Como anunciar no Facebook: conheça as opções disponíveis na ferramenta

Por: Fernanda Belo

como anunciar no facebook

Passo a passo de como anunciar no Facebook:

  1. Crie uma conta no Facebook Ads
  2. Comece a criar um anúncio por meio do Gerenciador de Anúncios
  3. Defina o objetivo do seu anúncio
  4. Escolha o seu público-alvo
  5. Defina o orçamento total da campanha
  6. Escolha onde veicular o anúncio
  7. Coloque o seu anúncio no ar
  8. Monitore os resultados
  9. Faça otimizações pontuais no anúncio

Quer acompanhar mais dicas de como anunciar no Facebook? Então, siga a leitura deste conteúdo!


Uma coisa é fato: anunciar nas redes sociais é uma maneira assertiva para lojistas conseguirem resultados mais positivos em vendas . Nesse sentido, saber como anunciar no Facebook é fundamental para impulsionar o crescimento de negócios de pequeno, médio e grande porte, além de aumentar o seu reconhecimento de marca .

Em 2021, a rede social está quase chegando à marca de 3 bilhões de usuários ativos , permanecendo no topo no que diz respeito aos canais digitais mais utilizados pelos usuários online — e há quem diga que o Facebook está morto, hein? 🤨

Por essa razão, ficar de olho no potencial da plataforma e conhecer as suas principais funcionalidades podem auxiliar a sua empresa a atingir as pessoas certas , aumentando, assim, a receita do seu negócio

Portanto, ao longo deste artigo, vamos te ajudar a entender como configurar o Facebook Ads e criar campanhas na ferramenta. Além disso, também vamos apresentar todos os tipos de anúncios disponíveis na rede social para que você possa decidir qual é o melhor de acordo com a sua necessidade.

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Como anunciar no Facebook?

Se você já tem uma página comercial no Facebook , o passo a passo de como anunciar na plataforma se torna mais fácil. Nesse caso, você pode ir direto ao Gerenciador de Anúncios e começar a configurar sua primeira campanha na plataforma.

Por outro lado, se você ainda não configurou sua conta, o processo é um pouco mais longo, ainda que fácil. Então, vamos lá? 🚀

1. Crie sua conta no Gerenciador de Negócios

A primeira etapa do passo a passo de como anunciar no Facebook é configurar o seu Gerenciador de Negócios . É um processo simples e prático.

Como anunciar no Facebook

Para isso, você deve acessar a página da ferramenta , clicar em “Criar conta ” e configurar os pontos-chave segundo o objetivo do seu negócio.

2. Configure a conta de publicidade

O próximo passo é configurar uma conta de publicidade. Para fazer isso, você clica em “Criar uma nova conta de anúncios ” e seguir as instruções indicadas no painel.

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Agora que você já configurou o seu Gerenciador de Negócios , chegou o momento de colocar a mão na massa e começar a criar o seu primeiro anúncio — e é isso que vamos te explicar nos próximos passos.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Facebook?

Quais são os tipos de anúncios no Facebook?

Para tornar o trabalho de anunciar no Facebook mais prático e objetivo, existem 11 modelos para você escolher e criar a campanha mais adequada para o objetivo do seu negócio.

Se você está criando um anúncio cuja intenção é aumentar o tráfego do seu site ou e-commerce , por exemplo, existe uma opção de publicidade para isso.

E caso você queira fazer com que o seu número de clientes em potencial cresça, a plataforma também oferece uma alternativa. Você pode utilizar a opção de geração de leads .

Ou seja, anunciar no Facebook se tornará muito mais prático e assertivo se você definir o objetivo que esteja relacionado ao que o seu negócio realmente precisa.

Pensando nisso, vamos apresentar abaixo todos os tipos de anúncios disponíveis no Facebook Ads para que você escolha com mais assertividade na hora de criar sua campanha de sucesso! 📈

 

1. Gerar reconhecimento de marca

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Esse é um dos tipos de anúncio mais comuns disponíveis na ferramenta do Facebook Ads. Nesse caso, você consegue mostrar o seu anúncio para um grande número de pessoas, fazendo, assim, com que sua marca/seu negócio se torne mais reconhecido.

Assim, após escolher o objetivo da campanha, você consegue definir uma série de pontos importantes para conseguir atingir o público ideal. São eles:

  • Localização;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Idiomas;
  • Direcionamento detalhado (quando você quer especificar algumas coisas).

Como definir o meu público-alvo?

Escolher o público-alvo é uma parte fundamental para um bom desempenho do seu anúncio. Então, você precisa saber defini-lo, independente do tipo de campanha que você escolher.

Para fazer isso, vá até a seção “Conjunto de anúncios” .

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Nela você consegue definir o seu público-alvo a partir dos seguintes itens:

Locais: aqui, você poderá segmentar seu público por país e cidade. Se você quer atingir apenas pessoas do Rio de Janeiro, por exemplo, basta selecionar “Brasil” e, na sequência, digitar o nome da cidade;

Idade: defina a idade do seu público-alvo. Se você tiver ciência de que sua audiência é formada apenas por pessoas maiores de 18 anos, por exemplo, vale a pena restringir seu anúncio para que ele não apareça para menores de idade;

Gênero: esse campo permitirá que você direcione o anúncio apenas para homens, somente para mulheres ou para ambos;

Idiomas: nesta opção, você poderá filtrar se o seu anúncio vai ser exibido para pessoas que falam apenas português, inglês ou qualquer outra língua. Vale lembrar, contudo, que muitos brasileiros utilizam o Facebook em outros idiomas e por isso não é aconselhado restringir o idioma da sua campanha;

Interesses: o Facebook permite segmentar seu público de acordo com seus interesses, páginas curtidas etc. Por exemplo: se você tem uma loja de artigos esportivos, poderá filtrar o público por pessoas que gostam de esportes, times de futebol ou qualquer outra modalidade específica;

Comportamentos: esse item permite que você segmente o público com base em coisas bem específicas, como o tipo de celular utilizado para acessar a plataforma, pessoas que viajam a trabalho etc. É possível alcançar qualquer tipo de pessoa com base em seu comportamento recente na rede social.

Após definir o público-alvo, falta bem pouco para você colocar sua campanha no ar e começar a anunciar pelo Facebook .

Ajustes da campanha

Ainda nessa seção, você precisará definir o nome da campanha, o nome do conjunto de anúncios e escolher o seu orçamento.

Mas, antes disso, vamos entender as diferenças entre os termos citados acima:

Campanha: se refere a administração do post patrocinado que você está criando. Então, nesse caso, a campanha pode ter vários direcionamentos e objetivos;

Conjunto de anúncios: se trata de um grupo de anúncios que compartilham os mesmos objetivos e metas;

Anúncio: aqui é onde você define toda a parte visual da sua campanha. Por exemplo, a imagem que você irá utilizar, as frases de CTA , o texto da campanha, entre outros;

Orçamento: isso se refere ao valor destinado para a campanha que você está criando.

Entendido? Agora é só começar a ajustar a sua campanha e definir os tipos de orçamentos existentes. Confira alguns exemplos:

Por dia: você poderá escolher um valor máximo para pagar diariamente e definir por quanto tempo esse anúncio ficará no ar. Exemplo: se você escolher pagar R$ 10 por dia, o Facebook irá exibir seu anúncio até que essa quantia seja atingida. Quando isso acontece, o anúncio é pausado e volta a ser exibido apenas no dia seguinte;

Orçamento vitalício: nesta outra modalidade, você escolherá um valor fixo para um determinado período de tempo. O Facebook pegará essa quantia predefinida por você e dividirá o investimento pelo número de dias do anúncio. Exemplo: imagine que você definiu R$100 para pagar todo o anúncio. Nesse caso, sua campanha ficará no ar até você atingir esse valor.

Lances por anúncio

A seguir, é preciso definir o tipo de lance que você utilizará ao anunciar no Facebook . Veja as alternativas oferecidas pela ferramenta:

Lance por envolvimento: o Facebook otimiza automaticamente sua campanha para gerar mais envolvimento com o post anunciado;

Lance por alcance único diário: o anúncio será exibido uma única vez para cada usuário;

Lance por impressão: você será cobrado a cada mil vezes que o seu anúncio aparecer na linha do tempo de alguém. Aqui, o Facebook também sugere de quanto deve ser o seu lance. Vale lembrar que você pode seguir a dica da ferramenta ou simplesmente ignorá-la e oferecer quanto quiser. No entanto, é recomendado ficar dentro da quantidade aconselhada.

Na seção “Anúncio ”, você vai escolher onde quer que o seu anúncio apareça . Há quatro alternativas:

  • No Feed de Notícias do desktop;
  • No Feed de Notícias do celular;
  • Na coluna da direita ou no Instagram, caso sua conta esteja conectada a essa rede social.

Última dica: antes de enviar seu pedido, é prudente revisá-lo e ver se está tudo certinho, ok?

Pronto, agora é só esperar sua campanha ser aprovada! 🥳

2. Promover a sua página

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Com o nome de “Engajamento ”, esse tipo de campanha estimulará o crescimento do seu perfil . Dependendo do investimento que você tiver disponível, o seu perfil comercial poderá se expandir rapidamente .

No entanto, há algo a se considerar na hora de investir no crescimento da sua página. Hoje, o Facebook tem limitado consideravelmente o alcance orgânico das páginas, visando a um maior investimento em postagens patrocinadas.

Então, se você está começando agora no Facebook Ads , talvez valha a pena construir uma pequena base apenas para gerar mais credibilidade em torno do seu negócio. Afinal, uma página comercial com 10 mil seguidores parece mais confiável do que uma com 300, certo?

Escolhendo esse objetivo , na seção “Conjunto de anúncios ”, você também vai poder montar o público-alvo, definir o orçamento e o tipo de lance que será utilizado no anúncio. Esse processo é exatamente igual ao mostrado no item 1, com apenas alguns campos diferentes.

O mais legal dessa modalidade, porém, está na seção “Anúncio ”. Você pode criar o mesmo anúncio com até seis imagens diferentes e também escolher o texto e o título que o acompanharão.

3. Incentivar cliques em uma página

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Nesta modalidade, você fará anúncios direcionando o usuário do Facebook para a URL desejada . Por exemplo, caso você queira enviar o usuário para o seu site, você pode colocar o link personalizado e enviar o consumidor para o site que você escolher.

Por exemplo, imagine que a Nuvemshop faz um anúncio e quer enviar os usuários para a página de planos e preços . Neste caso, é essa página que iremos escolher e deixaremos, para ajudar na taxa de clique, uma mensagem personalizada. Entendido? 😉

A estrutura de montagem do público , orçamento e tipo de lance é igual aos itens anteriores, e, assim como o tipo de objetivo 2, este permite que você escolha várias fotos diferentes, um título e um texto. Legal, né? 😊

O diferencial, neste caso, é que você também poderá escolher uma call-to-action (ou “chamada para ação”, como “comprar agora” ou “saiba mais”) para linkar o site, além de um texto descritivo sobre a página que está sendo divulgada — o que pode aumentar consideravelmente os cliques na campanha .

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Assim, você consegue levar mais informações para o seu público-alvo, aumentando as chances de que as pessoas se interessem pelo anúncio que você está veiculando.

4. Aumentar conversões no seu site

Essa modalidade necessita de um conhecimento um pouquinho mais avançado e é bem útil para negócios online .

Com a opção de “Conversões ”, você poderá saber exatamente como foi o retorno de determinada campanha dentro do seu site, se ela gerou vendas, de quanto foram essas vendas, se novos cadastros foram criados, quantas vezes o produto foi adicionado ao carrinho etc.

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Para isso, você precisará implementar um Pixel do Facebook na sua loja . Esse código ajudará a rede social a monitorar se determinada campanha está performando de acordo com seus objetivos ou se ela está performando mal.

O processo para instalar o Pixel é simples e demandará que você faça duas coisas simultaneamente. Primeiro, selecione o tipo de anúncio no Facebook e insira a URL que deseja promover (a página de um produto, por exemplo). Ao fazer isso, a ferramenta gerará um código HTML que deverá ser inserido na sua loja.

Por exemplo, se você utiliza a plataforma da Nuvemshop , basta acessar seu Administrador Nuvem, clicar em “Configurações Avançadas ” e inserir o pixel na tab “Código de Conversão ”.

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👉 Confira: Como criar e instalar o pixel do Facebook?

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Após fazer isso, o Facebook irá te direcionar para a mesma página que você viu nos itens anteriores, bastando que você segmente seu público , monte um orçamento e escolha o tipo de lance.

5. Promover o download do seu aplicativo

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Você tem um aplicativo e quer divulgá-lo para o seu público-alvo? Saber como o anunciar no Facebook pode ser vantajoso para você!

Para utilizá-lo e usufruir dos benefícios da opção de anúncio “Instalações do aplicativo” , basta selecionar a URL para download do seu aplicativo e colar na página de anúncios da plataforma . O restante do processo é idêntico aos itens anteriores.

6. Aumentar o alcance da sua marca

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Com os tipos de anúncio de “Alcance” , você consegue alcançar o maior número possível de usuários , estejam eles perto ou longe da sua localização. Esse tipo de anúncio é parecido com o de “Reconhecimento de marca” , uma vez que ambos têm o objetivo de veicular a campanha para um grande número de pessoas.

7. Divulgar o catálogo de produtos do seu negócio

Se você quer divulgar o catálogo online do seu negócio e, de quebra, já conseguir realizar vendas por ali mesmo, o anúncio “Vendas do catálogo” pode ser uma boa opção.

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Com essa alternativa, você consegue direcionar as pessoas para os produtos do seu estabelecimento e elas podem fazer as compras de maneira mais fácil e prática .

8. Gerar visualizações em vídeos

Esse tipo de objetivo e anúncio é recomendado caso você tenha um vídeo publicitário ou mesmo institucional , porque ele consegue gerar mais impressões no vídeo. Basicamente, ele atua de maneira parecida com o modelo de anúncio de “Reconhecimento de marca” , visto que busca mostrar o vídeo para o maior número de pessoas.

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Fazendo os mesmos ajustes de público-alvo, orçamento, duração e criativo que citamos nos pontos anteriores, é possível patrocinar algo que reforce a identidade da sua marca e facilite a identificação por parte das pessoas.

💡 Saiba mais: Por que utilizar vídeo marketing na sua estratégia de marketing digital?

9. Tenha novos cadastros para o seu negócio

Essa modalidade tem como objetivo a geração de leads para o seu negócio (ou seja, possíveis clientes da sua loja virtual).

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Assim, você tem a possibilidade de exibir o tipo de anúncio “Geração de cadastros ” especialmente para contatos e pessoas que já conhecem seu empreendimento e que, teoricamente, são mais propensas a comprar .

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Outro diferencial é a criação de um formulário de lead , com os campos necessários para que os interessados sejam registrados e você possa, posteriormente, desenvolver ações especiais para eles (como pacotes promocionais ou e-mail marketing ).

10. Receber mensagens de clientes

Essa é uma boa alternativa para contas comerciais que querem aumentar o contato com o público da página . Por exemplo, imagine que você é um nutricionista e quer que mais pacientes comecem a se consultar com você.

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Uma boa estratégia pode ser convidar as pessoas a entrarem em contato pelo messenger, o chat de conversas do Facebook , para marcar a consulta.

11. Gerar tráfego para o seu estabelecimento

Por fim, se a sua intenção é gerar tráfego para a sua loja física , talvez essa seja a opção adequada para você.

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Com a opção “Tráfego para o estabelecimento ”, você pode compartilhar o endereço e convidar as pessoas a irem no seu ambiente físico, o que pode fazer com que as vendas aumentem e o seu negócio se torne mais conhecido na região , por exemplo.

Gerenciando anúncios no Facebook

Gerenciar corretamente campanhas no Facebook pode fazer com que o seu anúncio tenha mais sucesso entre o público-alvo.

Depois de criar suas campanhas, você poderá gerenciá-las para acompanhar os resultados mais de perto.

Dentro da aba “Gerenciar anúncios ” você terá controle sobre todas as suas campanhas e saberá dados como métricas alcançadas de acordo com o tipo de objetivo escolhido.

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Além disso, caso a campanha já tenha te dado um retorno necessário e você não veja mais necessidade de dar continuidade a ela, é possível desativá-la a qualquer momento.

Para obter ainda mais detalhes , clique dentro da campanha e acompanhe o quanto seu anúncio evoluiu dia a dia .

Por fim, na barra da esquerda do seu Gerenciador de Anúncios você terá acesso a relatórios personalizados sobre suas campanhas , além da possibilidade de alterar meios de pagamento, acompanhar os pixels instalados e outros dados importantes, como impressões, cliques e interações com o anúncio.

Por que é importante aprender a anunciar no Facebook?

O Facebook é uma das redes sociais utilizadas pelos usuários . Tendo um público fiel na plataforma, que a utiliza todos os dias, os profissionais por trás da rede perceberam que existia um potencial de crescimento para empresas que investissem em anúncios pagos.

Nesse contexto, aprender como anunciar no Facebook não só possibilitará que você consiga atingir um público maior para os seus produtos e serviços , como também fará com que a plataforma olhe com bons olhos para o seu negócio.

Mas, como assim? 🧐

Hoje, o Facebook acredita que páginas que investem em anúncios pagos merecem mais benefícios . Ou seja, à medida que você vai anunciando, mais pessoas vão conhecendo o seu produto e você também pode ganhar créditos na plataforma , fazendo com que o crescimento da sua empresa seja ainda maior.

Além disso, existem outros benefícios importantes que podem ser decisivos para você aprender como anunciar no Facebook . São eles:

  • Você consegue direcionar os anúncios exatamente para o seu público ideal;
  • Existem tipos de anúncios adequados para a sua necessidade;
  • Você define o seu próprio orçamento;
  • Os anúncios no Facebook podem dar resultados rápidos e eficientes;
  • Você tem acesso a dados e relatórios fundamentais sobre o seu anúncio;
  • Os anúncios são fáceis de serem configurados;
  • O Facebook permite que você encontre facilmente leads qualificados.

Resumo

Curtiu o conteúdo? Então, coloque a mão na massa! 🍝

Se você vende pela internet , focar seus esforços em aprender como anunciar no Facebook pode ser uma ótima alternativa para aumentar o seu público e aumentar as vendas !

Então, antes de terminar, confira um resumo rápido sobre os pontos principais abordados neste artigo. Assim, você ganha tempo ao passo que relembra tudo que foi dito e pode partir para a ação ! 🎬

E, se você quer conhecer outras estratégias para inserir no seu planejamento de Marketing Digital, nossa dica é que você baixe o nosso e-book :

Como anunciar no Facebook?

Para anunciar no Facebook , você precisa criar uma conta de negócios para a sua página e configurar o Gerenciador de Negócios dentro do seu perfil.

Após isso, você define o seu objetivo, escolhe orçamento e duração da campanha, define seu anúncio e faz otimizações pontuais para alcançar mais e mais pessoas !

Quais são os tipos de anúncios da plataforma?

  1. Gerar reconhecimento de marca
  2. Promover a página
  3. Incentivar cliques em um site
  4. Aumentar conversões no site
  5. Promover o download do seu aplicativo
  6. Aumentar o alcance da sua marca
  7. Divulgar o catálogo do seu negócio
  8. Gerar visualizações em vídeos
  9. Ter novos cadastros para o seu negócio
  10. Receber mensagens de clientes
  11. Gerar tráfego para o seu estabelecimento

Como gerenciar anúncios no Facebook?

Para gerenciar suas campanhas e fazer otimizações pontuais, você pode abrir o seu Gerenciador de Anúncios e visualizar todos os que estão ativos. Assim, você consegue mudar o orçamento, verificar quantas pessoas foram alcançadas e, caso seja necessário, pode pausar a campanha.

Quais são as vantagens de anunciar na plataforma?

É importante aprender como anunciar no Facebook para que o seu negócio seja encontrado por mais pessoas e você conquiste os benefícios oferecidos pela plataforma, como créditos, mais engajamento nas postagens e maior reconhecimento de marca para o seu negócio.

Definitivamente, começar a anunciar no Facebook pode trazer muitos benefícios para o seu negócio e transformar a maneira como ele é visto pelos usuários! 🚀

Então, se o texto de hoje te deu a motivação necessária para você começar a investir em anúncios patrocinados, que tal você adicionar um plus na sua estratégia e conquistar o seu lugar no mercado digital com uma loja virtual?

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