Passo a passo para criar um site de vendas

Por: Victoria Salemi

Pessoa criando site de vendas em computador

O passo a passo para criar um site de vendas é: 

  1. Escolha o que vai vender
  2. Determine seu público
  3. Defina seu orçamento
  4. Registre um domínio
  5. Escolha sua plataforma de e-commerce
  6. Carregue seus produtos na loja virtual
  7. Crie um layout para o seu site de vendas
  8. Escolha os meios de pagamento e de envio
  9. Tenha um site responsivo
  10. Divulgue seu site de vendas

Quer se aprofundar mais nestas dicas? Continue com a leitura deste conteúdo. 


O comércio eletrônico tem ganhado cada vez mais adeptos, tanto da parte dos consumidores quanto de quem quer começar a empreender. Se você faz parte do segundo grupo, neste artigo, vamos conhecer um passo a passo completo de como criar um site de vendas.

Esse tipo de site é um endereço virtual por meio do qual você pode vender pela internet. Em geral, ele é voltado para produtos, mas também é possível vender serviços online, como cursos e aulas, por exemplo.

Criar um site de vendas é uma excelente ideia para quem quer ter um negócio próprio. Afinal, o e-commerce brasileiro tem crescido ano após ano. Em 2021, conforme dados do relatório NuvemCommerce, o faturamento das lojas virtuais aumentou 77% em relação ao ano anterior.

Se apenas esse número não for suficiente, existem outros motivos pelos quais vale a pena fazer um site de vendas. Algumas das vantagens do e-commerce são:

Quer saber tudo sobre como fazer um site de vendas com uma estratégia bem planejada? Então, siga a leitura do artigo!

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

11 passos para criar um site de vendas

Veja o passo a passo completo para criar um site de vendas:

1. Escolha o que vai vender

O primeiro passo para criar um site de vendas de sucesso é escolher quais produtos você vai comercializar. É claro que vender produtos que tenham muita procura é uma boa ideia, mas você também deve prestar atenção a outros fatores.

O primeiro deles é selecionar categorias de que você goste e com as quais tenha familiaridade. Isso vai facilitar na hora de escolher e lidar com os fornecedores, além de tornar mais simples o momento de divulgação dos produtos. Afinal, você saberá muito bem do que está falando.

👉 Ferramenta grátis: Lista de fornecedores

Além disso, para evitar a concorrência com inúmeras marcas já estabelecidas, procure um nicho de mercado específico para o seu negócio.

Nesse sentido, em vez de vender maiôs e sungas, por exemplo, você pode se especializar em maiôs e sungas para prática esportiva com tecido resistente ao cloro e estampas personalizadas. Dessa forma, você diminui o número de concorrentes diretos.

💡 Saiba mais: O que vender na internet?

2. Defina seu público

O próximo passo do guia de como criar site de vendas é definir o seu público-alvo. Para isso, você deve ter uma persona. Isso significa que você vai criar um personagem semifictício que represente o seu consumidor ideal.

Conhecer a fundo quem são seus clientes vai permitir que você direcione sua estratégia de modo a atingir esse público. Diversos elementos podem ser beneficiados desse conhecimento, como os preços, as comunicações nas redes sociais e as promoções que você vai criar, por exemplo.

3. Defina seu orçamento

Saber quanto você pode investir é fundamental para a estratégia ao começar seu site de vendas. Desse modo, você pode planejar seus próximos passos para empreender com responsabilidade financeira.

Se você precisa de uma ajudinha para prever os custos, no tópico a seguir, detalhamos quanto você precisa investir inicialmente.

💡Saiba mais: Como fazer o planejamento financeiro da sua empresa?

Quanto custa um site de vendas?

Para saber exatamente quanto custa fazer um site de vendas, é preciso ter informações sobre os produtos que você vai comercializar. Esses custos vão variar de acordo com o que for vender.

Entretanto, é possível ter uma ideia de quais serão os custos fixos mensais do empreendimento ao criar um e-commerce. Tenha em mente que você vai precisar gastar com:

  • A mensalidade da plataforma de e-commerce (ou prever as taxas do marketplace — vamos nos aprofundar nas diferenças na dica 4 deste conteúdo);
  • A regularização da sua empresa (que pode ser um MEI, se você for começar sozinho);
  • Uma conta bancária do negócio;
  • Um valor destinado a um contador;
  • Um valor para as campanhas de marketing.

Se considerarmos um exemplo de um empreendedor que está começando seu site de vendas agora, podemos tomar os seguintes valores mensais por base:

  • Plataforma de e-commerce: de planos grátis a R$ 199;
  • Guia de impostos do MEI (também conhecida como DAS): de R$ 49,90 a R$ 55,90;
  • Conta bancária do negócio (o exemplo é o da Conta Fácil MEI, do Banco do Brasil): R$ 17;
  • Serviço do contador: R$ 200;
  • Marketing: R$ 1.000.

Nesse exemplo, o empreendedor gastaria entre R$ 1.266,90 e R$ 1.471,90 com os custos fixos mensalmente.

💡 Saiba mais: Como fazer um orçamento para loja virtual?

4. Escolha seu tipo site de vendas

Existem diferentes tipos de vendas e de site de vendas online, sendo os principais a loja virtual e o marketplace. A seguir, vamos conhecer as características principais de cada um deles.

Loja virtual

Uma loja virtual é um site de vendas criado pelo próprio empreendedor para expor seus produtos.

Todas as características desse tipo de site de vendas são definidas pelo dono do negócio: desde a forma como os produtos serão organizados até o layout do e-commerce, passando pelos meios de envio e de pagamento utilizados.

Se você se interessou por essa possibilidade,você pode baixar a versão pdf do nosso guia gratuito de como criar uma loja virtual:

Crie sua loja virtual e venda pela internet
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Marketplace

Um marketplace é um site de vendas em que vários lojistas podem vender suas mercadorias. É como se fosse um shopping center virtual, com diversos produtos expostos.

Se você está se perguntando se conhece algum marketplace, é provável que sim. Existem alguns bastante famosos, como Mercado Livre, Americanas.com, Amazon e OLX.

Esses sites podem vender produtos novos ou usados e têm em comum o fato de exibirem os artigos com uma identidade visual padrão (sendo impossível diferenciar as lojas em um primeiro momento), terem um grande número de visitantes e cobrarem taxas sobre o preço dos itens vendidos por ali.

É importante ressaltar que, apesar de serem canais de venda diferentes, é possível combinar loja virtual e marketplace em sua estratégia. Dependendo de como o seu e-commerce for criado, é possível integrar os pedidos realizados por meio do marketplace ao seu painel de vendas, tornando a gestão mais simples.

💡 Saiba mais: O que é marketplace e como funciona este canal de venda?

5. Registre um domínio

Caso opte por criar seu site — a opção que recomendamos, para que você tenha total controle sobre o seu negócio — em vez de vender apenas por marketplaces, será necessário ter um domínio ou seja, a URL do seu site (“www.sualoja.com.br”). O registro do domínio é o ponto inicial para criar um site de vendas online.

Para escolhê-lo, considere nomes curtos e fáceis de lembrar. Logo após, você deve descobrir se o domínio está disponível na internet. Para isso, consulte o endereço escolhido no site https://registro.br/.

💡 Saiba mais: Aprenda como registrar um domínio

6. Escolha sua plataforma de e-commerce

É possível criar um site de vendas por meio de uma plataforma de e-commerce ou pelo desenvolvimento web. Caso não tenha experiência, sugerimos a primeira opção, já que ela permite que você comece o seu negócio por conta própria e de forma intuitiva.

No caso de contratar um desenvolvedor para criar um site de vendas, cada vez que surgir alguma necessidade de alteração, você precisará da ajuda desse profissional, o que pode acabar prejudicando sua autonomia.

Além disso, como uma loja virtual é um tipo de site elaborado, os custos de criação desse site do zero, sem uma plataforma, podem acabar ficando bastante altos.

Para escolher a sua plataforma de e-commerce, estude as opções disponíveis no mercado e pergunte para outros lojistas sobre suas experiências com as diferentes empresas. Assim, você consegue selecionar a que for atender melhor às suas necessidades.

💡 Saiba mais: Qual é a melhor plataforma de e-commerce?

7. Monte sua loja virtual

Definidos os primeiros pontos estratégicos da sua loja, hora de colocar a mão na massa e montar sua loja virtual.

Lembre-se de caprichar nas fotos dos produtos e oferecer descrições completas, uma vez que é por meio dessas informações que os clientes vão ter contato com os produtos antes de decidirem se vão comprar ou não.

8. Crie um layout para o seu site de vendas

O layout de uma loja virtual deve fazer com que o consumidor passe pelas etapas de venda rapidamente.

Além de tirar boas fotos dos produtos e caprichar nas descrições dos itens, como já comentado, ao criar um site de vendas, é importante ser objetivo.

Tenha em mente que os clientes que acessarem o seu site estarão procurando solucionar os seus problemas. Por isso, é fundamental que você entregue todas as informações relevantes sem complicações.

Apresente a barra de busca por produtos em destaque na sua loja virtual, além de informações sobre formas de pagamento, valores de frete, prazos de entrega, de maneira direta e simplificada.

Ao criar um site de vendas na Nuvemshop, por exemplo, você pode personalizar vários detalhes, como tamanho das imagens, estilo da barra de navegação, banners, entre outros. Além disso, se preferir uma ajuda profissional, você pode conhecer os especialistas Nuvemshop, profissionais e agências de design e marketing capacitados para auxiliar no desenvolvimento do seu e-commerce.

💡 Saiba mais: 10 funcionalidade que você pode personalizar em sua loja Nuvemshop

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📹 Veja também: Como criar um site de vendas grátis pelo celular? [Tutorial rápido e fácil]

9. Integre meios de pagamento e de envio

Depois de carregar os produtos em seu e-commerce e de deixá-lo com o visual da sua marca, você deve selecionar os meios de pagamento e de envio que vai utilizar.

Para os meios de pagamento, é importante avaliar as taxas de cada um, além do período para recebimento dos valores. Lembre-se também de oferecer aos clientes mais de uma opção. As mais comuns costumam ser cartão de crédito e boleto bancário.

Ao criar uma loja na Nuvemshop, por exemplo, você pode contar com o Nuvem Pago, serviço de pagamentos exclusivo da plataforma. Assim, você recebe, fatura e gerencia suas vendas em uma só interface.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Em relação aos meios de envio, avalie os disponíveis em sua região. Além dos Correios, que costumam ser a escolha de boa parte dos lojistas, não se esqueça de avaliar o custo-benefício de outras transportadoras.

💡 Saiba mais: Correios ou transportadoras: saiba quando e como utilizá-los no e-commerce

Independentemente de quais forem suas escolhas, a integração de cada uma delas costuma ser bem simples com as plataformas de e-commerce. Se optar por criar seu site de vendas pela Nuvemshop, você pode vincular meios de pagamento e de envio à sua loja com poucos cliques.

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10. Tenha um site de vendas online responsivo

Criar um site de vendas com design responsivo significa que o seu e-commerce estará adaptado em termos de design e tamanho para atender a visualização em vários tipos de telas, como computador, tablets e smartphones.

Com isso, você pode ter maior visibilidade nos mecanismos de pesquisa, como o Google, aumentando as chances de atrair novos clientes.

11. Divulgue seu site de vendas

Agora que seu site de vendas online está pronto, é preciso que as pessoas o conheçam.

Para isso, você deve investir em marketing digital, criando campanhas pagas e orgânicas (não pagas) para divulgar o seu e-commerce.

Uma boa ferramenta para essa divulgação são as redes sociais. Elas permitem que você faça publicações para seus seguidores, além da criação de anúncios. Essas propagandas vão ser exibidas para o público de acordo com características demográficas e dos interesses que você selecionar.

💡 Saiba mais: O que é plano de marketing e como fazer um?

[Extra] Principais sites de vendas

Depois de ler todas as dicas, você deve estar se perguntando quais são os melhores sites de vendas para anunciar seus produtos online, certo? Para te ajudar, vamos separá-los em duas categorias: plataformas de e-commerce para montar sua própria loja virtual e marketplaces. Confira:

Plataformas de e-commerce

  • Nuvemshop;
  • WooCommerce;
  • Jet
  • Tray;
  • Vtex;
  • Magento;
  • Irroba;
  • Shopify.

📘 Confira o material: Comparativo de plataformas de e-commerce grátis

Marketplaces

  • Mercado Livre;
  • Shopee;
  • Amazon;
  • Americanas.com;
  • OLX;
  • Enjoei.

Pronto para criar seu site de vendas?

Esperamos que este conteúdo tenha respondido suas dúvidas sobre como criar um site de vendas e quanto custa manter uma loja virtual.

Caso esteja pensando em empreender e vender pela internet, esse pode ser um caminho de muito sucesso, assim como outros empresários que criaram suas lojas virtuais.

Se você quer criar seu site de vendas, crie sua loja grátis com a Nuvemshop. Aproveite todas as vantagens da nossa plataforma!

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre como criar um site de vendas

  1. Escolha o que vai vender;
  2. Determine seu público;
  3. Defina seu orçamento;
  4. Registre um domínio;
  5. Escolha sua plataforma de e-commerce;
  6. Carregue seus produtos na loja virtual;
  7. Crie um layout para o seu site de vendas;
  8. Escolha os meios de pagamento e de envio;
  9. Tenha um site responsivo;
  10. Divulgue seu site de vendas.
 

Os custos de um site de vendas dependem da plataforma escolhida para vender pela internet e dos produtos escolhidos para comercialização. Porém, pode-se considerar que os custos fixos de um site de vendas saem a partir dos R$ 1.200 mensais.

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