadlovers

O Leadlover é um serviço com foco no relacionamento entre marca e cliente. Com funcionalidades focadas em estratégias para aumentar as vendas, a ferramenta oferece:

O serviço oferece teste gratuito por 30 dias e planos que custam entre R$ 197 e R$ 379 ao mês.

7. AdRoll

Captura de tela mostrando a ferramenta de automação AdRoll

O AdRoll é uma ferramenta focada na gestão de anúncios no Facebook e no Twitter.

Suas principais funcionalidades são:

  • Redirecionamento entre canais;
  • Segmentação de anúncios;
  • Customização da jornada de compra;
  • Relatórios de conversão.

O serviço tem um plano gratuito e duas opções pagas, uma custando U$ 19 ao mês e a outra deve ser cotada com um representante da empresa.

8. SharpSpring

Captura de tela mostrando a ferramenta de automação SharpSpring

A SharSpring é uma ferramenta que busca reunir tudo o que é necessário para a gestão de uma estratégia de marketing. Dentre seus diversos recursos, podemos destacar os seguintes:

  • Sistema de CRM próprio;
  • Estatísticas de campanhas online e offline;
  • Integração com Google Ads;
  • Automação de campanhas de e-mail marketing;
  • Criação de landing pages.

Para contratar, basta entrar em contato com o serviço de atendimento para fazer um orçamento.

💡 Saiba mais: Estratégias de CRM para e-commerce

9. Fleeg

Captura de tela mostrando a ferramenta de automação Fleeg

Fechando a lista, temos o Fleeg, um serviço com foco no engajamento de leads. A ferramenta simplifica os processos de marketing por meio de recursos como:

  • Automação de e-mail marketing;
  • Criação de landing pages;
  • Integração com sites;
  • CRM próprio integrado;
  • Integração com ferramentas de vendas e mensuração.

Os planos custam de R$ 99 a R$ 319 ao mês, além da opção para grandes empresas mediante a análise do time comercial da empresa.

💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing?

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Como escolher a melhor ferramenta de automação?

Vistas as significativas vantagens oferecidas pela automação de marketing, é importante entender, agora, como escolher a ferramenta que melhor atende às necessidades da sua empresa. Conheça 7 dicas para auxiliá-lo a tomar essa decisão e acertar na escolha:

1. Conheça as funcionalidades oferecidas

Como falamos anteriormente, o mais importante em uma ferramenta de automação de marketing é que ela atenda às especificidades e estratégias do seu negócio.

Por isso, o primeiro passo é avaliar as funcionalidades oferecidas pelas plataformas de modo a identificar aquela que mais se encaixa com seus objetivos.

2. Verifique a facilidade

Não adianta a ferramenta apresentar todas as finalidades necessárias, mas ser quase impossível colocá-las em prática por causa da complexidade.

A plataforma deve ser usual e de fácil acesso. O idioma é um dos itens a ser avaliado nesta etapa. Atrapalha a velocidade se você precisar de apoio sempre que for utilizar algum recurso, por exemplo. O que nos leva ao próximo item.

3. Avalie como é o suporte

Por mais que a ferramenta seja fácil de manusear ou intuitiva, em algum momento será necessário recorrer ao suporte.

Você não vai querer ver sua estratégia de marketing parada por falta dele. Sendo assim, é bom verificar como funciona essa assistência antes de contratar o serviço.

4. Entenda as possibilidades de personalização

Para algumas instituições é fundamental poder customizar e personalizar uma campanha, e confirmar essa possibilidade no sistema vai evitar dores de cabeça após a contratação.

Verifique se é possível configurar processos, inserir marcas, segmentar, entre outras opções.

5. Considere as integrações com outras ferramentas

As ferramentas de automação de marketing dificilmente operam sozinhas. É necessária a interligação com o CRM da empresa ou, até mesmo, com outras ferramentas, como redes sociais, e-mails etc.

Portanto, verifique essas opções para ter certeza que a ferramenta será funcional depois.

6. Explore os relatórios disponíveis

Acompanhar e mensurar são palavras de ordem no mundo do marketing. Por isso, além de operacionalizar as tarefas, é imprescindível que depois o gestor possa ter acesso aos resultados alcançados e saber onde é melhor fazer ajustes.

Para isso, ele precisa ter relatórios que ofereçam a visão das campanhas realizadas.

7. Analise o custo-benefício

Tão importante quanto quaisquer das dicas acima é a análise do valor pago pelo serviço. Entenda os benefícios oferecidos, qual ferramenta trará o melhor resultado para suas estratégias, se a relação de custo-benefício é interessante e se é viável para o negócio. Até mesmo para que possa optar por planos mais acessíveis dentro da mesma ferramenta.

Quais as principais funcionalidades a avaliar?

Embora cada negócio e estratégia tenham suas particularidades, algumas funcionalidades precisam ser avaliadas na hora de considerar as ferramentas disponíveis. Conheça as principais delas e como podem fazer diferença no seu dia a dia:

1. Programação de disparo de e-mails

Dessa forma é possível configurar o envio de campanhas de e-mail marketing de acordo com a base de contatos e segmentações e conforme seu momento de nutrição, além de poder acompanhar os resultados por meio de relatórios.

2. Criação de landing pages

Uma maneira muito utilizada de captura de leads é a criação de landing pages, nas quais os usuários preenchem seus contatos, geralmente para campanhas exclusivas. Esteja atento à utilização dessas páginas pelos usuários em vários dispositivos.

3. Segmentação de listas

Nem todos os seus clientes estão na mesma etapa no funil de vendas e é essencial que a mensagem seja personalizada de acordo com sua fase de nutrição. Por isso, é muito importante segmentar seus contatos de acordo com os interesses de cada um.

4. Criação de formulários

Além da captura de leads, os formulários podem ser importantes aliados no relacionamento com seus clientes para solicitar feedbacks, conhecer melhor suas necessidades e gerar mais oportunidades.

💡 Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente?

5. Lead Tracking e Lead Scoring

Esses são recursos de rastreamento da oportunidade desde a captura até a conversão e seu processo de qualificação de leads. Assim, você conhece melhor seu cliente e consegue fazer ações mais assertivas e efetivas.

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Quais são os benefícios das ferramentas de automação?

Entre os principais benefícios das ferramentas de automação estão o aumento da eficácia e da produtividade. Só que eles não param por aí. Por meio dessas ferramentas, é possível, ainda:

  • Agir de forma personalizada com os públicos;
  • Melhorar o relacionamento;
  • Priorizar atividades;
  • Organizar as tarefas;
  • Reduzir trabalhos manuais;
  • Aumentar a geração de leads;
  • Acompanhar o processo de nutrição de leads;
  • Diminuir o ciclo de vendas;
  • Otimizar o fluxo de oportunidades;
  • Reduzir os custos;
  • Aumentar as vendas.

Já sabe quais são as melhores ferramentas de automação de marketing?

O mercado oferece uma quantidade significativa de ferramentas de automação de marketing. Elas são muito importantes para que suas campanhas se tornem cada vez mais assertivas e com melhores resultados.

No entanto, para isso, é imprescindível escolher uma plataforma que esteja em sintonia com seus objetivos e que ofereça as funcionalidades necessárias ao bom andamento de suas ações. Esteja atento a isso e você não terá mais dúvidas.

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