5 desafios ao gerir um calendário editorial — e como superá-los!

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O caminho do Marketing de Conteúdo pode ser muito compensador, desde que a gente consiga dar conta de entender e ultrapassar os obstáculos que se apresentam. No caso do calendário editorial, é preciso enfrentar, algumas vezes, a nossa própria ideia errônea de praticidade a fim de perceber que algumas ferramentas são fundamentais para garantir o bom funcionamento dos processos e, com isso, alcançar o sucesso.
Separamos abaixo os cinco principais desafios que todo profissional de marketing encontra ao começar a usar um calendário editorial.
Que tal conhecermos cada uma para podermos corrigi-las e evitá-las?
Falta de disciplina
No início, tudo são flores.
As equipes estão coesas (ou pelo menos parecem estar), os objetivos delineados e tudo que diz respeito ao projeto promete correr de forma tranquila.
Mas, como já sabemos, essa aparência de tranquilidade é apenas inicial.
Aos poucos vão surgir mudanças, outros projetos, rotinas diárias e tudo mais que vai se somar ao Marketing de Conteúdo, uma espécie de Lei de Murphy perversa que faz com que as falhas e furos comecem a surgir.
Disciplina é fundamental para tudo na vida, por mais trabalhosa que possa ser.
E os resultados possíveis de serem alcançados certamente valerão a pena.
Não estamos dizendo que, com isso, será necessário se tornar “O Carrasco” — com perdão do apelido —, mas apenas fazer com que você e a sua equipe reforcem três ideias básicas:
- O Calendário Editorial deve se integrar à rotina: mais do que um arquivo de Excel que acaba ficando esquecido entre pastas e tarefas, é preciso que ele seja parte viva e orgânica da equipe, independentemente do formato adotado.
- Delegação de responsabilidades: ninguém consegue saber tudo. E, por mais que o conhecimento nunca seja demais, é preciso dividir as responsabilidades para não se perder entre as tarefas — ou pior, se afogar nelas.
- Constância como chave para o sucesso: Marketing de Conteúdo bom não é aquele que lança apenas ótimos materiais, mas é aquele que consegue fazer isso de forma contínua e calculada.
Como consequência desse pensamento, será possível começar a absorver os processos envolvidos e, assim, adquirir a disciplina necessária para ajudar o público a confiar na marca para apresentar sempre novos — e excelentes — materiais.
Perceber o Marketing de Conteúdo como um esforço de equipe
Falamos acima que delegar responsabilidades é necessário.
Sabemos que, às vezes, na realidade de empresas menores, pode ser difícil contar com muitas pessoas para ajudar.
Mas também não adianta querer abraçar todos os processos e achar que será possível dar conta.
Para poder criar, manter e administrar um calendário editorial você deve criar o seu exército: ferramentas de gestão, plataforma de qualidade e equipes atentas — seja dentro, seja fora da empresa — de acordo com a sua realidade.
E vale lembrar que para ser vencedor nas batalhas é preciso não apenas bom profissionais, mas uma ótima rede de comunicação entre todos.
Manter-se atualizado com as novidades da sua área (sem ser refém delas)
Basta dar uma olhada no Twitter ou no Facebook para perceber como é alta a velocidade e a quantidade de notícias que são publicadas.
É nesse ponto que algumas pessoas acabam abandonando o calendário editorial, por achar que ele não vai dar conta das novidades da sua área de negócios.
E eles até que estão certos em pensar que o calendário editorial não tem poderes de prever o futuro com tamanha precisão.
Só que eles erram ao achar que essa é a função dele.
Na verdade, assim como qualquer outra ferramenta, ele deve ser pensado dentro de um conjunto estruturado de ações de um projeto, algo que leva em consideração mudanças e outros materiais que enriquecerão e manterão em foco a estratégia principal.
O conhecimento serve para enriquecer o seu conteúdo e não para que você se torne refém dele.
O Marketing de Conteúdo precisa ser constante nas mensagens passadas e elaboradas, por isso, aprender e estar a par do que acontece no mundo é fundamental para estar à frente, mas isso não significa que você deve modificar o os seus objetivos.
Equilibrar estratégias e calendário editorial
Um outro obstáculo constante está na necessidade de buscar o equilíbrio.
Às vezes, pode parecer que as estratégias e o calendário editorial são partes opostas numa luta de vida ou morte, mas, na verdade, elas são complementares.
Como? Explicamos.
Se temos um calendário com tipos de conteúdo, palavras-chave, temáticas, links organizados por períodos e datas, ele pode ser considerado um mapa que desenha os caminhos para estabelecer as mensagens de marketing desejadas pela sua marca junto a sua persona.
E essas rotas da informação são essenciais para que o que precisa ser dito chegue aos ouvidos e ao entendimento dos leitores.
Não basta pensar nos objetivos que você deseja alcançar e achar que é só chegar lá.
As estratégias, as rotas, ajudam que a comunicação seja estabelecida, tanto entre os membros da equipe quanto entre a marca e o público.
O equilíbrio aí entra como a chave para que o conteúdo encontre, dentro do calendário, a melhor maneira para se destacar e atrair.
Administrar o ciclo de vida do conteúdo
Talvez esse seja um dos mais complicados obstáculos a serem superados pela sua equipe de marketing.
Até porque muitas pessoas não sabem (ou não se dão conta) de que o conteúdo tem um ciclo de vida.
O conceito é mais simples do que parece: falamos acima sobre as constantes novidades e publicações na internet, muitas divulgadas com velocidade absurda por meio das redes sociais.
E isso significa que muitos conteúdos, com o passar do tempo, ficam velhos, incompletos ou ultrapassados.
E o calendário editorial aí se torna o melhor amigo de toda marca que está se estabelecendo no Marketing de Conteúdo.
Ela vai permitir, sem a necessidade de trabalhosas pesquisas de todo material produzido, criar períodos de avaliação do que foi feito até aquele ponto e rever quais materiais poderiam ser beneficiados a partir de uma simples revisão.
Uma atitude simples que garante aos novos leitores materiais de pesquisa e aos antigos, o fortalecimento da confiança na marca como alguém antenada à realidade de mercado.
Obstáculos existem para mostrar que somos capazes de perceber e modificar a realidade à nossa volta e no caso do uso do calendário editorial não é diferente.
Uma ferramenta simples, que vai ajudar na gestão do Marketing de Conteúdo dentro de toda a sua complexidade. É a bússola para conseguir navegar sem perder de vista o que se deseja alcançar no final da jornada.
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