Identidade visual: 4 dicas para bombar as redes sociais da sua loja virtual

Por: Marcelo Parreiras
Criado em: 10/05/19.
Atualizado em 24/05/19.
5 min
de leitura

Índice

identidade visual para redes sociais

As redes sociais são canais muito importantes para o sucesso do seu e-commerce. Elas levam sua loja online para o cotidiano das pessoas.

Uma presença marcante nessas mídias pode turbinar as vendas e estreitar o relacionamento com os clientes — além de fazer com que a empresa seja vista como fonte de inspiração.

Por isso, é importante manter uma identidade visual em todos os perfis e postagens da sua loja nas redes sociais. Só assim você pode garantir que seu público reconheça sua marca em cada publicação, impulsionando ainda mais as interações.

Mas como causar esse tipo de impacto nos diferentes tipos de mídia, quando se tem que disputar a atenção das pessoas com tantas imagens publicadas em cada feed? Confira nossas dicas e veja como tirar proveito da identidade visual do seu negócio nesses poderosos meios de comunicação.

O papel da identidade visual

Você lembra como era o logotipo do Instagram na época em que foi lançado? É, o ícone que você vê hoje em dia tem apenas dois anos. No entanto, essa atualização não faz com que as pessoas deixem de relacionar a imagem do logo à plataforma.

Isso acontece porque as mudanças no elemento seguiram as mesmas diretrizes da identidade visual estabelecida pela rede social desde o início: as cores, o formato arredondado nas bordas, a câmera estilizada… ou seja, tudo o que representa a marca ainda está ali, só que simplificado para caber em um símbolo.

Para empreender online, você também determina uma série de conceitos sobre seu negócio, certo? As principais concepções da sua marca devem estar representados na identidade visual. Afinal, a função dela é conter (e contar) sua história através de imagens reconhecíveis num piscar de olhos. E isso não se limita ao logotipo, pois todos os detalhes têm o poder de expressar ideias e causar sensações.

Então, aproveite para expandir esse potencial, criando designs exclusivos para as páginas da loja virtual nas redes sociais, anúncios e banners… além de muitos posts, claro.

1. Mantenha o padrão de qualidade em todos os materiais

Um estudo da Cetic.br aponta que 49% dos brasileiros usam apenas celulares para acessar a internet. Essa ascensão do uso de dispositivos móveis tem feito muitas empresas repensarem o visual dos seus sites.

Você está livre dessa preocupação na Nuvemshop, já que a sua loja online tem um layout responsivo para todos os tipos de aparelhos. Contudo, cada rede social requer imagens em formatos específicos para tornar isso possível.

Além disso, a facilidade de acesso às mídias tem tornado as pessoas mais exigentes com relação ao visual do conteúdo que consomem. Quando uma mensagem não apresenta a qualidade necessária para produzir confiança, é mais provável que ela seja ignorada.

Para garantir que suas publicações tenham um visual de alto padrão, dentro da formatação ideal para cada rede, você pode concentrar a criação de imagens em uma plataforma de design como o Canva, que oferece recursos muito amigáveis para empreendedores.

Lá você encontra modelos de posts otimizados para redes sociais e pode editá-los por conta própria, sem ter conhecimentos técnicos em design. E melhor ainda: você ainda pode desenvolver seu próprio kit de marca para manter com facilidade as características essenciais da sua identidade visual em um só lugar.

modelo grafico para redes sociais

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2. Simplifique sua produção visual

Para fazer a sua loja virtual bombar nas redes sociais, você precisa criar conteúdos atraentes e originais — além de manter a frequência das postagens. Isso requer empenho, mas você pode adotar algumas estratégias que simplificam essa produção.

Faça uma coleção dos elementos já usados em seu site e incorpore em seus posts aqueles que mais combinam com a identidade visual. Você pode transformar uma foto em layout, por exemplo. Outra ideia é elaborar alguns estilos de posts padronizados para frases, promoções ou datas especiais.

Se você pretende inserir letreiros, ilustrações ou o seu logotipo em algum conteúdo, crie versões desses elementos em fundo transparente e cuide para que eles não tomem uma proporção muito grande da imagem.

Um gráfico simples e criativo tem mais chances de chamar atenção nas redes sociais. Por isso, evite a poluição visual. Esse cuidado é especialmente importante ao elaborar anúncios e posts patrocinados. Afinal, você deve privilegiar a visualização do que é essencial para transmitir sua mensagem.

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3. Crie uma experiência de consumo em cada publicação

Assim como uma rede do porte do Instagram atualiza sua estética para melhorar a experiência de seus usuários, você pode aumentar a sinergia entre o e-commerce e sua presença nas redes sociais através de uma identidade visual marcante e memorável.

Unificar o estilo de todas as comunicações colabora para que os consumidores se sintam seguros para comprar em sua loja, além de mais conectados à sua marca.

O impulso de compra gerado pela visualização de um post é bem diferente daquele que resulta de uma pesquisa (e muitas comparações) pela internet. Então, aproveite para oferecer uma experiência mais completa em suas postagens.

Crie composições que sejam relevantes com a estação do ano ou combine elementos, de preferência, privilegiando objetos que sejam vendidos em seu site. Se a oferta é uma peça de roupa, por exemplo, monte um look em que ela apareça em destaque e inclua um acessório bacana na produção.

Ao garantir uma experiência agradável para o seu público, você também abre espaço para o engajamento — o que nos leva ao próximo tópico.

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4. Estimule a interação com a sua marca

A interação através das redes sociais aproxima ainda mais o seu negócio dos consumidores. Ela abre espaço para uma comunicação amigável, onde você tem a oportunidade de entender melhor a sua audiência e ainda pode se beneficiar com os eventuais compartilhamentos ou com a visualização de comentários positivos.

Para estimular esse tipo de engajamento, o conteúdo de seus posts pode promover concursos ou sorteios e criar narrativas dentro do universo de sua marca para gerar empatia no público.

Um bom canal para esse tipo de engajamento é a publicação de Stories, que facilitam a inclusão de perguntas, enquetes e termômetro de curtidas, através de etiquetas divertidas e caixas de diálogo que estimulam a participação dos seguidores.

Não se esqueça: apesar desse tipo de post só durar 24 horas, é importante que ele também contenha elementos da identidade visual de sua loja — assim como todos as outras postagens.

modelo instagram stories

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Design não precisa ser um obstáculo

Empreender com uma loja virtual não é um desafio fácil. Você tem que ser especialista em vendas, logística, marketing… isso sem falar no seu nicho!

No entanto, você não precisa ser um artista profissional para garantir que a sua comunicação estimule a interação do público com seus produtos. Tudo o que você necessita é de uma plataforma de design com recursos intuitivos para ter mais tempo e focar no que realmente importa: o seu e-commerce.

Bons negócios!

Marcelo Parreiras

Marcelo é editor de conteúdo do Canva, uma plataforma digital que permite a qualquer pessoa criar designs profissionais de maneira intuitiva e gratuita.


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