As 11 estratégias de marketing digital mais eficientes

mulher apresentando as estratégias de marketing digital em reunião de equipe

Trabalhar na divulgação da sua marca é fundamental para qualquer empresa que deseja crescer no mercado. Seja para aumentar o conhecimento e a autoridade do negócio, atrair clientes ou fidelizá-los, as estratégias de marketing digital são um caminho importante para bater as metas estabelecidas.

Ainda assim, muitas empresas enfrentam dificuldades na hora de determinar suas ações de divulgação. Um bom resultado dependerá de diversos fatores do planejamento, muita pesquisa e a mensuração correta dos dados.

Pensando nisso, neste artigo, veja as principais estratégias de marketing digital para o seu negócio e também algumas vantagens que essa modalidade tem a oferecer à sua marca.

💡Saiba mais: O que é marketing digital e quais as suas vantagens?

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As vantagens das estratégias de marketing digital

Antes de tudo, é preciso saber que estar presente no mundo online é fundamental hoje em dia. Isso porque a grande maioria dos consumidores pesquisam produtos e soluções na internet.

Então, investir em marketing pode fazer a sua empresa se destacar em meio às demais, facilitar o caminho para que o cliente encontre a sua solução e, consequentemente, gerar um número maior de vendas.

Se você está acostumado apenas com as estratégias do marketing tradicional, como a veiculação de anúncios no rádio, TV ou jornais, saiba que esse não é o melhor caminho para atrair clientes.

Além do grande custo para realizar esses anúncios, ao realizar vendas apenas em um ambiente físico, o seu negócio fica limitado a uma pequena região.

Já pela internet, seus anúncios e divulgações vão muito mais longe e por um preço muito menor.

💡 Saiba mais: 20 textos prontos para divulgar sua loja virtual e vender muito

11 principais estratégias de marketing digital

Confira as 11 principais estratégias de marketing digital para promover o seu negócio e aumentar suas vendas:

1. Marketing de conteúdo

marketing de conteúdo é uma estratégia voltada para a produção de conteúdo de valor para a persona, ou seja, a representação do seu cliente ideal.

A ideia da estratégia é que você produza material de qualidade, que resolva as dúvidas do seu público e também desperte o interesse pela sua marca, com o objetivo de se tornar autoridade em seu mercado de atuação.

Com conteúdos bem feitos, você garante que a pessoa avance em seu funil de vendas e entenda que o seu produto é uma excelente opção para a resolver o problema em questão.

💡 Saiba mais: 9 estratégias de marketing de conteúdo para o seu e-commerce

2. Inbound Marketing

Inbound Marketing é o termo usado para se referir ao marketing de atração. Nesta modalidade, por meio de estratégias variadas, o objetivo é levar o consumidor até o seu site de vendas.

Acontece por meio de conteúdos, e-mail marketing, publicações em redes sociais, trabalhos de SEO e a combinação de diversas outras estratégias.

💡 Saiba mais: Como fazer inbound marketing?

3. Redes sociais

As redes sociais já são uma obrigatoriedade para quase todo tipo de negócio. Elas garantem que a sua empresa seja encontrada pelos consumidores. E, além disso, elas transmitem segurança para quem decide comprar da sua marca.

Entretanto, um erro comum de quem adota essa estratégia é achar que precisa estar em todas as redes sociais ao mesmo tempo.

Isso porque, é melhor estar em apenas uma rede social e garantir publicações regulares e frequentes, do que estar em todas e passar muito tempo sem postar nada. Opte preferencialmente por aquela que for mais frequentada pelo seu público-alvo.

💡 Saiba mais: Como vender pelas redes sociais: aprenda o passo a passo

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4. Co-marketing

Sabe a expressão “uma mão lava a outra”? Essa é a ideia do co-marketing. Por meio de ações de benefício mútuo, duas ou mais empresas estabelecem uma relação de troca que pode beneficiar suas estratégias de marketing digital.

Por exemplo, uma ação muito comum de co-marketing é a troca de links, ou link building, em que uma empresa insere links para o blog de outra em seus próprios conteúdos e vice-versa.

Essa estratégia favorece o ranqueamento dos textos nos buscadores e também melhora a autoridade de domínio do site.

5. Stories

Os Stories são imagens publicadas nas redes sociais que permanecem disponíveis apenas por 24 horas. Depois desse prazo, eles continuaram lá apenas caso você opte por deixá-los nos Destaques do seu perfil.

Utilizar Stories em sua estratégia de marketing digital é uma ótima opção de comunicação rápida com os seus seguidores.

Além disso, você não precisa ficar sempre criando artes bonitas e elaboradas para publicar por lá. Quanto mais simples e rápido, melhor. O importante é passar a mensagem da sua marca.

💡 Saiba mais: O que é Close Friends?

6. SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, em português. O objetivo da estratégia de marketing digital é que o site ou blog de uma empresa apareça nas primeiras posições nas páginas de pesquisa.

Isso é importante, uma vez que garante que uma boa quantidade de pessoas entre em seu site ou loja virtual. Logo, aumentam as possibilidades de que esses visitantes se tornem clientes.

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7. E-mail marketing

e-mail marketing é uma das ferramentas mais importantes das estratégias de marketing digital. Ela garante um contato direto com o cliente, sem depender do algoritmo das redes sociais ou dos mecanismos dos buscadores, por exemplo.

Para usá-lo, é preciso trabalhar no desenvolvimento de uma base de leads, ou seja, potenciais clientes.

💡 Saiba mais: 15 ferramentas de e-mail marketing totalmente grátis

8. Páginas de conversão

Uma forma muito comum de desenvolver uma base de contatos é por meio das páginas de conversão, ou landing page.

O que a maioria das estratégias faz é oferecer um conteúdo interessante, mas para recebê-lo, a pessoa precisa fornecer e-mail, telefone de contato e outras informações que você julgar interessante.

9. Ações de engajamento

As ações de engajamento são aquelas que despertam ou chamam a participação dos clientes ou do seu público-alvo para interagir com a sua empresa. Essa estratégia pode ser com sorteios, concursos culturais, perguntas ou enquetes.

A ideia é despertar o interesse para que as pessoas interajam com o seu perfil nas redes sociais, por exemplo. Isso proporciona um maior alcance para as publicações.

💡 Saiba mais: Como fazer sorteio no Instagram?

10. Gerenciador de mensagens

Os gerenciadores de mensagem possibilitam a centralização das mensagens recebidas via mensagens diretas ou DM. Assim, fica muito mais fácil se organizar para responder o cliente o mais rápido possível.

Essa atenção imediata é muito importante para um bom atendimento e, também, para o fechamento ágil das vendas.

💡 Saiba mais: Guia sobre atendimento ao cliente

11. Marketing de afiliados

Os afiliados são pessoas que divulgam um certo produto ou serviço e recebem uma porcentagem sobre cada venda fechada a partir da divulgação feita por eles.

Essa estratégia é uma forma interessante de utilizar a audiência e a influência de outras pessoas na divulgação do seu produto.

💡 Saiba mais: O que é marketing de afiliados?

Como criar uma estratégia de marketing digital?

A criação de uma estratégia de marketing digital para empreendedores depende de uma série de fatores e, para desenvolver ações eficientes, você precisa buscar aquilo que funciona melhor para a sua realidade.

Contudo, existem alguns passos básicos que podem te ajudar nessa tarefa. Confira:

1. Tenha um objetivo

O primeiro passo é ter um objetivo em mente:

  • O que você deseja alcançar com essa estratégia?
  • O que é importante para o seu negócio?
  • Qual é a sua meta?

Pense em algo prático que possa ser mensurado e defina um prazo para isso. Além disso, é importante que o objetivo possa ser alcançado.

Ao definir uma meta com essas características, você confere a ela realidade e possibilidade de concretização.

2. Faça um planejamento

Agora que você já sabe qual é o seu objetivo, é preciso pensar como chegar lá:

  • Quais são os caminhos possíveis?
  • Que estratégia você deve seguir?

Pesquise as práticas do mercado, faça uma análise da concorrência e veja o que tem dado certo e o que não apresenta resultados.

Outra forma de obter mais conhecimento nessa área é conversando com outros empreendedores. Assim, você pode ter outras visões sobre o mundo dos negócios. Talvez a perspectiva de outra pessoa possa te ajudar a definir o melhor caminho para a sua empresa.

3. Mensure os resultados

A única forma de saber se a aplicação do seu planejamento está dando certo é por meio dos resultados.

Por isso, documente quais são os KPIs da sua empresa, isto é, as métricas a serem acompanhadas.

Tudo certo sobre as estratégias de marketing digital?

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido as estratégias de marketing digital. Lembre-se de escolher a que faz sentido para atingir o objetivo do seu negócio.

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Perguntas frequentes sobre estratégias de marketing digital

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As principais estratégias de marketing digital são: marketing de conteúdo, inbound marketing, redes sociais, co-marketing, stories, SEO, e-mail marketing, páginas de conversão, ações de engajamento, gerenciador de mensagens e marketing de afiliados.

Tenha um objetivo, faça um planejamento e mensure os resultados.

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