O que é produção de conteúdo, por que investir e como fazer?

Mãos digitando em um teclado, exemplo de como produzir conteúdo

Se você busca por maneiras de divulgar o seu negócio, saber como produzir conteúdo pode ser uma boa estratégia para a sua empresa. Afinal, com o marketing de conteúdo, é possível garantir bons resultados para a sua marca sem a necessidade de grandes investimentos.

Isso porque as pessoas têm utilizado a internet para realizar pesquisas buscando a solução dos mais variados problemas. De acordo com o site Internet Live Stats, são realizadas cerca de 100 mil pesquisas por segundo no Google, o mecanismo de busca mais famoso da internet.

Então, produzir conteúdo digital de qualidade pode dar uma chance para o seu negócio se destacar em meio à concorrência e tornar a sua solução mais atrativa para o consumidor.

Pronto para descobrir como produzir conteúdo? Separe o bloco de notas e vamos lá! 📝

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O que é produção de conteúdo?

Produção de conteúdo significa planejar, produzir e distribuir materiais em diferentes formatos ou plataformas para determinado público-alvo. O objetivo é atrair clientes em potencial para o seu negócio e se tornar referência dentro de um nicho de atuação.

Uma estratégia de produção de conteúdos pode ter diferentes formatos, como artigos para blog, vídeos ou podcasts, que ajudam a audiência a solucionar problemas ou aprender sobre um determinado assunto.

Dessa forma, o usuário passa a confiar na sua marca e no que o seu negócio oferece, podendo aumentar sua taxa de conversão.

Por que investir em produção de conteúdo digital?

Os resultados da pesquisa Content Trends ajudam a explicar seus benefícios: 59,1% das empresas que usam o marketing de conteúdo consideram que suas estratégias são moderadamente ou muito bem-sucedidas. Ainda, 83,4% das empresas respondentes declararam que suas estratégias têm como foco a geração de leads (visitantes que demonstram interesse pelo seu produto) e 68,1%, as vendas.

Os dados acima são extremamente significativos e, por meio deles, podemos afirmar que investir em produção de conteúdo digital de qualidade traz benefícios, como:

Como produzir conteúdo digital?

Saber como produzir conteúdo é fundamental em um cenário cada vez mais competitivo, no qual as empresas precisam se destacar por meio de informações de valor.

Por isso, separamos seis passos essenciais que vão te ajudar a produzir conteúdo digital de qualidade. Veja:

1. Defina a persona

A persona é a representação semifictícia do cliente ideal do seu negócio. Ela é diferente do público-alvo que, essencialmente, é construído pelas estatísticas e pelos dados quantitativos dos potenciais clientes que se deseja conquistar.

Como cliente ideal, ela é representada com todas essas informações do público-alvo, porém, é mais próxima da realidade de um consumidor.

Assim, ela é construída considerando aspectos como:

  • Gênero, idade, escolaridade, relação de trabalho, cargo, tamanho da empresa e segmento;
  • Rotinas pessoais, responsabilidades, objetivos, trajetória pessoal e desafios;
  • Qual sua forma de consumo de conteúdo, redes sociais que utiliza e assuntos de interesse.

A persona será representada com um nome, pode ser adaptada para o perfil físico ou jurídico e, principalmente, pode existir mais de uma representante semifictícia para o e-commerce.

No caso de um e-commerce novo, por exemplo, a criação da persona vai seguir principalmente os dados estatísticos. Mas, com o tempo, esse estudo pode ser atualizado e personalizado de acordo com a percepção dos clientes conquistados.

💡Saiba mais: Buyer persona: como identificar o seu cliente ideal?

2. Crie um blog

Podemos dizer que o blog é o alicerce da estratégia de conteúdo, porque vai direcionar todo o tráfego de visitantes para um endereço comum que sua empresa domina.

Ele difere das redes sociais porque, mesmo atraindo seus potenciais clientes para lá, você ainda tem a concorrência da própria plataforma para manter o foco no seu negócio.

No seu blog, seus conteúdos serão o destaque principal. Quem acessá-lo para ver uma postagem pode se interessar pelas outras e avançar no processo decisório até a compra, já que links para seu e-commerce serão utilizados como call-to-actions (CTAs), que são sugestões de ações a serem tomadas depois da leitura.

💡Saiba mais: 10 melhores dicas de SEO para blog

3. Conheça o funil de vendas

O funil de vendas é uma forma de distribuir os conteúdos e interações com seu público para atrair, educar e converter leads que tenham o perfil da sua empresa.

Ele é dividido em três etapas: atração, consideração e decisão. Vamos conhecer cada uma delas:

Atração – Topo de funil

Também é chamada de topo do funil (ToFu) e seus conteúdos são direcionados para atrair novos visitantes para o blog. Muitos deles nem sabem que têm a necessidade de compra do produto. Por isso, os conteúdos criados para essa etapa devem trazer informações para identificação de um problema e os efeitos caso ele não seja solucionado.

Blog posts e infográficos, que são um formato visual e resumido de um conteúdo, são muito utilizados na fase de atração.

Essa etapa concentra um grande volume de postagens. A ideia é atrair o maior número possível de visitantes e potenciais clientes. Com isso, o blog vai ganhar destaque nos buscadores e, claro, ter maiores chances de conversão.

Consideração – Meio de funil

O volume de visitantes conquistados na primeira etapa não é 100% de potenciais compradores. Por isso, é preciso continuar ofertando conteúdos que vão separar aqueles que podem gerar vendas.

Esse é o objetivo do meio de funil (MoFu): apresentar para os visitantes quais são as alternativas existentes para a solução de seus problemas. Nessa etapa, os conteúdos podem trazer informações mais técnicas sobre os produtos para ajudar a persona a entender seus benefícios.

Além dos blogposts, também é possível usar infográficos, e-books e conteúdos interativos, como calculadoras.

💡Saiba mais: Qualificação de leads: o que é e como usar para vender mais?

Decisão – Fundo de funil

A última etapa, também conhecida como fundo do funil (BoFu) é chamada de decisão. Aqui, os visitantes que se identificaram com as opções apresentadas na consideração devem ser convencidos de que os diferenciais dos produtos do seu negócio são mais relevantes para seu perfil.

Além de identificar a necessidade de consumo, os valores agregados também vão ajudar na sua escolha, como opções de parcelamento, entrega rápida e outras características do serviço do negócio.

A distribuição dos conteúdos entre as etapas deve obedecer uma proporção aproximada de:

  • 70% na atração;
  • 20% na consideração;
  • 10% na decisão.

Cada um deles deve oferecer links e CTAs que sempre direcionem para a etapa seguinte.

💡Saiba mais: O que é jornada do cliente e como funcionam as etapas?

4. Produza conteúdos pensando em SEO

Essa distribuição de conteúdos no funil de marketing vai oferecer uma experiência valiosa para o potencial cliente. Assim, diante das informações trazidas gradativamente, ele vai tomar uma decisão de compra consciente — o que traz maiores chances de satisfação e fidelização.

Mas a estratégia de conteúdo também deve considerar sua otimização, ou seja, existem recursos e ações que podem potencializar esse resultado: o Search Engine Optimization (SEO) ou otimização para os mecanismos de busca.

Essa é uma técnica utilizada na estrutura do blog e na formatação do conteúdo para que ele fique mais atraente para a leitura dos leads e também ganhe visibilidade nos mecanismos de busca, como o Google.

Escolher palavras-chave que as personas da sua empresa mais buscam no Google e produzir conteúdos baseados nelas, por exemplo, é uma estratégia de SEO.

Dicas de SEO para conteúdo

  • Usar a palavra-chave na URL da postagem, pois ajuda os buscadores na identificação do conteúdo;
  • Usar intertítulos para deixar o conteúdo mais escaneável, para que o cliente e os buscadores consigam identificar os pontos que o post aborda apenas correndo o olho pelos subtítulos;
  • Fazer links para outros conteúdos, respeitando a ordem do funil de marketing, fazendo com que os leads permaneçam mais tempo no seu blog e mostrando para os buscadores que suas informações são relevantes;
  • Desenvolver design responsivo do blog. Isso significa que seu formato vai se adaptar a diferentes dispositivos, como tablets e smartphones, sem comprometer a experiência de consumo da informação.

Com essas estratégias, os visitantes do blog vão gostar da experiência de consumo e, além disso, os conteúdos podem alcançar as primeiras posições dos resultados de palavras-chaves que estão associadas ao seu negócio.

Isso vai aumentar as visitas no blog e no seu site de vendas de forma orgânica — ou seja, sem investimentos em anúncios pagos. Isso porque as pessoas que usam os buscadores para tirarem dúvidas, acessam mais massivamente os primeiros resultados orgânicos.

💡 Saiba mais: Guia completo para aumentar o tráfego orgânico do seu site

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5. Divulgue em suas redes sociais

O blog pode ser o alicerce da estratégia de conteúdo, mas precisa de outros canais para gerar tráfego. Nesse sentido, as redes sociais são essenciais.

É preciso considerar que existem redes sociais com objetivos distintos e saber quais são as mais relevantes para seu e-commerce. No Instagram e no Pinterest, por exemplo, imagens e fotografias são muito valiosas para a experiência de consumo do conteúdo.

No caso do YouTube, os vídeos podem revelar detalhes dos produtos e tutoriais sobre como comprar no e-commerce de forma simples e rápida. O Facebook alterna conteúdo escrito, imagens e vídeos, mas, principalmente, oferece ferramentas para criar comunidades e acessar grupos de interesse no tema do negócio.

Um e-commerce de games, por exemplo, pode divulgar seus produtos, conteúdos e ofertas em grupos de pessoas que gostam de jogar, que curtem as tendências do mercado e gostam de interagir com outros apaixonados pelo tema.

Ou seja, a divulgação de conteúdos em tais canais, usando hashtags e acessando grupos de interessados, vai atrair um público para o blog e para o e-commerce que está mais alinhado com seus produtos.

💡 Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?

6. Tenha um calendário editorial

Ações nas redes sociais, promoções do e-commerce e lançamentos de produtos devem ser alinhados estrategicamente para que seus resultados sejam mais eficazes. Além disso, a regularidade das postagens também é um fator relevante para os buscadores e para os leads.

Por isso, criar um calendário editorial ajuda a distribuir os conteúdos no funil de vendas, adequá-los aos lançamentos e coordená-los com outras estratégias de divulgação do e-commerce.

Um outro ponto a considerar é que o calendário editorial permite avaliar mais precisamente o desempenho de cada conteúdo. Essa é outra informação que precisa ser considerada para otimizar ainda mais seus resultados.

Acompanhando os resultados da sua estratégia, será possível identificar quais formatos de conteúdo são mais valiosos para sua persona em cada etapa do seu processo decisório. Também será um dado importante para que seu negócio possa criar postagens que se diferenciem da estratégia da concorrência.

Ferramentas de produção de conteúdo digital

Por fim, separamos uma lista com três ferramentas que podem ser úteis no momento de produzir conteúdo digital. Confira:

Google Keyword Planner

O Keyword Planner é uma ferramenta poderosa e extremamente útil no momento de definir as palavras-chave do conteúdo. Afinal, os usuários podem utilizar diversos termos para realizar buscas, então produzir um conteúdo que atenda as respostas para a palavra-chave de maior volume de busca é uma ótima forma de conseguir resultados orgânicos (não pagos).

Por meio do Google Keyword Planner é possível conhecer as palavras-chave certas para exibir seu conteúdo aos clientes ideais aumentando, assim, as chances de realizar vendas.

RD Station

O RD Station é uma ferramenta de automação de marketing que serve como aliado no momento de colocar em prática as estratégias de inbound marketing (ou marketing de atração) da sua empresa.

Isso porque, por meio dele, você consegue gerenciar suas páginas nas redes sociais, analisar as etapas do funil de vendas, criar landing pages e muito mais.

💡 Saiba mais: 10 dicas de como criar uma landing page de alta conversão

Google Analytics

Já o Google Analytics serve para que você consiga visualizar se as suas estratégias de marketing de conteúdo estão funcionando. Ou seja, por meio da ferramenta é possível monitorar e acompanhar os resultados.

No painel da solução você encontra informações detalhadas sobre a performance das páginas do seu blog ou landing page: número de visitas, taxa de rejeição, tempo de permanência e muito mais.

Tudo certo sobre como produzir conteúdo digital?

Agora que você já sabe como produzir conteúdo para o seu negócio, pode avaliar quais formatos são mais eficientes. Quando diferentes do usual, eles costumam ser uma boa forma de se destacar.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como produzir conteúdo

Produção de conteúdo significa planejar, produzir e distribuir materiais em diferentes formatos ou plataformas para um determinado público-alvo, com o objetivo de atrair clientes em potencial para o seu negócio e se tornar referência dentro de um nicho de atuação.

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