NuvemCast #7 – O que é e como definir a identidade visual da sua marca

Por: Raquel Lisboa
Criado em: 30/10/18.
Atualizado em 07/08/19.
33 min
de leitura

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Está no ar mais um NuvemCast, o podcast da Nuvemshop sobre empreendedorismo, e-commerce e mundo digital. Essa edição entra no mundo das cores e símbolos – vamos falar sobre identidade visual!

O que é identidade visual? Por que ela é importante? Como encontrar o logo ideal para a sua marca?

Para te ajudar, temos a presença de dois designers da Nuvemshop: o Marcos Paiva e o Bruno Rodrigues, compartilhando dicas, experiências e ensinamentos. Além do conceito de identidade visual, vamos falar também de boas práticas de layout para lojas virtuais.

Por isso, dê o play agora mesmo e entre nesse universo do design!

E caso queira seguir aprendendo sobre identidade visual, confira o conteúdo a seguir.

O que é identidade visual?

Dizem que “não devemos julgar um livro pela capa”… mas quem nunca? O mesmo acontece recorrentemente com lojas virtuais: se elas têm um design ruim, informações pouco visíveis e vários elementos que causam confusão aos olhos, é óbvio que os visitantes não vão se interessar pelos produtos, mesmo que existam boas ofertas.

Assim sendo, identidade visual é o conjunto de componentes gráficos – especialmente o logotipo, a tipografia e as cores – que constroem a individualidade de uma marca. A partir dela, é possível definir seus diferenciais e criar um senso de unicidade.

Como pessoas, um negócio precisa ter sua própria personalidade, e a identidade visual é tudo aquilo que faz um empreendimento se distinguir esteticamente da concorrência. Através dela, parte da visão, das crenças e dos valores de uma marca são compartilhadas com o mundo.

Diferença entre branding e identidade visual

Uma dúvida recorrente é se branding e identidade visual são o mesmo conceito, e a resposta é “não”.

Branding é um campo bem mais abrangente, que gerencia os desdobramentos de uma marca em todos as áreas de um negócio. Alguns exemplos são: em atendimentos e eventos, qual será o tom utilizado com o público? Nas mídias online e offline, como a loja virtual será comunicada? – e são nestes e em muitos outros aspectos que a identidade visual se inclui como parte do todo.

Qual é a importância da identidade visual?

A identidade visual é responsável pela composição imagética e pelo posicionamento de um negócio. Por meio dela, uma marca pode gerar impacto no público e, assim, ser reconhecida e facilmente lembrada. Dois grandes exemplos presente no mercado são a Coca-Cola e a Adidas.

Através de suas paletas de cores simples, mas marcantes – a Coca-Cola com vermelho e branco, e a Adidas com preto e branco -, tornaram-se marcas rapidamente identificadas pelos consumidores. Para isso, muitas vezes, seus nomes nem precisam estar presentes: bastam o símbolo de onda (para a primeira) e as três listras (para a segunda).

Logo, empreendimentos com uma identidade visual consistente são capazes de ativar gatilhos mentais relacionados a sentimentos de confiança e segurança e, por consequência, cativar e converter, já que, ao se destacarem diante da concorrência, fazem do processo de escolha – por eles – muito mais rápido.

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Como definir a identidade visual da sua marca?

Agora que sabemos o que é identidade visual e sua importância, você deve estar se perguntando como definir a da sua marca, certo? Pois bem, dentre as muitas dicas que os designers Marcos Paiva e Bruno Rodrigues deram nesse sétimo episódio do NuvemCast, vale relembrar algumas em especial:

Nunca perca de vista o segmento e o público-alvo da sua loja virtual

Se você vende colchões, por exemplo, o logo e o layout do seu site deverão ter símbolos e cores que remetam à tranquilidade e ao descanso – cores escuras provavelmente causarão a impressão errada. Por isso, a identidade visual do seu negócio tem que ter relação com o próprio nicho e seus produtos.

Além disso, o objetivo principal de qualquer empreendimento é converter e, para tal, é necessário atingir e conquistar o público-alvo. Logo, não se esqueça de tê-lo sempre em mente. Para te ajudar nessa tarefa, temos um NuvemCast repleto de estratégias para delinear com clareza as personas da sua loja virtual. Confira:

Identifique o diferencial do seu negócio

Inspirar-se em e-commerces concorrentes fará a sua marca ser “mais do mesmo”. Portanto, reflita: o que sua loja virtual oferece de diferente? Como ela se destaca em meio a outros negócios?

Ademais, pondere sobre como você quer ser reconhecido. Se no seu empreendimento são vendidos produtos para um público jovem, por exemplo, invista em fotografias (para redes sociais e, até mesmo, para expor as mercadorias no site) que remetam a esse universo mais descontraído e descolado. Modelos da mesma faixa etária são uma boa pedida, para que, assim, os visitantes de identifiquem com a sua marca.

Elabore uma identidade visual flexível

De nada adianta ter um logotipo arrasador se o mesmo for difícil de ser adaptado e estampado em diversas superfícies. Não foque apenas no seu site: reflita sobre a possibilidade de imprimi-lo em sacolas, camisetas e, principalmente, adicioná-lo em espaços menores, como avatares das redes sociais.

Dica extra: caso você tenha dificuldade em desenvolver um logo do zero, fique tranquilo. Atualmente existem sites – como o Tailor Brands e o Logaster – para te auxiliar nessa atividade.

Crie um guideline para a sua equipe

Por fim, após definir todos os detalhes relacionados à identidade visual da sua marca, não se esqueça de documentá-los em um guia. Assim, toda vez que você e sua equipe precisarem desenvolver algum material estético, poderão se orientar pelas diretrizes já determinadas. Isso evitará muitos erros futuros de comunicação.

Gostou?

Esperamos que você tenha gostado dessa edição e de todas as dicas sobre identidade visual! Você também pode escutar o NuvemCast no Spotify, YouTube, iTunes ou direto no SoundCloud.

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Até o próximo NuvemCast 😉

Raquel Lisboa

Editora de conteúdo na Nuvemshop, responsável pela produção e revisão de blogposts, cursos online e e-books da Universidade do E-commerce. É licenciada em Letras e nunca dispensa a companhia de um livro. Adora comédias românticas e musicais. Acredita que uma xícara de chá resolve quase qualquer problema. E, como uma boa geminiana, gosta de bater papo e falar sobre diversos assuntos ao mesmo tempo (o que é notório nesta bio!).


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