07/12/2015

10 conselhos para que os concursos e sorteios da sua loja virtual sejam eficazes

Sorteio

Concursos, sorteios e promoções podem ser uma excelente forma de aumentar a audiência do seu e-commerce e, eventualmente, conquistar mais clientes. Mas o que é cada coisa?

  • Um sorteio geralmente implica uma pequena participação da audiência. Por exemplo, pedindo às pessoas se identifiquem para poderem participar.
  • Em um concurso, as pessoas geralmente se comunicam mais. Há concursos simples, como pedir aos usuários que nomeiem um novo produto, e outros mais complexos, como incentivar sua audiência a publicar uma foto ou um vídeo próprio.
  • A forma mais comum de promoção é oferecer um cupom de desconto para algum produto da sua loja virtual.

Cada estratégia tem suas particularidades e o interessante de todas elas é que podem gerar bons resultados a um custo relativamente baixo, ainda que isso dependa do que você está tentando obter. No entanto, muitas vezes a falta de planejamento e uma execução pouco metódica podem fazer com que essas iniciativas fracassem e você deixe de “confiar” nelas, perdendo uma valiosa ferramenta. Para que isso não aconteça, te damos alguns conselhos:

1. Defina claramente seus objetivos

Para fazer com que seu concurso seja bem-sucedido, o primeiro passo é estar seguro do que você deseja alcançar. Você precisa definir o objetivo da forma mais clara e realista possível e nunca perder de vista o tipo de audiência que deseja atingir. Assim, poderá entender ao final do processo se conseguiu o que buscava. Alguns objetivos atingíveis poderiam ser:

  • Aumentar a audiência do seu e-commerce: a ideia nesse caso é que mais pessoas conheçam a sua marca e visitem a sua loja virtual, motivo pelo qual você não estará tão focado em vender mas em conquistar mais seguidores nas redes sociais;
  • Gerar mais vendas a curto prazo: se você está buscando algo assim, provavelmente o melhor a fazer é oferecer um cupom de desconto para gerar mais conversões em sua loja virtual;
  • Promover um novo produto: já que você está anunciando uma novidade, pode ser interessante apelar para a criatividade e lançar um concurso para o qual as pessoas tenham que criar algum conteúdo original (fotos, textos ou vídeos).

2. Escolha a plataforma ideal

O próximo passo é escolher a plataforma mais adequada para realizar seu concurso ou sorteio. Dependendo dos objetivos estabelecidos anteriormente, você deverá optar basicamente pela própria loja virtual. Em geral, porém, é aconselhável concentrar-se em sua loja virtual e a partir dela tentar crescer em outros canais. Algumas ferramentas que você pode usar para criar e gerenciar esses concursos são:

  • Kontest, uma plataforma que te permite criar concursos, promoções e jogos para integrar à sua loja virtual ou rede social. Além disso, tudo o que você cria é visualizado perfeitamente tanto na versão para web quanto na mobile. Seus planos variam entre US$ 15 e US$ 245 mensais e ainda contam com uma versão de teste de 7 dias;
  • Wishpond, uma ferramenta muito completa com a qual você pode criar não apenas concursos, mas também landings, formulários, pop-ups, entre outras coisas. O preço varia de US$ 45 a US$ 129 e conta com uma versão de teste;
  • easypromos, que também oferece uma grande variedade de funcionalidades a um preço consideravelmente menor, já que os planos começam em US$ 15.

3. Pense em um conceito e ofereça um prêmio de acordo com a sua marca e seus clientes

Uma vez que você tenha definido seu objetivo e sua plataforma, pense em uma temática para poder estabelecer o tipo de concurso a ser feito e o que você oferecerá em troca da participação do público.

No Brasil a lei não permite que o prêmio consista em algum produto da sua marca ou loja virtual, mas o ideal é procurar algo que esteja alinhado com a sua proposta. É preferível gerar identificação com a sua marca do que oferecer grandes prêmios que nada têm a ver com o seu negócio.

Além disso, é preciso que o prêmio reflita os interesses da sua audiência: se você oferece algo que não é do interesse das pessoas, elas não irão participar.

4. Detalhe os termos e condições para participação

Sempre que fizer um concurso, sorteio ou promoção, você precisará redigir termos que regulem a participação da audiência. Embora em cada país exista uma legislação específica para esses casos, há uma série de coisas que não podem faltar:

  • A data de início e encerramento da campanha;
  • A forma de participação;
  • Detalhes do prêmio.

Ainda assim, você pode pedir conselho legal a um especialista para se certificar de que está fazendo tudo certo.

5. Estabeleça a duração e reserve o orçamento

Agora que você sabe como será seu concurso e onde o hospedará, precisa decidir quanto tempo ele durará e qual é o orçamento a ser dedicado para que esse tempo seja aproveitado ao máximo. Se você conta com poucos fundos, talvez tenha que reformular parte da sua estratégia nessa etapa para que ela se ajuste ao orçamento.

O dinheiro destinado será essencialmente para anunciar seu concurso (através do Facebook Ads ou Google AdWords, por exemplo), embora você talvez precise contratar um designer para desenvolver um banner ou a imagem promocional.

A duração do concurso pode ser de uma a duas semanas, tempo necessário para que haja uma grande quantidade de pessoas participando e, ao mesmo tempo, elas sintam que não precisam esperar muito tempo pelo resultado.

6. Faça testes A/B para ajustar detalhes

Se você ainda não está seguro sobre o concurso ou sorteio a ser lançado, faça um teste A/B para ter uma primeira impressão de como ele funcionará. Entre as características que você pode analisar estão:

  • O prêmio do concurso: você pode oferecer um prêmio ao grupo de usuários A e outro diferente para o grupo B e observar qual tem a melhor resposta;
  • O design e a comunicação: teste um desenho mais completo e divertido com um grupo de usuários e outro mais simples e sóbrio com outro para saber qual mensagem gera mais interações.

Se os resultados obtidos não forem os esperados, não se desanime! O bom de fazer esses testes nessa fase é que dá tempo de corrigir erros, embora talvez seja preciso adiar um pouco o lançamento do concurso.

7. Anuncie o lançamento e promova o concurso

Você já está pronto para partir para a ação: o mais importante agora é concentrar seus esforços e comunicar claramente do que se trata o concurso, começando a promovê-lo para que alcance a todas as pessoas possíveis.

Em função do orçamento definido, vá distribuindo o dinheiro entre as diferentes ferramentas à sua disposição, como anúncios, e-mail marketing e blog. É fundamental se dirigir às pessoas adequadas, caso contrário você estará desperdiçando recursos com um público que não interessa à sua marca.

8. Faça uma boa segmentação

Ainda que a publicidade seja bem segmentada e você esteja recebendo muitas inscrições para o concurso, se não estiver atento durante o processo os resultados talvez não sejam tão bons quanto poderiam.

À medida em que for recebendo os e-mails dos inscritos, é importante começar a construir um relacionamento com eles: agradeça-os por participarem da iniciativa e envie e-mails que se adaptem às suas necessidades. É provável que algumas pessoas façam perguntas sobre como participar, então responda-as a tempo.

9. Faça o sorteio e anuncie o ganhador

Este é o momento que as pessoas interessadas em sua proposta estiveram esperando por dias ou semanas: o anúncio do ganhador. Portanto, trate esse momento com a importância que ele merece, respeitando o dia e o horário do anúncio e transmitindo a notícia de forma clara e transparente.

Caso tenha elaborado um sorteio, o mais fácil é usar uma ferramenta como o Random, que em sua versão gratuita te permite definir uma quantidade de números (será preciso numerar cada pessoa que participou) e escolhe um deles aleatoriamente.

10. Meça os resultados

Finalmente, é preciso medir os resultados para saber se o objetivo traçado inicialmente foi atingido. A quantidade de pessoas que participaram não é o único dado importante: preste atenção também à região geográfica de cada uma, os dias e horários que registraram maior participação e a difusão do concurso nas redes sociais.

Toda essa informação servirá para que você continue no caminho certo, se o objetivo tiver sido alcançado, ou corrija o que for necessário, caso os resultados não tenham sido totalmente positivos.

Resumo

Através de concursos ou sorteios você poderá aumentar suas vendas ou simplesmente a visibilidade da sua marca. Mas é fundamental contar com um objetivo concreto, recursos para levar o projeto adiante e uma análise final para medir os resultados alcançados. Lembre-se também de que no Brasil existem algumas regras para a realização de concursos e sorteios. Você pode conferir este artigo e confirmar se está fazendo tudo certo.

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Data da última atualização: 16/03/2018


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Leandro Sabater

Leandro é editor do blog da Nuvem Shop na Argentina. Gosta muito de ler, de música e de futebol. Sempre está pensando no que comer e, no seu ponto de vista, fruta não é uma sobremesa.

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