Aprenda como vender no Google Ads

Por: Kawan Lopes

Mulher deitada em sofá com sacolas sacolas de compra em volta

Bons anúncios aliados às landing pages certas geram vendas, isso é fato. No entanto, como fazer para que os anúncios feitos no Google Ads alcancem os resultados esperados? Essa é uma dúvida que assola muitos marinheiros de primeira viagem e sanar esses questionamentos é o intuito deste post.

Quer aprender como vender no Google Ads? Então, separe o papel, a caneta e vamos à leitura! 🧐

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O que é o Google Ads?

Google Ads é a plataforma de anúncios do Google — anteriormente chamada de Google Adwords. Com a ferramenta, é possível divulgar produtos e serviços na internet de forma pagando apenas pela quantidade de cliques de cada anúncio.

É possível criar diferentes tipos de anúncios na plataforma, com objetivos de incentivar os visitantes a comprarem um produto em seu site de vendas, acessarem um conteúdo da sua página, fazerem o cadastro em sua newsletter etc.

💡Saiba mais: Guia completo de vendas: tudo o que você precisa saber para vender mais

Como funciona o Google Ads?

A plataforma oferece diferentes tipos de anúncios para diversas estratégias de marketing. As principais formas de divulgar o seu negócio na plataforma são as seguintes:

Rede de Pesquisa

A Rede de Pesquisa é o principal formato de anúncio do Google. Por não exigir nenhuma imagem ou vídeo, é a opção mais prática e recomendada para quem está começando a fazer campanhas na plataforma.

Como este modelo, quando um usuário fizer uma pesquisa de palavras-chave relacionadas ao seu negócio no Google, como camisetas personalizadas, por exemplo, o anúncio do seu e-commerce pode aparecer na área de destaque do Google, normalmente nas primeiras posições.

Captura de tela mostrando como funciona a Rede de Pesquisa do Google Ads

Rede de Display

A Rede de Display é o formato de anúncio do Google Ads que utiliza recursos visuais, como imagens e vídeos.

Captura de tela mostrando como funciona a Rede de Display do Google Ads

É uma forma bastante utilizada para gerar reconhecimento de marca do seu negócio, consideração de um cliente sobre um produto e também para remarketing — uma estratégia para converter clientes que já demonstraram interesse em seu produto/serviço.

💡 Saiba mais: Remarketing: o que é e como executar essa estratégia?

Google Shopping

Com esta opção, é possível criar campanhas para promover os produtos do seu e-commerce, além de aumentar o tráfego da página de vendas.

Neste tipo de campanha, são exibidos: foto do produto, título, preço, nome da loja e outras informações relevantes. Isso tende a gerar cliques de clientes mais qualificados para o seu site.

Além disso, o anúncio da sua loja online aparece em relevância de acordo com o que as pessoas estão buscando na internet, assim como os anúncios de rede de display.

💡 Saiba mais: O que é Google Shopping e como usá-lo?

YouTube Ads

É possível criar anúncios no Google Ads para exibi-los na plataforma de vídeos. Você pode decidir onde e quando um anúncio em vídeo será exibido e determinar uma audiência, formada por clientes em potencial.

A principal vantagem deste tipo de anúncio é a possibilidade de alcançar seus clientes por temas, palavras-chave ou informações demográficas.

💡 Saiba mais: Como vender no YouTube?

Campanhas locais

Se você tem uma loja física, as campanhas locais no Google Ads são ideais para o seu negócio. Isso porque, quando um cliente pesquisar por lojas nas proximidades, o Google exibe um mapa com informações da sua empresa.

Para criar essa campanha, você precisa cadastrar a sua loja física no Google Meu Negócio. Veja o nosso artigo sobre o tema para fazer um anúncio do seu estabelecimento no Google Ads:

💡 Saiba mais: Como anunciar no Google Ads?

Como é a estrutura de um anúncio no Google

Escrever um anúncio é bem simples. Após entender a estrutura de uma conta no Google Ads, você deverá escolher um título, uma URL visível, duas linhas descritivas e adicionar a URL de destino a ele. Entenda melhor cada um desses elementos a seguir:

  • Título: é o que vai anunciar o seu produto de fato. Deve ter, no máximo, 25 caracteres;
  • URL visível: é a URL que vai aparecer no anúncio. Deve ter até 35 caracteres;
  • Linhas descritivas: use essas linhas para descrever, em caso de uma loja online, o produto que você está vendendo. Cada linha deve ter, no máximo, 35 caracteres;
  • URL de destino: é a URL real que irá levar para o seu site. Possui número ilimitado de caracteres.

Captura de tela mostrando estrutura do anúncio do Google Ads

💡 Saiba mais: 5 principais relatórios do Google Ads para acompanhar seus anúncios

Qual a diferença entre URL visível e URL de destino?

Há quem confunda URL visível e URL de destino — e é confundível mesmo, fique tranquilo. Entenda a diferença entre elas:

  • URL visível: é a URL que vai aparecer no anúncio (no caso do exemplo acima, netshoes.com.br/Sapatos+De+Couro). A URL visível pode ser um link fictício, mas tem, obrigatoriamente, que ter o mesmo domínio do seu site, no caso netshoes.com.br;
  • URL de destino: é a URL para onde o usuário é levado após clicar no anúncio. Essa URL deve existir e estar funcionando perfeitamente.

Como escrever anúncios de texto efetivos?

Vocês já ouviram aquela velha máxima que diz que a propaganda é a alma do negócio? Pois é, isso de fato é verdade, sobretudo quando o assunto é links patrocinados. Um anúncio bem redigido tem mais chances de gerar um clique do que um anúncio mal escrito.

Pensando nisso, confira algumas dicas que podem te ajudar a detonar nos textos:

  • Ressalte os pontos fortes do seu negócio/produto/oferta;
  • Inclua preços, ofertas e descontos no anúncio;
  • Insira sempre uma call-to-action (CTA): comprar, ligar, cadastrar, etc;
  • Inclua a palavra-chave principal no anúncio;
  • Alinhe o anúncio com a página de destino (isso influirá muito no índice de qualidade do anúncio);
  • Faça diversos testes dentro dos grupos de anúncios para ver quais publicidades obtêm os melhores resultados.

💡 Saiba mais23 estratégias para otimizar suas campanhas no Google Ads

Pronto para usar o Google Ads?

Conseguiu entender como vender no Google Ads? Esperamos que sim! Independente do seu tipo de e-commerce, é relevante investir em plataformas de anúncio para garantir o sucesso da sua marca.

Agora que você entende como funcionam os anúncios no Google e a estrutura ideal para as campanhas, é só colocar a mão na massa e vender no Google Ads.

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Aqui você encontra:

Perguntas frequentes

Google Ads é a plataforma de anúncios do Google — anteriormente chamada de Google Adwords. Com a ferramenta, é possível divulgar produtos e serviços na internet de forma pagando apenas pela quantidade de cliques de cada anúncio.

  • Rede de Pesquisa;
  • Rede de Display;
  • Google Shopping;
  • YouTube Ads;
  • Campanhas locais.

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