4 formas de atrair clientes para a sua loja virtual

Por: Ecommerce na Prática
4 formas de atrair clientes para a sua loja virtual

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Uma das principais preocupações de todo empreendedor deve ser criar e aplicar estratégias para atrair clientes para a sua loja virtual. Afinal, não tem como realizar vendas se não tiver público qualificado. Aqui, iremos mostrar as 4 formas mais eficientes para atrair clientes no dia a dia.

Costumamos dizer no Ecommerce na Prática que uma loja virtual sem visitas é o mesmo que investir seu dinheiro e abrir um ponto físico no fundo daquela galeria abandonada na sua cidade, naquele espaço onde ninguém vê e nem visita. Como as pessoas não sabem que ela está ali, sua loja não vende e, aos poucos, o seu negócio perde o oxigênio.

Esse é um perigo real.

Por isso, atrair clientes para sua loja virtual é essencial para a consolidação do e-commerce. Este é um trabalho que deve ser feito de forma inteligente e constante, de modo a atrair mais e mais pessoas diariamente.

Como atrair clientes

1. Marketing de conteúdo nas redes sociais

As redes sociais são, hoje, um ponto essencial para quem quer vender online. É lá onde milhares de pessoas passam horas do dia interagindo com conteúdos e marcando amigos nas publicações. Assim, também é um espaço para encontrar e atrair novos clientes para a sua empresa.

Se o seu negócio ainda não tem uma conta de rede social, uma boa dica é criar imediatamente. Para saber qual faz mais sentido para a sua empresa, basta entender o perfil da sua persona.

Entenda, no entanto, que apenas criar uma conta não é o suficiente para atrair clientes. A ação deve ser seguida de uma estratégia inteligente de atração, visando ao seu objetivo.

Em geral, as redes sociais funcionam muito bem quando aliadas ao marketing de conteúdo. Essa é uma estratégia que considera a seguinte premissa: entregar primeiro, pedir depois. Assim, a ideia é que você mostre para a sua audiência sua autoridade no assunto, publicando dicas, curiosidades, casos de sucesso e outros tipos de materiais que ajudem a sua persona a chegar mais próximo da transformação que ela deseja (e que seu produto gera).

Uma vez que o público começa a te ter como referência, ele começa a te indicar e fica mais propício a comprar quando você oferece um produto. Assim, além de atrair clientes, você também prepara a audiência para comprar de você.

2. Trabalho com influenciadores

Influenciadores digitais já foram vistos com desconfiança pelos lojistas, mas, aos poucos, provaram seu valor. Hoje, eles são peças essenciais para formar opinião do público sobre a sua marca e atrair clientes. Como a palavra dessas pessoas é altamente valorizada, basta eles apontarem para o seu produto como positivo que isso gera uma alta nas buscas pela sua marca e nas vendas.

Mas trabalhar com influenciadores é mais do que apenas contratar uma pessoa popular na internet e pedir para ela falar do seu produto. Esse comportamento, na realidade, pode causar o efeito contrário ao que deseja.

Por isso, antes de fechar uma parceria, faça uma busca dos influenciadores que têm relação com seu segmento e nicho. Depois, verifique se o público desses influenciadores digitais é o público que deseja atingir e se eles, de fato, confiam na palavra desta pessoa.

Quando tiver certeza sobre os influenciadores com os quais quer trabalhar, entre em contato, apresente a sua marca, seu posicionamento e seu produto. Pense, em conjunto com esta pessoa sobre como podem apresentar o produto da melhor forma possível para o público.

Quanto mais natural e verdadeira for a indicação, melhor para atrair clientes.

3. Remarketing

Você sabia que a cada 100 pessoas que entram na página do seu produto, apenas três compram? Esta é uma média das lojas no Brasil que deixa clara a importância do remarketing.

O remarketing é uma das boas e velhas estratégias que funcionam de verdade. A ideia é impactar novamente alguém que, por alguma razão, chegou ao seu site ou interagiu com um conteúdo, mas não comprou nada. Com esta ação, você tem a oportunidade de tentar atrair esse cliente novamente para a sua loja virtual.

Existem várias formas de aplicar essas estratégias. É possível realizar pelo Pixel do Facebook ou pelo Google Ads, que são ferramentas que monitoram ações de usuários dentro de plataformas e sites.

4. SEO e anúncios pagos

Segundo um estudo feito pelo Internet Marketing Ninjas, o site que está na primeira posição do Google recebe duas vezes mais cliques do que o segundo, enquanto os demais possuem menos de 7% dos cliques.

Portanto, se deseja atrair clientes, é essencial estar bem ranqueado no Google.

Uma das principais maneiras de fazer isso é trabalhando o SEO do seu site. Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias que otimizam o seu conteúdo para ele aparecer nas primeiras posições dos buscadores.

URL simples, carregamento da página, uso de palavras-chave, otimização de imagens e qualidade de conteúdo são alguns dos fatores que Google analisa antes de ranquear o seu site. Assim, esses são tópicos aos quais deve ter atenção tanto na hora de produzir um artigo (caso tenha um blog) quanto na hora de cadastrar seus produtos.

Além do SEO, outra forma de deixar a sua loja virtual visível e atrair clientes é investindo em anúncios pagos. Essa é uma dica óbvia, mas, acredite, nem todo mundo que começa a empreender online investe nisso.

Os anúncios são eficazes para destacar a sua loja para usuários com interesse real no segmento e nicho no qual atua. Essa, inclusive, é uma das principais qualidades do anúncio pago. Dessa forma, você não gasta dinheiro com quem não importa e fala com pessoas que estão dispostas a comprar da sua loja.

E o mais interessante é que os anúncios que você faz podem ter diversos objetivos: apresentar sua marca, converter visitantes em clientes, aumentar autoridade no assunto, ganhar leads para trabalhar depois no email marketing…

Basta definir qual público deseja atingir, a palavra-chave e quanto está disposto a investir. Igual ao remarkerting, é possível realizar os anúncios tanto para as redes sociais (Facebook Ads) quanto para o Google (Google Ads).

Próximo passo: a prática

Vender online exige dedicação em todas as áreas do seu negócio, principalmente na atração de clientes. Agora que você entende as estratégias para fazer isso, o próximo passo é aplicá-las e treiná-las todos os dias.

Separe um horário na semana para colocar em prática as dicas deste artigo. Mesmo que isso te tome tempo, tenha em mente que o retorno será dobrado, então faça com atenção e cuidado.

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