15 estratégias de marketing digital para promover o seu negócio

Por: Luiz Piovesana

mulher apresentando as estratégias de marketing digital em reunião de equipe

Trabalhar na divulgação da sua marca é fundamental para qualquer empresa que deseja crescer no mercado. Seja para aumentar o conhecimento e a autoridade da marca, atrair clientes ou fidelizá-los, as estratégias de marketing digital são um caminho importante para bater as metas estabelecidas.

Ainda assim, muitas empresas enfrentam dificuldades na hora de determinar suas ações de divulgação. Um bom resultado dependerá de diversos fatores da estratégia, muita pesquisa e a mensuração correta dos dados.

Pensando nisso, neste artigo, veja por onde começar e as 15 principais estratégias de marketing digital para o seu negócio. No final, confira também algumas vantagens que essa modalidade tem a oferecer ao seu negócio.

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Como criar uma estratégia de marketing digital?

A criação de uma estratégia de marketing digital dependerá de uma série de fatores e, para desenvolver ações eficientes, você precisa buscar aquilo que funciona melhor para a sua realidade.

💡 Saiba mais: Guia completo de marketing digital para empreendedores

Contudo, existem alguns passos básicos que podem te ajudar nessa tarefa. Aqui estão algumas dicas para criar uma estratégia de marketing digital:

1. Tenha um objetivo

O primeiro passo é ter um objetivo em mente:

  • O que você deseja alcançar com essa estratégia?
  • O que é importante para o seu negócio?
  • Qual a sua meta?

Pense em algo bastante prático, que possa ser mensurado com números e defina um prazo para isso. Além disso, pense em algo possível de ser alcançado.

Ao definir uma meta com essas características, você confere a ela mais realidade e possibilidade de concretização.

2. Faça um planejamento

Agora que você já sabe qual o seu objetivo, é preciso pensar como chegar lá. Quais são os caminhos possíveis? Que estratégia você deve seguir?

Pesquise as práticas do mercado, faça uma análise da concorrência e veja o que tem dado certo e o que não apresenta resultados.

Outra forma de obter mais conhecimento nessa área é conversando com outros empreendedores.

Assim, você pode ter outras visões sobre o mundo dos negócios. Talvez a perspectiva de outra pessoa possa te ajudar a definir o melhor caminho para a sua empresa.

💡 Saiba mais: Calendário comercial 2022: prepare-se para as datas importantes do e-commerce

3. Mensure os resultados

A única forma de saber se a aplicação do seu planejamento está dando certo é por meio dos resultados.

Por isso, documente quais são os KPIs da sua empresa, isto é, as métricas a serem acompanhadas.

Quais são as principais estratégias de marketing digital?

Como já mencionamos, existem muitas formas diferentes de se fazer marketing digital e não se trata de fazer certo ou errado. O importante é entender o que funciona para o seu negócio.

💡 Saiba mais: Como aumentar as vendas?

Veja agora as 15 principais estratégias de marketing digital para promover o seu negócio e aumentar suas vendas:

1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia voltada para a produção de conteúdo de valor para a persona, ou seja, a representação do seu cliente ideal.

Quando temos um problema e queremos mais informações para resolvê-los, buscamos informações no Google ou fazemos contato com algum especialista da área.

A ideia desta estratégia é que você produza um material com muitas informações, que resolva aquela dúvida e também desperte o interesse da pessoa pela sua marca, com o objetivo de se tornar autoridade em seu mercado de atuação.

Com uma estratégia de conteúdo bem feita, você garante que a pessoa avance em seu funil de vendas e entenda que o seu produto é uma excelente opção para a resolução do problema que ela tem.

💡 Saiba mais: 9 dicas de marketing de conteúdo para o seu e-commerce

2. Inbound Marketing

Inbound Marketing é o termo usado para se referir ao marketing de atração. Nesta modalidade, por meio de estratégias variadas, o objetivo é levar o consumidor até o seu site de vendas.

Assim, por meio de conteúdos, e-mail marketing, publicações em redes sociais, trabalhos de SEO e a combinação de diversas outras estratégias. Ao longo deste artigo, vamos nos aprofundar em cadas uma essas estratégias.

💡 Saiba mais: Como fazer inbound marketing?

3. Blog

Uma das peças mais importantes tanto para o marketing de conteúdo, quanto para o Inbound Marketing é o blog. É nele que você poderá publicar conteúdos mais detalhados sobre os temas desejados da sua persona.

Com ele também é que você irá aplicar outras estratégias importantes como o SEO e o co-marketing. Falaremos sobre essas duas estratégias a seguir.

💡 Saiba mais: Como criar um blog de sucesso?

4. SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, em português. O objetivo da estratégia de marketing digital é que o site ou blog de uma empresa apareçam entre os primeiros listados nas buscas, como o Google, Bing ou DuckDuckGo.

Isso é importante, uma vez que garante que uma quantidade de pessoas entrem em seu site ou loja virtual. Logo, aumentam as possibilidades para que esses visitantes se tornem clientes.

💡 Saiba mais: SEO para e-commerce: guia completo para otimizar a sua loja virtual

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5. Co-marketing

Sabe a expressão “uma mão lava a outra”? Essa é a ideia por trás do co-marketing. Por meio de ações de benefício mútuo, duas ou mais empresas estabelecem uma relação de troca que irá beneficiar suas estratégias de marketing digital.

Por exemplo, uma ação muito comum de co-marketing é a troca de links, ou link building, em que uma empresa irá inserir links para o blog de outra em seus próprios conteúdos e vice-versa.

Essa estratégia favorece o ranqueamento dos textos nos buscadores e também melhora a autoridade de domínio do site.

6. Redes sociais

As redes sociais já são uma obrigatoriedade para quase todo tipo de negócio. Elas garantem que a sua empresa possa ser encontrada pelos consumidores. E, além disso, elas conferem segurança para quem decide comprar com a sua empresa.

Um erro comum de quem adota essa estratégia é achar que precisa estar em todas as redes sociais ao mesmo tempo. Isso não é verdade!

É melhor estar em apenas uma rede social e garantir publicações regulares e frequentes, do que estar em todas e passar muito tempo sem postar nada. Opte preferencialmente por aquela que for mais frequentada pelo seu público-alvo.

💡 Saiba mais: Como vender pelas redes sociais: aprenda o passo a passo

7. Stories

Os Stories são imagens publicadas nas redes sociais que permanecem disponíveis apenas por 24 horas. Depois desse prazo, eles continuaram lá apenas caso você opte por deixá-los nos Destaques do seu perfil.

Utilizar stories em sua estratégia de marketing digital é uma ótima opção de comunicação rápida com os seus seguidores.

Além disso, você não precisa ficar sempre criando artes bonitas e elaboradas para publicar por lá. Quanto mais simples e rápido, melhor. O importante é passar a mensagem da sua marca.

💡 Saiba mais: Como o Close Friends do Instagram pode aumentar a receita do seu negócio?

8. LinkedIn

O LinkedIn é uma plataforma de interação profissional e, portanto, uma estratégia de marketing que ajuda na construção da comunicação institucional da marca.

Lá podem ficar concentradas as divulgações de ações mais ligadas ao RH, como vagas abertas, ações de treinamento, dentre outras.

Assim, você deixa as redes sociais mais focadas na divulgação e promoção do seu produto ou serviço.

💡 Saiba mais: Como fazer marketing no LinkedIn?

9. Conteúdo em vídeo

Trabalhe com conteúdo em vídeo. Esse tipo conteúdo em vídeo tem crescido muito, já que é sempre mais prático e rápido assistir a alguém explicando algo do que ler um tutorial.

Um adicional importante é: tente legendar os seus vídeos sempre que puder. Muitas pessoas assistem vídeo no mudo e, sem legenda, elas vão apenas pular para o próximo conteúdo.

💡 Saiba mais: Por que utilizar vídeo marketing?

10. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais importantes das estratégias de marketing digital. Ela garante um contato bem direto com o cliente, sem depender do algoritmo das redes sociais ou dos mecanismos dos buscadores, por exemplo.

Para usá-lo, é preciso primeiro trabalhar no desenvolvimento de uma base de leads, ou seja, potenciais clientes.

Nunca compre uma base de e-mails! Isso pode sujar a reputação do seu domínio e prejudicar inclusive estratégias de SEO. Caso precise de uma ajuda nesta organização, confira o nosso material:

📈 Confira a planilha: Cadastro de clientes grátis

11. Páginas de conversão

Uma forma muito comum de desenvolver uma base de contatos é por meio das páginas de conversão, ou landing page.

O que a maioria das estratégias faz é oferecer um conteúdo interessante, mas para recebê-lo, a pessoa deverá fornecer e-mail, telefone de contato e outras informações que você julgar interessante.

Existem muitas plataformas que tornam esse gerenciamento de páginas e leads muito fácil. Confira:

💡 Saiba mais: 15 ferramentas de e-mail marketing totalmente grátis

12. Anúncios pagos

Os anúncios pagos, também conhecidos como Ads, também são uma fonte importante de visitantes para o site do seu negócio. Com eles, você pode garantir as primeiras posições do Google, por exemplo.

Fazer segmentações assertivas é muito importante para o sucesso de anúncio. Por isso, para uma boa estratégia, é importante ter algum conhecimento sobre a gestão de tráfego.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Google?

13. Ações de engajamento

As ações de engajamento são aquelas que despertam ou chamam a participação dos clientes ou do seu público-alvo para interagir com a sua empresa. Essa estratégia pode ser com sorteios, concursos culturais, perguntas ou enquetes.

A ideia é despertar o interesse para que as pessoas interajam com o seu perfil nas redes sociais, por exemplo. Isso proporciona um maior alcance para as publicações.

💡 Saiba mais: Como fazer sorteio no Instagram?

14. Gerenciador de mensagens

Os gerenciadores de mensagem possibilitam a centralização das mensagens recebidas via mensagens diretas ou DM. Assim, fica muito mais fácil se organizar para responder o cliente o mais rápido possível.

Essa atenção imediata é muito importante para um bom atendimento e, também, para o fechamento mais ágil das vendas.

💡 Saiba mais: Atendimento ao cliente: o que é, dicas e métricas para melhorá-los

15. Marketing de afiliados

Os afiliados são pessoas que divulgam um certo produto ou serviço e recebem uma porcentagem sobre cada venda fechada a partir da divulgação feita por eles.

Essa estratégia é uma forma muito interessante de utilizar a audiência e a influência de outras pessoas na divulgação do seu produto.

💡 Saiba mais: O que é marketing de afiliados?

📹Veja também: Como empreender na internet?

Vantagens do marketing digital

Agora que você já sabe quais são as principais estratégias do marketing digital, é importante entender também porque fazer isso!

Essa forma de divulgação e promoção do seu negócio oferece uma série de vantagens para o seu negócio. Confira as três principais:

1. Garantir sua presença online

Quem não aparece, não é lembrado, já dizia a expressão popular. Por isso, investir no marketing digital é importante para deixar claro para o mercado que a sua empresa existe e que ela está ali disputando clientes e conquistando espaço.

Além disso, é na internet que a maior parte das pessoas pesquisa pela solução de um problema ou onde encontrar um produto.

Se você não está lá, perde a chance de sequer ser considerado.

2. Ampliar seu mercado potencial

As vendas presenciais estão bastante limitadas a um número específico de consumidores daquele bairro e, quem sabe, até daquela cidade.

Já no mundo virtual, as barreiras praticamente deixam de existir e se torna muito mais fácil atingir um número cada vez maior de consumidores.

E, para isso, não basta ter um site e deixar seus produtos lá, é preciso aparecer para as pessoas.

É isso que o marketing digital faz! Mostra a possíveis compradores onde o seu produto está, possibilitando que novas vendas sejam concretizadas.

3. Ter maior custo benefício

Nas estratégias de marketing mais antigas, a veiculação de anúncios no rádio, tv ou jornais custava muito dinheiro. Além disso, esbarrava no mesmo problema da questão anterior: estavam limitadas a determinada região.

Pela internet, seus anúncios e divulgações vão muito mais longe e por um preço muito menor.

Resumo

O marketing digital é a modalidade de divulgação de produtos ou serviços pelas mídias digitais. Se um negócio deseja ser encontrado por mais consumidores, é ele o caminho para concretizar essa vontade.

Existem muitas estratégias de marketing digital disponíveis no mercado atualmente. Neste artigo, você pode conferir 15 delas, além de dicas sobre como começar e vantagens dessa estratégia.

Veja um resumo do que foi apresentado:

Como criar uma estratégia de marketing digital?

  1. Tenha um objetivo
  2. Faça um planejamento
  3. Mensure os resultados

Quais são as principais estratégias de marketing digital?

  1. Marketing de Conteúdo
  2. Inbound Marketing
  3. SEO
  4. Redes sociais
  5. Stories
  6. Conteúdo em vídeo
  7. E-mail marketing
  8. Anúncios pagos
  9. Ações de engajamento
  10. Gestão de Comunidade
  11. Design Thinking
  12. Páginas de conversão
  13. LinkedIn
  14. Co-marketing
  15. Gerenciador de mensagens

Vantagens do marketing digital

  1. Garantir sua presença online
  2. Ampliar seu mercado potencial
  3. Aumentar o seu custo benefício

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