O que é diferencial competitivo e como criar um para a sua loja virtual?
O diferencial competitivo representa a singularidade que distingue uma empresa, conferindo-lhe uma vantagem decisiva para superar a concorrência e alcançar desempenho superior no mercado. Essa característica exclusiva não apenas destaca a organização em um segmento específico, mas também cultiva a preferência dos consumidores, estabelecendo uma posição única e sustentável no cenário empresarial.
Se você tem uma loja virtual, já deve ter pensado em criar uma estratégia de diferencial competitivo para o seu negócio, certo?
As vantagens de ter um diferencial para o seu negócio vão desde a fidelização dos clientes até um maior reconhecimento da sua marca entre o seu público-alvo. Então, criar um bom planejamento é importante para que você consiga manter suas vendas estáveis e positivas.
Afinal, se os clientes não se sentirem atraídos a comprar no seu e-commerce, por exemplo, você não consegue destacar a sua loja virtual.
Por esse motivo, ao longo deste artigo, explicaremos o que é diferencial competitivo e a importância de investir nessa estratégia, além de dar dicas de como você pode fazer isso para atrair clientes.
Então, vamos lá? Lembre-se de anotar todas as dicas! 📝
O que é diferencial competitivo?
Diferencial competitivo são as principais vantagens que tornam os produtos e serviços de um negócio referência em um determinado nicho de mercado. Em outras palavras, são os atributos exclusivos que a empresa proporciona para os seus consumidores que a concorrência ainda não conseguiu oferecer, facilitando a fidelização dos clientes.
Então, o que uma empresa pode fazer para se destacar? 🤔 Em um cenário competitivo, fazer testes e seguir boas práticas, como um bom atendimento ao cliente e o envio de brindes, pode ser a solução para criar o diferencial competitivo da sua loja virtual.
💡 Saiba mais: O que é estratégia competitiva e como definir a da sua empresa?
Como estabelecer o diferencial competitivo de um negócio?
Agora que já entendemos o que é diferencial competitivo, vamos conhecer o passo a passo para criar um para o seu e-commerce. Confira:
1. Invista em brindes na entrega dos produtos
Investir em brindes na entrega dos produtos é uma excelente forma de conquistar os consumidores logo de cara. Por exemplo, imagine que você compra um produto na internet e, quando vai abri-lo, se depara com cartões personalizados e alguns mimos.
Qual seria sua primeira reação? 🧐
Certamente você ficaria surpreso e teria uma boa experiência com o unboxing (ato de desembalar novos produtos).
Sendo assim, uma boa estratégia para você trabalhar o diferencial competitivo é enviar algumas lembrancinhas para os clientes, nem que seja um cartão ou carta de agradecimento, por exemplo. 🎁
Além disso, enviar um cartão com alguma mensagem carinhosa também pode ser uma maneira legal de agradecer o cliente pela compra.
💡 Saiba mais: Como criar uma página de agradecimento?
2. Ofereça frete grátis
Oferecer frete grátis é sempre atrativo em compras virtuais. Quando você trabalha com esse benefício, está dando um motivo a mais para as pessoas comprarem na sua loja!
Além disso, existem mais chances de os consumidores optarem por lojas virtuais que oferecem gratuidade no envio, visto que isso torna o processo de compra mais inclusivo.
Por exemplo, sua loja fica em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Então, se um consumidor do mesmo estado comprar um produto, certamente, o frete ficará mais barato.
Por outro lado, quando um cliente de um estado mais distante fizer uma compra, pode ser que a taxa de entrega seja mais alta e ele abandone o carrinho por este motivo.
Então, uma solução para você evitar esse problema é oferecer frete grátis acima de valores específicos ou para uma ou mais regiões. Por exemplo, se um cliente comprar na sua loja acima de R$ 200, você pode oferecer como “recompensa” o valor do frete grátis. Dessa maneira, você não sai no prejuízo, visto que está garantindo que os consumidores comprem acima de um valor mínimo — e o cliente também fica satisfeito.
E lembre-se de escolher um tipo de envio que garanta a integridade dos produtos e que ofereça um prazo de entrega interessante para o consumidor!
Por exemplo, no caso da plataforma da Nuvemshop, você conta com a possibilidade de integração com vários meios de envio, facilitando os processos logísticos.
💡 Saiba mais: Como otimizar os processos logísticos da sua empresa?
3. Oferte preços especiais para quem se cadastrar na newsletter
Antes de tudo, é importante entender o que é uma newsletter. Basicamente, é uma mensagem de e-mail enviada com frequência para um grupo de pessoas específicas.
Geralmente, neste boletim, são divulgadas as principais notícias da semana. Além disso, ela também pode ser composta por ofertas e conteúdos.
No exemplo acima, de uma loja de moda alternativa, que vende camisetas online, os visitantes do site são convidados a se inscrever na newsletter para receber novidades da loja virtual, além de promoções e descontos exclusivos.
Criar uma estratégia com esse recurso é importante para que você se aproxime do cliente. Afinal, após um certo período, pode ser que ele já fique esperando pelas mensagens eletrônicas semanais e se torne um consumidor fiel.
Nesse contexto, uma boa opção é oferecer preços especiais para os consumidores que se cadastrarem na newsletter. Por exemplo, você pode, de mês em mês, soltar uma promoção dentro dessa lista de conteúdos.
Assim, você consegue saber se os clientes estão, de fato, abrindo as mensagens e ainda consegue vender mais para o público.
💡 Saiba mais:
- Como fazer uma newsletter?
- Como definir um preço competitivo para seus produtos?
4. Use uma boa plataforma de e-commerce
Usar uma boa plataforma de e-commerce é uma das principais dicas para que a sua estratégia de diferencial competitivo funcione. Afinal, sem uma boa estrutura, como os clientes vão comprar os produtos da sua loja virtual?
Então, se você optar por uma plataforma, esteja certo de que ela proporcionará vantagens para o seu negócio. No caso da Nuvemshop, por exemplo, você configura sua loja virtual de modo a facilitar a navegação dos clientes pelo site, mesmo que não tenha conhecimentos técnicos. Veja como é fácil:
Além disso, você tem acesso a um suporte personalizado do time de atendimento de acordo com o plano que você escolher e ainda tem o benefício de uma cartela de layouts para personalizar a sua loja virtual.
5. Invista em um programa de pontos
Um programa de fidelidade é um conjunto de estratégias que visa a oferecer benefícios para os clientes que mais compram no seu estabelecimento.
Então, quando você trabalha essas ideias, você consegue fidelizar os clientes por meio de uma recompensa, criando, assim, um diferencial competitivo para a sua loja.
Por exemplo, vamos supor que, para que os seus clientes ganhem um produto gratuito, eles precisam conquistar 200 pontos com compras realizadas em seu site.
Nesse sentido, quanto mais os consumidores comprarem na sua loja virtual, mais chances eles terão de adquirir o número de pontos e, consequentemente, o produto ofertado.
No site da marca de cosméticos Caudalíe, citado acima, os consumidores podem fazer parte de um programa de fidelidade. Quando conquistam um certo número de pontos, começam a ter acesso a produtos específicos.
A estratégia que eles utilizam é: quanto maior o número de pontos, melhor o produto que você conseguirá ganhar.
Então, que tal você se inspirar nessa ideia e usá-la para criar um diferencial competitivo para a sua loja — e ainda garantir a fidelização dos seus clientes?
💡 Saiba mais: Como criar um programa de fidelidade para os clientes?
6. Tenha diversidade em meios de pagamento
Hoje, os clientes estão cada vez mais exigentes — isso é um fato. E, para conseguir se destacar no mercado e criar um diferencial competitivo frente aos concorrentes, é importante que você proporcione o máximo de facilidade e praticidade para os consumidores.
Dessa maneira, trabalhar com uma gama de meios de pagamentos possibilita que a sua loja virtual seja mais inclusiva. Então, uma boa opção é oferecer os meios de pagamentos clássicos e também se adaptar às necessidades do novo mercado.
Alguns exemplos de formas de pagamento que o seu e-commerce pode aceitar são:
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito;
- Boleto bancário;
- Transferência bancária;
- Pix;
- PagSeguro;
- PayPal;
- Mercado Pago.
Antes de tudo, é válido que você faça uma pesquisa com os seus clientes e descubra quais são os meios de pagamento com os quais eles têm mais afinidade. Assim, você consegue acertar e deixá-los satisfeitos! 🥳
💡 Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre meios de pagamento
7. Ofereça um bom atendimento para os clientes
Oferecer um bom atendimento ao cliente pode parecer um desafio inicialmente, em razão da falta de contato com os consumidores. Mas não se engane, o suporte continua sendo um dos principais motivos que fazem as pessoas comprarem em lojas virtuais.
Por exemplo, pense em quando você pretende comprar um item específico que várias marcas vendem por, aproximadamente, o mesmo preço. O que diferencia o que você seleciona daqueles que você ignora?
Embora o valor da marca e a confiança desempenhem um papel importante, isso se resume à rapidez com que você recebe o produto, consegue o suporte da loja e à confiança que você tem com a empresa.
De modo geral, cada um desses aspectos se enquadra no atendimento ao cliente e mostra a importância de vender serviços aos clientes, em vez de apenas produtos.
💡 Saiba mais: Exemplos de frases prontas para atendimento ao cliente
Sendo assim, sua comunicação com os clientes deve ser, sempre que possível, empática, acolhedora e amigável.
8. Esteja presente nas redes sociais
Hoje, se você está presente nas redes sociais, encontrou sua mina de ouro, pois é nos canais digitais que os consumidores estão mais presentes. 💰
Nesse contexto, para que a sua loja virtual possa desfrutar das vantagens do desenvolvimento de um diferencial competitivo, é importante que as redes sociais do negócio sejam alimentadas com conteúdo de valor. Além disso, essa é uma maneira de se aproximar dos clientes.
Desse modo, para estar presente nas redes sociais e, de quebra, consiga alcançar o sucesso com as suas estratégias, você pode seguir algumas dicas valiosas. Anote aí:
- Faça postagens nos melhores horários para o seu perfil (você consegue acessar essa informação indo em “Insights” na sua página comercial);
- Crie uma linha editorial para os conteúdos e temas que você vai abordar na sua página profissional;
- Explore os recursos do Instagram (IGTV; Reels e Stories);
- Faça postagens divulgando os seus produtos;
- Mantenha as suas páginas sempre atualizadas.
Seguindo essas dicas, você consegue aproveitar os recursos das redes sociais e ainda pode levar um público maior para a sua loja virtual!
💡 Saiba mais: Como as redes sociais podem ajudar a aumentar suas vendas?
9. Trabalhe com cupons de desconto
Quem não ama cupons de desconto? Definitivamente, eles são uma excelente opção para você aumentar as vendas na sua loja virtual.
Para que você os trabalhe com assertividade e consiga um bom resultado, uma dica é oferecê-los em momentos de queima de estoque. Além disso, os cupons também são indicados nas situações em que você quer dar mais destaque para uma linha de produtos do seu e-commerce.
Na verdade, os consumidores amam cupons de desconto, então sempre que você tiver a oportunidade — e verificar a necessidade — de utilizá-los, nosso conselho é que você o faça! 😉
💡 Saiba mais: Geradores de cupons de desconto para a sua loja virtual
10. Lembre-se do pós-venda
Por último, mas não menos importante, o pós-venda reflete toda a experiência do cliente durante o processo de compra e recebimento do produto. Isso porque é nessa fase que o consumidor saberá se você só estava o atraindo para uma compra ou se realmente quer manter um relacionamento duradouro com ele.
Quando você cria um diferencial competitivo para o seu negócio, é preciso se atentar a todas as etapas de venda do e-commerce.
Sabendo disso, crie um plano de ação para que os consumidores tenham uma experiência completa e voltem a comprar na sua loja virtual.
No caso do pós-venda, uma boa dica é pedir feedbacks. Envie e-mails, por exemplo, pedindo que o cliente avalie como foi a compra. Além disso, se o consumidor autorizar, você também pode continuar tendo uma comunicação amigável com ele e, ocasionalmente, mandar algumas mensagens com novidades e descontos.
Isso pode garantir que ele fique por dentro das transformações na sua loja e volte a comprar no seu e-commerce.
💡 Saiba mais: O que é marketing de guerrilha e como usar?
O que você precisa saber para criar um diferencial competitivo?
Agora que você já sabe como criar um diferencial competitivo, pode estar se perguntando o que deve fazer antes de montar um planejamento estratégico e conseguir, de fato, se destacar no mercado.
O primeiro passo é entender a abordagem dos seus principais concorrentes. Por exemplo, o que eles estão fazendo que está dando certo e o que eles estão deixando de fazer?
Use essas informações ao seu favor e tenha em mente o que você quer descobrir para que o seu planejamento realmente funcione como esperado. É importante lembrar, no entanto, que esse monitoramento serve para você saber o que o concorrente está fazendo e se inspirar nisso, por exemplo.
Tudo entendido sobre diferencial competitivo?
E aí, tudo certo sobre como criar um diferencial competitivo para a sua loja virtual? Como vimos, definir o do seu negócio pode trazer grandes vantagens para a sua marca.
E, se você sente que é o momento de levar a sua loja virtual para outro patamar, conheça o Nuvemshop Next, a solução de e-commerce para negócios em expansão. Com o serviço, você tem acesso a uma plataforma mais intuitiva, além de contar com o acompanhamento de um gerente e-commerce para apoiar o seu crescimento.