17/04/2019

Marketing nas redes sociais: aprenda como potencializar suas vendas

redes sociais

Toda empresa quer vender mais. E uma das formas de impulsionar isso é através de marketing nas redes sociais. Apesar de existirem alguns desafios nesse processo – pois cada mídia tem um funcionamento próprio! -, essa é a melhor maneira de se aproximar do consumidor e estreitar o relacionamento com ele.

Os benefícios, porém, vão muito além. Com 3,5 bilhões de usuários ativos em todo o mundo, as redes sociais têm o poder de mudar os resultados de uma empresa.

O Brasil é o terceiro país que mais passa tempo na internet. Em média, são nove horas, sendo mais de três horas por dia nas redes sociais. Além disso, 62% da população daqui está conectada a essas mídias. Isso representa 130 milhões de pessoas!

Mais que isso, o Brasil é o país que mais compra pela internet na América Latina. Em 2018, 52 milhões de pessoas adquiriram um ou mais produtos em e-commerces. A expectativa é que esse número chegue a 60 milhões até 2022, sendo 40% das compras por dispositivos móveis.

Assim, fica claro que a sua estratégia precisa considerar as redes sociais. No entanto, você deve estar se perguntando: quais são as vantagens disso?

Vantagens de se investir nas redes sociais

As principais vantagens de se investir nesses canais para marketing são:

  • Branding: ambientes perfeitos para aumentar a visibilidade e criar o reconhecimento de marca;
  • Construção de autoridade: ter bons conteúdos nas redes sociais estimula o engajamento dos usuários e aumenta a percepção de autoridade da marca. Tudo isso contribui para a geração de tráfego qualificado para um site;
  • Parcerias estratégicas: influenciadores são cada vez mais importantes no processo de decisão de compra. As mídias sociais são os melhores canais para esse tipo de parceria;
  • Geração de leads: grandes oportunidades de negócio surgem por meio da divulgação de conteúdos ricos nas redes sociais;
  • Relacionamento: essas mídias são canais incríveis para SAC social e marketing de relacionamento. Nelas, o público ganha voz e sente prazer em interagir com as marcas que segue;
  • Vendas: as redes sociais têm recursos nativos para vendas! O Instagram Shopping e o Facebook Marketplace são exemplos disso.

E aí, você sabe como aproveitar esse potencial? Veja algumas dicas a seguir.

Anuncie

Praticamente todas as redes sociais possuem plataformas de anúncios com recursos de segmentação avançada.

Pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook, por exemplo, é possível criar campanhas que aparecerão para o exato público da marca.

Além de ter um conteúdo de qualidade, é fundamental fazer uma boa segmentação. Para isso, cruze dados demográficos com comportamentos, interesses, geolocalização etc.

Assim, você conseguirá reduzir o tamanho do alvo do anúncio e impactará pessoas muito mais qualificadas.

Faça remarketing

Mais do que fazer anúncios, é necessário impactar os usuários que já passaram pelo seu site ou que colocaram um produto no carrinho de compras, mas desistiram. Para isso, basta usar os recursos de remarketing.

Ao instalar um código de rastreio (como o Pixel do Facebook) em seu site ou e-commerce, você poderá coletar informações como: páginas visitadas, produtos vistos e colocados no carrinho etc. E, claro, poderá criar anúncios para impactar exatamente essas pessoas nas redes sociais.

Mas, não é só isso! Os recursos de remarketing permitem que você anuncie para quem já converteu em anúncios anteriores ou para quem segue seu canal nas mídias!

Para você ter uma ideia, o engajamento do remarketing no Facebook chega a ser três vezes maior que os demais anúncios – tudo isso a um custo mais baixo!

Aposte no Instagram Shopping

Uma das melhores formas de vender pelo Instagram é aproveitando o recurso Instagram Shopping. Com ele, você pode integrar o catálogo de produtos da sua loja virtual e marcar tais itens em seus posts.

Além de mostrar seus produtos em um contexto de uso, o Instagram Shopping simplifica o processo de compra, permitindo que ele aconteça a partir da própria rede social. A ferramenta ainda possibilita que usuários que não seguem seu perfil encontrem suas mercadorias através da aba “Explorar”.

Para potencializar os resultados da sua estratégia no Instagram Shopping, vale a pena postar com frequência e utilizar todos os recursos disponíveis, especialmente o Stories.

Use as legendas com inteligência para tornar o conteúdo mais atrativo e otimizado. Lembre-se: as hashtags são importantes, mas sem exageros!

Por fim, faça análises e reviews de produtos para apresentar a qualidade e os benefícios do que você vende. Ao fazer isso, sua marca cria uma relação de confiança que tende a incentivar ainda mais a compra!

Relacione-se com clientes e crie promotores da marca

Já falamos que o marketing nas redes sociais é importante para criar autoridade e aproximar o cliente da marca. Mas, a questão é: como colocar essa ideia em prática?

Além de ter conteúdos e produtos de alta qualidade, é preciso olhar para esses canais como uma extensão da sua loja. Isso significa, em uma palavra, relacionamento.

As redes sociais são as mídias onde seu público irá tirar dúvidas, fazer reclamações, tecer elogios, solicitar o que precisa e, acima de tudo, te dar inúmeras informações valiosas para que você otimize o seu negócio.

Ao monitorar comentários você descobrirá quais são seus produtos mais amados, o que precisa ser melhorado no seu processo de vendas, quais são as principais objeções de compra do seu público e muito mais!

Tudo isso, somado à uma presença ativa – e empática – garantirá a construção de um relacionamento sadio com os seus clientes. E isso é o que fará com que eles sejam verdadeiros promotores da marca!

Clientes que recompram, indicam, defendem e manifestam sua satisfação sempre foram (e sempre serão) o melhor marketing possível para qualquer negócio.

Faça SAC social

Se você está em uma rede social, precisa estar pronto para fazer atendimento ao consumidor lá.

Nenhum potencial cliente que fizer uma pergunta por mensagem privada se sentirá seguro se ficar sem resposta. Com certeza pensará: “Se não estou sendo atendido aqui, provavelmente também não serei se tiver um problema na hora da compra ou com um produto.”

E, se você gerencia perfis em diferentes canais, o trabalho pode ficar ainda mais complexo.

A verdade é que, a não ser que você tenha um time robusto, é praticamente impossível responder clientes pelo direct do Instagram, inbox do Facebook e WhatsApp com a agilidade necessária.

A melhor forma de fazer a gestão desse atendimento – e de toda a sua atuação nas mídias – é utilizando uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais completa.

Com a mLabs, por exemplo, você poderá agendar posts para todas os canais, responder mensagens privadas do Facebook, Instagram e WhatsApp na mesma tela, acompanhar seus resultados, marcar produtos do Instagram Shopping nos seus posts e muito mais.

Seguindo essas dicas, você certamente colherá os resultados do marketing nas redes sociais! E aí, ficou alguma dúvida? Se sim, é só compartilhar nos comentários abaixo 😉

Data da última atualização: 18/04/2019


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Mariana Cabral

Mariana Cabral

Especialista em Inbound Marketing e SEO, Mariana é Head de Conteúdo da mLabs, ferramenta de gerenciamento de redes sociais líder no Brasil.