13/04/2016

SEO na prática: descrição de produtos para e-commerce

Galeria de arte

Quando criamos conteúdo de qualidade, não é difícil atrairmos tráfego para os nossos sites. A mesma lógica vale para um e-commerce, ainda que na maioria das vezes o único texto presente seja justamente o que descreve os produtos. Por essa razão, é muito importante que a descrição daquilo que você oferece na sua loja virtual seja mais do que bem feita e caprichada!

Se os textos forem bem pensados e as fotos que anunciam os produtos bem elaboradas, você oferecerá aos seus visitantes uma ótima experiência de navegação. Isso acabará te deixando no topo do seu nicho em sites de busca como o Google, algo fundamental para o crescimento do seu negócio.

A importância do SEO no universo de compras online

Quando estamos em um shopping, a nossa escolha entre uma loja e outra que englobam um mesmo mercado dependerá do que os nossos sentidos detectarem daqueles ambientes e vitrines. O mesmo não pode acontecer quando estamos falando de um e-commerce, porque não somos capazes de tocar, cheirar e olhar o produto de perto, por exemplo.

Se um mesmo vestido é oferecido em duas lojas online, serão as descrições dele que influenciarão na compra – especialmente se ambas pedirem um mesmo valor e oferecerem vantagens semelhantes, como frete grátis. Sendo assim, é primordial ter um SEO excelente em suas descrições, a fim de torná-las mais objetivas e atrativas. Mas como chegar lá? Planejamento aqui é o grande segredo!

Como fazer SEO ao descrever um produto?

Para começar, é importante ir a um site de busca (preferencialmente o Google) e procurar palavras-chave que se conectem ao seu nicho de venda. O ideal é que elas tenham alta procura, pouca concorrência e preço acessível, sendo sinônimas.

Essas palavras poderão ser aplicadas em suas descrições. Tenha em mente que elas devem sempre servir ao seu cliente da maneira mais positiva possível. Uma descrição bem feita fará com que seu visitante leia toda a página sem se cansar ou se desinteressar, e isso é fundamental para que ele siga em frente e efetue a compra.

A ênfase aqui deve ser dada às palavras-chave e não é bom formar frases gigantescas nesse contexto, pois são desgastantes e fazem seu leitor se perder. Também é importante não repetir incansavelmente as expressões escolhidas, até porque isso tira a fluidez do texto. Quando comentarem na página, responda efusivamente e traga à tona mais informações que reavivem o interesse.

Não caia na cilada de entrar em um site e copiar a sua descrição só porque ambos estão oferecendo o mesmo produto ou produtos semelhantes. Quando você faz isso, “dá um tiro no próprio pé”, porque ao invés de ir para o topo dos resultado em sites de busca acaba caindo cada vez mais.

Além disso, é só ter em mente a máxima do marketing de vendas, seja ele online ou offline: transformar o seu produto em um desejo, uma necessidade. Se estamos falando de acessórios, que tal tirar fotos que mostrem seus possíveis usos? Se é um jogo, que tal fotografar amigos se divertindo com ele? Pense no que gostaria de ler sobre aquele produto se fosse você a comprá-lo e tenha isso como norte, porque seguindo essas dicas invariavelmente o sucesso do seu e-commerce virá – cedo ou tarde!

Data da última atualização: 30/08/2018


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Rafael Gama

Empreendedor digital, proprietário do Grupo RCG (empresa de consultoria de e-commerce e criação de sites) e fundador do blog Ecommerce Academy , blog com conteúdo educacional sobre o comércio eletrônico.

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