12 estratégias para aumentar as visitas do seu site

Como gerar mais visitas para o seu site.

Preocupar-se com o design da loja e ter um checkout simples são fatores importantes para que qualquer lojista online gere vendas. Contudo, essas medidas serão pouco efetivas se as pessoas simplesmente não conseguirem chegar ao seu site.

Como fazer a loja gerar movimento é um assunto que preocupa o pequeno lojista recém-chegado ao e-commerce (e também os mais experientes). Pensando nisso, lançamos 12 dicas que poderão te ajudar a gerar tráfego para sua loja online ou site, e, consequentemente, aumentar a possibilidade de realizar mais vendas.

Para simplificar, separaremos as estratégias entre pagas e gratuitas. Tenha em mente que utilizar uma das estratégias não exclui diretamente a possibilidade de utilizar as outras, ou seja, as chances de gerar mais visitas para sua loja online aumentam à medida em que você escolher algumas dentre elas (ou todas) e implementá-las atentamente.


Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet

Estratégias Gratuitas

Em geral, as estratégias gratuitas são as mais desejáveis (por um motivo muito particular a todos nós: a economia!), entretanto, podem levar mais tempo para que possamos vislumbrar os primeiros resultados efetivos. É interessante que você pense nelas em longo prazo: trabalhar duro hoje para colher os frutos no futuro.

Otimizar seu site para os motores de busca (SEO)

Esse é o famoso SEO (do inglês, Search Engine Optimization), que nada mais é do que um conjunto de medidas a serem implementadas para que o seu site possa se posicionar melhor nos sites de busca, como Google, Bing e Yahoo, gerando assim um maior tráfego ao seu site.

Uma estratégia de SEO bem implementada aproxima cada vez mais o conteúdo do seu website com a busca feita pelo usuário naquela temática. Assim, se você vende brinquedos artesanais é importante que o tráfego provenha de pessoas que buscam comprar brinquedos artesanais, não de pessoas que buscam dicas de como fazer um brinquedo artesanal, por exemplo.

O primeiro passo vem de uma pesquisa detalhada. Desta maneira, você ganha afinidade com as palavras-chave que se relacionam ao seu negócio e buscará agregar aquelas palavras que:

  • Tenham um grande volume de pesquisas (ou seja, que as pessoas busquem por essas palavras);
  • Tenham baixa concorrência (palavras menos concorridas tendem a qualificá-lo melhor nos buscadores)
  • Sejam embasadas pelo seu conteúdo (palavras-chave relevantes para o seu site).

Atualmente, a ferramenta mais utilizada para realizar a pesquisa de palavras-chave  é o Planejador de Palavras-chave, que é gratuito e está disponível para usuários do Google Adwords.

Lembre-se que cada página do seu site deve possuir um HTML title e uma metatag única para descrever conteúdo dessa página.

Para saber mais sobre SEO, veja o vídeo a seguir ou assista o curso da nossa Universidade:

Crie um blog e publique com frequência

Criar um blog é uma ótima maneira de gerar tráfego. Através dele, você está oferecendo mais um canal para interagir com seus usuários e ainda pode ampliar o número de visitantes (novos e antigos) ao compartilhar os conteúdos nas redes sociais. De quebra, o blog ajudará sua marca a aparecer com mais destaque nos mecanismos de busca.

Quando o blog estiver criado, no entanto, não basta apenas publicar produtos, novidades e ofertas da empresa. O mais importante é criar conteúdo relevante à sua audiência e que interesse ao público da sua marca.

Um erro que pode ser comum é copiar conteúdo de sites de terceiros. Evite ao máximo fazer isso. Um post único maximiza o impacto da marca e aumenta as chances de compartilhamento, além de não correr o risco de ser penalizado pelos motores de busca pelo motivo de ter conteúdo duplicado.

Ao escrever um novo texto, fique atento em posicioná-lo com as melhores palavras-chave possíveis (utilize as práticas de SEO neste caso!).

Também possibilite que os visitantes possam assinar para receber novos posts via Newsletter (e-mail) ou RSS, transformando leitores ocasionais em fiéis seguidores. Para isso você pode utilizar o FeedBurner, ferramenta gratuita do Google que permite que você otimize e divulgue o RSS do seu site ou blog e gere novos inscritos por e-mail.

Para conhecer melhor as ferramentas disponíveis para criar o seu blog, confira o curso de blogging da nossa Universidade.

Realize posts como convidado em um outro blog

Quando você abre um blog e publica com frequência, é natural que comece a conhecer outros blogueiros com quem você compartilha afinidade de conteúdo ou temática. Ao realizar um post como convidado, você pode escrever uma breve biografia e colocar um link para o seu site.

Agregando este link para o seu blog, você terá a possibilidade de ganhar mais visitas e se posicionar melhor nos buscadores.

Aproveite o poder das mídias sociais

Lembre-se de criar uma conta para o Facebook, Twitter, Google + e Pinterest e assim posicionar a sua marca em distintos canais.

Assim como para o blog, é importante que você também crie conteúdo relevante nas redes sociais. Ocasionalmente, seus usuários poderão utilizar esses meios para reclamar de alguma coisa, portanto, é fundamental que você esteja preparado para gestionar também as queixas feitas através das mídias sociais.

Sempre que você divulgar um produto, lembre-se de compartilhar o link para ele na sua loja online. Isso ajudará a gerar tráfego onde é mais importante: na página de compra para o seu produto.

A facilidade para compartilhar os posts do seu site e blog deve sempre ser pensada. Desta forma, os usuários que acharem seus textos interessantes poderão recomendá-los. A maneira mais simples de fazer isso é adicionar ao seu blog ou site botões de compartilhamento das redes sociais, como o Curtir, o Retweet  o +1 e também o Pin it.

No vídeo a seguir, nossa especialista Luane Silvestre explica como utilizar as redes sociais para vender mais:

Crie uma conta no Pinterest

Como mencionado no item anterior, todas as redes sociais podem te ajudar a gerar tráfego para a sua loja online ou site. Entretanto, diversos profissionais da área enfatizam a boa oportunidade de aumentar a visibilidade do seu site nos buscadores utilizando estratégias a partir da rede social Pinterest.

Quando realizar um perfil para a sua marca, procure caprichar ao descrever os distintos painéis e pense sempre em termos e palavras-chave relevantes para o seu negócio.

Sempre que um usuário do Pinterest clicar no botão de Pin it inserido dentro do seu produto, página do site ou blogpost, será criado um link compartilhado (no popular, backlinks) para essa página. Isso é utilizado pelos motores de busca como Google e Bing para determinar a relevância do conteúdo e, de acordo com isso, melhorar ou não o posicionamento da página dentro dos buscadores. Portanto, é muito importante criar conteúdo novo e de qualidade para as redes sociais, caprichando nas fotos que postar em sua loja ou site.

Atualmente, o Bing já utiliza as imagens do Pinterest dentro das páginas de busca por imagens, algo que seguramente será seguido pelo Google. Trata-se de uma ótima oportunidade de aparecer nos primeiros posicionamentos na página de buscas por imagens! A seguir, veja dicas de como usar o Pinterest para vender mais:

Adicione o seu site em diretórios ou páginas de classificados

Os sites de diretórios e classificados costumam ter um bom posicionamento na rede de busca e podem te ajudar a gerar visitas para a sua loja.

Você pode publicar o seu site de forma gratuita em sites como alaMaula, OLX e QueBarato. Nunca se esqueça de fazê-lo!

Inclua a URL do seu site na assinatura do e-mail

Também é possível gerar tráfego a partir dos e-mails que você envia, tanto pessoal como profissional, ao colocar no final do e-mail uma assinatura com a URL da sua loja online ou site. Ter uma assinatura é possível na maior parte dos serviços de e-mail, como Google Apps e Outlook.com.

Estratégias Pagas

Comece a utilizar o Google AdWords

Através do Google AdWords você poderá publicar anúncios no Google posicionando a sua marca sempre que potenciais clientes busquem por produtos ou serviços que você oferece. Como esse anúncio será mostrado unicamente a pessoas que estão interessadas em seus serviços ou produtos, o tráfego gerado será de alta qualidade.

Se você utiliza a Nuvem Shop, poderá ter uma campanha de Google Adwords personalizada para a sua loja online. No vídeo abaixo, veja dicas de como promover seu negócio com a ferramenta do Google:

Publique anúncios no MercadoLivre

O MercadoLivre também fornece a oportunidade de você publicar anúncios patrocinados quando os usuários buscarem por produtos relacionados aos que você oferece. Isso acontece através da ferramenta Mercado Ads. Lembre-se que através da Nuvem Shop você pode exportar diretamente todos os seus produtos diretamente da sua loja para o Mercado Livre.

Crie anúncios no Google Shopping

O Google Shopping funciona como um mercado online que reúne e compara preços de produtos de diversos anunciantes. Ele funciona como o Google AdWords: você só pagará pelo clique e não pelo produto visualizado.

Através da Nuvem Shop, você pode exportar diretamente seus produtos para dentro da sua conta Google Merchant Center, que administra o Google Shopping.

Publique anúncios no Facebook

Você pode utilizar toda a base segmentada do Facebook para gerar tráfego de qualidade para a sua loja. É possível segmentar o anúncio pela geografia (país, estado, cidade), por idade, sexo e interesses. Lembre-se de direcionar o anúncio no Facebook para o seu site, não para a fanpage do mesmo na rede social.

Para saber como funcionam os distintos tipos de anúncios no Facebook, leia o nosso guia completo de marketing para o Facebook.

Realize Campanhas de e-mail marketing

Fazer campanhas de e-mail marketing é uma outra maneira de gerar tráfego de qualidade para a sua loja. Você pode formar a sua própria base de e-mails ou ainda contar com a ajuda de alguma agência de mídias que já possua uma base segmentada de acordo com o seu público-alvo. No vídeo a seguir, aprenda estratégias para criar campanhas de e-mail marketing certeiras:

Caso queira saber mais sobre a produção de conteúdos para a estratégia de e-mail marketing da sua loja, aproveite para ver nosso curso sobre inbound marketing. Com certeza você descobrirá dicas úteis para potencializar o seu negócio.

Como último ponto, recomendamos sempre medir o tráfego que chega à sua loja por cada canal. Para isso, você deve instalar o Google Analytics na sua loja e logo configurar os funis que te permitirão descobrir em qual passo do processo de compra seus clientes desistem de comprar.

Você conhece mais alguma estratégia? Compartilhe conosco!


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Mariana Firmino

Mariana é engenheira de formação e escreve para o blog da Nuvem Shop eventualmente. Gosta muito de cinema, de tocar violão e de ler e viajar. Um dia terá um blog!


    • katuga

      Olá empreendedor(a), hoje vou falar de um site que é um verdadeiro Gerador de Tráfego Viral para sites e blogs, 100% grátis e com ótimo desempenho na aquisição de visitas e tráfego.
      http://bit.ly/2Ajjpn4

    • São realmente super dicas que qualquer dono site ou blog deva seguir, para obter sucesso seguindo estas dicas vai sucesso com seu empreendimento digital.
      Estas dicas quem seguir a risca com certeza vai trazer tráfego orgânico para seus produtos e serviços, são dicas matadoras

      • nuvemshop

        Olá, Osmar! Ficamos felizes em saber que essas dicas foram úteis para você, agradecemos o feedback positivo 🙂

        Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades sobre redes sociais, marketing e vendas online.

        Até mais!

    • Lucia Mara

      Preço baixo magazine Vendarapido: muito boa postagem conteúdo ótimo.

      • nuvemshop

        Olá, Lucia! Que bom que você gostou do nosso conteúdo 🙂

        Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades sobre redes sociais, marketing e vendas online.

        Até mais!

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