O que é o Planejador de palavras-chave do Google e como usá-lo?

Por: Amanda Budri

mesa com caderno de anotacoes para palavras-chave

Quem faz vendas online sabe o quanto é importante atrair visitantes para uma loja virtual. Nesse sentido, conhecer ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google pode ser essencial para determinar os melhores termos relacionados ao produto e se destacar da concorrência quando o assunto é buscas na internet.

Com o recurso, é possível determinar as principais palavras-chave relacionadas ao seu negócio e alcançar potenciais consumidores para a sua empresa no momento em que procuram soluções parecidas ao que você oferece em páginas de pesquisas, por exemplo.

Neste artigo, vamos esclarecer os principais detalhes sobre o Planejador de palavras-chave do Google e compartilhar o passo a passo de como utilizá-lo. Sigamos? 🚶‍♂️

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O que é Planejador de palavras-chave do Google?

Planejador de palavras-chave do Google é uma ferramenta que ajuda o usuário a descobrir e organizar termos para desenvolver campanhas pagas, por meio do Google Ads, criar uma loja virtual e/ou melhorar o posicionamento orgânico de um site (SEO).

Por exemplo, se você está pensando em montar um e-commerce de jogos para videogame, mas tem receio quanto à popularidade desse segmento na internet, é possível usar a ferramenta de palavras-chave do Google para entender se as pessoas buscam por termos como “comprar jogos de videogame” e “comprar Playstation 5” e encontrar outros similares.

Além disso, para auxiliar o usuário a compreender quais keywords valem mais a pena investir e/ou usar, o Planejador do Google revela três principais parâmetros em sua lista de palavras:

  1. Frequência: com que regularidade os termos são pesquisados;
  2. Estimativa de lance: quanto, em média, será o CPC (custo por clique) das palavras-chave, caso você opte em criar anúncios pagos por meio do Google Ads;
  3. Concorrência: número de anunciantes que usaram as mesmas keywords.

Como usar o Planejador de palavras-chave do Google?

Para ter acesso ao gerador de palavras-chave do Google, é necessário ter uma conta no Google Ads. Se você ainda não for cadastrado, siga os próximos passos. Caso já tenha um login, é só começar a partir da terceira etapa:

1. Entre no site do Google Ads e clique em Começar agora:

captura de tela da página inicial do cadastrado do google ads, necessário para acessar a planejador de palavra-chave do google

2. Caso não tenha uma conta no Google Ads, crie a sua:

captura de tela do cadastro de conta do google ads3. Em seguida, simule a criação de uma campanha. Aqui, a dica é apenas preencher os campos solicitados e no final selecionar o pagamento por boleto bancário.

4. Acesse sua conta do Google Ads, clique em “Ferramentas e Configuração” e depois vá para a opção “Planejador de palavras-chave”.

5. Comece a sua pesquisa:

planejador palavra-chave descobrir novos termos

Como fazer um planejamento de palavras-chave?

Agora que você já sabe usar a ferramenta do Google, vamos compartilhar três dicas que podem te ajudar na hora de pesquisar e escolher palavras-chave no Planejador:

  1. Dê preferência a termos de baixa e média concorrência: no caso de anúncios pagos, quanto mais disputados os termos forem, maiores serão os CPCs, isto é, Custo por Clique;
  2. Seja específico: pense como o seu público pesquisaria e que palavras utilizaria (aqui cabe o mesmo exemplo usado anteriormente sobre jogos para videogame);
  3. Use os filtros do Planejador: sobre isso, veja mais detalhes no tópico a seguir.

Já no que diz respeito a palavras-chave com foco em tráfego orgânico, você pode escolher deliberadamente termos de alta concorrência, visto que este formato não demanda investimento financeiro, mas apenas dedicação na criação dos conteúdos.

Filtros do Planejador de palavras-chave do Google

Com os filtros do Planejador de palavras-chave do Google, você pode refinar sua pesquisa a partir de:

  • Países, regiões, estados e/ou cidades;
  • Idiomas;
  • Períodos do ano (para compreender tendências sazonais, por exemplo);
  • Tipos de dispositivos (desktop ou smartphones e tablets).

Para isso, basta clicar no meu “Descobrir novas palavras-chave”, na página inicial da ferramenta. Em seguida, você será direcionado para esse menu:

Caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto, consulte o tutorial do próprio Google.

Bônus: outras ferramentas para planejar palavras-chave

Se, depois de conhecer o Planejador de palavras-chave do Google, você quiser testar outras ferramentas com o mesmo propósito, sem problemas! Abaixo, conheça três alternativas a ele:

1. Ubersuggest

ubersuggest planejador de palavras-chave

O Ubersuggest — ferramenta de análise do Neil Patel — promete fornecer gratuitamente keywords que não estão presentes no Planejador de palavras-chave do Google.

Após buscar o termo desejado, em Ideias de palavras-chave (no menu à esquerda), é possível conferir outras keywords similares e, em Análise de SERP, uma lista dos sites que estão ranqueando para o termo pesquisado.

2. Ahrefs

planejador de palavras chave ahrefs

A Ahrefs é uma plataforma paga que permite não só explorar palavras-chave e termos correlatos, mas também analisar o tráfego das diferentes páginas do seu site, entre outros recursos.

Dentre as informações disponibilizadas pela Ahrefs, destacam-se: concorrência da keyword, volume de pesquisa, cliques, frases correspondentes e dados sobre as 100 primeiras páginas que estão ranqueando no Google para o termo pesquisado (classificação do domínio, backlinks, tráfego orgânico mensal etc). Os planos custam entre US$ 99 e US$ 999.

google trends planejador de palavras-chave

Por fim, o Google Trends, lançado em 2006, é ideal para acompanhar os assuntos que estão em alta (ou que estiveram em alta em determinado período de tempo).

Ao pesquisar uma palavra-chave, a ferramenta mostra a evolução do termo e permite aplicar filtros de datas (anos, meses ou dias), tipo de conteúdo (YouTube, notícias, imagens etc), região e categoria (finanças, entretenimento, esporte, arte etc). Além disso, exibe consultas relacionadas em ascensão.

Tudo certo sobre o Planejador de palavras-chave do Google?

Esperamos que, com este artigo, você tenha tirado suas principais dúvidas sobre o Planejador de palavras-chave do Google.

Tudo certo sobre como planejar palavras-chave para o seu negócio? Se você não vende de maneira profissional na internet, aproveite e teste a Nuvemshop por 30 dias gratuitos. Estamos te esperando! 💙

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes

Planejador de palavras-chave do Google é uma ferramenta que ajuda o usuário a descobrir e organizar termos para desenvolver campanhas pagas, por meio do Google Ads, criar uma loja virtual e/ou melhorar o posicionamento orgânico de um site (SEO).

  1. Entre no site do Google Ads e clique em Começar agora;
  2. Caso não tenha uma conta no Google Ads, crie a sua;
  3. Em seguida, simule a criação de uma campanha. Aqui, a dica é apenas preencher os campos; solicitados e no final selecionar o pagamento por boleto bancário;
  4. Acesse sua conta do Google Ads, clique em “Ferramentas e Configuração” e depois vá para a opção “Planejador de palavras-chave;
  5. Comece a sua pesquisa.

  1. Dê preferência a termos de baixa e média concorrência;
  2. Seja específico;
  3. Use os filtros do Planejador.

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