Como montar uma paleta de cores passo a passo

Imagem mostrando um conjunto de lápis em tons de azul, representando uma paleta de cores.

Pontos principais do artigo:

  • A paleta de cores é uma combinação de cores em harmonia, usada para transmitir ideias e sentimentos. Pode ser aplicada em decoração, moda e identidade visual de marcas;
  • A paleta de cores é fundamental para a identidade visual de uma marca, pois 93% das pessoas consideram as cores na hora de comprar um produto.
  • Diversas ferramentas online facilitam a criação de paletas de cores, como o Gerador de Paleta de Cores Nuvemshop, Adobe Color CC e Shutterstock Colors Galore;

Você certamente já se deparou com alguma combinação de cores e pensou em como os tons funcionavam bem juntos, certo? Esse conjunto de colorações em harmonia se chama paleta de cores.

Por isso, todas as marcas buscam uma paleta própria para criar identificação com os consumidores, se diferenciar da concorrência e produzir materiais únicos.

Neste artigo, vamos aprender o que é uma paleta de cores , como criar, além de uma lista de sites para montar a identidade visual da sua marca online. 

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O que é?

Paleta de cores é, basicamente, uma junção de cores e tons em harmonia criada com o intuito de transmitir uma ideia, sentimento ou valor.

Unir tons e criar arranjos de cores é muito comum e está presente em diversas atividades do nosso cotidiano. Desde decoração e moda até coisas mais simples, como a mesa de uma festa infantil, por exemplo.

Muito se engana quem pensa que, para criar uma paleta de cores, é necessário ser um profissional do design. Com as informações importantes em mente, é possível criar sua própria paleta baseada em seus gostos.

Quais são os melhores sites para gerar paleta de cores?

Para criar paletas de cores não existe muito segredo, é possível contar com sites e ferramentas online que permitem a criação de combinações de forma rápida e prática. Confira as principais a seguir:

1. Gerador de Paleta de Cores Nuvemshop

Com o Gerador de Paleta de Cores Online da Nuvemshop, você pode gerar inúmeras combinações, salvar as paletas favoritas e fazer o download daquelas que você deseja utilizar. A ferramenta, além de bastante intuitiva, é totalmente gratuita.

Por meio dela, é possível ter acesso a um vasto acervo de paletas pré-definidas para usar em seu projeto, Veja:

Captura de tela do Gerador de Paleta de Cores da Nuvemshop.

Além disso, caso sua marca já possua uma identidade, um logotipo ou qualquer elemento visual, é possível fazer o upload de uma imagem e gerar a paleta de cores de acordo com o arquivo. Basta clicar em “Utilizar uma Imagem“, selecionar a foto em seu dispositivo e, pronto! Será gerada uma paleta automaticamente, como mostra o exemplo abaixo:

Captura de tela do Gerador de Paleta de Cores da Nuvemshop.

Bastante prático, não é? Caso queira acessar a ferramenta, clique no banner abaixo e crie suas paletas de cores gratuitamente!

👉 Ferramenta grátis: Gerador de paleta de cores 

2. Adobe Color CC

O Adobe Color oferece uma interface bastante intuitiva e prática. Nele, você pode criar paletas livremente usando o círculo cromático, selecionando as cores e tons exatos que deseja utilizar na composição da sua paleta.

Além disso, também é possível importar imagens e selecionar as cores desejadas para inserir em sua composição. A ferramenta faz parte do pacote Adobe, mas pode ser acessada separadamente de forma gratuita.

3. Shutterstock Colors Galore

O Shutterstock Colors Galore é uma ferramenta gratuita e ideal para quem está buscando inspiração para criar uma paleta de cores. O serviço funciona como uma galeria de composições que são separadas por cores e temas.

Além disso, é possível pesquisar por fotos no banco de imagens do site e identificar qual é a paleta de cores da imagem selecionada. Assim, você pode ter várias ideias para começar a planejar a sua.

4. Palettable

O Palettable é uma das opções mais práticas e intuitivas quando o assunto é paleta de cores. A ferramenta monta as combinações com base nas cores que você escolhe ao entrar no site.

Caso você não goste da paleta criada pelo sistema, o algoritmo passa a gerar novos modelos com base em suas escolhas e opiniões até chegar à combinação perfeita. O recurso para criar paletas de cores é gratuito.

5. Colourcode

O Colourcode é mais uma solução gratuita. Ela permite que você defina as cores e tons exatos que deseja para sua paleta antes de gerar as composições.

Feito isso, basta navegar pela área colorida da tela com o mouse e encontrar os tons ideais para a sua paleta. A ferramenta é muito fácil de usar e você pode salvar sua composição e exportá-la para usá-la em outros lugares.

6. SpyColor

O SpyColor tem uma proposta mais avançada. A ferramenta gratuita tem foco em exibir todas as informações exatas sobre as propriedades das cores. Basta pesquisar pelo nome de uma cor — ou inserir o código do tom — e o serviço de busca do site vai trazer os resultados exatos.

7. Coolors

O Coolors é uma das plataformas mais populares quando se trata de paleta de cores. O recurso gratuito uma interface prática e intuitiva que permite que você crie suas combinações com muita facilidade.

Além disso, é possível gerar as composições utilizando a “barra de espaço” do seu teclado até encontrar a combinação perfeita. Caso você queira manter algumas cores durante essa busca, você pode selecioná-las para que elas sejam mantidas durante as atualizações da página.

8. COLOURLovers

O COLOURLovers é uma das soluções mais diferentes e divertidas desta lista. Ele funciona, basicamente, como uma comunidade online.

Nele, os próprios usuários compartilham paletas de cores entre si, criando um enorme banco de composições. Sua usabilidade é bastante semelhante a do Pinterest e, sem dúvidas, ele é uma ótima opção gratuita para quem está buscando novas ideias.

9. HailPixel Color

O HailPixel Color é uma ferramenta mais básica (e gratuita), mas, que pode ser útil para a criação de uma paleta de cores. O site permite que você navegue pelas cores com o mouse e caso queira editar as propriedades das cores, basta usar o scroll.

10. uiGradients

O uiGradients é um aplicativo para navegador que permite que você crie harmonias de cores usando formatos pré-definidos em degradê. Também é possível exportar as paletas em formato de imagem JPG. O seu uso é gratuito.

Como criar uma paleta de cores?

Para criar uma paleta de cores, antes, você precisa entender o que é a teoria das cores e como funciona o círculo cromático. Com essas informações em mente, você poderá partir para a escolha dos tons que fazem sentido com o seu objetivo.

A psicologia das cores também pode ser muito útil durante a construção de uma paleta. Isso porque, por meio desse estudo, você pode escolher as cores que transmitem as sensações que você está procurando.

Quer aprender tudo sobre o assunto? Siga com a leitura pois, logo abaixo, separamos todas as informações necessárias para que você possa criar a sua paleta de cores com facilidade.

O que é círculo cromático?

O círculo cromático é uma estrutura circular que reúne as cores percebidas pelo olho humano. Ele costuma ser dividido em 12 partes, cada uma delas representando uma cor. Veja um exemplo abaixo:

Imagem mostrando um círculo cromático.

Essa ferramenta é essencial para a criação de uma paleta de cores, pois, por meio dela, é possível entender quais combinações podem fazer mais sentido.

O círculo cromático é composto por três cores primárias, três secundárias e seis terciárias. Vamos conhecê-las a seguir.

Cores primárias

As cores primárias são três colorações pilares que, quando combinadas, dão origem a outras tonalidades. São elas:

🟡 Amarelo;

🔴 Vermelho;

🔵 Azul.

Cores secundárias

Consistem na mistura de duas cores primárias, por exemplo:

Azul + amarelo = 🟢 verde;

Amarelo + vermelho = 🟠 laranja;

Vermelho + azul = 🟣 roxo.

Cores terciárias

É a mistura das cores primárias com cores secundárias, por exemplo:

Amarelo + verde = amarelo esverdeado;

Vermelho + roxo = vermelho arroxeado;

Vermelho + laranja = Vermelho alaranjado.

Com tantas combinações possíveis, pode ser fácil se perder, certo? Para isso, podemos contar com as leis de harmonização. Esta técnica garante que as cores sejam combinadas de forma equilibrada.

O conceito das leis de harmonização é divido em três pilares, vamos conhecê-los.

Cores complementares

Esta combinação reúne duas cores opostas no círculo cromático que possuem maior contraste entre si. Como as cores verde e vermelho, veja:

Imagem mostrando as cores complementares dentro de um círculo cromático.

Normalmente, este tipo de combinação une cores vivas e vibrantes. Por isso, é preciso tomar cuidado para não unir colorações que criem um efeito saturado — que acontece quando as cores atingem um nível muito alto de vivacidade.

Cores complementares decompostas

Também conhecida como tríade, esta metodologia combina três cores paralelas que formam um triângulo dentro do círculo cromático. Como, por exemplo, a junção do verde com o laranja e o azul:

Imagem mostrando as cores decompostas dentro de um círculo cromático.

Com este tipo de combinação é possível criar um efeito de alto contraste em harmonia, assim, você utiliza as três cores dividindo-as entre os elementos do seu projeto. Usemos o exemplo de um site, neste caso, seria possível usar as três colorações em diferentes partes da página. Fez sentido?

Cores análogas

Já as cores análogas reúnem colorações que estejam lado a lado no círculo cromático, criando uma combinação de tons mais semelhantes. Como o vermelho, o vermelho alaranjado e o laranja, por exemplo. Veja:

Imagem mostrando as cores análogas dentro de um círculo cromático.

Nesta combinação, é possível obter um efeito monocromático e harmonioso. Normalmente, esta é a principal metodologia aplicada para a criação de identidades visuais de marcas e produtos.

Quais são as propriedades das cores?

Para finalizar este resumo sobre o círculo cromático, é importante mencionar a importância das propriedades das cores.

Elas permitem que você possa variar as colorações, tornando-as mais ou menos fortes. Dessa forma, é possível criar uma imensa diversidade de tons.

As propriedades das cores são classificadas da seguinte forma:

1. Matiz

Trata-se da cor em seu tom mais puro, sem a influência de outras cores e sem o efeito de cores neutras como branco e preto.

2. Saturação

Define a vivacidade da cor. Ao diminuir a saturação, o tom se aproxima do cinza, neutralizando a cor. Já ao aumentar a saturação, a cor se torna mais pura e com um tom mais vibrante.

3. Valor

O valor determina quão clara ou escura pode ser uma cor. Ao aproximá-la do branco, por exemplo, é criado um efeito de brilho. Mas, caso seja aproximada da paleta de cores preto, a cor ganha um aspecto de sombra. Isso porque essa propriedade está diretamente relacionada com a intensidade da luz atribuída à cor.

O que é a psicologia das cores?

A psicologia das cores teve seu início há muito tempo, quando o escritor alemão Johann Wolfgang Von Goethe publicou o estudo que dizia que a cor não depende somente da luz e do ambiente, mas também, da percepção que temos de cada objeto ou elemento.

Johann acreditava que as cores quentes como vermelho, amarelo e toda a paleta de cores laranja eram dinâmicas e estimulantes. Já as cores frias como azul, verde e a paleta de cores roxo tansmitiam sensações tranquilizantes, por tratar-se de colorações suaves e estáticas.

Com o passar dos anos, os estudos sobre psicologia das cores foram evoluindo e, hoje, existem sensações atribuídas a cada cor. Observe alguns exemplos abaixo:

🟡 Amarelo: a paleta de cores amarelo representa otimismo, clareza e juventude. Essa cor é popular no marketing, pois ilumina e estimula a criatividade;

🔵 Azul: representa harmonia, fidelidade, simpatia, espiritualidade e fantasia. É uma cor bastante usada por marcas, pois transmite uma ideia de segurança e confiança;

Branco: simboliza inocência, honestidade, pureza, paz, cura e tranquilidade. Representa também o início, o começo de algo novo;

🟢 Verde: é a cor do crescimento, da renovação e do renascimento. É associada à saúde, à natureza, à cura e à paz. Por isso, é comum vermos o verde presente em hospitais e clínicas;

🔴 Vermelho: transmite a ideia de urgência, imediatismo ou perigo. É uma das cores mais usadas no marketing, pois se destaca do restante e tende a atrair mais atenção;

🟣 Violeta: simboliza poder, calma, criatividade e sabedoria. Esta cor costuma ser associada ao feminino, por isso, é frequentemente usada em produtos de beleza.

Para que serve a paleta de cores?

No tópico anterior já vimos alguns spoilers. Mas, para deixar tudo bastante claro, vamos pontuar algumas situações em que a paleta de cores pode ser útil e importante.

1. Decoração

Se você já inventou de pintar sua casa, com certeza se viu pensando em quais cores iriam combinar com seus móveis e com os demais elementos do cômodo. Definir essa combinação de tons para o ambiente exige a criação de uma paleta de cores.

Para garantir um ambiente harmonioso, bonito e aconchegante, pensar nas cores é uma etapa essencial. Por isso, criar uma paleta para os cômodos da sua casa pode ser superútil para garantir que você aplique as colorações corretas.

💡 Saiba mais: 11 melhores templates de vendas para o seu negócio

2. Moda

Com certeza você já se viu tentando combinar a blusinha com a bota e a bota com o chapéu, certo? Montar o look ideal às vezes pode gerar dor de cabeça, mas saiba que, com a ajuda de uma paleta de cores, essa tarefa fica mais fácil.

Na indústria da moda, é muito comum o uso das paletas para definir uma coleção ou um conjunto de peças. Isso porque, com as cores estrategicamente definidas, é possível ser mais assertivo na combinação das roupas.

Portanto, da próxima vez que for escolher um modelito, defina as cores que você quer vestir e separe peças que conversem com os tons que você escolheu. Assim, vai ficar mais fácil combinar o lookinho. 😉

3. Branding

O branding é uma estratégia bastante importante para qualquer negócio. Ela define a mensagem e a imagem que sua marca vai passar para o público.

Um estudo chamado Impact of Color on Marketing (em tradução livre ao português, Impacto da Cor no Marketing) mostrou que 93% das pessoas consideram as cores de um produto no ato da compra. A mesma pesquisa divulgou também que 84% dos consumidores acreditam que a cor do produto é mais relevante do que outros elementos.

Com isso, já deu para entender a importância da paleta de cores na sua estratégia de branding, não é?

Agora que você já sabe como combinar as cores de acordo com o círculo cromático e com a psicologia das cores, confira algumas dicas para aplicar este método na criação da identidade visual da sua marca:

💡Saiba mais: O que é branding e por que aplicar em sua marca?

📹Veja também: Definindo a paleta de cores da sua marca

Como usar a paleta de cores no processo de branding?

Parte da construção de uma marca está na identidade visual. Para garantir que você possa transmitir as sensações e mensagens corretas, definir as cores com calma será muito importante.

Além das técnicas englobadas pelo círculo cromático que vimos anteriormente, é interessante entender o significado e as sensações que as cores podem conter. O estudo sobre a psicologia das cores pode te ajudar muito neste processo.

As cores têm o poder de criar vínculos emocionais e transmitir ideias e valores. Portanto, a paleta da sua marca deve ser criada com base em uma profunda análise do que sua empresa quer transmitir.

Confira abaixo algumas dicas que irão te ajudar neste processo. 📝

Pense na mensagem que sua marca quer passar

O significado das cores pode estar ligado diretamente aos valores da sua empresa.

Escolha cores que combinem e que façam sentido com sensações que você deseja passar para o seu público-alvo. Por exemplo, se sua loja virtual vende produtos para bebês, o uso de cores frias e suaves como uma paleta de cores azul e violeta pode funcionar bem, já que elas transmitem ideias de calma, fantasia e harmonia.

Já uma paleta de cores para loja de roupas masculinas pode apostar em tons mais sóbrios para transmitir sofisticação, como azul-escuro e dourado.

Inclua cores secundárias em sua paleta

Trabalhar com cores secundárias é superimportante, principalmente se estivermos falando de e-commerce.

Toda marca tem sua cor principal, que, normalmente, está presente na maioria dos elementos, como o logotipo, por exemplo. Mas, para que você não precise construir uma identidade monocromática, o uso das cores secundárias irá permitir que você distribua os tons pelo site mantendo a identidade visual da marca.

💡 Saiba mais: Entenda tudo sobre identidade visual

7 exemplos de paleta de cores

Para inspirar, confira na sequência alguns exemplos de paletas de cores criadas por marcas que fazem muito sucesso.

1. Logotipo do McDonald’s

Com um dos logotipos mais famosos do mundo, o McDonald’s soube muito bem como criar uma identidade visual marcante. Basta olhar para o grande M dourado que, automaticamente, saberemos do que se trata.

A escolha da paleta de cores vermelho, neste caso, não poderia ser mais acertada. Utilizando cores primárias como o vermelho e o amarelo, o logotipo do McDonald’s atrai a atenção de crianças e adultos por transmitir sensações de urgência e entusiasmo.

logotipo do Mc Donald's simboliza paleta de cores

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2. Logotipo do Facebook

O logo do Facebook passou por diversas transformações durante os anos. No entanto, nunca deixou de lado sua paleta de cores, formada majoritariamente pelo branco e o azul.

Cores que não poderiam ser melhor escolhidas, já que o azul transmite sensações de segurança e confiança. Enquanto isso, o branco simboliza a honestidade.

logotipo do Facebook

3. Logotipo da Starbucks

A Starbucks fez uma escolha um tanto quanto imprevisível quando falamos de empresas do ramo alimentício. O verde, normalmente utilizado na área da saúde, representa a cura, a natureza e a paz.

Contudo, a escolha acabou dando certo, já que o a paleta de cores verde também transmite as sensações de calma, equilíbrio e harmonia. Isso casou com a proposta da marca de oferecer a melhor experiência quando o assunto é café de qualidade.

logotipo do Starbucks

4. Identidade visual do Itaú

O Banco Itaú consolidou sua identidade visual com a combinação das cores opostas amarelo e azul, acrescida do laranja das fachadas. O conjunto inspira otimismo, confiança e vitalidade, que são valores importantes para uma empresa de serviços financeiros. Confira a paleta de cores da marca:

paleta de cores do Itaú

5. Paleta 2022 da Suvinil

A fabricante de tintas Suvinil divulga anualmente uma paleta de cores com as principais tendências para o ramo de decoração. A publicação faz sucesso no mercado pela criatividade das nomenclaturas e diversidade de tons. Confira a seleção de 2022:

paleta de cores da Suvinil de 2022

6. Paleta de cores neutras (decoração)

É impossível falar de paleta de cores sem entrar na área de decoração e design de interiores. Veja a seguir um exemplo de combinação de tons neutros da paleta de cores marrom e bege para criar uma sala de estar clássica:

sala com paleta de cores neutra

7. Paleta de cores quentes (decoração)

Para fechar, vamos a um exemplo de paleta de cores predominantemente quentes usada para uma decoração de casamento. Veja como a combinação traz vida ao ambiente e remete ao amor:

decoração de casamento

Pronto para criar sua paleta de cores?

É muito divertido poder conhecer mais sobre as cores, não é? Esperamos que, além de entreter, este artigo também te ajude a criar a paleta de cores perfeita para sua marca.

Sem dúvidas, essa técnica vai melhorar muito a identidade visual da sua marca e, consequentemente, aumentar sua taxa de conversão.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre paleta de cores

A paleta de cores é uma junção de cores e tons em harmonia criada com o intuito de transmitir uma ideia, sentimento ou valor.

É possível gerar uma paleta de cores online com as seguintes ferramentas: Gerador de paleta de cores Nuvemshop, Adobe Color CC, Shutterstock Colors Galore, Palettable, Colourcode, SpyColor, Coolors, COLOURLovers, HailPixel Color, uiGradients.

O círculo cromático é uma estrutura circular que reúne as cores percebidas pelo olho humano por meio das seguintes categorias: cores primárias, cores secundárias, cores terciárias, cores complementares, cores complementares decompostas e cores análogas.

Pense na mensagem que sua marca quer passar, inclua cores secundárias em sua paleta, escolha ferramentas adequadas.

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