Como criar um blog de empresa em 3 passos

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Neste blogpost te contaremos por que você deve criar um blog para a sua empresa, que aspectos deve ter em conta na hora de escolher a ferramenta adequada e as diferenças entre as alternativas existentes.
Por que criar um blog para sua empresa
Seguramente você deve saber que um blog é uma maneira simples e efetiva de comunicar as novidades da sua empresa, mas, você sabia que um blog é um canal eficiente para adquirir clientes?
De acordo com o informativo do Estado de Marketing do Hubspot (em inglês), 70% das empresas que publicam a cada duas ou três semanas geram clientes através do seu blog. E ainda, 52% das empresas que têm um blog indicaram que os possíveis clientes (ou leads) deste canal têm um custo menor do que o custo médio de se gerar esses possíveis leads em outros canais.
Por que um blog é um canal que te ajudará a adquirir clientes? Simplesmente por que ele gerará tráfego para a sua loja online. Em primeiro lugar, um blog é uma das melhores estratégias para melhorar o seu posicionamento em buscadores como o Google (SEO). Além da ajuda dos buscadores, conteúdo relevante poderá ser utilizado por terceiros, gerando links para a sua loja/blog e melhorando o posicionamento do site.
- 9 dicas de SEO para melhorar o posicionamento da sua loja
- A importância de ter um blog de empresa e fazer blogging
Em segundo lugar, um blog é uma técnica efetiva para posicionar a sua marca em redes sociais. Os posts podem ser compartilhadas via redes sociais, levando a sua marca a novas audiências e gerando novos seguidores e clientes. Por último, um blog permitirá posicionar a sua marca como autoridade sobre determinado tema.
1. Escolha a temática do blog
Para que o seu blog seja um canal efetivo, a temática deve ser relevante para o segmento de clientes que você tem como objetivo.
Um erro frequente que blogs de empresas cometem é falar unicamente da companhia, de seus produtos ou ofertas. Dificilmente os usuários compartilham esse tipo de conteúdo. Fazer um post ocasional com uma oferta nem sempre é ruim, mas seu blog tem que ir além disso.
O melhor seria reflexionar sobre os interesses ou dificuldades de seus clientes. Por exemplo, se você tem uma loja de moda jovem para adolescentes, poderá fazer textos relacionados a comportamento, vestidos para festas e como combiná-los, que roupas evitar vestir para uma festa de 15 anos, etc.
Já se você tiver uma loja de eletrônicos com foco em jogos de videogame ou PC, poderá fazer posts a respeito dos melhores jogos, consoles, o melhor mouse ou teclado, etc. Lembre-se: o blog deve gerar interesse num segmento de clientes!
2. Selecione a plataforma que se ajuste as suas necessidades
Uma vez eleita a temática que guiará os seus posts, você deverá selecionar qual plataforma utilizará para o blog.
Características que devem ser levadas em conta:
- Custo: existem ferramentas gratuitas e pagas. Desde sempre, o preço variará com as funcionalidades e o nível de suporte técnico;
- Hosting: quanto ao hosting do seu blog existem dois tipos de ferramentas, aquelas que disponibilizam o hosting incluso e as que oferecem a plataforma, mas você deverá instalar e manter em algum provedor de hosting (self-hosted);
- Domínio próprio: nem todas as plataformas permitem configurar um domínio próprio. Se você deseja que os links para os seus posts ajudem a posicionar o seu site, é fundamental que você utilize o seu domínio próprio para o seu blog. Caso contrário, o valor do link será atribuído, por exemplo, ao blogspot.com ao invés do seu domínio;
- Design: quanto ao design, seu blog deverá escolher três alternativas: escolher um layout padronizado, comprar um layout já personalizado ou configurar totalmente. No último caso você ou o seu designer implementará esse design;
- Players para compartilhamento nas redes sociais: se você deseja maximizar o alcance dos seus posts, deverá facilitar o caminho para que os seus leitores compartilhem eles. É importante que os players das principais redes sociais estejam visíveis e acessíveis;
- SEO: para que o seu blog seja efetivo como canal para adquirir clientes, é fundamental que ele esteja otimizado para os motores de busca. A ferramenta que você escolher deve permitir que você defina URL’s amigáveis e complete corretamente as tags HTML e Title e as metaetiquetas descritivas (metatag descriptions);
- Assinaturas: este é um ponto central de qualquer blog, já que te permite gerar uma base de leitores e possíveis clientes. Existem dois tipos de assinaturas: através de RSS ou e-mail. Para maior facilidade aos seus leitores é recomendável oferecer ambas as ferramentas;
- Autores: nos blogs das empresas é frequente que exista mais de um editor. Se você deseja que o editor tenha a sua própria identidade dentro do blog para que os leitores possam seguir os posts de cada um deles, assegure-se de escolher uma plataforma que permita gestionar múltiplos autores;
- Analytics: como sempre recomendamos neste blog, cada estratégia deve ser acompanhada de uma técnica que permita analisar os resultados. A plataforma que você escolher deve oferecer um sistema de métricas, ou melhor ainda, permitir que você integre sua página a ferramentas como o Google Analytics;
- Suporte: como qualquer serviço, podem surgir dúvidas ou falhas. Cada ferramenta oferece distintos níveis de serviço: uma página de ajuda, um fórum, um suporte por e-mail, etc. No entanto, considere que cada serviço custa um determinado valor;
- Plugins: algumas plataformas permitem instalar plugins, funcionalidades úteis que podem faltar na ferramenta. Considere que a dificuldade para instalar esses plugins podem variar conforme a plataforma escolhida.
Plataformas de blogs existentes e suas características
Plataformas mais populares: WordPress.org (ou br.Wordpress.org), Typepad, WordPress, Tumblr e Blogger. O Wordprees aparece duas vezes, pois oferece dois tipos de serviços radicalmente distintos.
WordPress.org | WordPress.com | Typepad | Tumblr | Blogger | |
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Custo | Grátis (mas você deve considerar o custo de hosting e manutençao) | Grátis | A partir U$ 8.95/mês | Grátis | Grátis |
Hosting | Nao incluso. Deve instalá-lo em algum serviço de hosting | Incluso | Incluso | Incluso | Incluso |
Domínio própio | Sim | Sim, mas custa U$ 13/ano | Sim | Sim | Sim |
Layouts gratuitos | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim |
Layouts Pagos | Sim | Sim | Não | Sim | Não |
Layout completamente personalizável | Sim | Sim, mas custa U$ 30/ano | Sim para os planos a partir de U$ 14.95/mês | Sim | Sim |
Players para compartilhar nas redes sociais | Sim, instalando plugins | Sim | Sim | Sim, mas deve modificar seu layout e inserir o código de cada player | Sim |
Editor HTML & CSS | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim |
Editor WYSIWYG | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim |
Selecionar a URL dos posts | Sim | Sim, mas você pode modificar parte da URL | Sim | Não | Sim, mas pode modificar parte da URL |
Inscrever via RSS | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim |
Inscrever via e-mail | Sim, através do Feedburner | Sim, instalando um plugin | Sim, através do Feedburner | Sim, através do Feedburner | Sim, através do Feedburner |
Múltiplos autores | Sim | Sim | Sim para os planos a partir de U$ 14.95/mês | Sim, mas somente para blogs secundários | Sim |
Analytics | Poderá integrar a ferramenta que desejar | Inclui uma ferramenta própria, mas não poderá integrar o Google Analytics | Inclui uma ferramenta própria e poderá integrar o Google Analytics | Sim, com Google Analytics | Sim, com Google Analytics |
Suporte | Centro de ajuda online | Centro de ajuda online e por e-mail se você comprar alguma funcionalidade | Centro de ajuda online e por e-mail | Centro de ajuda online. Permite contato por e-mail, mas nao menciona que oferece suporte | Centro de ajuda online |
Plugins | Sim, poderá instalar qualquer plugin. Há mais de 22.000. | Sim, mas eles oferecem um conjunto limitado de plugins | Não | Sim (chamam widgets) | Sim (chamam gadgets) |
Metodologia de instalação de plugins | Deve instalar o plugin manualmente. Requere certos conhecimentos técnicos | Instalação simples. Não requer conhecimentos técnicos | Indisponível | A instalação costuma ser copiar e colar um código | A instalação costuma ser copiar e colar um código |
Nossa dica
Para te ajudar a se decidir, compartilhamos nossas dicas para suas diferentes necessidades
- Se você deseja ter uma ferramenta totalmente personalizável tanto para o layout como para a funcionalidade, a plataforma para você é o WordPress.org. No entanto, tenha em mente que alguém da sua equipe que tenha conhecimentos técnicos deverá instalar e manter a plataforma, os plugins, etc.
- Se você necessita de uma ferramenta completa, tem poucos conhecimentos técnicos, mas quer a possibilidade de adicionar layouts gratuitos e plugins sem a necessidade de instalá-los manualmente, recomendamos o WordPress.com.
- Se você busca uma ferramenta profissional com a possibilidade de ter muitos tipos de layouts e gostaria de dispor de uma equipe de suporte caso tenha alguma eventualidade, o Typepad foi feito pra você!
- Se te interessa uma alternativa simples e que tenha as funcionalidades fundamentais, mas você busca um bom layout, te sugerimos o uso do Tumblr.
- Se você busca simplicidade e te interessa integrar o seu blog com serviços do Google, como Analytics e AdSense, em alguns poucos cliques, o Blogger é a ferramenta ideal.
3. Crie seu blog
- Crie seu blog em WordPress.com
- Baixe o WordPress para instalar em seu serviço de hosting
- Crie sua conta no Typepad
- Crie sua conta no Tumblr
- Crie sua conta no Blogger
Que ferramenta você provou? Que resultados você obteve?