CRM para ecommerce: benefícios e melhores ferramentas

Imagem mostrando uma pessoa usando um computador para acessar o seu sistema de CRM para ecommerce

Pontos principais do artigo:

  • CRMs para e-commerce são essenciais para estabelecer laços com os clientes, aumentar a produtividade e manter a satisfação geral em níveis de excelência;
  • Usar um CRM permite que você tenha uma gestão eficiente do relacionamento com o cliente, com uma base de dados que permite oferecer um atendimento personalizado e uma experiência aprimorada;
  • Utilizar um CRM para e-commerce traz benefícios como a melhoria da relação entre marketing e vendas, segmentação dos clientes e tomada de decisões estratégicas embasadas em dados;
  • Com a Nuvemshop, é possível criar uma loja virtual gratuita e integrá-la com alguns dos principais CRM do mercado, como RD Station, HubSpot e Brevo.

O CRM para ecommerce é fundamental para estabelecer laços com os clientes e fidelizá-los, independentemente do seguimento da loja virtual.

Por isso, ter um sistema de relacionamento possibilita que o caso de cada usuário seja acompanhado de perto. Isso possibilita realizar um seguimento permanente e manter a satisfação e a atenção em níveis de excelência.

De fato, estatísticas mostram que os e-commerces com sistemas de CRM têm uma produtividade 15% maior. Por meio desse número é possível perceber que um Sistema de Gestão de Relacionamento é interessante para lojas online e outras variedades de iniciativas comerciais na internet.

Quer saber mais sobre CRM para ecommerce? Então, vamos começar! 🤓

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O que é CRM?

CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, no português), é uma ferramenta responsável por tornar o relacionamento com os clientes personalizado. Dessa forma é responsável por realizar o gerenciamento de todo o processo de conexão entre uma empresa e seus consumidores.

Então, o CRM torna toda a gestão de relacionamento com o cliente mais ágil e sua empresa não perde tempo com tarefas mecânicas, como cadastrar os dados dos consumidores. Ou seja, todas as planilhas de cadastro são substituídas pelo sistema e todos os dados podem ser encontrados em um só lugar.

Além disso, após coletar informações sobre os consumidores e as organizar, faz a automatização de todos os contatos futuros entre empresa e cliente, auxiliando, assim, na definição do tipo de ação que a sua empresa fará com esse cliente de acordo com os dados que foram coletados.

Pode até parecer um pouco complicado e abstrato, mas as soluções de CRM são mais simples do que você imagina. As funções e recursos das opções disponíveis no mercado permitem que se mantenha a relação com os clientes sob controle, uma vez que permite monitorar o status de cada cliente.

💡 Saiba mais:

Quais os benefícios de usar um CRM para ecommerce?

Utilizar um CRM para ecommerce traz inúmeros benefícios que podem impulsionar o crescimento e o sucesso do negócio. Essa ferramenta permite uma gestão eficiente do relacionamento com o cliente, centralizando e organizando informações importantes em um só lugar.

Isso possibilita oferecer um atendimento personalizado e uma experiência aprimorada, aumentando a satisfação e fidelização do público. Além disso, um CRM auxilia na segmentação dos clientes, promovendo campanhas de marketing direcionadas e eficazes.

Com uma visão abrangente dos dados dos compradores, é possível tomar decisões estratégicas mais embasadas, identificar oportunidades de vendas cruzadas e upselling, e melhorar a eficiência operacional. No geral, um CRM é uma ferramenta fundamental para maximizar a eficácia das operações comerciais e estabelecer relações duradouras com os clientes.

Confira, a seguir, quais as vantagens de usar um CRM para ecommerce:

1. Melhora a relação entre Marketing e Vendas

Os e-commerces são iniciativas digitais, mas não é raro encontrar casos onde a forma de se trabalhar é semelhante a das lojas físicas. Ou seja, mesmo que alguns departamentos funcionem em paralelo, nem sempre as ações são pensadas de maneira unificada.

Por meio da automação do CRM é possível que a base de contatos da sua empresa seja nutrida pelo time de marketing para que o time comercial tenha informações de qualidade para trabalhar.

Tudo isso porque o atendimento ao cliente depende de referências atualizadas, segmentadas e analisadas para que seja possível fazer o acompanhamento correto de cada cliente.

Nesse sentido, um CRM proporciona dados organizados garantindo que toda e qualquer instância de interação seja feita de acordo com o estágio em que o usuário se encontra. É dessa forma que o marketing e o comercial desenvolvem ações conjuntas, mais eficientes e produtivas.

💡 Saiba mais: Atendimento ao cliente

2. Fornece um panorama dos clientes

Acabamos de falar da jornada do cliente e sobre a importância de atender cada caso segundo seu estágio, correto? Mas, para isso, é necessário ter acesso a todas as informações que foram compartilhadas com um determinado cliente. O que lhe foi dito, pelo que se interessou, quais foram suas consultas e mais.

Esse conjunto de ações e procedimentos deve ficar registrado para que se tenha acesso, rapidamente, às preferências individuais. Ou seja, o objetivo é que o cliente seja acompanhado e que cada resposta dada seja assertiva, contribuindo para que o usuário na etapa de prospecção se aproxime cada vez mais da decisão.

A fidelização é um ponto-chave nos processos de atendimento e só pode ser exercitada corretamente quando entendemos o que o usuário precisa. Com uma visão mais ampla, baseada em informações e análises, fica mais fácil encontrar os pontos cegos e tomar as ações necessárias para não deixar nada em aberto.

💡 Saiba mais: Como promover a fidelização de clientes com cashback?

3. Centraliza os dados

O timing é tudo na hora de agir frente a um prospecto. E já que um CRM leva em consideração o estágio do cliente e seu histórico de atendimento e interações, a inteligência do programa informa qual é o momento correto para dar seguimento às ações necessárias. Como isso acontece? Via análises 100% automáticas.

Ou seja, um sistema CRM é alimentado e, de acordo com sua programação e objetivos, dispara o que deve ser feito para que a relação com o lead (usuário que no ínicio da jornada) seja diminuída, de acordo com ações pontuais.

Além da hora certa, essa aproximação procede da forma mais personalizada possível. Ou seja, cada cliente responde a um perfil, e cada perfil pode ser atendido de uma forma diferente.

Assim, ajustamos a comunicação para cada caso em particular, além da ação pontual e do momento indicado. Percebe como tudo se alinha em prol de um objetivo comum? Ou seja, é preciso, adequado e funcional. Um exemplo é aproveitar datas como aniversário para diminuir a distância e mandar uma comunicação desejando felicidades e, quem sabe, até um vale compras, um desconto ou acesso a ofertas exclusivas.

💡 Saiba mais: O que é um sistema de informação gerencial e para que serve?

4. Otimiza os atendimentos

Imagina poder dar uma resposta ou propor algo antes mesmo que o cliente comece a pensar naquilo? Nada melhor do que estar um passo à frente das necessidades de alguém, principalmente quando é do seu cliente. Para isso, são combinadas as informações de cada usuário, inclusive com dados sobre o pós-venda, para proporcionar uma experiência mais satisfatória.

Lembre-se de que o processo comercial não se finaliza na hora da compra. O pedido precisa ser entregue, o cliente deve ficar satisfeito com sua compra e tudo tem que funcionar como um relógio. Pensando na satisfação dos consumidores, um CRM diminui os lapsos ao brindar informações de seguimento e medição.

E quando o assunto é satisfação do cliente, entender seu comportamento é fundamental. Felizmente, a maioria dos consumidores apresenta padrões reconhecíveis, que podem ser analisados e, de acordo com cada ação sua, disparar uma outra, do e-commerce, como o envio de um email, pesquisas ou outros.

💡 Saiba mais: Satisfação do cliente

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Quais os melhores softwares de CRM para ecommerce?

Agora que você já sabe a importância de utilizar o CRM para ecommerce, separamos uma lista com as principais ferramentas. Confira:

1. PipeRun

O sistema Piperun oferece diversos recursos para facilitar a gestão das vendas da sua empresa, como: geração de relatórios, funil de vendas otimizado e facilidade no recebimento de e-mails.

O serviço oferece teste grátis por 14 dias e as seguintes opções de planos:

  • Profissional: R$ 499,90 ao mês;
  • Avançado: R$ 699,90 ao mês;
  • Essencial: 499,90 ao mês;
  • Master: 699,90 ao mês.

2. ZohoCRM

O ZohoCRM é um dos principais sistemas utilizados no Brasil. Conta com automação de marketing, gerenciamento de processos, omnichannel e muito mais.

A plataforma oferece avaliação gratuita e flexível, permitindo que a empresa cancele ou mude o plano a qualquer momento. Os valores são os seguintes:

  • Padrão: US$ 18 ao mês;
  • Profissional: US$ 30 ao mês;
  • Empresarial: US$ 45 ao mês;
  • Ultimate: US$ 55 ao mês.

📹 Veja também: Como criar um endereço de e-mail profissional no Zoho Mail para sua loja virtual

3. Salesforce

O Salesforce é muito utilizado em todo o mundo. Oferece personalização de acordo com o tipo e porte da empresa, facilitando o uso da ferramenta. É possível focar em vendas, atendimento ao cliente, marketing e mais.

Possui 30 dias de teste grátis e planos diversos de acordo com o porte da empresa. Para saber qual o valor exato a ser pago para usar a plataforma, é necessário entrar em contato com a equipe, para que seja possível entender as reais demandas do seu negócio.

4. HubSpot CRM

A HubSpot CRM garante um sistema fácil de usar. Conta com painel de relatórios, gerenciamento do funil de vendas, rastreamento de negócios e muito mais.

O legal é que pode ser usado gratuitamente (com recursos limitados). A empresa também oferece planos pagos que variam de US$ 18 até US$ 800 ao mês.

Se você tem uma loja virtual Nuvemshop, é só baixar um aplicativo para integrar seu e-commerce com a HubSpot. Os preços dos planos profissionais começam em apenas US$ 29 ao mês:

⚙️ Baixe o aplicativo: HubSpot by HAL

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5. RD Station CRM

Por fim, o RD Station CRM garante fácil integração ao seu e-commerce. No plano grátis você já conta com funil de vendas, lembrete de tarefas, disparo de e-mails e diversas outras funcionalidades.

Possui três planos:

  • Free: gratuito;
  • Basic: R$ 52,20 ao mês;
  • Pro: R$ 76,50 ao mês.

Para usar o RD Station na sua loja virtual Nuvemshop, é só instalar o aplicativo RD Station by Klinko. Você ainda tem um desconto especial e paga apenas R$ 39,90 ao mês:

⚙️ Baixe o aplicativo: RD Station by Klinko

6. HoopCRM

O HoopCRM é um aplicativo que permite identificar visitantes em suas lojas físicas e digitais, mapear seus interesses e criar ações de contato personalizadas. Ele oferece diversos benefícios, como a captura de leads qualificados, entrega de comportamento do cliente à equipe de vendas e segmentação de público para anúncios mais efetivos.

Com ele, é possível segmentar seu público de forma inteligente, oferecendo um atendimento personalizado para a sua audiência. O aplicativo também oferece ferramentas de gestão comercial, como acompanhamento de fluxo de clientes e a criação de funis de vendas.

7.  Brevo

Brevo é uma plataforma de CRM flexível que ajuda você a construir experiências brilhantes para o cliente por meio de e-mail, SMS, WhatsApp, web push, chat e carteira móvel. Com ele, você pode importar automaticamente informações de usuários, criar sequências de e-mails e SMS, enviar e-mail marketing e acompanhar todos os dados sobre o relacionamento com os clientes.

Você pode integrar sua loja virtual Nuvemshop com o Brevo e aproveitar o plano gratuito com até 300 e-mails por dia e contatos ilimitados. Se preferir um plano pago, você tem 50% de desconto nos 3 primeiros meses. Aproveite:

⚙️ Baixe o aplicativo: Brevo CRM

8. Edrone

O Edrone é um sistema de CRM e automação de marketing com mais de 2 mil clientes em 25 países. A ferramenta simplifica a gestão de clientes e agrega funcionalidades como nesletter, programa de fidelidade, recomendações de produto baseadas em IA e muito mais.

No módulo de gestão de relacionamento com clientes, você pode segmentar seus consumidores em diversos grupos, detalhar o histórico de cada cliente e fazer análises RFM.

Que tem uma loja na Nuvemshop pode instalar o aplicativo Edrone com mais de 40 funcionalidades por um preço único.

⚙️ Baixe o aplicativo: Edrone

Como usar CRM para ecommerce nas redes sociais?

O brasileiro é exigente, e trabalhar com comércio eletrônico em nosso país não é uma tarefa simples. Qualquer erro no atendimento, entrega, pagamento ou em outras etapas da relação com a loja virtual pode ser motivo para nunca mais ver esse usuário. O CRM ajuda a tornar todo esse processo funcional e pensado para cada caso.

Agora, mesmo sabendo que sua loja online é mais confiável do que muitos concorrentes no mercado, os usuários não têm a mesma noção e precisam de informações e campanhas que o ajudem a te identificar como uma referência no setor. Bom, se o CRM permite que o seguimento do cliente seja impecável, podemos também pensar em ações prévias, mais associadas ao marketing.

Confira, a seguir, como usar essa ferramenta de vendas e marketing aliada às suas ações nas redes sociais:

CRM Social

Tendo em consideração o fato de que o principal objetivo de qualquer CRM é aumentar a satisfação e melhorar a experiência do cliente, pensar em um gerenciamento que considere as redes sociais é sinônimo de benefícios para as empresas e também para seus consumidores.

Na verdade, as redes sociais são um complemento interessante para desenvolver ações e acompanhar métricas de forma preventiva e corretiva. O chamado CRM Social registra todas as solicitações dos clientes, registra um histórico de cada conta e permite que ações pontuais sejam tomadas.

Tudo isso, porque as redes sociais se transformaram em um canal habitual de relacionamento, e não só entre amigos, mas entre negócios e usuários. A demanda por comunicação direta com empresas via mídias não para de crescer, e cerca de 45% dos clientes considera que as marcas deveriam dispor de canais de atendimento por esses meios.

💡 Saiba mais: Estratégias de atendimento ao cliente

Comunicação efetiva

Integrar-se com as mídias sociais significa que os canais de comunicação estão constantemente abertos. As empresas podem interagir com clientes a qualquer momento, e os clientes sempre têm uma saída para suas queixas, preocupações e dúvidas. Isso proporciona, para os usuários, acesso constante ao suporte, com a garantia de que a empresa reconhecerá e resolverá seus problemas.

Essa característica significa que a empresa será notificada, no momento apropriado, sobre quaisquer dificuldades que possam surgir. Isso permite que existam ferramentas para gerenciar as queixas e oferecer soluções por mais um canal de atendimento.

A integração com as redes sociais oferece uma possibilidade extra de gestão de interações. Os clientes têm suas preferências de comunicação, enquanto as empresas devem aproveitar os benefícios para responder de forma rápida e satisfatória.

Por isso, as companhias também podem usar as mídias para obter mais informações sobre as opiniões e experiências de seus consumidores, o que diretamente permite melhorar a gestão do empreendimento. Além disso, a interação faz com que os clientes se sintam importantes e valorizados, o que ajuda a garantir a fidelização.

Quais as vantagens do CRM Social?

Usar um CRM Social oferece vantagens significativas no gerenciamento do relacionamento com os clientes, aproveitando o poder das mídias sociais. Com um CRM Social, é possível monitorar e analisar as interações dos clientes nas redes sociais, permitindo uma compreensão mais profunda das suas preferências, opiniões e necessidades.

Essa ação possibilita responder os comentários de forma mais rápida e direcionada, sejam eles perguntas ou reclamações. Isso fortalece a imagem da empresa e melhora a experiência do cliente.

Além disso, um CRM Social facilita a segmentação dos compradores com base em dados sociais, permitindo campanhas de marketing mais efetivas e personalizadas. Ao integrar as mídias sociais ao CRM, as empresas podem obter insights valiosos, identificar tendências e oportunidades, além de nutrir relacionamentos duradouros e engajadores com os clientes.

Aqui vão alguns motivos para considerar o uso de um CRM Social:

1. Aplicativos e possibilidades

Softwares completos permitem que os clientes possam contatar canais de atendimento em qualquer meio, hora e lugar. Um CRM acelera as compras, nos ajuda a verificar o status das entregas, facilitar a navegação, permitir que os consumidores vejam e escrevam opiniões sobre os produtos e muito mais.

As empresas podem otimizar o uso dos sistemas por meio de notificações, oferecendo benefícios exclusivos. De fato, um sistema de gestão funciona como um atrativo, um lembrete e um maior conforto — tudo junto.

2. Monitoramento social

O monitoramento das redes sociais permite avaliar a satisfação e gerenciar a reputação da companhia, monitorando e revisando a presença online, assim como o que é escrito por terceiros — mídias, comentários de clientes etc. O monitoramento social é uma proteção e uma vantagem ao mesmo tempo.

Isso te permite efetivamente identificar e abordar questões relacionadas à reputação e à opinião pública em tempo real. A integração com as redes sociais oferece ferramentas de negócios que ajudam a rastrear, agradecer ou corrigir, conforme apropriado.

As mídias sociais são comumente usadas para publicar queixas. E se você estiver presente em todas elas, fica mais fácil lidar com reclamações detalhadas por escrito comparadas ao trabalho por telefone, por exemplo. Aproveite para fazer anúncios ou apresentar novas soluções quando for programar uma publicação no Facebook.

Para lidar com reclamações, você deve seguir um processo de duas etapas. Na primeira, você precisa responder à mensagem pública postada pelo cliente. Isso é crucial, porque permite que outras pessoas vejam que você é comprometido.

Na segunda parte do contato, você deve migrar a conversa para a esfera privada. A melhor coisa a fazer é tentar resolvê-la por meio de mensagens diretas na plataforma. Só se a situação for realmente muito complicada, você deve partir para outros canais de atendimento.

3. Melhores estratégias de marketing

Entre a comunicação do cliente, a gestão das interações, softwares de dados e monitoramento social, a integração de redes sociais oferece uma riqueza de informações que podem ser usadas para desenvolver estratégias de marketing efetivas.

Por exemplo, as empresas podem usar as mídias para entender o que seus clientes querem, analisar dados demográficos, determinar necessidades e desejos e eliminar aspectos que os clientes não curtem e nem precisam. Ao usar essas informações, fica inclusive mais fácil criar campanhas de marketing assertivas.

💡 Saiba mais: Estratégias de marketing digital

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4. Gerenciamento de reputação

Por meio dessa gestão e da atenção imediata às queixas, a integração do CRM para ecommerce com as redes sociais permite que a empresa mantenha seus clientes satisfeitos, ao interagir com os usuários por meio de toda uma variedade de canais.

Mesmo assim, a gestão social não precisa ser somente corretiva. Na verdade, você também deve usá-la positivamente. Logo, em sua estratégia de conteúdo, considere tratar sobre assuntos que respondam às dúvidas mais comuns que você recebe em seu atendimento diário.

O CRM Social também pode recompensar os clientes fiéis. Aqueles que se envolvem com sua marca online são valiosos e costumam fazer comentários públicos relacionados à sua empresa. Assim, você pode e deve criar recompensas e incentivos para que continuem a fazê-los.

Para isso, sua companhia pode desenvolver diferentes ações, tais como dar likes em suas publicações, compartilhar seus conteúdos ou convidá-los para grupos fechados com ofertas exclusivas. No entanto, não ignore as recompensas offline: você pode enviar a eles algum presente especial.

Por último, você pode usar as mídias para agregar mais valor a seus produtos. Há espaço para trabalhar com up selling e cross selling – o uso das redes para ambas as práticas não tem a ver só com o próprio discurso de vendas, trata-se também de aproveitar as oportunidades no momento certo.

Por isso, é importante acompanhar o que os seus clientes estão dizendo. Você verá então que essas oportunidades começarão a surgir organicamente. Isso abre uma janela para publicar e oferecer uma solução valiosa para aqueles que precisam.

Seus clientes já estão online. Se você optar por encontrá-los, pode usar as mídias sociais para construir relacionamentos mais profundos que beneficiarão ambos os lados.

Já escolheu seu CRM para ecommerce?

Conseguiu entender os benefícios do CRM para ecommerce e ainda conferir as principais ferramentas? Esperamos que sim! Independente do seu tipo de e-commerce, é relevante acompanhar a jornada do cliente e garantir o sucesso da sua marca.

E, caso você ainda não tenha um e-commerce próprio, mas esteja pensando em vender pela internet, te convidamos a criar uma loja virtual grátis com a Nuvemshop e experimentar todas as funcionalidades da plataforma! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre CRM no ecommerce

CRM é a abreviação de Customer Relationship Management, ou seja, gerenciamento de relacionamento com o cliente, em tradução livre. Esse conceito nomeou os softwares desenvolvidos para simplificar todo o processo de interação entre uma empresa e seus clientes, facilitando a gestão do negócio.

Melhorar a relação entre o departamento de Marketing e o setor de Vendas da empresa, fornece uma visão geral de todos os clientes, disponibiliza dados precisos e atualizados em tempo real, e, por fim, otimiza o tempo de atendimento, tornando os clientes mais satisfeitos.

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