O que é Planejador de palavras-chave do Google e como usá-lo?

Por: Raquel Lisboa
O que é Planejador de palavras-chave do Google e como usá-lo?

Aqui você encontra:

Se você está aqui é porque já ouviu falar no Planejador de palavras-chave do Google, certo?

Não é segredo para ninguém que o Google disponibiliza diversas ferramentas — muitas gratuitas! — para auxiliar pessoas que desejam otimizar seus conteúdos e anúncios. Assim, dentre elas, destaca-se o Planejador de palavras-chave.

Neste artigo, vamos esclarecer os principais detalhes sobre tal recurso e compartilhar o passo a passo de como utilizá-lo.

Sigamos? 🚶‍♂️

O que é Planejador de palavras-chave do Google?

O Planejador de palavras-chave do Google (ou Google Keyword Planner) é uma ferramenta que ajuda o usuário a descobrir e organizar termos para desenvolver campanhas pagas (através do Google Ads), criar uma loja virtual e/ou melhorar o posicionamento orgânico de um site (SEO).

Por exemplo: se você está pensando em montar um e-commerce de jogos para videogame, mas tem receio quanto à popularidade desse segmento na internet, é possível usar a ferramenta de palavras-chave do Google para entender se as pessoas buscam por termos como “comprar jogos de videogame” e “comprar Playstation 4” e encontrar outros similares.

Além disso, para auxiliar o usuário a compreender quais keywords valem mais a pena investir e/ou usar, o Planejador do Google revela três principais parâmetros em sua lista de palavras:

  1. Frequência: com que regularidade os termos são pesquisados;
  2. Estimativa de lance: quanto, em média, será o CPC (custo por clique) das palavras-chave, caso você opte em criar anúncios pagos através do Google Ads;
  3. Concorrência: número de anunciantes que usaram as mesmas keywords.

Como usar o Planejador de palavras-chave do Google?

Para ter acesso ao gerador de palavras-chave do Google, é necessário ter uma conta no Google Ads. Se você ainda não for cadastrado, siga os próximos passos. Caso já tenha um login, é só começar a partir da quarta etapa:

  1. Entre no site do Google Ads e clique em Começar agora;
  2. Preencha seus dados, como e-mail, senha e nome da sua empresa, e clique em Continuar;
  3. Pule a opção de tutorial do Google Ads, pois, caso contrário, será necessário simular uma campanha e cadastrar um cartão de crédito;
  4. Na home do Google Ads, clique em Ferramentas > Configuração (ícone 🔧);
  5. Por fim, clique em Planejamento > Planejador de palavras-chave > Descubra novas palavras-chave;
  6. E pronto! É só começar a usar, preenchendo o campo de busca com o tema ou a palavra-chave que deseja pesquisar e clicando em Ver resultados.

Caso queira conferir esse processo na prática, assista ao vídeo do próprio Planejador de palavras-chave do Google:

Obs.: no tutorial acima, o foco está em campanhas pagas. No entanto, a pesquisa para encontrar palavras-chave com fim orgânico (descrever produtos, criar URLs e/ou otimizar conteúdos do seu blog, por exemplo) pode seguir os mesmos passos. Ao final, basta não salvar os termos em um grupo de anúncios, ok?

Para qualquer outra dúvida sobre como usar o Planejador de palavras-chave do Google, acesse o FAQ da plataforma ou este webinar completo.

Como fazer um planejamento de palavras-chave?

Agora que você já sabe usar a ferramenta do Google, vamos compartilhar três dicas que podem te ajudar na hora de pesquisar e escolher palavras-chave no Planejador:

  1. Dê preferência a termos de baixa e média concorrência: no caso de anúncios pagos*, quanto mais disputados os termos forem, maiores serão os CPCs;
  2. Seja específico: pense como o seu público pesquisaria e que palavras utilizaria (aqui cabe o mesmo exemplo usado anteriormente sobre jogos para videogame);
  3. Use os filtros do Planejador: sobre isso, veja mais detalhes no tópico a seguir.

* Já no que diz respeito a palavras-chave com foco em tráfego orgânico, você pode escolher deliberadamente termos de alta concorrência, visto que este formato não demanda investimento financeiro, mas apenas dedicação na criação dos conteúdos.

Filtros do Planejador de palavras-chave do Google

Com os filtros do Planejador de palavras-chave do Google, você pode refinar sua pesquisa a partir de:

  • Países, regiões, estados e/ou cidades;
  • Idiomas;
  • Períodos do ano (para compreender tendências sazonais, por exemplo);
  • Tipos de dispositivos (desktop ou smartphones e tablets).

Para aplicá-los, basta clicar no ícone de filtro acima da tabela de resultados e selecionar aqueles que desejar. E se tiver qualquer dúvida sobre eles, consulte o tutorial do próprio Google.

Bônus: outras ferramentas para planejar palavras-chave

Se, depois de conhecer o Planejador de palavras-chave do Google, você quiser testar outras ferramentas com o mesmo propósito, sem problemas! Abaixo, conheça três alternativas a ele:

1. Ahrefs

planejador de palavras chave ahrefs

A Ahrefs é uma plataforma paga que permite não só explorar palavras-chave e termos correlatos, mas também analisar o tráfego das diferentes páginas do seu site, entre outros recursos.

Dentre as informações disponibilizadas pela Ahrefs, destacam-se: concorrência da keyword, volume de pesquisa, cliques, visão geral de SERP, frases correspondentes e dados sobre as 100 primeiras páginas que estão ranqueando no Google para o termo pesquisado (classificação do domínio, backlinks, tráfego orgânico mensal etc).

Para obter mais informações, consulte o site da Ahrefs.

2. Ubersuggest

ubersuggest planejador de palavras-chave

O Ubersuggest — ferramenta de análise do Neil Patel —, por sua vez, promete fornecer gratuitamente keywords que não estão presentes no Planejador de palavras-chave do Google.

Após buscar o termo desejado, em Ideias de palavras-chave (no menu à esquerda), é possível conferir outras keywords similares e, em Análise de SERP, uma lista dos sites que estão ranqueando para o termo pesquisado — assim como a Ahrefs.

Para obter mais informações, consulte o site do Ubersuggest.

google trends planejador de palavras-chave

Por fim, o Google Trends, lançado em 2006, é ideal para acompanhar os assuntos que estão em alta (ou que estiveram em alta em determinado período de tempo).

Ao pesquisar uma palavra-chave, a ferramenta mostra a evolução do termo e permite aplicar filtros de datas (anos, meses ou dias), tipo de conteúdo (YouTube, notícias, imagens etc), região e categoria (finanças, entretenimento, esporte, arte etc). Além disso, exibe consultas relacionadas em ascensão.

Para obter mais informações, consulte o site do Google Trends.

Tudo certo?

Esperamos que, com este artigo, você tenha tirado suas principais dúvidas sobre o Planejador de palavras-chave do Google. Caso queira encontrar mais dicas sobre o tema, indicamos a categoria SEO do Blog da Nuvemshop.

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