Guia completo para otimizar seus títulos SEO para loja virtual

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O título SEO, ou title tag, é o título que aparece no código HTML de uma página. É ele que vai ser lido pelo Google e por outros mecanismos de busca para exibir o título de cada resultado indexado nas páginas de resultados. 


Se você trabalha com uma estratégia para atrair tráfego orgânico para seu site, já deve ter se deparado com o título SEO em algum momento. Mas você sabe exatamente o que é isso e como tornar os títulos das suas páginas mais atrativos para o Google e para os usuários?

Se sua resposta foi não, não tem problema! Ao longo deste artigo, vamos entender tudo sobre a title tag — o nome técnico do título SEO e um dos principais fatores do SEO on page. Pronto para começar? Então, vamos lá!

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O que é título SEO (ou title tag)?

O título SEO, ou title tag, é o título que aparece no código HTML de uma página. É ele que vai ser lido pelo Google e por outros mecanismos de busca para exibir o título de cada resultado indexado nas páginas de resultados. Veja um exemplo:

Captura de tela de um resultado do Google, evidenciando o título SEO

O título SEO não necessariamente precisa ser o mesmo que aquele que observamos dentro da página, também conhecido como H1. Inclusive, boa parte das vezes, eles são diferentes.

Isso acontece porque a title tag precisa ter alguns aspectos específicos para que suas chances de aparecer no Google aumentem e as pessoas realmente cliquem no seu site.

Mas, antes de nos aprofundarmos nas boas práticas para as title tags, caso queira conferir dicas completas de SEO para e-commerce, aproveite o nosso curso gratuito:

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5 dicas para criar um bom título SEO

Agora que já entendemos o que é o título SEO e qual seu papel na estratégia de otimização para os mecanismos de busca, é hora de conferir algumas dicas para tornar suas title tags atrativas para o Google e também para o público. Veja:

1. Use as palavras-chave que seu público pesquisa no Google

Que ter o tema principal da página no título SEO é importante não é segredo para ninguém. Todavia, é imprescindível saber com que termos o público pesquisa a respeito daquele assunto para poder usá-los no título.

Para isso, é necessário fazer um planejamento de palavras-chave e identificar quais são as que têm o maior volume de buscas. Você pode fazer isso usando a maioria das ferramentas de SEO —  inclusive na suas versões gratuitas.

Por exemplo, se você tem uma loja virtual de roupas e vende camisetas com diversas estampas. Quando vai fazer a pesquisa por palavras-chave, nota que o termo “camiseta personalizada” tem um bom volume de buscas e que você tem esse modelo em seu e-commerce.

Nesse caso, a dica é empregar a keyword “camiseta personalizada” nos seus títulos SEO. Assim, existem mais chances de que o seu produto apareça quando um usuário pesquisar usando esse termo.

2. Inclua a palavra-chave principal no início do SEO title

Já vimos como saber que termos incluir no seu SEO title. Mas uma dica de ouro é a de sempre tentar incluir a palavra-chave logo no início do título. Desse modo, ela será o primeiro termo identificado tanto pelo Google, quanto pelos usuários.

Quer um exemplo? Se sua palavra-chave for, novamente, “camiseta personalizada”, procure criar um título SEO no seguinte formato:

  • Camiseta personalizada feminina série Harry Potter tamanho PP

Se tiver dificuldade para incluí-la no início, o macete dos dois pontos ajuda muito. Então, tente usar o formato:

  • Palavra-chave + “:” + texto complementar

3. Crie títulos SEO curtos

Outro ponto fundamental para o título SEO diz respeito ao seu tamanho. Isso porque o ideal é que ele apareça sem nenhum corte na página de resultados do Google, certo?

Há lugares que dizem que o limite de caracteres deve ser de 60 ou 70. Todavia, o tamanho do título SEO para mobile é de cerca de 55 caracteres. Como queremos garantir que tanto usuário no desktop quanto em dispositivos móveis tenham acesso integral ao seu conteúdo, melhor ficar com esse valor menor.

Na realidade, o número de caracteres é uma aproximação, pois o tamanho da title tag é definido por Pixels. Como letras diferentes ocupam espaços distintos, é feita essa estimativa. No entanto, caso queira testar se o comprimento do seu título SEO está adequado, recomendamos a ferramenta SERP Simulator.

4. Pense em formas atrativas para sua title tag

Além de tentar agradar os robôs do Google que classificam as páginas, lembre-se de quem clica nos resultados para ler seu blog ou comprar um produto são as pessoas. Portanto, crie títulos SEO atrativos para que elas sintam vontade de acessar seu site.

Para isso, procure inserir o máximo de informações que conseguir dentro do limite de tamanho. Teste também formatos diferentes e, se necessário, vá fazendo alterações se perceber que a taxa de cliques não está boa.

Alguns dos tipos de title tags que costumam ter bom desempenho são:

  • Como fazer algo: “Como fazer uma camiseta personalizada em casa”;
  • Listas: “7 formas para fazer sua própria camiseta personalizada”;
  • Perguntas: “Que impressora é utilizada para fazer uma camiseta personalizada?”.

💡 Saiba maisO que são meta tags e como elas afetam o SEO?

5. Inclua informações relevantes

Lembra-se de quando falamos sobre incluir o máximo de informações no título SEO? Pois bem, além de a title tag ser completa, é necessário que ela contenha detalhes relevantes para o público.

Isso é válido especialmente quando falamos de páginas de produtos no e-commerce. Quais são as informações importantes para que uma pessoa decida comprar aquele artigo? Inclua todas que conseguir no título.

Por exemplo, no caso da venda de um smartphone, inclua o modelo do celular e também sua capacidade de armazenamento interna, se ele é dual chip e outros tópicos pelos quais as pessoas procuram. Assim, você chama a atenção do potencial consumidor logo no primeiro contato dele com sua página no Google.

Na Nuvemshop, os lojistas podem criar títulos SEO com inteligência artificial de forma simples e rápida. Se você quer testar a funcionalidade, crie a sua loja virtual ainda hoje em qualquer uma das opções de planos pagos com 7 dias de teste grátis!

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Tudo certo sobre título SEO para e-commerce?

Esperamos que estas dicas tenham te ajudado a criar títulos SEO otimizados para seu site, especialmente se ele for um e-commerce. Afinal, esse é um aspecto fundamental para qualquer estratégia visando ao bom posicionamento no Google.

E, se você quer aparecer nos melhores resultados, saiba que também é importante contar com uma boa plataforma de e-commerce. Então, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e tenha todos os recursos que você precisa para vender mais! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre título SEO

O título SEO, ou title tag, é o título que aparece no código HTML de uma página. É ele que vai ser lido pelo Google e por outros mecanismos de busca para exibir o título de cada resultado indexado nas páginas de resultados.

Use as palavras-chave que seu público pesquisa no Google, inclua a palavra-chave principal no início do SEO title, crie títulos SEO curtos, pense em formas atrativas para sua title tag e inclua informações relevantes

Há lugares que dizem que o limite de caracteres para o título SEO deve ser de 60 ou 70. Todavia, o tamanho do título SEO para mobile é de cerca de 55 caracteres.

Alguns dos tipos de title tags que costumam ter bom desempenho são dicas de "como" fazer algo, listas numeradas e perguntas.

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