Como fazer sorteio para clientes: 5 ideias criativas

Imagem de pote com bilhetes, representando os concursos e sorteios
Pontos principais do artigo:
  • Um sorteio criativo é a uma excelente forma de atrair novos clientes, alcançar novos públicos e promover sua marca;
  • Para fazer sorteio para clientes, você precisa definir o objetivo da forma mais clara e realista possível e nunca perder de vista o tipo de audiência que deseja atingir;
  • As melhores plataformas para fazer sorteio são o Sorteador de nomes da Nuvemshop e o Sorteador de números da Nuvemshop.

Pensando em fazer sorteio para clientes? No cenário atual, conquistar consumidores e gerar vendas tem se tornado cada vez mais desafiador para os lojistas. Isso porque a concorrência é grande, então, para se destacar é necessário inovar.

Uma ótima forma de fazer isso é por meio de sorteios para os clientes, já que com essa prática você gera visibilidade para a sua marca e ainda atrai novos clientes, o que pode gerar novas vendas, aumentando, dessa forma, a receita da sua empresa.

Então, se quer saber o passo a passo para fazer sorteios em sua loja, é só seguir a leitura do conteúdo. Vamos lá?

💡 Saiba mais: 7 apps de sorteio para sortear nomes e números no seu celular

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Como fazer sorteio para clientes?

Veja o passo a passo completo para planejar os sorteios para os clientes:

1. Defina os seus objetivos

Para fazer com que seu concurso seja bem-sucedido, o primeiro passo é estar seguro do que você deseja alcançar. Você precisa definir o objetivo da forma mais clara e realista possível e nunca perder de vista o tipo de audiência que deseja atingir.

Assim, poderá entender ao final do processo se conseguiu o que buscava. Alguns objetivos atingíveis podem ser:

  • Aumentar a audiência do seu e-commerce: a ideia nesse caso é que mais pessoas conheçam a sua marca e visitem a sua loja virtual, motivo pelo qual você não estará tão focado em vender, mas em conquistar mais seguidores nas redes sociais;
  • Gerar mais vendas a curto prazo: se você está buscando algo assim, provavelmente, o melhor a fazer é oferecer um cupom de desconto para gerar mais conversões em sua loja virtual;
  • Promover um novo produto: já que você está anunciando uma novidade, pode ser interessante apelar para a criatividade e lançar um concurso para o qual as pessoas tenham que criar algum conteúdo original (fotos, textos ou vídeos).

2. Escolha a plataforma ideal

O próximo passo é escolher a plataforma mais adequada para realizar seu concurso ou sorteio. Lembre-se de que essa decisão depende dos objetivos estabelecidos anteriormente.

Algumas ferramentas que você pode usar para criar e gerenciar esses concursos são:

  • Sorteador de nomes: realize sorteios entre uma lista de nomes com a ferramenta gratuita desenvolvida pela Nuvemshop;
  • Sorteador de números: faça sorteios de números aleatórios com essa ferramenta gratuita desenvolvida pela Nuvemshop;
  • Sorteio.com: realize sorteios no Instagram de forma integrada.

💡 Saiba mais: Como fazer sorteio no Instagram?

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3. Escolha o prêmio

Uma vez que você tenha definido seu objetivo e sua plataforma, pense em uma temática para estabelecer o tipo de concurso a ser feito e o que você oferecerá em troca da participação do público.

É preferível gerar identificação com a sua marca do que oferecer grandes prêmios que nada têm a ver com o seu negócio.

Além disso, é preciso que o prêmio reflita os desejos da sua audiência: se você oferece algo que não é do interesse das pessoas, elas não irão participar.

💡 Saiba mais: Como fazer propaganda de produtos? 9 dicas + exemplos para te inspirar

4. Detalhe os termos e condições para a participação

Sempre que fizer um concurso, sorteio ou promoção, você precisará redigir termos de uso que regulam a participação da audiência. Embora em cada país exista uma legislação específica para esses casos, há uma série de elementos que não podem faltar:

  • A data de início e encerramento da campanha;
  • A forma de participação;
  • Os detalhes do prêmio.

Ainda assim, você pode pedir conselho legal a um especialista para se certificar de que está fazendo tudo certo.

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5. Regularize o sorteio

Se o prêmio do seu sorteio tiver um valor acima de R$ 1 mil, você terá que solicitar a autorização do Ministério da Economia e pagar uma taxa para fazê-lo. Veja os valores da taxa de fiscalização para fazer sorteio:

Valor do prêmio Taxa de fiscalização
até R$ 1 mil R$ 27
de R$ 1.000,01 a R$ 5 mil R$ 133
de R$ 5.000,01 a R$ 10 mil R$ 267
de R$ 10.000,01 a R$ 50 mil R$ 1.333
de R$ 50.000,01 a R$ 100 mil R$ 3.333
de R$ 100.000,01 a R$ 500 mil R$ 10.667
de R$ 500.000,01 a R$ 1.667.000,00 R$ 33.333
acima de R$ 1.667.000,01 R$ 66.667

Você terá que fazer um pedido no Sistema de Controle de Promoção Comercial (SCPC). Lembrando que essa solicitação deve ser feita entre 40 e 120 antes da data de início da promoção.

6. Anuncie o lançamento

Você já está pronto para partir para a ação. O mais importante agora é concentrar seus esforços e comunicar claramente do que se trata o concurso, começando a promovê-lo para alcançar a todas as pessoas possíveis.

Se desejar, invista em campanhas pagas para divulgar o concurso. Você também pode apostar no e-mail marketing. É fundamental se dirigir às pessoas adequadas, caso contrário você estará desperdiçando recursos com um público que não interessa à sua marca.

💡 Saiba mais: Exemplos de e-mail marketing para se inspirar e vender mais

7. Faça uma boa segmentação

Ainda que a publicidade seja bem segmentada e você esteja recebendo muitas inscrições para o concurso, se não estiver atento durante o processo os resultados talvez não sejam tão bons quanto poderiam.

À medida que for recebendo os inscritos, é importante começar a construir um relacionamento com eles: agradeça-os por participarem da iniciativa e envie e-mails que se adaptem às suas necessidades. É provável que algumas pessoas façam perguntas sobre o sorteio, então responda-as a tempo.

8. Faça o sorteio

Este é o momento que as pessoas interessadas em sua proposta estavam esperando por dias ou semanas: o anúncio do ganhador. Portanto, trate esse momento com a importância que ele merece, respeitando o dia e o horário do anúncio e transmitindo a notícia de forma clara e transparente.

💡 Saiba mais: Como fazer live nas redes sociais?

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9. Meça os resultados

Finalmente, é preciso medir os resultados para saber se o objetivo traçado foi inicialmente atingido. A quantidade de pessoas que participaram não é o único dado importante: preste atenção também à região geográfica de cada uma, os dias e horários que registraram maior participação e a difusão do concurso nas redes sociais.

Toda essa informação servirá para que você continue no caminho certo, se o objetivo tiver sido alcançado, ou corrija o que for necessário, caso os resultados não tenham sido totalmente positivos.

5 ideias de sorteio para clientes

Agora que você sabe como fazer um sorteio para clientes, confira algumas ideias para se inspirar e criar uma promoção de sucesso.

1. Sorteio de produto da loja

Uma das formas mais práticas de fazer um sorteio é escolher um produto da sua loja como prêmio. Assim, você atrai clientes interessados em ganhar e ainda promove os itens vendidos no seu negócio.

Se você tem uma loja virtual de roupas, por exemplo, pode sortear um look exclusivo montado com as peças do seu catálogo. Se tem uma loja de eletrônicos, pode sortear um fone de ouvido sem fio, um videogame ou um relógio.

Outra ideia é montar um kit de produtos como prêmio. Uma loja de maquiagem, por exemplo, pode sortear uma maleta especial com vários produtos.

Há ainda a possibilidade de fazer sorteios de brindes. Essa modalidade é mais comum durante eventos, quando não há tempo para uma mecânica muito complexa.

Dessa forma, podem ser sorteados copos, canecas, kits de churrasco, necessaires, sacolas de viagem, bolsas térmicas, entre outros itens baratos e criativos.

2. Sorteio de vale-compra

Outra possibilidade é sortear vales-compras para serem usados na sua loja. Isso permite que o próprio ganhador escolha os produtos que deseja e torna a promoção ainda mais atrativa.

Por exemplo, você pode sortear um vale-compra de R$ 1 mil para usar na sua loja em um prazo de três meses.

3. Sorteio de viagem

As viagens continuam sendo um grande chamariz em promoções. Então, por que não sortear um pacote com tudo incluso para um destino badalado?

Você pode aproveitar o tema para criar uma promoção do tipo “Viaje com a <nome da marca>!” ou mesmo associar o prêmio à sua empresa. Por exemplo, uma loja que vende roupas pode sortear uma viagem para participar de um desfile, enquanto uma loja de quadros decorativos pode sortear um pacote para conhecer museus em um ponto turístico.

4. Sorteio de serviço

Para quem vende serviços online, um sorteio também pode ser uma ótima pedida. Você pode sortear acesso vitalício a um curso online, um novo layout para o site do ganhador e até mesmo assinaturas de serviços de streaming.

Outras ideias são sortear um dia de beleza completo em um salão, um pacote de banho e tosa de um pet shop ou uma consultoria gratuita.

5. Sorteio de produtos com entrega recorrente

Por fim, um tipo de sorteio que faz muito sucesso é aquele que premia com o fornecimento de produtos e serviços por um determinado período. Por exemplo, uma loja de cosméticos que premia o ganhador com um ano de produtos para a pele.

Dessa forma, quem é sorteado recebe em casa um kit de produtos todo mês durante um ano. Veja algumas ideias nesse modelo:

Pronto para fazer sorteio para clientes?

Por meio dos sorteios para clientes você poderá aumentar suas vendas ou simplesmente a visibilidade da sua marca. Mas é fundamental contar com um objetivo concreto, recursos para levar o projeto adiante e uma análise final para medir os resultados alcançados.

Se você está pensando em vender pela internet, pode criar a sua loja virtual grátis na Nuvemshop. É fácil e não requer nenhum conhecimento técnico, aproveite!

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre sorteio para clientes

Defina os seus objetivos, escolha a plataforma ideal, selecione o prêmio, detalhe os termos e condições, anuncie o lançamento, faça o sorteio e meça os resultados.

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