O que é identidade visual e como criar uma para o seu negócio?

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Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que representam visualmente uma marca, empresa ou produto. Ela ajuda a criar uma imagem reconhecível, facilitando a conexão com o público e transmitindo os valores e a personalidade da marca.


Você já deve ter reparado que cada marca tem suas cores, fontes e formatos característicos, certo? Tudo isso está relacionado à identidade visual do negócio. Mas você sabe o que esse conceito inclui na prática e por que ele é tão importante?

De maneira resumida, a identidade visual são os elementos gráficos e visuais que compõem uma marca. Ter esses elementos definidos do seu negócio atrai visibilidade e relevância, ajudando a empresa a se consolidar no mercado.

Então, se você se interessou pelo assunto e quer saber o que é identidade visual e como criar uma para o seu negócio, continue a leitura! Neste artigo, ensinaremos o passo a passo que você precisa saber. Vamos lá?

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O que é identidade visual?

Identidade visual é o conjunto de componentes gráficos e visuais, como o logotipo, a tipografia e as cores, que constroem a identidade de uma marca e permitem que ela se torne reconhecível para o público.

Afinal, assim como pessoas, um negócio precisa ter sua própria personalidade e a identidade visual é tudo aquilo que faz um empreendimento se distinguir esteticamente da concorrência.

Isso porque, por meio desses elementos, é possível transmitir os valores e a essência da marca, empresa ou produto, estabelecendo uma conexão emocional memorável com o público-alvo desse negócio.

O que a identidade visual inclui?

Para alcançar o resultado esperado, a identidade visual inclui os seguintes elementos:

  • Logotipo;
  • Cores;
  • Tipografia;
  • Ícones e símbolos;
  • Imagens;
  • Layout;
  • Elementos gráficos.

💡 Saiba mais: O que é branding e como fazer a gestão da sua marca?

Qual é a importância da criação de uma identidade visual?

A identidade visual é responsável pela composição imagética e pelo posicionamento de um negócio. É por meio dela, uma marca pode gerar impacto no público e ser reconhecida e facilmente lembrada. Dois grandes exemplos são a Coca-Cola e a Adidas.

Por meio de suas paletas de cores simples, mas marcantes — a Coca-Cola com vermelho e branco, e a Adidas com preto e branco —, tornaram-se marcas rapidamente identificadas pelos consumidores. Para isso, muitas vezes, seus nomes nem precisam estar presentes: bastam o símbolo de onda (para a primeira) e as três listras (para a segunda).

Logo, empreendimentos com uma identidade visual consistente são capazes de ativar gatilhos mentais relacionados a sentimentos de confiança e segurança que destacam a marca da concorrência, tornando o processo de escolha pelos clientes muito mais rápido.

Qual a diferença entre marca, branding e identidade visual?

Uma dúvida recorrente é se marca, branding e identidade visual são o mesmo conceito — e a resposta é “não”. A seguir, explicamos o porquê:

A marca é a percepção geral e a reputação de um negócio, produto ou serviço no mercado. É o que as pessoas pensam quando ouvem o seu nome. Isso inclui nome, logo, slogan, design, e todas as experiências e interações que os consumidores têm com a empresa.

Já o branding é o processo contínuo de gestão e construção da marca. Ele envolve a criação e a manutenção da identidade e da imagem da marca ao longo do tempo, com estratégias de marketing, publicidade, design, comunicação, entre outros.

E, como vimos, a identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que representam visualmente a marca, garantindo que ela seja reconhecida e lembrada pelo público.

💡 Saiba mais: O que é rebranding e quando é necessário reposicionar a marca?

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Como criar a identidade visual da empresa?

Agora que sabemos o que é identidade visual e sua importância, você deve estar se perguntando como definir a da sua marca, certo? Então, confira algumas dicas a seguir:

1. Considere o segmento e o público-alvo

A identidade visual do seu negócio precisa ter relação com o próprio nicho e seus produtos. Se você vende colchões, por exemplo, o logo, layout e design do seu site deverão ter símbolos e cores que remetam à tranquilidade e ao descanso.

Além disso, o objetivo principal de qualquer empreendimento é converter, certo? E, para tal, é necessário atingir e conquistar o público-alvo. Logo, não se esqueça de tê-lo sempre em mente na hora de escolher elementos que sejam agradáveis para o consumidor.

Na Nuvemshop, por exemplo, além de poder criar uma loja virtual e personalizar o seu e-commerce com mais de 60 layouts profissionais e totalmente personalizáveis, você também pode contar com ferramentas como o criador de logo e de paleta de cores.

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2. Identifique o diferencial do seu negócio

Inspirar-se em e-commerces concorrentes fará a sua marca ser “mais do mesmo”. Portanto, reflita: o que sua loja virtual oferece de diferente? Como ela se destaca em meio a outros negócios?

Pense sobre como você quer ser reconhecido. Se no seu empreendimento são vendidos produtos para um público jovem, por exemplo, invista em fotografias (para redes sociais também para expor as mercadorias no site) que remetam a esse universo mais descontraído e descolado.

💡 Saiba maisBenchmarking: o que é, como fazer e vantagens dessa análise

Modelos da mesma faixa etária são uma boa pedida, para que, assim, os visitantes se identifiquem com a sua marca.

💡Saiba mais: Como fazer uma análise da concorrência?

3. Elabore uma identidade visual flexível

De nada adianta ter um logotipo arrasador se ele for difícil de ser adaptado e estampado em diversas superfícies.

Por isso, não foque apenas no seu site: reflita sobre a possibilidade de imprimi-lo em sacolas, camisetas e, principalmente, adicioná-lo em espaços menores, como avatares das redes sociais.

💡Saiba mais: Identidade visual para redes sociais: dicas para bombar o seu perfil

4. Crie um manual para a sua equipe

Por fim, após definir todos os detalhes relacionados à identidade visual da sua marca, não se esqueça de documentá-los em um manual.

Assim, toda vez que você e sua equipe precisarem desenvolver algum material estético, poderão se orientar pelas diretrizes já determinadas. Isso evitará muitos erros futuros e vai garantir que a comunicação visual da sua marca esteja sempre alinhada.

💡 Saiba mais: 11 melhores templates de vendas para o seu negócio

Gostou de saber o que é identidade visual?

Esperamos que você tenha aprendido o que é identidade visual e anotado todas as dicas para criar uma para o seu negócio. Além disso, lembre-se de ter um branding bem definido antes de criar a estratégia do seu negócio.

E, se você quer ter um negócio totalmente personalizado, venha para a Nuvemshop! Crie a sua loja virtual grátis e conte com a rede de especialistas da maior plataforma de e-commerce da América Latina para te ajudar a criar uma identidade visual única! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre identidade visual

Identidade visual é o conjunto de componentes gráficos — especialmente o logotipo, a tipografia e as cores — que constroem a individualidade de uma marca. A partir dela, é possível definir seus diferenciais e criar um senso de unicidade.

A identidade visual é responsável pela composição imagética e pelo posicionamento de um negócio. Por meio dela, uma marca pode gerar impacto no público e, assim, ser reconhecida e facilmente lembrada

  1. Considere o segmento e o público-alvo;
  2. Identifique o diferencial do seu negócio;
  3. Elabore uma identidade visual flexível;
  4. Crie um manual de identidade visual para a sua equipe.

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