O que é e como ativar o Gerenciador de Anúncios do Facebook?

Por: Kawan Lopes

Imagem mostrando a página do Facebook, representando o gerenciador de anúncios do Facebook.

As campanhas de anúncios pagos são uma parte importante da estratégia de mídias digitais. Com elas, é possível ampliar o alcance da audiência e chegar a um público cada vez maior. O Gerenciador de Anúncios do Facebook é a ferramenta que a maior rede social do mundo usa para agregar ferramentas e funcionalidades dos seus ads.

Com ele, é possível explorar diferentes formatos e configurações para tornar as campanhas pagas ainda mais efetivas. Contudo, é preciso entender bem como fazer isso para configurá-las corretamente e evitar perder dinheiro. Afinal, cada campanha terá um custo para o seu negócio.

Neste artigo, entenda o que é e como ativar o Gerenciador de Anúncios do Facebook para usá-lo nas suas campanhas. Boa leitura! 🧐

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O que é o Gerenciador de Anúncios do Facebook?

Gerenciador de Anúncios é a ferramenta do Facebook para criação, gerenciamento e veiculação de campanhas pagas dentro da rede social. Além do Facebook Ads, ela também permite cuidar dos anúncios pelo Instagram Ads, Messenger Ads e Audience Network — que é um tipo específico de posicionamento de anúncios.

Para realizar uma campanha de mídias pagas é indispensável usar o Gerenciador de Anúncios. A ideia é unir em um só local diversas ferramentas e métricas desse tipo de campanha, de forma a facilitar a vida de quem trabalha com várias contas ao mesmo tempo.

Como ativar o Gerenciador de Anúncios do Facebook?

Para ativar o Gerenciador de Anúncios do Facebook é bem fácil. Veja o passo a passo:

1. Tenha uma página no Facebook

Para conseguir usar o Gerenciador é fundamental ter uma página no Facebook. Você não precisa necessariamente usar a rede social, mas a página precisa estar lá.

Quando você tem uma página do Facebook, automaticamente é criada uma conta no Gerenciador de Anúncios.

2. Acesse o site do Gerenciador de Anúncios

Se o login não acontecer automaticamente, acesse o site do Gerenciador de Anúncios e entre com a conta que você possui na página que deseja fazer os anúncios.

3. Verifique as configurações

Veja na barra lateral esquerda, na parte inferior, que há um ícone de uma engrenagem. Lá, você consegue acessar as configurações do negócio. Confira se as informações estão todas corretas.

4. Determine uma forma de pagamento

As formas de pagamento disponíveis variam em cada país, isso depende da moeda usada na sua conta de anúncios. Aqui no Brasil, as opções disponíveis são:

  • Cartões de crédito ou de débito associados a marcas (American Express, Elo, MasterCard, Visa);
  • PayPal em uma das moedas aceitas;
  • Boleto bancário;
  • Mercado Pago.

O pagamento por boleto bancário e Mercado Pago são diferenciais do nosso país. Para conferir como funciona em outras localidades, basta verificar as informações do suporte do Facebook.

Depois disso, você já está preparado para começar a criar seus anúncios.

💡 Saiba mais: O que é EdgeRank e como utilizá-lo a favor do seu negócio?

Como usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook?

O Gerenciador de Anúncios do Facebook tem uma série de funcionalidades a serem exploradas. Para usá-las, é importante que você estude cada uma e entenda seus objetivos. Veja alguns recursos que você pode explorar no Gerenciador:

Crie anúncios originais

É possível selecionar todos os parâmetros para o desenvolvimento de uma campanha. Assim, você desenvolve anúncios personalizados para o seu negócio. O seu objetivo é um fator importante a ser considerado nesse momento, pois ele será um grande diferencial na forma como o anúncio será veiculado.

Escolha seu público

Faça a sua seleção de público-alvo. Enviar a mensagem certa para as pessoas certas é o foco de uma estratégia de comunicação. Isso pode ser feito de diversas formas, uma delas é apostando em um grupo de pessoas que você definiu como aqueles que têm maiores chances de se interessar pelo seu material. Quanto melhor segmentada a sua campanha, maiores as chances de obter bons resultados.

Faça testes A/B para ver o que funciona melhor

Com essa função, você pode comparar dois tipos de campanhas de anúncios para verificar qual delas tem melhor desempenho. Assim, é possível desenvolver uma estratégia mais eficiente para os seus objetivos e negócios.

Alguns pontos importantes na hora de definir um teste A/B de anúncios são:

  • tente diferenciar apenas uma variável para ter resultados mais consistentes;
  • tenha um público ideal para fazer o teste, isto é, ele deve ser selecionado apenas para aquelas campanhas e excluídos de outras;
  • determine um intervalo de tempo, um teste efetivo precisa ter hora para acabar;
  • defina um orçamento específico.

💡 Saiba mais: Facebook Insights: o que é e como usar a ferramenta?

Quais são os tipos de campanhas do Facebook Ads?

Além de muitas formas de configuração para o alcance dos anúncios, o Gerenciador de Anúncios possibilita também explorar diferentes tipos de campanhas. Cada um deles é adequado para uma estratégia ou tipo de negócio.

Confira algumas delas:

1. Vídeo Marketing

O vídeo marketing é uma estratégia de marketing baseada em vídeos. Eles podem ser usados nos anúncios do Facebook Ads para ampliar ainda mais o seu alcance.

É importante entender que não basta apenas aproveitar um vídeo já pronto e usá-lo nos anúncios. Para que eles funcionem de fato, é preciso ter uma estratégia específica, com conteúdos que façam sentido para esse tipo de veiculação.

Algumas características importantes são a linguagem usada, o tempo de duração do vídeo que não deve ser muito longo, o uso de legenda para ampliar a inclusão e a participação de pessoas que navegam nas redes sociais com o celular mutado.

💡 Saiba mais: Marketing no Facebook: guia completo para vender mais

2. Coleção e Carrossel

As coleções e o carrossel são dois formatos que permitem a inserção de várias imagens e/ou vídeos em um mesmo anúncio. Contudo, eles apresentam muitas diferenças. As coleções são o formato ideal para quem trabalha com produtos de varejo, como a maioria das lojas virtuais.

Nele, é possível colocar uma seleção de fotos em sequência e elas serão visualizadas com um item em maior destaque e os outros em um formato menor, na parte inferior. Assim, quem vê o anúncio consegue visualizar várias fotos ao mesmo tempo e, caso tenha interesse, pode passar as fotos para ver todas rolando na tela do celular ou clicando nas setas do computador.

Já no Carrossel é possível fazer mais que apenas dispor várias imagens e vídeos. Eles podem ser acompanhados de título, descrição, link e uma própria chamada para ação. É como se fosse vários anúncios completos em um mesmo anúncio. A rolagem funciona da mesma forma.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Facebook: 14 dicas para vender mais

3. Anúncios de geração de cadastros

Esse é um tipo específico de anúncios para quem trabalha sobretudo com bases de contato e gerenciamento de leads. Neles, é possível veicular um anúncio já com um formulário integrado. Assim, as pessoas podem converter nas suas campanhas sem precisar acessar outra página para isso.

Além disso, esses dados podem ser imediatamente integrados ao seu serviço de CRM.

4. Apresentação multimídia

As apresentações multimídia são um tipo de anúncio parecido com os anúncios de vídeo. Contudo, eles rodam de forma mais leve, diminuindo as chances de travamento, e tem um custo menor.

Para usar essa funcionalidade, você deve ir no caminho de criação de um novo anúncio de vídeo, carregar algumas imagens, organizar a ordem e outras questões de edição e pronto! Tudo é feito direto na plataforma do Gerenciador de Anúncios do Facebook.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Facebook

3 dicas para começar a anunciar no Facebook

Dar o primeiro passo é uma tarefa difícil e, quando falamos de Ads, por estarmos lidando diretamente com dinheiro, parece ainda mais assustador. Contudo, é possível fazer isso de forma segura, gastando quantias menores no início até pegar o jeito.

Veja algumas dicas para começar a anunciar no Facebook utilizando o Gerador de Anúncios:

Aprenda a definir os orçamentos dos anúncios

O orçamento é todo dinheiro que você insere para a veiculação de anúncios. Essa funcionalidade permite controlar bem o valor que está sendo gasto – assim, você não tem surpresas no seu cartão de crédito ou conta bancária.

O orçamento pode ser definido de duas formas:

  • Orçamento da campanha: neste caso, você tem um único orçamento para todas as campanhas que estão rodando naquela conta;
  • Orçamento por conjunto de anúncios: aqui, é possível definir orçamentos individuais para um grupo específico de anúncios. Isso pode ser útil se você tiver metas específicas ou se quer trabalhar diferentes campanhas, investindo mais em uma que na outra.

Além disso, o orçamento também pode ser diário ou total:

  • Orçamento diário: você define o valor médio por dia para ser gasto em um conjunto de anúncios ou campanha inteira.
  • Orçamento total: é definido o valor que será gasto ao todo em um determinado período de tempo.

Com essas funcionalidades você pode investir de forma controlada nos seus anúncios, tendo tempo para mensurar resultados e definir onde continuar e onde parar.

Defina um objetivo claro para as suas campanhas

Saber onde se quer chegar é fundamental para uma caminhada de sucesso. Por isso, até mesmo nas suas campanhas de Facebook Ads é muito importante ter um objetivo bem definido. Com essa ideia em mente, fica mais fácil definir as métricas principais da campanha e analisar os resultados obtidos.

💡 Saiba mais: Qual o melhor horário para postar no Facebook?

Desenvolva uma boa copy para seus anúncios

Quando falamos de copy, estamos falando sobre copywriting, um tipo de estratégia de comunicação muito focada em convencer o consumidor. Se você já assistiu a série MadMen, provavelmente já ouviu eles falando sobre isso, essa é uma estratégia bem antiga da área de publicidade.

O termo e as técnicas que ele agrega foram transferidos para o Inbound Marketing e fazem referência a conteúdos, chamadas e calls to action com um tom mais agressivo, que querem realmente convencer o consumidor. Nos anúncios, esse tipo de chamada é fundamental para captar a atenção das pessoas.

Ao desenvolver copys bem elaboradas, as suas campanhas têm maiores chances de sucesso. Um fator importante para isso é entender como o seu público-alvo se comunica. A partir disso, você consegue desenvolver algo que faça sentido para eles e, portanto, terá maiores chances de atingir o objetivo desejado.

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Resumo

O Gerenciador de Anúncios do Facebook é uma ferramenta importante para a manutenção e veiculação de campanhas no Facebook Ads. Ele oferece muitas funcionalidades, opções de segmentações e ferramentas para o desenvolvimento de campanhas. Além disso, é possível optar por diferentes tipos de formato de material na campanha, aumentando as chances de sucesso.

Veja um resumo do que abordamos no artigo:

O que é o Gerenciador de Anúncios do Facebook?

Ferramenta do Facebook para o gerenciamento, veiculação e mensuração de resultados de anúncios do Facebook Ads, Instagram Ads, Messenger Ads e Audience Network.

Como ativar o Gerenciador de Anúncios do Facebook?

  1. Tenha uma página no Facebook
  2. Acesse o site do Gerenciador de Anúncios
  3. Verifique as configurações
  4. Determine uma forma de pagamento

Como usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook?

  • Crie anúncios originais
  • Escolha seu público
  • Faça testes A/B para ver o que funciona melhor

Quais são os tipos de campanhas do Facebook Ads?

  1. Vídeo Marketing
  2. Coleção e Carrossel
  3. Anúncios de geração de cadastros
  4. Apresentação multimídia

3 dicas para começar a anunciar no Facebook

  • Aprenda a definir os orçamentos dos anúncios
  • Defina um objetivo claro para as suas campanhas
  • Desenvolva uma boa copy para seus anúncios

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