O que é marketing nas redes sociais e como fazê-lo?

Por: Kawan Lopes

Mão segurando celular, que tem reflexos arroxeados na tela, representando o marketing nas redes sociais

Toda empresa quer vender mais. E uma das formas de impulsionar isso é por meio do marketing nas redes sociais. Apesar de existirem alguns desafios nesse processo, essa é a melhor maneira de se aproximar do consumidor e estreitar o relacionamento com ele.

Os benefícios, porém, vão muito além. Com quase 4 bilhões de usuários ativos em todo o mundo, as redes sociais têm o poder de mudar os resultados de um negócio.

Só para você ter uma ideia, o Brasil é o terceiro país que mais usa redes sociais, com uma média de 3 horas e 42 minutos por dia. E mais do que isso, o número de brasileiros que fazem compras online já alcançou 63% da população conectada à internet e a quantidade de compras mais do que dobrou desde 2019, de acordo com pesquisa realizada pela E-shopper Barômetro.

Assim, fica claro que você precisa saber como fazer marketing nas redes sociais. Então, vamos descobrir? Continue com a leitura deste artigo!

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O que é marketing nas redes sociais?

Marketing nas redes sociais é um conjunto de estratégias de atuação das marcas nessas plataformas, cujo objetivo é promover empresas, produtos e serviços.

De forma resumida, a estratégia de marketing nas redes sociais permite que uma empresa encontre o seu público-alvo nos canais online e divulgue a sua imagem no dia a dia dos consumidores.

Tudo isso torna o negócio mais popular entre os usuários, atrai potenciais clientes e aumenta a taxa de conversão.

Por que fazer marketing nas redes sociais?

O marketing digital se apresenta como uma solução necessária para empresas que desejam alcançar as suas metas de divulgação com maior velocidade. Aproveitando-se das redes sociais, o seu negócio pode aumentar as vendas no ambiente online, além de gerar visibilidade da marca para mais pessoas.

Veja agora as principais vantagens que o marketing nas redes sociais traz:

Aumentar o reconhecimento da marca

De acordo com o relatório Digital 2022, produzido em parceria por We Are Social e Hootsuite, existem cerca de 171.5 milhões de usuários ativos de redes sociais no Brasil.

Nesse sentido, essas mídias são ambientes perfeitos e indispensáveis para as empresas aumentarem a sua visibilidade e criar o reconhecimento de marca.

💡 Saiba mais: O que é branding: aprenda a fazer a gestão da sua marca

Construir autoridade

Ter bons conteúdos nas redes sociais estimula o engajamento dos usuários e aumenta a percepção de autoridade da marca. Tudo isso contribui para a geração de tráfego qualificado para um site.

Atrair clientes e aumentar conversões

Grandes oportunidades de vendas surgem por meio da divulgação de conteúdos ricos nas redes sociais.

Você pode, por exemplo, divulgar links do seu site de vendas nas plataformas e os seus seguidores já podem se transformar em leads, isto é, potenciais clientes. Possivelmente, podem até fechar uma compra.

Além disso, algumas redes sociais já oferecem recursos nativos para vendas no próprio canal. O Instagram Shopping e o Marketplace do Facebook são exemplos disso.

Como fazer marketing nas redes sociais?

Agora que você já sabe qual é o conceito, vamos aprender como fazer marketing digital nas redes sociais. Confira a seguir:

1. Defina as redes sociais mais estratégicas para o seu negócio

Antes de criar diferentes contas nas redes sociais, é preciso analisar quais plataformas são as mais relevantes para o seu negócio, o perfil de público e os seus objetivos de marketing. Lembre-se de ser assertivo nesta etapa para gerar bons resultados.

💡 Saiba mais:

2. Estabeleça os objetivos de marketing nas redes sociais

Tendo definido as redes sociais do seu negócio, agora chegou a hora de traçar os objetivos de marketing de cada canal. De maneira geral, você pode conseguir:

  • Melhorar o reconhecimento da marca;
  • Aumentar a taxa de conversão;
  • Direcionar tráfego para um e-commerce, blog ou site;
  • Atrair clientes potenciais;
  • Aumentar as vendas;
  • Gerar cadastros;
  • Melhorar o atendimento ao cliente;
  • Aumentar o engajamento com a marca.

Escolha um desses objetivos e dê início ao seu planejamento de marketing nas redes sociais.

3. Crie um calendário editorial

Um calendário editorial ajuda um negócio a planejar e organizar as publicações das redes sociais.

Ele traz um cronograma das publicações do período, que podem ser semanal, mensal ou trimestral, bem como as atividades de criação, agendamento de posts e produção de relatórios.

Tudo isso é importante para manter uma frequência de publicações em seus canais digitais.

4. Invista em anúncios

Praticamente todas as redes sociais oferecem plataformas de anúncios com recursos de segmentação avançada.

Pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook, por exemplo, é possível criar campanhas que aparecerão para o público exato da marca.

Além de ter um conteúdo de qualidade, é fundamental fazer uma boa segmentação. Para isso, cruze dados demográficos com comportamentos, interesses, geolocalização etc.

Assim, você conseguirá reduzir o tamanho do alvo do anúncio e impactará pessoas muito mais qualificadas.

5. Faça remarketing

Mais do que fazer anúncios, é necessário impactar os usuários que já passaram pelo seu site ou que colocaram um produto no carrinho de compras, mas desistiram. Para isso, basta usar os recursos de remarketing.

Ao instalar um código de rastreio, como o Pixel do Facebook, em seu site ou e-commerce, você poderá coletar informações como: páginas visitadas, produtos vistos e colocados no carrinho etc. E, claro, poderá criar anúncios para impactar exatamente essas pessoas nas redes sociais.

Mas, não é só isso! Os recursos de remarketing permitem que você anuncie para quem já converteu em anúncios anteriores ou para quem segue seu canal nas mídias.

6. Relacione-se com clientes e crie promotores da marca

Já falamos que o marketing nas redes sociais é importante para criar autoridade e aproximar o cliente da marca. Mas, a questão é: como colocar essa ideia em prática?

Além de ter conteúdos e produtos de alta qualidade, é preciso olhar para esses canais como uma extensão da sua loja. Isso significa, em uma palavra, relacionamento.

As redes sociais são as mídias onde seu público irá tirar dúvidas, fazer reclamações, tecer elogios, solicitar o que precisa e, acima de tudo, te dar inúmeras informações valiosas para que você otimize o seu negócio.

Ao monitorar comentários você descobrirá quais são seus produtos mais amados, o que precisa ser melhorado no seu processo de vendas, quais são as principais objeções de compra do seu público e muito mais.

Tudo isso, somado à uma presença ativa, garantirá a construção de um relacionamento sadio com os seus clientes.

Clientes que voltam a comprar do seu negócio, indicam, defendem e manifestam sua satisfação sempre foram (e sempre serão) o melhor marketing possível para qualquer negócio.

💡 Saiba mais: 7 melhores estratégias de como fidelizar clientes

7. Faça SAC social

Se você está em uma rede social, precisa estar pronto para fazer atendimento ao cliente lá.

Nenhum potencial consumidor que fizer uma pergunta por mensagem privada se sentirá seguro se ficar sem resposta.

A melhor forma de fazer a gestão desse atendimento é utilizando uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais.

Com o recurso, você poderá agendar posts para todos os canais, responder mensagens privadas do Facebook, Instagram e WhatsApp na mesma tela, acompanhar seus resultados, marcar produtos do Instagram Shopping nos seus posts, entre outras vantagens.

8. Acompanhe as métricas de desempenho

Por fim, acompanhe a métricas de desempenho de suas publicações. Fique de olho nos números e nos relatórios para saber se você atingiu os objetivos estabelecidos na estratégia e como pode melhorá-los.

É preciso fazer ajustes contínuos nas métricas para ter cada vez mais resultados.

Como fazer marketing nas principais redes sociais do Brasil?

Agora, vamos conhecer melhor as principais plataformas de redes sociais para o marketing. Confira a seguir:

💡 Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?

Instagram

Uma das melhores formas de vender pelo Instagram é aproveitando o recurso Instagram Shopping. Com ele, você pode integrar o catálogo de produtos da sua loja virtual e marcar os itens em seus posts.

Além de mostrar seus produtos em um contexto de uso, a plataforma simplifica o processo de compra, permitindo que ele aconteça a partir da própria rede social.

A ferramenta ainda possibilita que usuários que não seguem seu perfil encontrem suas mercadorias por meio da aba “Explorar”.

Para potencializar os resultados da sua estratégia no Instagram Shopping, vale a pena postar com frequência e utilizar todos os recursos disponíveis, especialmente o Stories.

Por fim, faça análises e reviews de produtos para apresentar a qualidade e os benefícios do que você vende. Ao fazer isso, sua marca cria uma relação de confiança que tende a incentivar ainda mais a compra.

Facebook

O Facebook é um grande canal de negócios com diversos recursos para as marcas. Na rede social, é possível publicar posts em diversos formatos, receber mensagens e avaliações dos seguidores, transmitir lives, criar eventos, entre outros.

Com o recurso do Facebook Shops, por exemplo, você pode criar uma loja na rede social. Além de vincular as páginas no Instagram e no Facebook, o negócio também pode ser integrado ao Messenger de uma conta do Facebook Business ou a uma conta do WhatsApp Business. Sendo assim, um público ainda maior pode realizar as compras.

💡 Saiba mais: 9 dicas de sucesso para vender mais no e-commerce do Facebook

YouTube

O YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo. Com mais de um bilhão de usuários espalhados por mais de 100 países, a ferramenta construiu uma autoridade consolidada ao longo dos anos e não pode ficar de fora da sua estratégia de marketing nas redes sociais.

Saber como fazer vídeo marketing te dá a possibilidade de publicar conteúdos institucionais, entrevistas, tutoriais, depoimentos de clientes, transmitir webinars ao vivo, entre outros.

Tudo isso pode aumentar o reconhecimento e autoridade da sua marca em seu nicho de atuação.

💡 Saiba mais:

TikTok

O aplicativo do TikTok já passou de mais de 3 bilhões de downloads em todo mundo, se tornando um fenômeno entre as redes sociais.

A rede social é um aplicativo de compartilhamento de vídeos, no qual os usuários podem criar e postar vídeos curtos — em média de 15 segundos a três minutos — com conteúdos de música, dança, dublagem e muito mais.

Com um público diversificado e sendo o responsável por criar tendências que ditam os próximos lançamentos do mercado, saber como funciona o TikTok é fundamental para qualquer pessoa que tenha um negócio digital.

💡 Saiba mais: Como ganhar dinheiro com o TikTok?

Tudo certo para começar a fazer marketing nas redes sociais?

Esperamos que você tenha aprendido tudo o que precisa para começar a fazer marketing nas redes sociais. Agora é só escolher os canais mais adequados para a sua marca!

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Perguntas frequentes

Marketing nas redes sociais é um conjunto de estratégias de atuação das marcas nessas plataformas, cujo objetivo é promover empresas, produtos e serviços.

  • Aumentar o reconhecimento da marca;
  • Construir autoridade;
  • Atrair clientes e aumentar conversões.

  1. Estabeleça os objetivos de marketing nas redes sociais;
  2. Crie um calendário editorial;
  3. Invista em anúncios;
  4. Faça remarketing;
  5. Relacione-se com clientes e crie promotores da marca;
  6. Faça SAC social;
  7. Acompanhe as métricas de desempenho.

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