Como otimizar seus títulos de produto para SEO?

Por: Victoria Salemi
Como otimizar seus títulos de produto para SEO?

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Se você trabalha com uma estratégia para atrair tráfego orgânico para seu site, já deve ter se deparado com o título SEO em algum momento. Mas você sabe exatamente o que é isso e como tornar os títulos das suas páginas mais atrativos para o Google e para os usuários?

Se sua resposta foi não, não tem problema! Ao longo deste artigo, vamos entender tudo sobre a title tag — o nome técnico do título SEO. Então, está pronto para começar?

O que é título SEO (ou title tag)?

O título SEO, ou title tag, é o título que aparece no código HTML da página. É ele que vai ser lido pelo Google (na hora que este examina todos os sites da internet) e exibido na página de resultados:

Captura de tela de um resultado do Google, evidenciando o título SEO

E também no título da aba quando você estiver naquela página:

Captura de tela de uma página do blog da Nuvemshop, com o mouse sobre a aba e o título SEO aparecendo

Como é possível observar nessa segunda imagem, o título SEO não necessariamente precisa ser o mesmo que aquele que observamos dentro da página. Inclusive, boa parte das vezes, eles são diferentes.

Isso acontece porque a title tag precisa ter alguns aspectos específicos para que suas chances de aparecer no Google e de que as pessoas realmente cliquem no seu site aumentem.

Antes de nos aprofundarmos nas boas práticas para as title tags, caso queira conferir dicas completas de SEO, confira nosso guia:


Saiba mais...

5 dicas para criar um bom título SEO

Agora que já entendemos o que é o título SEO e qual seu papel na estratégia de otimização para os mecanismos de busca, hora de conferir algumas dicas para tornar suas title tags atrativas para o Google e também para o público.

1. Use as palavras-chave que seu público pesquisa no Google

Que ter o tema principal da página no título SEO é importante não é segredo para ninguém. Todavia, é imprescindível saber com que termos o público pesquisa a respeito daquele assunto e empregá-los no título.

Para isso, é necessário fazer um planejamento de palavras-chave e identificar quais são as ligadas ao seu nicho que têm o maior volume de buscas. Para isso, você pode usar ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google.

Por exemplo, você tem uma loja virtual de roupas e vende camisetas com diversas estampas. Quando vai fazer a pesquisa por palavras-chave, nota que o termo “camiseta tie dye” tem um bom volume de buscas e que você tem esse modelo em seu e-commerce. Empregar a keyword “camiseta tie dye” em seu título SEO, portanto, é fundamental para otimizá-lo.

Evite usar a mesma palavra-chave para diferentes páginas. Essa prática vai levar à canibalização, ou seja, uma competição entre as páginas do seu próprio site toda vez que o usuário fizer uma busca por aquele termo.

2. Inclua a palavra-chave principal no início do SEO title

Já vimos como saber que termos incluir no seu SEO title. Mas uma dica de ouro é a de sempre tentar incluir a palavra-chave logo no início do título. Desse modo, ela será o primeiro termo identificado tanto pelo Google, quanto pelos usuários.

Quer um exemplo? Se sua palavra-chave for, novamente, “camiseta tie dye”, procure criar um título SEO no seguinte formato:

  • Camiseta tie dye feminina e masculina: tamanhos PP a GG

Se tiver dificuldade para incluí-la no início, o macete dos dois pontos ajuda muito. Então, tente usar o formato:

  • Palavra-chave + “:” + texto complementar

3. Crie títulos SEO curtos

Outro ponto fundamental para o título SEO diz respeito ao seu tamanho. Isso porque o ideal é que ele apareça sem nenhum corte na página de resultados do Google, certo?

Há lugares que dizem que o limite de caracteres deve ser de 60 ou 70. Todavia, o tamanho do título SEO para mobile é de cerca de 55 caracteres. Como queremos garantir que tanto usuário no desktop quanto em dispositivos móveis tenham acesso integral ao seu conteúdo, melhor ficar com esse valor menor.

Na realidade, o número de caracteres é uma aproximação, pois o tamanho da title tag é definido por pixels. Como letras diferentes ocupam espaços distintos, é feita essa estimativa. No entanto, caso queira testar se o comprimento do seu título SEO está adequado, recomendamos a ferramenta Test Page Title.

4. Pense em formas atrativas para sua title tag

Além de tentar agradar os robôs do Google que classificam as páginas, lembre-se de quem clica nos resultados para ler seu blog ou comprar um produto são as pessoas. Portanto, crie títulos SEO atrativos para que elas sintam vontade de acessar seu site.

Para isso, procure inserir o máximo de informações que conseguir dentro do limite de tamanho. Teste também formatos diferentes e, se necessário, vá fazendo alterações se perceber que a taxa de cliques não está boa.

Alguns dos tipos de title tags que costumam ter bom desempenho são:

  • Como fazer algo. Exemplo: “Como fazer uma camiseta tie dye em casa”;
  • Listas. Exemplo: “7 formas para fazer sua própria camiseta tie dye”;
  • Perguntas. Exemplo: “Que tinta é utilizada para fazer uma camiseta tie dye?”.

5. Inclua informações relevantes

Lembra-se de quando falamos sobre incluir o máximo de informações no título SEO? Pois bem, além de a title tag ser completa, é necessário que ela contenha detalhes relevantes para o público.

Isso é válido especialmente quando falamos de páginas de produtos no e-commerce. Quais são as informações importantes para que uma pessoa decida comprar aquele artigo? Inclua todas que conseguir no título.

Por exemplo, no caso da venda de um smartphone, inclua o modelo do celular e também sua capacidade de armazenamento interna, se ele é dual chip e outros tópicos pelos quais as pessoas procuram. Assim, você chama a atenção do potencial consumidor logo no primeiro contato dele com sua página no Google.

Como inserir o título SEO no e-commerce?

A forma como o título SEO é inserida na página varia de acordo com o sistema utilizado em seu site. Se, por exemplo, você tem um blog em WordPress, essa modificação pode ser feita por meio da ferramenta Yoast SEO.

No e-commerce, a forma como sua loja virtual foi construída também vai influenciar o modo como você insere as title tags de cada produto. Para conferir como fazer isso na plataforma da Nuvemshop, confira o tutorial abaixo:

Tudo certo?

Esperamos que estas dicas tenham te ajudado a criar títulos SEO otimizados para seu site, especialmente se ele for um e-commerce. Afinal, esse é um aspecto fundamental para qualquer estratégia visando ao bom posicionamento no Google.

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