Como vender no YouTube?

Por: Livia Ferreira

homem gravando vídeo para o youtube

Pontos principais do artigo:

  • Aprender como vender no YouTube é essencial para aproveitar todo o potencial dessa plataforma de vídeos e faturar alto com as vendas online;
  • Para vender mais no YouTube, capriche no canal, planeje suas palavras-chave, produza vídeos com imagem e som de qualidade, divulgue o seu canal em outras redes sociais e anuncie no YouTube Ads;
  • Se você tem uma loja virtual Nuvemshop, use o aplicativo de vídeo commerce Widde para criar vídeos demonstrativos de produtos que acompanham a navegação dos seus clientes.

Você já tem uma loja virtual, divulga sua marca no Instagram e no Facebook, envia newsletters, mas, mesmo com essas ações, sente que algo está faltando na estratégia de marketing digital do seu negócio? Pois bem, a solução para esse vazio que te abate está aqui, neste artigo sobre como vender no YouTube.

Logo, pensando em te ajudar a aproveitar todo o potencial da rede social, criamos este guia rápido com dicas sobre como divulgar sua marca e produtos por lá, além de ideias de vídeos. Vamos conferir?

💡Saiba mais: Como criar um canal no YouTube?

Por que vender no YouTube?

Atualmente o YouTube é o segundo site mais acessado no Brasil e no mundo (ficando atrás apenas do Google). A plataforma conta com mais de dois bilhões de usuários mensais e cerca de um bilhão de horas de conteúdos consumidos diariamente.

Pensando nisso, não restam dúvidas de que vender pela ferramenta pode ser uma boa opção para o seu negócio, já que ajuda as marcas a produzirem e divulgarem materiais complementares para os seus produtos, aumentando do seu negócio e se aproximando dos clientes.

💡 Saiba mais: O que são tags para YouTube?

Como vender no YouTube?

A seguir, acompanhe cinco estratégias de como vender no YouTube:

1. Atente-se ao objetivo do canal

Para começar, tenhamos em mente que a grande maioria dos usuários não compram diretamente na plataforma do YouTube, mas, sim, acessam-na para conhecer marcas e produtos que se relacionam aos seus próprios interesses e necessidades.

Assim, de modo geral, essa rede social compõe uma parte do processo de compra, a etapa de consideração na jornada do cliente. Nesta fase, é comum o público ponderar sobre uma oferta: o tipo do produto, as qualidades, os benefícios etc — analisar os prós e contras é o seu objetivo principal.

Para ilustrar, vejamos um dado do setor de cosméticos:

De acordo com uma pesquisa do Think with Google, 79% dos consumidores de beleza acreditam que tutoriais em vídeo funcionam como um teste físico dos produtos e os auxiliam a decidir o que comprar.

Portanto, ao desenvolver o seu canal, foque em conteúdos para YouTube que tenham o poder de atrair clientes e convencê-lo de que sua marca é confiável (como no exemplo de reviews citado acima).

💡 Saiba mais: Como usar o estúdio de criação do YouTube para decolar seu canal

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2. Planeje suas palavras-chave

Para maximizar a chance de aparecer — a médio e longo prazo — nos primeiros resultados do YouTube (e ganhar até mesmo indexar o seu site no Google), você precisa planejar os termos que vai usar nos títulos e nas descrições dos seus vídeos do YouTube. Ou seja, é necessário escolher termos  que, de fato, estão sendo pesquisadas pelo seu público.

No Planejador de palavras-chave do Google, por exemplo, é possível observar o volume de buscas e a concorrência de termos relacionados ao seu nicho e/ou ao tema do conteúdo que você deseja gravar. Além disso, tal ferramenta oferece sugestões de expressões similares, que podem servir de inspiração para a criação de novos vídeos. Bacana, não?

Além do planejador do próprio Google, seria interessante entender mais sobre SEO para YouTube, ou seja, a otimização de conteúdo orgânico no seu canal. Isso fará uma grande diferença nos números finais nos acessos ao seu canal e vídeos.

3. Produza vídeos com imagem e som de qualidade

Hoje em dia, a maioria dos smartphones já oferecem câmera HD. Assim, você pode começar um canal no YouTube gravando vídeos com o seu próprio celular em posição horizontal. Lembre-se apenas de apoiá-lo em um tripé para dar maior estabilidade à imagem.

O som, por sua vez, pode ser aprimorado com um microfone USB. Ele oferece um bom custo-benefício e faz diferença no resultado final. Além disso, certifique-se de estar em um local silencioso (sem conversas ou barulhos de construção ao fundo, por exemplo) e iluminado.

Aproveite a luz do dia ou conte com o auxílio de caixas de luz para melhor difundir a claridade. Para compor o fundo do vídeo, é possível usar apenas um tecido branco ou criar ambientes temáticos. Aqui as alternativas são as mais variadas. Por isso, deixe a imaginação rolar!

💡 Saiba mais: Como fazer vídeos de qualidade?

4. Divulgue o seu canal em outras redes sociais

Fazer marketing cruzado é uma ótima maneira de disseminar o seu trabalho e, consequentemente, a sua marca. Portanto, divulgue o seu canal do YouTube em outras redes sociais. Afinal, de nada adianta criar vídeos incríveis, se eles não forem vistos, não é mesmo?

💡 Saiba mais: Quais são os tipos de redes sociais? 

No Stories do Instagram, por exemplo, publique pequenos spoilers dos conteúdos que você deseja lançar, para instigar seus seguidores a conferirem-nos na sua conta do YouTube. Disponibilize os links nos próprios posts (se houver essa opção) ou na bio do seu perfil do Instagram.

Já no caminho inverso, use links nas descrições do YouTube. Além de compartilhar seus outros perfis, não se esqueça de veicular páginas da sua loja virtual.

Se, por exemplo, o seu negócio for de móveis e decoração e, em um determinado vídeo, você fizer a apresentação de um novo sofá do seu e-commerce, adicione o link do produto. Acredite, essa é uma das melhores formas de vender no YouTube. 🎥

5. Anuncie no YouTube Ads

YouTube Ads é um recurso de mídia paga, similar aos de outras redes sociais (Instagram Ads, Facebook etc). Por ele, você pode configurar diferentes tipos de anúncio, como o bumper ads (de seis segundos ou menos, que aparece no meio de outros vídeos) e o in-stream (um pouco mais longo, que surge no início ou no meio de conteúdos correlatos), por exemplo.

Com vários objetivos disponíveis (vendas, promoção, tráfego do website, alcance, notoriedade da marca etc) e filtros de segmentação do público (gênero, idade, status parental, renda familiar etc), você tem a chance de atingir potenciais clientes de um modo muito mais rápido e assertivo.

Se você ficou interessado, a Central de Ajuda da própria plataforma oferece tutoriais para te auxiliar na configuração da sua primeira campanha. Para isso, acesse YouTube Ads.

3 ideias de vídeos para YouTube

Ao criar este conteúdo sobre como vender no YouTube, pensamos ser interessante ter um capítulo dedicado à criação de conteúdos. Assim, a seguir, descubra ideias de vídeos para o seu canal. Elas vão servir tanto para compartilhar aprendizados e novidades com o seu público, quanto para entretê-lo. Vamos lá?

1. Apresentação de produtos

Este modelo é um clássico para aprender como vender no seu canal do YouTube! Mas, se feito com foco puramente publicitário (pensando apenas em “vender e vender”), pode ter efeito rebote. Aqui, o ideal é apresentar produtos quando estes forem uma nova coleção ou ganharem uma versão inédita.

Você pode fazer vídeos:

  • Somente dos artigos em si, filmando seus principais ângulos;
  • Com você ou alguém da sua equipe, apresentando os itens e destacando suas qualidades e seus benefícios.

No entanto, evite citar preços ou meios de pagamento, porque, além do conteúdo ficar datado (você pode querer alterar os valores posteriormente), quebrará o objetivo principal do vídeo, que é encantar clientes.

Portanto, ao final da gravação, informe o espectador de que os links para os produtos estão na descrição (e não se esqueça de adicioná-los lá 😉).

Se você tem uma loja virtual Nuvemshop, use o aplicativo de vídeo commerce Widde para criar vídeos demonstrativos de produtos que acompanham a navegação dos seus clientes.

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2. Tutoriais

Diferentemente da primeira opção — de apenas mostrar os artigos da sua marca —, esta ideia para vídeo tem como foco exibi-los na prática. Lembra da referência, no início do texto, sobre o setor de cosméticos? Pois bem, é aqui que ela se encaixa.

Se você vende produtos de beleza, como maquiagens, por exemplo, crie tutoriais de como usá-las. Mostre em detalhes como elas aderem à pele e suas utilidades para o dia e/ou a noite. Por outro lado, se você vende roupas online, grave múltiplos looks com os artigos da sua marca.

Tal tipo de conteúdo vai ajudar sua potencial clientela a se imaginar no seu lugar (ou no do/a modelo do vídeo). Isso, por consequência, pode ativar nela gatilhos mentais de referência e autoridade, por exemplo — o que a instiga a comprar.

💡Saiba mais: O que é YouTube Shorts e como usar?

3. Conteúdos relacionados ao seu nicho

Se você vende alimentos orgânicos, que tal criar uma série com dicas para uma vida mais saudável? Podem ser tópicos relacionados à alimentação (receitas e tipos de temperos) e a atividades físicas (diferentes exercícios para fazer em casa 💪), por exemplo. E, claro, sempre que possível — e de modo natural — introduzir seus produtos no contexto.

Este modelo de conteúdo tem o poder de despertar afinidade com o público. Afinal, este percebe que o seu objetivo não é somente vender artigos, mas oferecer uma experiência completa por meio de vídeos informativos, relevantes e alinhados com a missão e os valores da sua marca.

Bônus

Uma dica extra é a de, quando possível (e se couber no seu bolso), convidar especialistas (como no exemplo dos exercícios físicos, um treinador) e/ou influenciadores digitais do seu nicho para um bate-papo gravado e, assim, gerar conhecimento sobre tendências e questões relacionadas ao mercado.

Como monetizar o Youtube?

Agora que você já aprendeu a como vender no Youtube, vamos passar por algumas dicas de como monetizar o seu canal na plataforma. Confira abaixo:

  • Requisitos para monetização: atingir 1.000 inscritos e 4.000 horas de exibição nos últimos 12 meses;
  • Inscreva-se no Programa de Parcerias do YouTube para exibir anúncios em seus vídeos;
  • Explore links de afiliados na descrição dos vídeos para obter comissões por vendas;
  • Considere parcerias com marcas relevantes para conteúdo patrocinado;
  • Crie produtos exclusivos, como merchandising personalizado ou cursos online;
  • Diversifique suas fontes de renda, utilizando plataformas como o Patreon;
  • Mantenha consistência e qualidade na produção de conteúdo;
  • Interaja com a comunidade e busque maneiras criativas de agregar valor aos espectadores.

Aprendeu como vender no YouTube?

Esperamos que as dicas acima tenham tirado suas principais dúvidas sobre o assunto, e esclarecido que o YouTube pode, sim, ser um canal de marketing complementar à sua loja virtual. No entanto, como qualquer estratégia, você deve se empenhar, testar diferentes formatos e ter paciência, pois os resultados geralmente aparecem a médio e longo prazo.

E caso você ainda não tenha um e-commerce na Nuvemshop, crie sua loja virtual grátis agora mesmo. É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos. Temos certeza de que você não vai se arrepender! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como vender no YouTube

Atente-se ao objetivo do canal, planeje suas palavras-chave, produza vídeos com imagem e som de qualidade, divulgue o seu canal em outras redes sociais e anuncie no YouTube Ads.

Apresentação de produtos, tutoriais e conteúdos relacionados ao seu nicho.

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