24 melhores ferramentas de SEO para otimizar seu site em 2024

Foto de notebook com tela no Google Analytics, uma das ferramentas de SEO da lista

Pontos principais do artigo:

  • Ferramenta de SEO é um software projetado para auxiliar profissionais de marketing, desenvolvedores web e proprietários de sites a melhorar a visibilidade e o desempenho das páginas;
  • Essas ferramentas ajudam na otimização de conteúdo, análise de concorrência, monitoramento de palavras-chave, auditorias técnicas e muito mais;
  • As ferramentas de SEO são essenciais para entender e atender aos critérios dos motores de busca, como o Google, Bing e Yahoo, para melhorar o posicionamento de um site nos resultados de pesquisa.

Quem trabalha com vendas online sabe o quanto é importante otimizar seu site para aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de busca, como o Google. Nesse sentido, para fazer isso,  existem diversos instrumentos que indicam o que deve ser feito para melhorar sua performance, como as ferramentas de SEO.

Esses recursos podem te guiar no formato sites, plugins e até mesmo extensões de navegador. Além disso, como o SEO é um campo bastante amplo, elas podem servir a diferentes propósitos.

Por isso, ao longo deste artigo, vamos conhecer as melhores ferramentas de SEO separadas por categorias, ou seja, de acordo com a funcionalidade de cada uma. Vamos lá?

💡 Saiba mais: O que são técnicas de SEO e como utilizá-las em um site?

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Ferramentas de SEO grátis de pesquisa de palavras-chave

Um ponto fundamental da otimização para os mecanismos de busca é o planejamento de palavras-chave. Então, vamos conhecer algumas das principais ferramentas para pesquisa desses termos. E o melhor de tudo é que elas são todas gratuitas!

1. Planejador de palavras-chave do Google

Fazendo parte da ferramenta de anúncios Google Ads, o Planejador de palavras-chave do Google permite que você avalie o volume de buscas por cada termo.

Além disso, é possível consultar outras sugestões de termos relacionados ao seu nicho de mercado. Não à toa, as ferramentas de SEO do Google estão entre as mais usadas do mercado.

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2. Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta que mostra as tendências de pesquisa a cada período dos últimos anos. Também é possível consultar as buscas realizadas em cada região.

Como planejamento de palavras-chave, o Trends não é a melhor opção para ser utilizada sozinha. No entanto, ao ser combinado com outras ferramentas, ele pode gerar bons insights de assuntos em alta para que você aborde em seu site.

3. Ubersuggest

Com o Ubersuggest, é possível fazer a pesquisa de palavras-chave e consultar o volume de buscas e a dificuldade de ficar bem ranqueado para cada um dos termos. Ele também dá sugestões de outras keywords que você pode usar e têm um número considerável de pesquisas.

Outra funcionalidade interessante do Ubersuggest é que você pode inserir seu próprio domínio — ou até mesmo de concorrentes — e ver para quais palavras-chave suas páginas estão aparecendo como resultado. Além disso, dá para enxergar o tráfego orgânico estimado desses sites.

Seu uso é gratuito, mas, para que seja ilimitado, é necessário fazer um cadastro com seu e-mail.

4. Keywords Everywhere

Keywords Everywhere é uma extensão para navegador que mostra, quando você acessa uma página de resultados no Google, algumas informações relevantes para sua estratégia, como:

  • O volume de buscas pelo termo;
  • O custo por clique (CPC) para anúncios dessas palavras-chave;
  • A competição por essas keywords;
  • O histórico de buscas por ela.

Além disso, é possível analisar páginas que você acesse em qualquer site e ver as palavras-chave para as quais aquele endereço está ranqueando.

E o mais legal é que você pode exportar todas as informações no formato .csv e analisá-las depois em suas planilhas.

5. Search Response

O Search Response é uma ferramenta inovadora para pesquisa de palavras-chave que se destaca por sua abordagem eficiente e orientada para a resposta do usuário. Ele se concentra nas respostas específicas que os usuários estão procurando, fornecendo insights valiosos para escritores e profissionais de marketing.

Para começar, os usuários inserem perguntas ou termos relevantes ao seu nicho. A ferramenta, então, gera uma lista de respostas reais que os usuários estão buscando nos motores de busca.

Esse enfoque orientado para respostas permite que os criadores de conteúdo otimizem seu material de acordo com as necessidades e perguntas específicas de seu público-alvo, melhorando a relevância e a visibilidade nos resultados de pesquisa.

6. Answer the Public

O Answer the Public é uma ferramenta complementar de SEO bem interessante para pensar em palavras-chave secundárias para uma página e em como estruturar seu conteúdo. Como assim?

Esse site funciona da seguinte maneira: você insere a sua keyword principal, seleciona o país e o idioma e clica em “Search”. Na sequência, a ferramenta vai exibir as perguntas que as pessoas costumam fazer online a respeito do termo que você inseriu.

7. QuestionDB

O QuestionDB destaca-se como uma ferramenta única e poderosa para pesquisa de palavras-chave, oferecendo uma abordagem fresca em relação às ferramentas tradicionais. Em vez de depender de pesquisas genéricas, ele incentiva os usuários a começarem com palavras-chave amplas e relevantes para seu nicho, gerando uma lista abrangente de perguntas.

O QuestionDB não apenas fornece ideias de conteúdo em tempo real, mas também contribui para a construção da autoridade tópica, sendo uma ferramenta valiosa para escritores e profissionais de marketing.

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Ferramentas de SEO para análises e auditorias

Quando falamos sobre SEO, a estratégia vai muito além de planejar e usar palavras-chave. É necessário tornar seu site legível tanto para o Google quanto para os usuários. E, para saber se isso está acontecendo de fato, é necessário entender diversos aspectos sobre suas páginas e o comportamento das pessoas ao navegar por elas.

Por isso, vamos conhecer agora ferramentas de SEO voltadas para análises e auditorias:

8. Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta grátis muito rica para diversas estratégias, incluindo a de SEO. Afinal, por meio dele é possível identificar a origem do seu tráfego, qual a quantidade de visitas orgânicas (ou seja, vindas de buscas no Google e em outros mecanismos), suas páginas mais acessadas, a taxa de rejeição, entre muitas outras informações.

Além disso, o Analytics também traz dados demográficos do público visitante do site, o que pode ser muito útil para diversas ações estratégicas do negócio.

Com essas métricas, você será capaz de identificar o que vai bem e onde estão os problemas no seu site. A partir daí, vai ser possível desenvolver planos de ação para atacar o que precisa ser melhorado.

9. Google Search Console

Por meio do Google Search Console, você será capaz de ver a indexação das páginas do seu site no buscador. Isso significa saber se o Google está lendo cada uma delas de forma adequada. Caso haja problemas, eles serão apontados pela ferramenta, por meio de relatórios de erros no site que possam estar prejudicando sua performance.

💡 Saiba mais: O que é indexar site no Google e como fazer? 

Fora isso, com ele você pode conferir informações sobre suas páginas nos resultados do Google. Alguns exemplos são o número de cliques, de impressões (ou seja, quantas vezes sua página foi exibida no Google), a taxa de cliques (CTR), a posição média entre os resultados.

Outro dado interessante que você pode conferir são as páginas mais acessadas, de acordo com o período que você definir como filtro, e quais foram os termos que mais levaram as pessoas a visualizar suas páginas ao fazerem uma pesquisa no Google.

E o melhor de tudo é que ele também é gratuito.

10. PageSpeed Insights

O PageSpeed Insights é uma ferramenta grátis do Google para apontar como está o tempo de carregamento de um site. Afinal, a velocidade das páginas ao carregar são um fator importante para o SEO.

Além de fornecer uma pontuação para a velocidade tanto em mobile quanto no desktop, o PageSpeed aponta o que deve ser modificado para melhorar seu desempenho. Boa parte dos apontamentos são de questões técnicas, mas, a partir daí, você pode levar os dados para que os desenvolvedores ajudem a solucionar as questões.

11. Bing Webmaster

O Bing Webmaster é uma ferramenta abrangente para análise e auditoria de SEO, oferecendo dados valiosos para melhorar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa do Bing.

Ela fornece insights detalhados sobre o tráfego, pesquisas populares que direcionam as pessoas ao seu site e mensagens personalizadas. O painel inclui ferramentas de SEO, relatórios e diagnósticos que ajudam a entender o perfil de backlink, realizar pesquisa de palavras-chave e verificar o estado geral do site.

💡 Saiba mais: O que é Bing Ads e como usar a plataforma para vendas?

12. BuzzSumo

Enquanto não é exclusivamente uma ferramenta de SEO, o BuzzSumo é valioso para identificar tendências e oportunidades de conteúdo. Ele ajuda a descobrir quais conteúdos são mais compartilhados em redes sociais e quem são os influenciadores em determinado nicho.

Utilizando essas informações, os profissionais de SEO podem criar conteúdo mais relevante e atrativo para sua audiência-alvo.

13. Lighthouse

Também voltado para o tempo de carregamento dos sites, o Lighthouse é uma extensão do Google Chrome que aponta as mesmas características que o PageSpeed Insights. Inclusive, a tecnologia utilizada pelos dois é a mesma.

A diferença do Lighthouse é que, por ser uma extensão de navegador, você já tem acesso às informações enquanto navega pelas páginas — e não precisa ficar copiando links e colando na ferramenta para analisá-los.

Outra opção para acessá-lo não exige nem sua instalação. Clicando com o botão direito do mouse em qualquer página de um site, acesse “Inspecionar” e, em seguida, na seta dupla acima e em “Lighthouse”. As mesmas informações serão exibidas.

14. GTmetrix

Com uma versão grátis e outra paga, o GTMetrix aponta informações complementares às do PageSpeed e do Lighthouse sobre o tempo de carregamento e o desempenho das páginas. Para garantir que se está priorizando os pontos certos, é interessante consultar mais de uma delas.

Normalmente, essa ferramenta é utilizada por profissionais mais avançados em relação ao SEO técnico. Todavia, se você souber como implementar as melhorias apresentadas pelo GTMetrix, seu site tem muito a ganhar em relação ao desempenho, o que pode, eventualmente, melhorar seu posicionamento no Google.

15. Screaming Frog

Por fim, quando falamos de auditoria de SEO, a ferramenta da Screaming Frog é uma das principais do mercado. Criada por uma agência de marketing do Reino Unido, a do SEO Spider é responsável por simular o comportamento dos robôs do Google ao fazer a varredura de um site.

A partir daí, é possível:

  • Identificar onde há possíveis erros, como links quebrados e páginas não encontradas (erro 404);
  • Observar toda a linkagem interna do seu site;
  • Encontrar meta tags (títulos e descrições das páginas) muito longos ou muito curtos para serem exibidos na página de resultados do Google;
  • Visualizar conteúdos duplicados;
  • Ver todos os redirecionamentos dentro do seu site e muito mais.

Ao fazer essa auditoria, você será capaz de corrigir os erros e otimizar o SEO do seu site. Na versão gratuita do Screaming Frog, já é possível realizar as funções citadas aqui. Para tanto, é necessário fazer o download do software em seu computador.

Ferramentas de SEO completas

Até aqui, vimos ferramentas de SEO específicas para cada função. A seguir, conheceremos algumas das mais completas do mercado, que englobam mais de uma funcionalidade.

Infelizmente, por terem tantos recursos assim, todas são pagas e têm apenas um período de testes gratuito.

16. WebPeak

A ferramenta de SEO WebPeak tem em sua estrutura os principais recursos para que você possa acompanhar a evolução de seu website nos resultados de pesquisa. Entre suas funcionalidades estão:

  • Análise de SEO interna;
  • Auditoria técnica;
  • Análise de concorrentes;
  • Explorador de palavras-chave;
  • Diretório com oportunidades de linkagem para o seu domínio;
  • Integração com Google Analytics.

O software disponibiliza três planos: Basic, Fit e Ultra. Eles custam a partir de R$ 499 na assinatura trimestral recorrente.

17. Ahrefs

A Ahrefs é uma ferramenta de SEO que tem como principais funcionalidades:

  • A auditoria do seu próprio site;
  • Um explorador de sites para que você veja como estão seus concorrentes;
  • Um explorador de palavras-chave para que você faça seu planejamento;
  • Informações completas sobre backlinks (links externos) apontados para seu domínio e também para o de concorrentes.
  • Dados sobre a autoridade do seu domínio e também de outros sites que você queira analisar.

Seu plano mais simples custa US$ 99 mensais. Porém, para empresas com recursos para investir em ferramentas, essa é uma boa escolha.

18. SEMrush

Concorrente da Ahrefs, o SEMrush oferece funcionalidades bem parecidas, que incluem:

  • Auditoria de backlinks;
  • Planejamento de palavras-chave;
  • Análise de concorrentes;
  • Visualização de backlinks e oportunidades de linkagem para seu domínio;
  • Funções para redes sociais, com relatórios e agendamento de postagens.

O plano mais barato sai US$ 119 por mês.

19. Moz

Com um perfil bem parecido com o das ferramentas de SEO anteriores, a Moz oferece vários recursos em uma só plataforma:

  • Auditoria do site;
  • Explorador de links, para oportunidades de backlinks para seu site;
  • Relatórios completos sobre seu tráfego orgânico;
  • Explorador de palavras-chave.

O período de testes é de 30 dias gratuitos. Depois disso, o plano mais barato sai por US$ 99. O ponto negativo é que, na Moz, é tudo em inglês.

20. Majestic SEO

O forte da Majestic SEO são os relatórios a respeito de backlinks, o que é um grande diferencial quando pensamos em seo off page. No entanto, há diversas outras funcionalidades nessa ferramenta:

  • Explorador de sites, para analisar aspectos dos concorrentes em relação ao tráfego orgânico;
  • Relatórios com oportunidades de linkagem para seu site;
  • Planejador de palavras-chave;
  • Classificação de sites de autoridade dentro de cada assunto, permitindo que você encontre potenciais parceiros de conteúdo e influenciadores.

O plano pago mais simples sai por US$ 49,99 mensais, porém existe uma versão gratuita que dá acesso a parte das funcionalidades — com algumas limitações, é verdade.

Plugins e extensões de SEO

Além dos sites e do software que vimos aqui, existem plugins e extensões que podem auxiliar muito o trabalho de SEO. Então, vamos conhecê-los:

21. Yoast SEO

O Yoast SEO é um plugin para WordPress que ajuda a aplicar boas práticas de otimização em suas páginas e artigos quando você trabalha o marketing de conteúdo.

Além de ter um campo destinado ao preenchimento da palavra-chave principal do artigo e das metatags (título e descrição), a ferramenta aponta melhorias que você pode fazer em relação ao SEO e à legibilidade dos textos.

22. MozBar

Pertencente à Moz, que já conhecemos anteriormente, a MozBar é uma extensão gratuita para navegadores. Com ela, você consegue ver a autoridade do domínio dos sites pelos quais você navega: basta observá-la no topo do navegador. Além disso, é possível enxergar também o número de links apontando para aquela página.

23. SEOquake

O SEOquake também é uma extensão grátis para navegadores que oferece informações valiosas para a estratégia de SEO de qualquer site. Ao instalá-la, você será capaz de ver uma análise de cada página visitada.

Além disso, quando em uma página de resultados do Google (SERP), é possível ver uma barrinha abaixo de cada um dos endereços listados. As informações contidas são de número de backlinks, tráfego proveniente de cada buscador e muito mais.

24. SEO Minion

Por fim, a extensão de navegador SEO Minion apresenta informações de SEO on-page (como metatags) links quebrados e redirecionamentos dentro de cada página visitada. Ela também é gratuita.

Gostou das ferramentas de SEO gratuitas e pagas?

Ufa! Depois de conhecer tantas ferramentas de SEO, você não vai ter mais desculpas para não apostar nessa estratégia. Esperamos que esta lista tenha te ajudado a identificar quais podem ser úteis para seu site. 😁

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre ferramentas de SEO

Ferramentas de SEO são sites, plugins e até mesmo extensões de navegador que ajudam você a otimizar seu site e impulsionar o ranqueamento dele no Google. São recursos que permitem buscar palavras-chave, analisar páginas de resultados, aumentar a velocidade do site e muito mais.

A melhor ferramenta para SEO depende dos seus objetivos. Se você busca um sistema completo para otimizar e acompanhar os resultados do seu site, pode utilizar uma plataforma como WebPeak, SEMrush ou Ahrefs.

Entre as principais ferramentas de SEO, estão o planejador de palavras-chave do Google, Google Trends, Ubersuggest, Keywords Everywhere e Answer the Public. Para fazer auditorias, você pode usar o Google Analytics, Google Search Console e PageSpeed Insights. Já as ferramentas de SEO completas são WebPeak, SEMrush, Ahrefs, Moz e Majestic SEO.

Os principais pilares de uma estratégia SEO são três: on page, off page e UX.

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