Quais são os tipos de redes sociais mais usadas no Brasil?

Conteúdo criado por humano
Imagem de tela de celular mostrando os principais tipos de redes sociais do Brasil

De acordo com o relatório feito pelo We Are Social, o Facebook, YouTube, WhatsApp e Instagram reúnem mais de 400 mil usuários no Brasil. Por isso, se você vende pela internet, entender como funcionam os principais tipos de redes sociais do país é fundamental para ter sucesso com as vendas.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com as principais características de cada rede social do mercado para você decidir quais utilizar a favor do seu negócio. Vamos lá? Confira a seguir!

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

1. Facebook

Para começar, vamos te contar um pouco sobre a principal rede social do mundo: o Facebook. Com mais de 2 milhões de usuários ativos, ela também está em primeiro lugar no Brasil e é uma rede versátil e que abrange o público-alvo diferenciado.

As funcionalidades são diversas: publicação de fotos, vídeos, textos, infográficos, entre outros, e o melhor é que serve tanto para conhecer pessoas e ter contato com a família, quanto para aumentar os resultados de uma empresa.

No caso de um negócio, é possível agendar posts públicos e otimizar o tempo de trabalho de uma equipe.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Facebook?

2. YouTube

O YouTube é a segunda rede social mais utilizada no mundo, tendo mais de 127 milhões de usuários brasileiros ativos.

Com a rede social, é possível divulgar a sua marca com várias estratégias: sistema de recomendações, anúncio do seu canal do YouTube, fazer lives, divulgar webinar etc.

💡 Saiba mais: Como vender no YouTube?

3. Instagram

Com o Instagram é possível publicar fotos com proporções variadas, vídeos e Stories, uma função do aplicativo que permite a publicação de fotos e vídeos que são exibidos durante 24 horas.

Com esse último formato, as empresas podem utilizá-lo para promover enquetes, vídeos em sequência, inclusão de música, figurinhas e gifs. Além disso, no Instagram você consegue fazer uma transmissão ao vivo para todos os seus seguidores. Incrível, né?

Por fim, o IGTV é um outro recurso que te permite incluir um vídeo mais longo e pode ser usado para explicar a história da sua marca ou falar sobre temas que estão em alta.

Por isso, com o Instagram, você consegue humanizar a sua empresa e divulgar os seus serviços aproveitando todos os recursos visuais.

💡 Saiba mais: Como escolher entre o Instagram ou Facebook para o seu negócio?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

4. WhatsApp

Essa é uma rede social de mensagens instantâneas que serve para criação de grupos e conversas entre contatos de pessoas físicas e contas comerciais.

Para uma empresa, ele pode ser útil para as vendas e pode ser uma excelente rede para quem procura fechar negócios, pois você fica mais próximo do seu cliente.

💡 Saiba mais: Como vender pelo WhatsApp?

5. Twitter

O Twitter é uma rede social que parece um blog, mas com um espaço curto de apenas 280 caracteres para escrita. Para isso, a plataforma estimula o uso com uma pergunta: “o que está acontecendo?”.

Para as empresas, o twitter é uma ótima opção para se manter mais próximo do seu público, uma vez que as conversas podem ser feitas em tempo real.

Além disso, você pode procurar o seu nome de usuário na barra de pesquisa e saber tudo que está sendo dito sobre a sua empresa.

💡 Saiba mais: Guia de marketing para o Twitter

6. TikTok

O TikTok é um app de vídeos curtos que se tornou o mais baixado do mundo em 2023, com mais de 1 bilhão de downloads.

Nessa rede social, é possível curtir, visualizar, compartilhar, comentar e produzir conteúdo. Além disso, você consegue seguir e interagir com outras pessoas por meio de mensagens privadas.

No caso de empresas, o uso pode ser variado. Você pode convidar influenciadores digitais para fazer uma publicidade do seu produto, por exemplo.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Pinterest

O Pinterest é uma plataforma visual em que os usuários podem encontrar várias imagens e fotos sobre inúmeros assuntos.

Portanto, é uma rede social que tem como foco compartilhar essas fotografias e fazer com que as pessoas tenham novas ideias e usem o site como fonte de inspiração.

O Pinterest conta com vários assuntos em sua plataforma que vão desde decoração, moda, fotografia, finanças entre outros, sendo uma ótima fonte para encontrar os interesses do seu público.

💡 Saiba mais: Como aliar o Pinterest à estratégia de vendas?

LinkedIn

Por último, o LinkedIn é uma das redes sociais mais utilizadas por empreendedores e profissionais de RH para procura de novos profissionais para integrar o time de uma empresa.

Com mais de 500 milhões de usuários no mundo todo, a plataforma é uma rede profissional que fortalece a imagem das pessoas por meio do compartilhamento de posts, recomendações, descrição de habilidades e muito mais.

Para as empresas, é possível apresentar todas as notícias veiculadas na mídia e fazer com que a visibilidade da sua marca aumente.

💡 Saiba mais: Aprenda como fazer marketing no LinkedIn

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Tudo entendido sobre os tipos de redes sociais?

Qualquer um dos tipos de redes sociais são importantes para o desenvolvimento de estratégias de vendas e divulgação de produtos, serviços ou até mesmo de empresas através de vídeos institucionais.

Por isso, o ideal é escolher o que mais faz sentido para o seu negócio e o que você pretende ofertar para o público.

💡 Saiba mais: Como vender nas redes sociais?

Amplie seus horizontes de vendas para além das redes sociais e crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop, oferecendo vantagens exclusivas aos seus seguidores. Alcance novos públicos expondo seus produtos em vitrines virtuais de destaque. Liberte-se das limitações e comece agora mesmo! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobres os tipos de redes sociais

  • Facebook;
  • YouTube;
  • Instagram;
  • WhatsApp;
  • Twitter;
  • TikTok;
  • Pinterest;
  • LinkedIn.

  • Facebook;
  • Youtube;
  • WhatsApp;
  • Instagram.

Faça como milhares de negócios e crie a sua loja

Criar loja grátis

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies