O que é e como fazer uma landing page de e-commerce?

Por: Marcos Paiva

Mãos digitam em notebook, representando o que é landing page

Landing page é uma página criada com o objetivo de converter visitantes em leads ou em clientes. Ela é criada com foco total na otimização dessas oportunidades, com textos, imagens, formulários e outros elementos criados especificamente com o intuito de vender ou de conquistar leads.


Se trabalha com vendas online, certamente, você já ouviu falar em landing page. Mas você sabe a importância que esse tipo de página pode ter em seus resultados?

Se ainda não está familiarizado com o conceito de landing page, nem sabe como uma boa página desse tipo deve ser, não se preocupe. Ao longo deste artigo, você vai descobrir tudo o que precisa saber para aumentar as vendas da sua loja com suas landing pages.

Vamos nessa?

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O que é landing page e para que ela serve?

Landing page é uma página criada com um objetivo de conversão. Este conceito diz respeito a uma ação que queremos que o visitante realize na página — um cadastro, o download de algum material ou a compra de um produto, por exemplo.

Desse modo, a landing page é criada de modo a otimizar as conversões, por meio da inclusão de elementos que aumentem as chances de as pessoas realizarem a ação desejada.

Pensando nos diferentes tipos de conversão que um negócio pode querer conquistar, as landing pages podem ser:

  • Páginas de venda, quando o objetivo é levar o cliente a comprar algo;
  • Páginas de cadastro — de um evento, para uma demonstração gratuita do produto ou serviço etc;
  • Páginas de download de materiais ricos, como e-books, infográficos e estudos de caso.

Qual é o significado de landing page?

O termo “landing page”, quando traduzido do inglês, significa “página de aterrissagem”. Outro nome pelo qual ela é mais conhecida em português é “página de destino”.

A origem desse termo está no fato de que essas páginas com foco em conversão costumam ser criadas para algum tipo de campanha de marketing digital, como anúncios no Google, nas redes sociais ou ações de e-mail marketing.

A ideia, nesse caso, é que essas páginas estejam em total concordância com o que foi apresentado no anúncio ou mensagem de e-mail. Desse modo, quando a pessoa clica no link, encontra uma landing page que, realmente, vai deixá-la com vontade de completar a conversão (compra, download ou cadastro).

Qual é a importância de uma landing page para e-commerce?

Uma landing page no e-commerce é capaz de conquistar de vez ou, então, espantar um cliente. O design e a experiência do usuário nessa página serão determinantes na sua taxa de conversão.

Para entendermos como, imagine que um cliente entra em uma loja virtual de roupas disposto a comprar a blusinha que viu em um anúncio. Quando clica no link, é direcionado a uma landing page em que:

  • É difícil encontrar o botão de comprar;
  • Não há possibilidade de calcular o frete antes do checkout;
  • As fotos estão em uma posição ruim e não há possibilidade de ver os detalhes do produto;
  • A página é estranha, não tem consistência visual, parece estar faltando alguma coisa;
  • O conteúdo da página não tem a ver com o anúncio publicado.

Você acha que ele concluiria a compra? Sabemos que, nessa situação, isso seria pouco provável.

Por esse motivo, criar boas landing pages no e-commerce é fundamental para vender mais e evitar que os visitantes saiam sem concluir a compra.

Quais são os principais elementos de uma landing page?

Em uma landing page, os principais elementos encontrados são:

  • Título: assim como em qualquer página, o título deve ser chamativo e transmitir a ideia sobre o que trata aquela landing page;
  • Texto (copy): diz respeito a todo o texto usado na página. Ele deve, ao mesmo tempo, criar uma conexão com o visitante e convencê-lo da conversão;
  • Imagens: fotos e vídeos podem ser aliados poderosos na hora de mostrar um produto ou material e conquistar a conversão;
  • Formulário: para landing pages de cadastro e de download, os formulários são um dos pontos mais importantes, pois é por meio deles que você captará aquele lead;
  • Depoimentos de clientes: esse tipo de relato tem grande poder na hora de mostrar para as pessoas a qualidade da sua empresa e dos seus produtos ou serviços;
  • Thank you page (página de agradecimento): essa é a página à qual aqueles que preenchem o formulário são direcionados. Medir quantas pessoas chegaram a ela vai te ajudar a contabilizar o número de conversões realizadas.

No próximo tópico, vamos conhecer as melhores práticas para aplicar a cada um desses elementos na hora de fazer uma landing page. Então, siga a leitura!

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Como criar uma landing page?

Depois de conhecer o objetivo e os elementos de uma página de destino, você deve estar se perguntando sobre como fazer uma landing page. Então, sem mais delongas, vamos às dicas:

1. Escolha sua ferramenta para fazer a landing page

Engana-se quem pensa que é necessário saber programar para criar uma landing page. Hoje em dia, existem várias ferramentas que permitem que você crie a sua página mesmo sem ter conhecimentos técnicos.

Seus custos — algumas permitem que você crie, até mesmo, sua landing page grátis — e funcionalidades variam. No entanto, todas elas apresentam uma interface intuitiva e simplificada, além de possibilitarem a customização da página com as cores e elementos da identidade visual da sua marca.

As principais ferramentas para criação de landing pages do mercado são:

  • RD Station: com uma ferramenta de automação de marketing robusta, a RD Station é ideal para empresas que queiram atuar em outras frente além da criação de landing pages;
  • Hubspot: o Hubspot também é uma solução robusta para a conquista e gestão de leads, que permite a criação e personalização de páginas para seu site;
  • Unbounce: com templates prontos, essa ferramenta (em inglês) auxilia empreendedores que não têm experiência na criação de landing pages;
  • Instapage: essa opção permite a criação, personalização e realização de testes nas landing pages;
  • Klickpages: promete simplificar a criação e o lançamento de páginas, que podem ser hospedadas no domínio do seu site ou no da própria empresa;
  • Mailchimp: conhecido pelo e-mail marketing, o Mailchimp também permite a criação de landing pages, inclusive em seu plano gratuito.

2. Crie um título atraente

Na hora de criar uma landing page, o título é um elemento que deve ser pensado com cuidado. Isso porque, por seu destaque na página, ele será a primeira coisa com a qual o visitante vai se deparar. Muitas pessoas, inclusive, só leem o título e o subtítulo quando estão navegando pela internet.

Por isso, ele deve ser direto e claro. Isso significa que, apenas lendo o título, o visitante deve entender do que se trata aquela landing page. Além disso, se você conseguir ser persuasivo nesse ponto, ótimo.

Fique atento apenas para não exagerar em pontos de exclamação e evite usar tudo em letras maiúsculas. Lembre-se de que queremos convencer o visitante a converter, mas não devemos assustá-lo.

3. Escreva o conteúdo da landing page

Assim como o título e o subtítulo, o resto do texto da página é muito importante quando falamos de landing pages. Por meio desse conteúdo escrito, você será capaz de mostrar à audiência por que a sua solução é a mais indicada para ele.

No entanto, por mais que você queira dar todos os detalhes sobre seu produto, fique atento à quantidade de texto e seja objetivo. Afinal, se a página estiver toda escrita, poucas pessoas vão ler tudo e, dificilmente, você terá boas taxas de conversão.

4. Inclua imagens e vídeos

Imagens podem ser grandes aliadas na hora de fazer a sua landing page, pois, quando falamos sobre negócios online, ter elementos ajudando a pessoa a entender do que se trata aquele produto ou serviço é fundamental.

Vídeos também são uma ótima pedida, especialmente quando você apresenta uma solução diferente das já existentes no mercado. Desse modo, o visitante pode ver como ela funciona e se sentir mais convencido a converter.

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5. Capriche nos CTAs

CTAs (calls to action, ou “chamadas para a ação”) são frases usadas para levar o visitante a concluir a próxima etapa, ou seja, a converter. Normalmente uma frase no imperativo, esse elemento costuma vir associado a um botão ou formulário.

Para que tenha maior efetividade, seu CTA deve ser bem claro sobre qual ação o visitante deve tomar naquela página. Alguns exemplos de calls to action que você pode usar são:

  • Teste grátis;
  • Compre já;
  • Solicite uma demonstração;
  • Faça o download.

Lembre-se de adequar o seu CTA e deixá-lo específico para cada landing page que você criar. Desse modo, as pessoas não ficam confusas em sua página e as chances de conversão aumentam.

6. Elabore o formulário ou botão de compra

O formulário ou botão de compra devem ser muito bem pensados em sua landing page. Afinal, eles serão o último ponto antes da conversão de fato.

Para os formulários, certifique-se de que está pedindo apenas informações relevantes, mas que, ao mesmo tempo, te permitam conhecer seu potencial cliente. A partir dessas informações, você será capaz de fazer o lead scoring, ou seja, a classificação dos leads de acordo com a sua propensão a comprar seu produto.

No caso dos botões, observe seu posicionamento na página, sua cor e o CTA que ele traz. Esses são elementos importantes, que devem tornar o botão chamativo o suficiente para que o visitante clique nele.

Como não é fácil saber de primeira quais características geram mais conversões, existem alguns testes que podem ser feitos. Vamos entender um pouco melhor sobre esse assunto na dica 12 desta seção.

7. Seja objetivo

Como já vimos nas dicas sobre o título e sobre o texto, a objetividade é lei quando falamos de landing pages. Em todos os elementos que você incluir na página, o ideal é que o visitante entenda logo sobre o que você está falando.

O poder de síntese, ou seja, de transmitir suas ideias em poucas palavras, não é algo tão fácil assim. Mas não desanime, pois essa é uma habilidade que pode ser muito bem treinada!

8. Use espaços em branco na página

Você já entrou em uma página tão visualmente poluída que teve até dificuldade para entender o que estava acontecendo? Pois bem, esse tipo de landing page nos mostra a importância que os espaços em branco têm.

Em primeiro lugar, esses respiros ajudam o visitante a focar nos blocos de informação que realmente importam. Desse modo, sem precisar ficar usando várias cores, você consegue destacar as partes nas quais você quer que as pessoas prestem atenção.

9. Otimize a landing page para SEO

O SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para os mecanismos de busca) é uma estratégia poderosa quando falamos sobre landing pages. Quando as pessoas buscam por um termo na internet, é sinal de que já têm interesse pelo assunto. Imagine, então, se um dos primeiros resultados do Google for essa sua página otimizada para conversão e esse visitante for parar nela.

Por esse motivo, otimizar suas landing pages é fundamental. Para isso, use palavras-chave relacionadas ao produto que estiver oferecendo. Além disso, empregue esses termos no título SEO e à meta-descrição. Esses campos são os que aparecem na página de resultados do Google e todas as ferramentas para criação de landing pages permitem sua edição.

💡 Saiba mais: SEO para e-commerce: guia completo para otimizar sua loja virtual

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10. Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são uma arma poderosa quando falamos sobre conversão. Esses estímulos são capazes de influenciar a tomada de decisão das pessoas.

Alguns dos mais interessantes para usar em sua landing page são:

  • Prova social: depoimentos de clientes satisfeitos são aliados na hora de demonstrar que seus produtos ou serviços são bons;
  • Senso de urgência: saber que falta pouco tempo para aquela oportunidade terminar ou que restam poucas unidades no estoque podem levar a pessoa a converter logo;
  • Novidade: seres humanos adoram coisas novas e mostrar que seu produto é inovador ou um lançamento pode incentivar a conversão.

💡 Saiba mais: Gatilhos mentais: o que são e como utilizá-los para gerar vendas?

11. Acompanhe os resultados

Além de cuidar dos detalhes na hora de fazer uma landing page, acompanhar os resultados gerados por ela é fundamental para saber o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado.

Algumas métricas que você pode observar são:

  • Número de visitantes;
  • Bounce rate (taxa de abandono da página);
  • Tempo médio de permanência na página;
  • Número de conversões (medido pelo número de pessoas que chegam à página de agradecimento ou de conclusão da compra, por exemplo);
  • Taxa de conversão (o número de conversões dividido pela quantidade de visitantes).

A maioria das ferramentas para criação de landing pages apresentam relatórios com os resultados. Outra excelente opção — que é gratuita — é o Google Analytics. Por meio dele, você é capaz de acompanhar as principais métricas sobre seu site, como as listadas aqui.

💡 Saiba mais: Como usar os funis de conversão no Google Analytics para seu e-commerce?

12. Faça testes e melhorias

Apesar de todas as dicas apresentadas até aqui, infelizmente, não existe uma fórmula mágica para criar uma landing page que converta. Por isso, é importante fazer testes para identificar quais elementos funcionam melhor para o público da sua empresa.

Uma ótima ferramenta para isso é o teste A/B. Por meio desse tipo de experimento, duas versões de uma landing page são criadas, com a variação de apenas um elemento.

Em seguida, essas duas versões são exibidas ao público, de modo que uma parte das pessoas verá a versão A e outra, a versão B. Depois de um tempo pré-estabelecido, você compara os resultados e identifica qual das páginas trouxe os melhores resultados.

Tenha em mente que é fundamental aplicar somente uma variação de elemento por teste, pois, caso mude mais coisas, você não será capaz de identificar qual alteração foi a responsável pelo aumento das conversões.

Alguns dos elementos que podem ser testados são:

  • CTAs;
  • Cores e posição dos botões;
  • Posicionamento dos elementos na página;
  • Copy (texto) usado.

💡 Saiba mais: Teste A/B: o que é e como usar para aumentar a conversão

Exemplos de landing page

É sempre importante usar alguns modelos como fonte de inspiração. Apenas assim você conseguirá chegar à melhor fórmula para as landing pages da sua empresa.

Por isso, confira alguns exemplos de landing page:

Weasy

O Weasy é um banheiro inteligente para animais de estimação. Por saberem que trata-se de um produto inovador e, portanto, diferente de tudo o que existe no mercado, a landing page do Weasy é focada na educação do público sobre como ele funciona.

Confira abaixo um dos vídeos trazidos na página para mostrar como o produto funciona:

iPhone

O iPhone é um produto que desperta o desejo nas pessoas por causa do seu visual elegante e minimalista. Sabendo disso, a Apple criou uma landing page para o iPhone 12 totalmente focada nesses elementos visuais:

Captura de tela da landing page do iPhone 12

Nuvemshop para dropshipping

Por fim, trazemos um exemplo da própria Nuvemshop por um motivo diferente dos dois anteriores. Nesse caso, podemos observar uma landing page criada especificamente para aqueles que querem criar uma loja de dropshipping.

Como foi criada com esse objetivo específico, essa landing page consegue ser muito mais certeira ao falar sobre o modelo de vendas do que se falasse apenas sobre como criar uma loja virtual em geral. Observe:

Captura tela da landing page para criação de loja de dropshipping na Nuvemshop

Resumo

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender o que é landing page e como criar a sua. Lembre que o acompanhamento de resultados e os testes são fundamentais para chegar à melhor versão da sua página.

📹 Veja também: O que é e-commerce? Marketplace ou loja virtual para abrir um?

Antes de terminarmos, que tal um resumo rápido sobre o que vimos por aqui?

O que é landing page?

Landing page é uma página criada com o objetivo de converter visitantes em leads ou em clientes. Ela é criada com foco total na otimização dessas oportunidades, com textos, imagens, formulários e outros elementos criados especificamente com o intuito de vender ou de conquistar leads.

Qual é a importância de uma landing page para e-commerce?

Uma landing page no e-commerce é capaz de conquistar de vez ou, então, espantar um cliente. O design e a experiência do usuário nessa página serão determinantes na sua taxa de conversão.

Como criar uma landing page?

  1. Escolha sua ferramenta para fazer a landing page
  2. Crie um título atraente
  3. Escreva o conteúdo da landing page
  4. Inclua imagens e vídeos
  5. Capriche nos CTAs
  6. Elabore o formulário ou botão de compra
  7. Seja objetivo
  8. Use espaços em branco na página
  9. Otimize a landing page para SEO
  10. Use gatilhos mentais
  11. Acompanhe os resultados
  12. Faça testes e melhorias

Ferramentas para fazer landing page

  • Unbounce
  • RD Station
  • Hubspot
  • Instapage
  • Klickpages
  • Mailchimp

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