Aprenda o passo a passo para criar um site de vendas

Por: Victoria Salemi

Pessoa criando site de vendas em computador

Aqui você encontra:

Confira os passos para criar um site de vendas:

  1. Escolha o que vai vender
  2. Defina o seu público
  3. Registre um domínio
  4. Escolha sua plataforma de e-commerce
  5. Carregue seus produtos na loja virtual
  6. Crie um layout para o seu site de vendas
  7. Escolha os meios de pagamento e de envio
  8. Tenha um site responsivo
  9. Divulgue seu site de vendas

Sem tempo para ler? Não se preocupe! Temos o conteúdo, na íntegra, em versão áudio para você escutar onde estiver. É só apertar o play. 😉

O comércio eletrônico tem ganhado cada vez mais adeptos, tanto da parte dos consumidores quanto de quem quer começar a empreender. Se você faz parte do segundo grupo, neste artigo, vamos conhecer um passo a passo completo de como criar um site de vendas. Pronto para começar?

Como aquecimento, veja só como pode ser simples criar seu site de vendas:

Quer saber tudo sobre como fazer um site de vendas com uma estratégia bem planejada? Siga a leitura do artigo!

9 passos para criar um site de vendas

Site de vendas é um endereço virtual por meio do qual você pode vender pela internet. Em geral, ele é voltado para produtos, mas também é possível vender serviços online, como cursos e aulas, por exemplo.

A seguir, vamos nos aprofundar na solução de criar uma loja virtual, um dos tipos de site de vendas. Está pronto?

1. Escolha o que vai vender

O primeiro passo é escolher quais produtos você vai comercializar em seu site de vendas. É claro que vender produtos que tenham muita procura é uma boa ideia, mas você também deve prestar atenção a outros fatores.

O primeiro deles é selecionar categorias que você goste e com as quais tenha familiaridade. Isso vai facilitar na hora de escolher e lidar com os fornecedores, além de tornar mais simples o momento de divulgação dos produtos. Afinal, você saberá muito bem do que está falando.

Além disso, para evitar a concorrência com inúmeras marcas já estabelecidas, procure um nicho de mercado específico para o seu negócio.

Nesse sentido, ao invés de vender maiôs e sungas, por exemplo, você pode se especializar em maiôs e sungas para prática esportiva com tecido resistente ao cloro e estampas personalizadas. Dessa forma, você diminui o número de concorrentes diretos.

Para saber mais sobre esse assunto, dê o play no vídeo:

2. Defina seu público

O próximo passo do guia de como criar um site de vendas é definir o seu público. Para isso, você deve ter uma persona. Isso significa que você vai criar um personagem fictício que represente o seu consumidor ideal.

Conhecer a fundo quem são seus clientes vai permitir que você direcione sua estratégia de modo a atingir esse público. Diversos elementos podem ser beneficiados desse conhecimento, como os preços, as comunicações nas redes sociais e as promoções que você vai criar, por exemplo.

Para saber mais sobre o assunto, dê o play no NuvemCast #8 – JTBD e Persona: como conhecer as necessidades do seu público:

💡 Saiba mais: Definindo o alcance do seu público: qual é o seu público-alvo?

3. Registre um domínio

O registro do domínio, ou seja, a URL do seu site (“www.sualoja.com.br”), é o ponto inicial para fazer um site de vendas online.

Para escolhê-lo, considere nomes curtos e fáceis de lembrar. Logo após, você deve descobrir se o domínio está disponível na internet. Para isso, consulte o endereço escolhido no site https://registro.br/.

💡 Saiba mais: Como cadastrar um domínio próprio na sua loja virtual?

4. Escolha sua plataforma de e-commerce

É possível montar um site de vendas por meio de uma plataforma de e-commerce ou pelo desenvolvimento web. Caso não tenha experiência, sugerimos a primeira opção, já que ela permite que você comece o seu negócio por conta própria e de forma intuitiva.

No caso de contratar um desenvolvedor para criar um site de vendas, cada vez que surgir alguma necessidade de alteração, você precisará da ajuda desse profissional, o que pode acabar prejudicando sua autonomia.

Além disso, como uma loja virtual é um tipo de site elaborado, os custos de criação desse site do zero, sem uma plataforma, podem acabar ficando bastante altos.

Para escolher a sua plataforma de e-commerce, estude as opções disponíveis no mercado e pergunte para outros lojistas sobre suas experiências com as diferentes empresas. Assim, você consegue selecionar a que for atender melhor às suas necessidades.

💡 Saiba mais: Qual é a melhor plataforma de e-commerce?

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5. Monte sua loja virtual

Definidos os primeiros pontos estratégicos da sua loja, hora de colocar a mão na massa e montar sua loja virtual.

Lembre-se de caprichar nas fotos dos produtos e oferecer descrições completas, uma vez que é por meio dessas informações que os clientes vão ter contato com os produtos antes de decidirem se vão comprar ou não.

6. Crie um layout para o seu site de vendas

O layout de uma loja virtual deve fazer com que o consumidor passe pelas etapas de venda rapidamente.

Além de tirar boas fotos dos produtos e caprichar nas descrições dos itens, como já comentado, ao criar um site de vendas, é importante ser objetivo.

Tenha em mente que os clientes que acessarem o seu site estarão procurando solucionar os seus problemas e, por isso, é fundamental que você entregue todas as informações relevantes sem complicações.

Apresente a barra de busca por produtos em destaque na sua loja virtual, além de informações sobre formas de pagamento, valores de frete, prazos de entrega, de maneira direta e simplificada.

Ao criar um site de vendas na Nuvemshop, por exemplo, você pode personalizar vários detalhes, como tamanho das imagens, estilo da barra de navegação, banners, entre outros.

💡 Saiba mais: 10 funcionalidade que você pode personalizar em sua loja Nuvemshop

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7. Integre meios de pagamento e de envio

Depois de carregar os produtos em seu e-commerce e de deixá-lo com o visual da sua marca, você deve selecionar os meios de pagamento e de envio que vai utilizar.

Para os meios de pagamento, é importante avaliar as taxas de cada um, além do período para recebimento dos valores. Lembre-se também de oferecer aos clientes mais de uma opção. As mais comuns costumam ser cartão de crédito e boleto bancário.

Em relação aos meios de envio, avalie os disponíveis em sua região. Além dos Correios, que costumam ser a escolha de boa parte dos lojistas, não se esqueça de avaliar o custo-benefício de outras transportadoras.

💡 Saiba mais: Correios ou transportadoras: saiba quando e como utilizá-los no e-commerce

Independentemente de quais forem suas escolhas, a integração de cada uma delas costuma ser bem simples com as plataformas de e-commerce. Se optar por criar seu site de vendas pela Nuvemshop, você pode vincular meios de pagamento e de envio à sua loja com poucos cliques.

Para os meios de pagamento, assista ao vídeo abaixo:

E, para entender como integrar os meios de envio, é só dar o play no conteúdo a seguir:

8. Tenha um site de vendas online responsivo

Montar um site de vendas com design responsivo significa que o seu e-commerce estará adaptado em termos de design e tamanho para atender a visualização em vários tipos de telas, como computador, tablets e smartphones.

Com isso, você pode ter maior visibilidade nos mecanismos de pesquisa, como o Google, aumentando as chances de atrair novos clientes.

9. Divulgue seu site de vendas

Agora que seu site de vendas online está pronto, é preciso que as pessoas o conheçam.

Para isso, você deve investir em marketing digital, criando campanhas pagas e orgânicas (não pagas) para divulgar o seu e-commerce.

Uma boa ferramenta para essa divulgação são as redes sociais. Elas permitem que você faça publicações para seus seguidores, além da criação de anúncios. Essas propagandas vão ser exibidas para o público de acordo com características demográficas e dos interesses que você selecionar.

💡 Saiba mais: O que é plano de marketing e como fazer um?

Tipos de site de vendas

Existem diferentes tipos de vendas e de site de vendas online, sendo os principais a loja virtual e o marketplace. A seguir, vamos conhecer as características principais de cada um deles.

Loja virtual

Uma loja virtual é um site de vendas criado pelo próprio empreendedor para expor seus produtos.

Todas as características desse tipo de site de vendas são definidas pelo dono do negócio: desde a forma como os produtos serão organizados até o layout do e-commerce, passando pelos meios de envio e de pagamento utilizados.

Se você se interessou por essa possibilidade,você pode baixar a versão pdf do nosso guia gratuito de como criar uma loja virtual:

Marketplace

Um marketplace é um site de vendas em que vários lojistas podem vender suas mercadorias. É como se fosse um shopping center virtual, com diversos produtos expostos.

Se você está se perguntando se conhece algum marketplace, é provável que sim. Existem alguns bastante famosos, como Mercado Livre, Americanas.com, Amazon e OLX.

Esses sites podem vender produtos novos ou usados e têm em comum o fato de exibirem os artigos com uma identidade visual padrão (sendo impossível diferenciar as lojas em um primeiro momento), terem um grande número de visitantes e cobrarem taxas sobre o preço dos itens vendidos por ali.

É importante ressaltar que, apesar de serem canais de venda diferentes, é possível combinar loja virtual e marketplace em sua estratégia. Dependendo de como o seu e-commerce for criado, é possível integrar os pedidos realizados por meio do marketplace ao seu painel de vendas, tornando a gestão mais simples.

💡 Saiba mais: O que é marketplace e como funciona este canal de venda?

Quanto custa um site de vendas?

Para saber exatamente quanto custa fazer um site de vendas, é preciso ter informações sobre os produtos que você vai comercializar. Esses custos vão variar de acordo com o que for vender.

Entretanto, é possível ter uma ideia de quais serão os custos fixos mensais do empreendimento ao criar um e-commerce. Tenha em mente que você vai precisar gastar com:

  • A mensalidade da plataforma de e-commerce;
  • A regularização da sua empresa (que pode ser um MEI, se você for começar sozinho);
  • Uma conta bancária do negócio;
  • Um valor destinado a um contador;
  • Um valor para as campanhas de marketing.

Se considerarmos um exemplo de um empreendedor que está começando seu site de vendas agora, podemos tomar os seguintes valores mensais por base:

  • Plataforma de e-commerce: de R$ 14 a R$ 99,90;
  • Guia de impostos do MEI (também conhecida como DAS): de R$ 49,90 a R$ 55,90;
  • Conta bancária do negócio (o exemplo é o da Conta Fácil MEI, do Banco do Brasil): R$ 17;
  • Serviço do contador: R$ 200;
  • Marketing: R$ 1.000.

Nesse exemplo, o empreendedor gastaria entre R$ 1.286,90 e R$ 1.372,80 com os custos fixos mensalmente.

Para saber mais sobre o assunto, dê o play:

Vantagens de criar um site de vendas online

O e-commerce brasileiro tem crescido ano após ano.

Em 2020, esse mercado faturou R$ 87,4 bilhões em nosso país, um aumento de 41% sobre o ano anterior, segundo dados da Ebit|Nielsen.

Se apenas esse número não for suficiente, apresentamos outros cinco motivos pelos quais vale a pena fazer um site de vendas:

1. Simplicidade

Se você se pergunta sobre como criar um site de vendas e imagina que deve ser um processo muito complicado, a boa notícia é que isso não precisa ser verdade absoluta!

Claro, se você não souber nada sobre desenvolvimento de sites e for tentar criar um e-commerce do zero, esse processo será difícil. Todavia, existem ferramentas que podem ajudar aqueles que não têm tanta prática, como é o caso de uma plataforma de e-commerce.

Além da criação do site, a gestão dos pedidos também é bastante simples. Com esses dois desafios resolvidos, você poderá concentrar toda a sua energia no planejamento das estratégias de venda e na organização para enviar os pedidos.

2. Alcance

Você será capaz de chegar a pessoas de todo o Brasil e, por que não, do mundo com seu site de vendas online. Existem e-commerces que vendem para vários países, o que seria mais complicado por meio de uma loja física.

Se você tem um estabelecimento e pensa em migrar para o comércio digital, conheça mais sobre o assunto:

💡 Saiba mais: 20 vantagens do e-commerce para quem já tem loja física

3. Custos

Os custos de um site de vendas também são inferiores aos de uma loja física — supondo que você resolvesse abrir uma loja na rua ou em um shopping e tivesse que pagar aluguel.

Além disso, outra vantagem da loja virtual é que sua escalabilidade é mais simples. Isso significa que você pode começar aos poucos, com um número baixo de produtos em estoque e menos investimento em marketing digital, sem que isso prejudique a sua operação. À medida que for sentindo necessidade e tiver capital para isso, você pode ir aumentando os investimentos.

Por fim, você pode entender como fazer um site de vendas e começar a vender no seu e-commerce sozinho, sem a necessidade de contratar funcionários logo no início.

4. Segurança

Vender pela internet por meio de um site de venda online também é uma boa opção quando pensamos na segurança. Todos os pagamentos são realizados por meios digitais, como cartões e boletos bancários. Desse modo, não há a necessidade de manusear dinheiro em espécie.

Além disso, você não precisa ficar com uma loja aberta até altas horas, o que sabemos como pode ser perigoso em algumas cidades brasileiras.

As entregas, por fim, também não exigem que você tenha contato com desconhecidos, uma vez que elas são enviadas por meio de transportadoras e dos Correios.

5. Praticidade para os clientes

Assim como o comércio digital simplifica a vida do lojista, o consumidor também tem aderido às compras online. Inclusive, em momentos de crise, o e-commerce possibilita que o mercado continue funcionando mesmo sem que as pessoas precisem sair de casa.

Resumo

Esperamos que este conteúdo tenha respondido suas dúvidas sobre como criar um site de vendas e quanto custa manter uma loja virtual.

Antes de terminarmos, confira um resumo rápido do artigo:

Como criar um site de vendas?

Os passos para criar um site de vendas são:

  1. Escolha o que vai vender
  2. Defina seu público
  3. Registre um domínio
  4. Escolha sua plataforma de e-commerce
  5. Carregue seus produtos na loja virtual
  6. Crie um layout para o seu site de vendas
  7. Escolha os meios de pagamento e de envio
  8. Tenha um site responsivo
  9. Divulgue seu site de vendas

Quais são as vantagens de montar um site de vendas?

  1. Simplicidade
  2. Baixo custo
  3. Alcance
  4. Segurança
  5. Praticidade para os clientes

Quais são os tipos de sites de vendas?

  • Loja virtual
  • Marketplace

Quanto custa criar um site de vendas?

Os custos de um site de vendas dependem da plataforma escolhida para vender pela internet e dos produtos escolhidos para comercialização. Porém, pode-se considerar que os custos fixos de um site de vendas saem a partir dos R$ 1.200 mensais.

Caso esteja pensando em empreender e vender pela internet, esse pode ser um caminho de muito sucesso, assim como outros empresários que criaram suas lojas virtuais.

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