Como vender pelas redes sociais? [guia]

Imagem mostrando um usuário olhando um catálogo por meio de um smartphone, representando como vender pelas redes sociais.

Não é novidade que  vender nas redes sociais é uma estratégia que deve ser aliada ao e-commerce. Seja para divulgar uma marca ou conquistar mais clientes, estes canais tendem a ser bastante efetivos em estratégias de marketing digital.

Pensando nisso, elaboramos um guia completo sobre como ter lucro nessas plataformas. Sem mais delongas, separe o bloco de notas e vamos começar a leitura! 🧐

💡 Saiba mais: O que são redes sociais?

Como vender pelas redes sociais?

Para vender nas redes sociais é preciso, antes de mais nada, dedicar um tempo exclusivo ao planejamento. Assim como em qualquer outra estratégia de marketing ou vendas, é preciso desenhar muito bem quais serão as ações antes de colocá-las em prática.

Para te ajudar com isso, separamos o passo a passo para que você possa criar uma estratégia de vendas efetiva para as suas redes sociais. Confira resumidamente:

  1. Defina o público-alvo;
  2. Planeje suas estratégias;
  3. Escolha as redes sociais certas;
  4. Crie uma identidade visual;
  5. Produza conteúdos de qualidade;
  6. Tenha um calendário editorial;
  7. Invista em anúncios pagos;
  8. Insira links para a sua loja virtual;
  9. Interaja com seu público;
  10. Acompanhe seus resultados.

💡 Saiba mais: O que é social selling e como usar as redes sociais para vender mais?

Agora, veja o detalhe sobre cada um desses pontos?

1. Defina o seu público-alvo

Se você já tem uma loja virtual, certamente já fez o exercício de identificar o seu público-alvo, certo? Caso ainda não o tenha feito, agora é o momento.

É de extrema importância que você tenha pleno conhecimento sobre qual é a sua audiência. Somente assim, você conseguirá criar estratégias que funcionem bem.

Portanto, procure saber qual é o perfil do seu público e, principalmente, em quais redes sociais ele está presente. Assim, além de entender em quais canais você terá mais facilidade para encontrá-lo, você terá em mente o tipo de conteúdo que pode ser mais atrativo.

💡 Saiba mais: O que é persona e como definir uma para o seu negócio?

2. Escolha as redes sociais certas

Depois de entender o comportamento do seu público, é a hora de escolher os tipos de redes sociais que irão fazer parte da sua estratégia. Não existem regras sobre quais redes usar ou não, ou uma quantidade ideal. Aqui, é importante pensar em quais canais vale a pena investir, considerando o engajamento da sua audiência em cada um deles.

As redes sociais que têm maior presença de marcas e lojas virtuais são o Instagram e o Facebook. Porém, dependendo do seu nicho de mercado e dos interesses do seu público, redes como o Pinterest, YouTube, TikTok e o Twitter podem ser canais potenciais.

💡 Saiba mais:

3. Planeje suas estratégias

Com as redes sociais definidas, você partirá para o planejamento estratégico de cada uma delas. Nesta etapa, você deve responder algumas perguntas-chave sobre toda a estratégia de vendas nas redes sociais. Por exemplo:

  • Quais tipos de conteúdo serão criados para as redes? (imagens, vídeos ou lives);
  • Quais são os objetivos das campanhas? (divulgar, atrair, vender etc);
  • Qual será a periodicidade das publicações? (diariamente, semanalmente ou quinzenalmente);
  • Qual é o orçamento disponível? (caso você opte por contratar designers ou apostar em anúncios pagos);
  • E qualquer outra questão que você julgue importante.

Criar um plano de marketing exclusivo para sua estratégia nas redes sociais pode te ajudar a desenhar melhor cada iniciativa. Assim, fica mais fácil identificar quais ações são mais efetivas, desse modo, todos os seus processos serão constantemente otimizados.

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4. Crie uma identidade visual

A estética é parte fundamental da experiência do cliente no e-commerce. Isso porque, tanto sua loja quanto suas redes sociais, funcionam como uma vitrine virtual de todos os seus produtos.

Com isso em mente, garanta que a sua marca possua uma identidade visual própria e marcante. Crie uma paleta de cores e utilize-a em todos os materiais da sua empresa, como: banners, anúncios, imagens em geral, layout da página de vendas etc.

Uma marca que tem identidade tende a criar laços com sua audiência. Isso porque, assim como na comunicação verbal, as cores e demais elementos visuais também transmitem mensagens e sensações diferentes.

💡 Saiba mais: Identidade visual nas redes sociais: veja 4 dicas

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5. Tenha um calendário editorial

Com diversos canais para administrar, será necessário garantir que todas as iniciativas de conteúdo das suas redes sociais estejam alinhadas. Pensando nisso, criar um calendário editorial deve ser um dos pontos de partida da sua estratégia.

O calendário editorial permite que você organize tudo o que envolve a sua estratégia de marketing. Com a ajuda dele, é possível:

  • Definir prazos para produção dos conteúdos;
  • Planejar datas das publicações em cada rede social;
  • Organizar temas e formatos de cada postagem;
  • Determinar o público-alvo de cada publicação;
  • Estipular em quais redes sociais serão postados determinados conteúdos;
  • E qualquer outra informação que seja importante para sua estratégia.

Manter as postagens de suas redes sociais organizadas irá melhorar a experiência do usuário com a sua marca. Para fazer isso da melhor maneira possível, utilize ferramentas de automação de marketing.

Dessa forma, todas as suas estratégias nas redes sociais serão mais organizadas e efetivas. Isso consequentemente irá aumentar o seu engajamento e sua taxa de conversão.

Para te ajudar com essa tarefa, baixe gratuitamente o calendário com as principais datas de vendas para e-commerce em 2024:

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6. Produza conteúdos de qualidade

Para que um usuário seja convencido a sair de sua rede social, visitar a sua loja virtual e comprar seus produtos, ele precisa ser atraído por seus conteúdos. Pensando nisso, produza materiais de qualidade.

Considere também que, para uma estratégia assertiva, você vai precisar produzir pelo menos três tipos de conteúdos. São eles:

  • Conteúdo de engajamento: materiais focados em promover o engajamento com a sua audiência e aproximar a sua marca do seu público-alvo. Postagens informacionais, enquetes e ações interativas são ótimas opções para este tipo de conteúdo;
  • Conteúdo de display: consiste em publicações que mostram seus produtos ou serviços de forma mais espontânea, sem deixar claro que trata-se de uma postagem para vender. Por exemplo: depoimentos de clientes e imagens mostrando o uso do produto e seus benefícios;
  • Conteúdo de vendas: essas são postagens mais diretas, nas quais você utiliza títulos marcantes e CTAs (Call To Action — chamadas para ação, no português) que estimulem seus seguidores a comprarem um determinado produto.

Pense que, nas redes sociais, o usuário não está necessariamente atrás de algo específico. Portanto, suas postagens precisam prender a atenção dele, seja com uma boa foto de seus produtos, um título chamativo, um gatilho mental etc.

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Com tudo isso em mente, capriche nas informações, descrições e, principalmente, nas imagens de suas publicações.

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7. Invista em anúncios pagos

Claro que, a ideia de todo empreendedor, é apostar em estratégias que garantam o maior ROI (Return On Investment — retorno sobre investimento, no português). No entanto, em fases de baixo engajamento, os anúncios pagos podem dar aquele empurrãozinho nos seus resultados, além de poder te ajudar a atingir novos consumidores.

Esta dica é opcional e pode ser efetiva em alguns momentos do seu negócio. Nestes casos, vale entender quais canais precisam de um incentivo maior, uma vez que cada rede social possui um sistema de anúncios diferente.

Os valores podem variar de acordo com a campanha e o canal no qual você decidir investir. Portanto, procure conhecer as ferramentas de anúncios de cada rede social. Os serviços mais populares no mercado digital são: Instagram Ads, Facebook Ads e Pinterest Ads.

💡 Saiba mais: 

8. Insira links para a sua loja virtual

Embora algumas redes sociais já possibilitem a compra sem que o usuário precise sair do aplicativo — como o Instagram e o Facebook — , links para a sua loja são sempre bem-vindos.

Utilizar algumas postagens para divulgar o seu e-commerce ou uma página de vendas exclusiva é uma ótima maneira de transformar seguidores em clientes. No entanto, é importante garantir que, ao chegar em sua loja virtual, o visitante tenha uma boa experiência de navegação.

Isso inclui um design responsivo (compatível com diversos dispositivos), certificados SSL e selos de segurança, dados de contato e informações que reforcem a confiança do seu negócio, como comentários e depoimentos de clientes. A plataforma de e-commerce Nuvemshop, por exemplo. oferece todas essas vantagens.

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9. Interaja com seu público

É superimportante lembrar que as redes sociais são, em primeiro lugar, canais de interação e relacionamento entre os usuários. Por isso, para conquistar seu espaço no feed, é preciso interagir com seus seguidores.

Uma prática que pode te ajudar a se aproximar da sua audiência, é investir em conteúdos informativos. Por exemplo: postagens sobre assuntos relacionados ao seu nicho de atuação, mas que não necessariamente promovam algum produto.

Além disso, enquetes, sorteios e concursos culturais também podem ajudar a aumentar o engajamento das suas redes. Porém, informe-se sobre as regras e leis a respeito dos sorteios online para evitar problemas.

💡 Saiba mais: Como fazer sorteio no Instagram? 

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E, se você preferir, também disponibilizamos gratuitamente uma ferramenta para você sortear números online e realizar promoções de sucesso nas redes sociais. Confira abaixo:

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10. Acompanhe seus resultados

Por fim, não deixe de acompanhar os resultados de cada uma das estratégias. É importante que você saiba exatamente quais ações funcionam, para assim, aprimorar o seu planejamento com o decorrer do tempo.

Outro ponto importante é a definição de KPIs (Key Performance Indicators, no português, Indicadores-chave de performance). Eles funcionam como métricas específicas que são desenhadas de acordo com cada objetivo do seu negócio.

Acompanhando de perto o desempenho de suas iniciativas e os resultados obtidos, fica mais fácil construir uma estratégia de vendas nas redes sociais que seja efetiva.

💡 Saiba mais: 23 dicas de como vender mais de forma eficiente

Quais são as melhores redes sociais para vender?

De acordo com o relatório NuvemCommerce 2023, das mais de dez milhões de vendas realizadas em 2022 por lojas da Nuvemshop, 26% aconteceram por meio das redes sociais. Desta parcela, 67% ocorreram no Instagram e 42% no Facebook.

Outro grande destaque foi a adesão ao WhatsApp por parte dos e-commerces. Só entre vendedores da Nuvemshop, a modalidade foi responsável por 73% das vendas no ano que passou.

Quanto ao YouTube, atualmente, ele é o segundo site mais acessado do Brasil e no mundo (ficando atrás apenas do Google). São mais de dois bilhões de usuários mensais e cerca de um bilhão de horas de conteúdos consumidos por dia. Com isso em mente, fica claro o por que devemos apostar neste canal, certo?

Pensando nisso, separamos um guia rápido sobre como vender nas principais redes sociais. Confira o passo a passo a seguir.

Como vender no Instagram?

  • Utilize suas melhores mídias: o Instagram é uma rede social visual, portanto, use as melhores fotos e vídeos de seus produtos para chamar a atenção no feed de publicações dos seus seguidores;
  • Explore as hashtags: as hashtags são uma das melhores formas de divulgar seu perfil e seus produtos no Instagram. Pois, por meio delas, os usuários podem encontrar suas publicações por meio do serviço de busca da ferramenta. Uma boa prática, é usar hashtags estratégicas e que se relacionem com seus itens. Por exemplo: #modapraia, #oculosdesol, #looksfemininos etc. Só tome cuidado com o limite de hashtags para evitar o shadowban do Instagram.
  • Use o Instagram Shopping: o Instagram Shopping é um recurso exclusivo que permite que você venda seus produtos diretamente na rede social, sincronizando sua loja virtual e seu catálogo de produtos. Explore essa função para dar um toque mais profissional ao seu perfil na rede social;
  • Aproveite as funcionalidades da ferramenta: o Instagram dispõe de uma série de funções que podem ser muito bem utilizadas no seu perfil comercial. Use o Stories, o Reels, as enquetes, as caixas de perguntas e as demais funcionalidades para complementar seus conteúdos na rede social;
  • Impulsione sua marca com o Instagram Ads: caso você queira dar um empurrão em suas estratégias orgânicas, o Instagram Ads pode ser uma boa opção. O serviço próprio de anúncios permite que você crie campanhas personalizadas de acordo com o objetivo e o público que você deseja atingir.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Instagram?

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Como vender no Facebook?

  • Sincronize sua loja virtual com o Facebook: por meio do Gerenciador de Negócios do Facebook, é possível integrar sua loja virtual com o Facebook. Dessa forma, em sua página comercial, os usuários podem consultar o seu catálogo de produtos com todas as informações importantes, além de serem direcionados para sua loja virtual em poucos cliques, caso queiram fazer uma compra;
  • Capriche no catálogo online: aproveite que seus clientes podem visualizar seus produtos no Facebook e ofereça um ótimo catálogo online. Garanta que as imagens mostrem os itens em bons ângulos e insira tudo o que o consumidor precisa saber (preço, tamanho, disponibilidade em estoque, variações, material utilizado etc);
  • Use o Facebook Ads: o Facebook também tem um serviço de anúncios próprio, portanto, se você achar que faz sentido investir em campanhas na rede social, é possível fazer isso dentro do próprio site.

💡 Saiba maisComo vender pelo Facebook?

Como vender no WhatsApp?

  • Use o WhatsApp Business: o WhatsApp disponibiliza uma versão gratuita e exclusiva para empresas que desejam usar a ferramenta no seu dia a dia. Além das funcionalidades presentes na versão comum, o WhatsApp Business permite que você crie mensagens automáticas, separe as conversas de acordo com o assunto e use etiquetas para identificar cada contato;
  • Mantenha um bom relacionamento: um bom atendimento ao cliente é também uma ótima técnica de venda. Portanto, aproveite o contato mais próximo com seus clientes através do WhatsApp para cultivar uma boa relação, interagindo e sempre respondendo prontamente às dúvidas e reclamações;
  • Tenha cautela: lembre-se de que, mesmo no WhatsApp, você está presente como empresa. Portanto, tenha cautela na forma de se comunicar. Evite mandar muitas mensagens, utilize um vocabulário cordial, não mande mensagens por áudio (exceto em casos de pessoas com deficiências visuais ou se o cliente preferir este formato) e não crie grupos com seus clientes, isso pode causar desconfortos e eles podem denunciar tal ação como spam;
  • Utilize o Status: o WhatsApp tem uma função bastante semelhante ao Stories do Instagram. Ela pode ser bastante útil para divulgar seus produtos, informar sobre promoções e descontos e qualquer outro tipo de comunicação em massa que você deseja enviar.

💡 Saiba mais: Como vender pelo WhatsApp?

Como vender no YouTube?

  • Crie um canal profissional: o ponto de partida é criar um canal profissional exclusivo para conteúdos da sua marca. Tente manter um padrão na periodicidade dos envios, utilize sua identidade visual nos vídeos e procure deixar sua marca em evidência;
  • Diversifique as pautas: é importante sempre trazer novidades para que os espectadores não percam o interesse em seu canal. Portanto, pesquise assuntos relevantes para o seu público-alvo e tente trazer o máximo de informações possível. Convidar especialistas e realizar entrevistas também é uma ótima maneira para diversificar o formato dos conteúdos;
  • Otimize seus vídeos para SEO: assim como um blog, os vídeos do YouTube também aparecem na página de resultados do Google. Ou seja, é possível encontrá-los por meio dos mecanismos de busca, portanto, use técnicas de SEO para otimizar seus vídeos com as palavras-chave ideias para aumentar o engajamento orgânico do seu canal;
  • Aproveite as ferramentas do YouTube: além do YouTube Studio, serviço de edição próprio e gratuito, a plataforma também disponibiliza uma ferramenta que permite analisar os seus resultados e medir a eficiência dos seus materiais. Com ele, é possível saber informações demográficas do público, origem do tráfego, quais foram os dispositivos usados, tempo médio que os espectadores permanecem nos vídeos, entre outras.

💡 Saiba mais:

Quais são as vantagens de vender pelas redes sociais?

Agora que você já sabe como vender mais nas redes sociais e quais são os principais canais a serem explorados, é a hora de conhecer as vantagens em levar os seus produtos para esses espaços.

Confira, na sequência, os cinco principais benefícios dessa estratégia.

1. Aumenta a visibilidade da marca

Com sua marca presente nas redes sociais, sua visibilidade e popularidade poderão crescer de forma orgânica. Isso porque, nesses canais, é muito comum os usuários compartilharem postagens sobre assuntos que os interessam.

Portanto, com um bom trabalho de conteúdo feito em suas publicações, as chances de elas alcançarem mais usuários é maior. Com isso, mais pessoas passam a ter conhecimento sobre a sua marca, o que é um dos primeiros passos na conquista de novos seguidores.

2. Ajuda a alcançar mais clientes

Conforme você for ganhando seguidores, suas redes sociais terão o papel de uma vitrine virtual. Ou seja, elas serão espaços onde você poderá exibir os produtos da melhor forma possível para todos os seus seguidores.

Assim, as chances de conquistar novos clientes aumentam. Pois, o usuário estará constantemente em contato com os produtos da sua marca e, em poucos cliques, ele pode ir direto para a sua loja virtual para ter mais informações sobre o item.

Por isso, é importante investir em boas fotos de seus produtos e usar links para a sua loja online. Essa facilidade faz com que o cliente avance mais rápido na jornada de compra, o que é superpositivo para o seu negócio.

3. Aumenta a taxa de conversão

As redes sociais possibilitam que você esteja frequentemente impactando sua audiência com conteúdos da sua marca. Dessa forma, as chances de um potencial cliente se esquecer de um produto que chamou sua atenção são menores.

Pense que, se um seguidor se interessou por um item da sua loja e, durante 15 dias, ele teve contato com imagens e informações desse produto, as chances dele ceder e finalizar a compra são maiores. Por isso, organizar as publicações periodicamente irá ajudar bastante a aumentar sua taxa de conversão.

4. Auxilia a fidelizar clientes

Por fim, mas não menos importante, devemos lembrar que as redes sociais são ótimos canais para fidelizar clientes. Isso porque, como tratam-se de redes onde o público busca interagir, você tem a oportunidade de se aproximar de seus clientes e mantê-los sempre próximos da sua marca.

O pós-venda, por exemplo, é um dos principais fatores que contribuem para a fidelização de um cliente. Nas redes sociais, você pode fazer isso comentando publicações de clientes que estejam usando ou mostrando seus produtos, mandando uma DM (Direct Message, mensagem direta, no protuguês) perguntando sobre a experiência de compra etc.

Pronto para vender pelas redes sociais?

Usar as redes sociais para potencializar sua estratégia de vendas é, sem dúvidas, uma das melhores escolhas a serem feitas no mercado digital. Unir diversos canais e explorar oportunidades irá ajudar o seu negócio a chegar cada vez mais longe. 🚀

E, se você ainda não vende online, o que acha de criar uma loja virtual gratuita com a Nuvemshop? Crie seu e-commerce de forma rápida e prática e conquiste seu espaço no mercado digital. 💙

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Perguntas frequentes

Defina o público-alvo, planeje suas estratégias, escolha as redes sociais certas, crie uma identidade visual, produza conteúdos de qualidade, tenha um calendário editorial, invista em anúncios pagos, insira links para a sua loja virtual, interaja com seu público e acompanhe seus resultados.

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