Tudo sobre como programar post no Instagram

Por: Talitha Adde

imagem de computador e celular, em cima de uma mesa, exemplificando a tarefa de como postar post no Instagram

Você já desejou que o seu dia tivesse mais horas? Se você administra uma loja virtual, sabe que é importante fazer a gestão do tempo. Sendo assim, é necessário conhecer ferramentas para automatizar o dia a dia do seu e-commerce. Então, se você está procurando maneiras de como programar post no Instagram, chegou ao lugar certo!

Você pode agendar as suas publicações de duas formas na rede social: utilizando o Facebook ou ferramentas de automação de redes sociais.

Neste artigo, vamos mostrar um guia completo de como programar um post no Instagram, as principais vantagens desta prática, além de listar alguns recursos que podem te ajudar nesta tarefa. Vamos lá?

Como programar post no Instagram?

É possível programar post no Instagram de duas maneiras: com o Estúdio de Criação do Facebook, que é gratuito, ou com ferramentas de automação, que são soluções pagas.

A seguir, você confere o passo a passo de como usar o Facebook para agendar as suas publicações. Em seguida, vamos listar algumas ferramentas de automação.

É importante lembrar que você só pode agendar posts no Instagram pelo computador.

Como agendar publicações no Instagram pelo Estúdio de Criação do Facebook?

O Estúdio de Criação permite gerenciar contas comerciais do Facebook e do Instagram em um único lugar, além de dar a possibilidade de programar posts e acessar métricas.

Para utilizar o recurso, você precisa ter um perfil comercial do Instagram. Você pode criar uma conta para a versão de negócios da rede social ou migrar do perfil pessoal para o Instagram business. Para configurar qualquer uma destas opções, confira o nosso artigo sobre o assunto:

💡 Saiba mais: Guia completo sobre Instagram comercial

Feito isso, acesse por um computador o Estúdio de Criação do Facebook. Na tela inicial da plataforma, você vai notar um botão com o ícone do Instagram na parte superior. Clique nesta opção para acessar as ferramentas de integração com a rede social:

captura de tela página inicial do estudio de criação de Facebook, ferramenta para programar post do Instagram

Em seguida, faça o login com a conta que gerencia o perfil no Instagram:

captura de tela de página de login do Estúdio de Criação, para conectar a conta da rede social e agendar post

Agora, siga o passo a passo abaixo para programar um post no Instagram:

1. Crie uma publicação

O primeiro passo para agendar uma publicação no Instagram é criar uma publicação. Para isso, clique no botão “create postou “crie uma publicação”, no canto superior da tela:

captura de tela do estúdio de criação de Facebook, que mostra o botão para criar e agendar post no Instagram

É possível publicar uma mídia no feed da rede social ou no IGTV, a plataforma de vídeos do Instagram. Por enquanto, a ferramenta ainda não permite o agendamento de Stories.

Em seguida, uma janela é aberta para você fazer o upload da imagem ou do vídeo, escrever a legenda, adicionar a localização e marcas pessoas, caso necessário:

captura de tela do estúdio de criação de Facebook, para fazer o upload de mídias e fazer as configurações necessárias antes de programar o post no Instagram

2. Programe o seu post

Preenchida todas as informações da publicação, existem três opções: programar o post, salvar a publicação como rascunho ou publicá-la na hora. Para agendá-lo, clique no botão “schedule” ou “horário”:

captura de tela do botão para programar post no Instagram

Em seguida, basta apenas escolher o dia e horário de publicação:

captura de tela do estúdio de criação do Facebook, exemplificando como alterar o horário de agendamento em um post no Instagram

4 ferramentas de automação para programar posts no Instagram

Se você procura uma ferramenta para programar posts no Instagram mais completa e funcionalidades mais avançadas, existem serviços pagos no mercado. Conheça os principais:

1. mLabs

O mLabs oferece um calendário de posts que permite que o usuário visualize quais são as publicações que estão programadas mensalmente. Além disso, permite agendar publicações em formato de Stories e adicionar recursos, como:

  • GIF;
  • Pergunta;
  • Enquete;
  • Hashtag;
  • Menção.

A ferramenta também emite relatórios personalizados que podem ser compartilhados por um link.

Com relação a valores, é possível escolher entre a assinatura mensal, trimestral ou anual. Os preços variam de R$5,90 ao mês até R$29,90/mês.

2. Later

Com o Later, você pode visualizar como o seu feed ficará antes da publicação agendada ir ao ar. Isso é ótimo para quem gosta de deixar o feed organizado, com paleta de cores, identidade visual da marca, imagens etc.

Além disso, a ferramenta disponibiliza um plano gratuito limitado a 30 posts mensais por rede social. Os planos pagos custam a partir de US$15 por mês.

3. Etus

Assim como o mLabs, o Etus também permite o agendamento de posts no Stories. A ferramenta ainda oferece a função de impulsionar um post no momento do agendamento e gerar relatórios personalizados.

O valor varia de acordo com o plano escolhido, entre R$7,80 e R$14,88 por mês.

4. Hootsuite

Com a Hootsuite, você pode agendar e publicar posts, gerar relatórios de métricas, responder interações com seguidores e gerenciar anúncios, tudo dentro da ferramenta.

Os planos custam US$19 ao mês, para uso profissional, ou R$99 por mês, para equipes.

Por que programar posts no Instagram?

Até aqui, você viu as ferramentas para programar post no Instagram. Se você ainda está em dúvida se deve adotar este recurso para a sua estratégia, separamos as principais vantagens de agendar posts nas redes sociais:

1. Mantém a organização das publicações

Programar posts no Instagram é uma ótima maneira de manter o calendário editorial da sua empresa sempre atualizado. Assim, caso aconteça algum imprevisto no seu dia de trabalho, não precisa se preocupar com um feed sem publicação.

Com as postagens em dia, é possível avaliar quais temas e formatos são mais efetivos para os seguidores da sua página na rede social.

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2. Faz a análise de resultados

Uma ferramenta para programar post no Instagram te ajuda a visualizar e entender os resultados de suas publicações, podendo, em alguns casos, gerar relatórios personalizados.

💡 Saiba maisTudo o que você precisa saber sobre automação para Instagram

3.Ajuda a manter o feed organizado

Ter um feed organizado, com posts seguindo a identidade visual do seu negócio, é uma ótima maneira de impulsionar as vendas pelo Instagram. E agendar os posts com antecedência permite planejar como você quer deixar a aparência do seu perfil.

Resumo

Como vimos, programar um post no Instagram te garante mais tempo e agilidade em sua gestão das redes sociais. Mas nada adianta programá-los se você não saber quem é a sua persona, ou seja, o cliente ideal do seu negócio, e os melhores horários para postar no Instagram.

Antes de ir embora, veja um resumo deste conteúdo:

Como programar post no Instagram?

É possível programar post no Instagram de duas maneiras: com o Estúdio de Criação do Facebook, que é gratuito, ou com ferramentas de automação, soluções pagas.

Por que programar posts no Instagram?

  1. Mantém a organização das publicações
  2. Faz a análise de resultados
  3. Ajuda a manter o feed organizado

Esperamos que estas dicas te ajudem a programar os posts da sua conta comercial. E, se você ainda não vende online, o que acha de fazer um teste grátis com a Nuvemshop por 30 dias? Estamos esperando você. 💙

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