10/08/2015

O que é e para que serve uma landing page de e-commerce?

Landing pages efetivas

Literalmente, uma landing page é uma página de “aterrizagem”, ou seja, ela é a página por onde um usuário entra em um website. Se engana quem pensa que a única forma de entrada em um site é a sua homepage. A relevância e eficácia dos mecanismos de busca contribuiu muito para que as landing pages (ou páginas de destino) se tornassem cada vez mais importantes para a performance de negócios online.

Mas não é somente em uma busca que uma landing page é importante. O que acontece quando se compartilha um produto no Facebook? A página de produto que os interessados irão acessar será a landing page. Isso ocorre também quando lançamos uma campanha de Ads para uma categoria da nossa loja. Nesse caso a nossa landing será a página dessa categoria.

Imagine que quando lançamos um negócio online o maior objetivo que temos é que nossos potenciais clientes convertam, ou seja, entrem em nossa página e comprem o nosso produto. Por definição, a taxa de conversão é a porcentagem de usuários que tomam uma ação determinada em nosso site. Pode-se utilizar o conceito de conversão em muitos contextos, mas o que geralmente medimos em lojas online é a ação de compra de produtos.

Isso nos leva a algumas questões importantes: o que acontece depois que os usuários chegam à nossa página de produto? O fato de ter entrado em nosso site nos garante um novo cliente? Claramente a resposta é não. O maior problema é que entre esse click e a efetivação da compra há um mundo de distrações e situações que podem fazer o usuário sair da nossa página sem comprar o nosso produto.

Mas então, qual a real importancia de ter uma boa landing page?

Pode soar trivial, mas ter um bom design na landing page pode fazer toda diferença na escolha entre efetivar a compra e ir para o site concorrente. Imagine que a relação entre oferta e demanda está adequada, ou seja, o preço do produto, as formas de pagamento e entrega estão adequadas, além de o “cliente” estar plenamente disposto a pagar pelo produto. Agora, imagine que a página desse produto tenha problemas. Esses problemas podem ser de várias ordens diferentes, como:

  • É dificil reconhecer o botão de comprar;
  • Não há possibilidade de calcular previamente o frete;
  • As fotos estão em uma posição ruim (no caso de vestuário, não há possibilidade de ver os detalhes do produto);
  • A página é estranha, não tem consistência visual, parece estar faltando alguma coisa;
  • O conteúdo da página não tem a ver com o anúncio publicado.

Note que os problemas em uma página realmente podem ser de vários tipos, o que não muda são as consequências. Imagine que o concorrente venda o mesmo produto, com as mesmas condições. Imagine que a página do produto seja “perfeita”, ou seja, qualquer pessoa consegue acessar perfeitamente de qualquer dispositivo.

Fatalmente esse usuário acabará realizando a compra nessa loja concorrente. Isso pode representar (a longo prazo) um prejuízo grande para a empresa. Portanto, podemos chegar à conclusão que ter uma boa página de destino é uma vantagem competitiva para qualquer negócio online que queira ter sucesso.

Na próxima aula, nos aprofundaremos mais e mostraremos bons exemplos de páginas Nuvem Shop de sucesso.

Data da última atualização: 16/02/2018


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Marcos Paiva

Marcos é designer e tecnólogo em gestão empresarial. É apaixonado por música e seriados da Netflix. Divide seu tempo em cuidar da familia, tentar ter uma banda, trabalhar e dormir (não necessariamente nessa ordem). De vez em quando escreve alguns tweets @marcos_paiva


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