Como criar uma vitrine virtual para o seu e-commerce

Por: Kawan Lopes
Como criar uma vitrine virtual para o seu e-commerce

Aqui você encontra:

Vitrine virtual é a página do seu e-commerce responsável por exibir em detalhes os produtos à venda. Nela, você encontra imagens, descrição e informações dos itens, vídeos etc.


Para conquistar espaço no e-commerce, oferecer apenas bons produtos e preços baixos não é o suficiente. O contato do cliente com a marca, pensando nos aspectos visuais, também é de extrema importância. Por isso, trabalhar com uma vitrine virtual é, sem dúvidas, uma estratégia essencial para o seu negócio.

Se você quer saber tudo sobre essa forma de exibir seus produtos, prepare o seu bloco de notas e vem comigo aprender como criar uma vitrine virtual. 📓

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Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é uma vitrine virtual?

A vitrine virtual é, basicamente, a página da sua loja responsável por exibir em detalhes os produtos à venda. Assim como no comércio tradicional, onde as vitrines possuem uma produção visual de acordo com a identidade da marca, na vitrine virtual, este trabalho não deve ser diferente.

Todavia, no e-commerce, os processos para a construção de uma vitrine são diferentes. Sem manequins, placas e itens decorativos, é preciso usar muito da criatividade para produzir imagens e elementos gráficos que ofereçam ao seu cliente uma boa experiência visual — aquele mesmo encantamento que sentimos ao passar em frente a uma loja com uma vitrine super descolada.

A maior parte das lojas criam vitrines na página inicial, essa é uma boa estratégia quando pensamos em dar destaque aos produtos. Porém, você pode criar vitrines exclusivas dentro do seu site em todas as páginas que quiser. Por exemplo: se você trabalha com moda e deseja anunciar o lançamento de uma nova coleção, é possível criar uma vitrine somente para estes itens em uma landing exclusiva da sua loja.

Como criar uma vitrine virtual?

Antes de dar início à criação da sua vitrine, seu negócio precisa ter uma identidade visual já definida. Isso é importante para a diretriz do projeto, pois, quando falamos de elementos visuais — como fotos, desenhos, fontes etc — precisamos ter em mente quais cores, formatos e texturas fazem sentido com a nossa marca.

Com a identidade definida, é hora de pensar no layout da sua loja. Para garantir uma boa experiência ao usuário, é recomendado que sua página possua algumas definições:

1. Layout responsivo

Este modelo garante a compatibilidade da página para desktop e smartphones — lojas Nuvemshop já possuem esta configuração de layout pré-definida.

2. Banners e pop-ups bem organizados

Organize os banners de forma que evite poluição visual e não dificutltem a navegação.

3. Cores que não atrapalhem a leitura e não ocultem nenhum elemento

Normalmente, não é recomendado o uso da cor preta em excesso, por exemplo. Pois ela pode atrapalhar a visão de algumas cores mais frias.

4. Imagens e elementos que não comprometam a velocidade de carregamento da página

De acordo com o Google, o tempo ideal de carregamento de um site é em média de três segundos. Portanto, evite arquivos de imagem que tornem o carregamento mais pesado.


Saiba mais...


Para dar um bom exemplo do que falei anteriormente, vou usar a vitrine da loja virtual In The Box.

A empresa possui uma identidade e um público muito bem definidos. Veja que, na página inicial, já temos um contato com os produtos da loja alinhados de acordo com a identidade da marca:

Imagem mostrando a página inicial da loja In The Box

Entretanto, existem opções variadas para vitrines virtuais baseadas em diversos conceitos. Aqui, é legal ter em mente o tipo de produto que você vende, o público que compra em sua loja e quais informações seriam interessantes colocar em destaque.

Vamos a alguns exemplos:

1. Vitrine com produtos promocionais

Se sua loja trabalha com condições promocionais, criar vitrines para dar visibilidade a essas ações é uma estratégia que, sem dúvidas, vai te ajudar com a taxa de conversão.

Organize seus produtos em promoção e coloque-os em destaque em locais estratégicos da loja. Um bom exemplo é usar a página inicial, como fez a In The Box:

Imagem mostrando a vitrine de produtos em promoção da loja In The Box

2. Vitrine com produtos novos

Divulgar as novidades é um ponto-chave para aumentar o engajamento da marca, não é mesmo? Para ajudar com isso, a vitrine virtual é uma mão na roda.

Destacar os lançamentos é importante para colocar suas novidades no mercado de forma mais assertiva, ampliando as chances de vender. Portanto, separe um espaço na sua página inicial para dar evidência a estes itens:

Imagem mostrando a vitrine de produtos novos da loja In The Box

3. Vitrine com produtos mais vendidos

Outra dica que pode ser útil é dar destaque para aqueles produtos que são vendidos com grande frequência — os favoritos da clientela. Essa estratégia é muito eficaz.

Entendendo o perfil dos seus clientes mais frequentes e fazendo uma boa gestão do estoque, é possível identificar os itens mais vendidos e criar um espaço para destacá-los. Veja o exemplo da loja Boreal Joias:

Imagem mostrando a vitrine de produtos mais vendidos da loja Boreal Joias.

4. Vitrine com produtos por categoria

Se você trabalha com uma grande variedades de produtos, destacá-los em categorias é uma boa estratégia para facilitar a localização dos itens para o comprador e manter uma loja bem organizada, oferecendo uma experiência de compra inesquecível:

Imagem mostrando a vitrine de categorias da loja Boreal Joias.

Vantagens de ter uma vitrine virtual

Uma vitrine virtual bem construída tende a agregar valor à sua marca e proporciona uma experiência agradável aos visitantes. Isso, consequentemente, amplifica as chances de vendas concluídas, que é o objetivo raiz de todos os lojistas, não é?

Ademais, uma vitrine bem organizada pode oferecer outros benefícios ao seu e-commerce, como:

1. Criação de vínculo emocional com o consumidor

Os elementos visuais, como: cores, imagens, ilustrações etc, podem causar diversas sensações ao visitante e isso resulta em um certo apego à marca.

2. Fidelização dos clientes

Quando entendemos nosso público-alvo e trabalhamos em campanhas direcionadas a ele (transmitindo as mesma ideias), cada vez mais os tornamos próximos da marca.

3. Maior versatilidade para publicar e divulgar os produtos

Com a possibilidade de criar várias vitrines, você pode variar e ousar nas formas de apresentar seu catálogo.

Deu para ter uma ideia de como é vantajoso possuir uma boa vitrine virtual, certo? 😉

3 dicas para criar uma vitrine virtual

Quando falamos de vitrine virtual, pensamos no desafio de garantir, no ambiente virtual, uma experiência visual tão completa quanto a oferecida por uma loja física. Parece difícil, não é? Mas não se preocupe, com algumas práticas e um trabalho bem feito, tudo isso fica mais prático.

Por isso, separei estas três dicas para te ajudar a criar uma vitrine virtual de cair o queixo. Confira a seguir.

1. Utilize boas fotos

Se nas lojas físicas, temos a possibilidade de tocar e experimentar alguns produtos, no e-commerce, a experiência já é bem mais limitada. Portanto, para oferecer ao cliente a visualização que ele precisa para decidir comprar o seu produto, investir em boas fotos é crucial.

Para isso, além de utilizar imagens com qualidade e resolução suficientes para que o cliente possa enxergar todos os detalhes do produto, é importante usar diferentes fotos com vários ângulos. Assim, o consumidor consegue ter uma visualização mais ampla do item, diminuindo o risco de desistência.

Vejamos um exemplo: a loja Brutal Kill, que trabalha com roupas e acessórios, aposta em diversas imagens para seus produtos. Além de exibir os itens em detalhes, através de fotos feitas com modelos, é possível ter uma noção de como eles ficam no corpo. Observe:

Imagem mostrando um dos produtos da loja Brutal Kill.

Com isso, anote aí alguns pontos principais para levar em consideração na hora de adicionar fotos à sua vitrine:

  • Utilize câmeras que garantam imagens com qualidade a partir de 13 megapixels;
  • Tire fotos dos produtos de diversos ângulos;
  • Trabalhe em um ambiente com boa iluminação (natural ou artificial);
  • Se possível, utilize modelos ou manequins;
  • Caso contrário, use cabides que permitam uma boa visualização do item por inteiro.

2. Crie vídeos para seus produtos

Ainda falando sobre experiência visual, é possível ir além das imagens e entregar a visualização perfeita dos produtos através dos vídeos. Com eles, o cliente pode ter uma visão 360º dos itens, o que é muito importante para a decisão de compra.

Produzir vídeos para os seus produtos é bem mais fácil do que você imagina. Não é necessário investir em uma superestrutura: com um smartphone que possua câmera de alta qualidade, é possível criar pequenos vídeos que irão dar um toque especial para sua vitrine virtual.

Para este tipo de vídeo, foque apenas em exibir o produto de todos os ângulos possíveis e, de preferência, com uma boa iluminação. Evite introduzir ou falar sobre o item —  deixe isso para o campo de descrição.

Veja abaixo, outro exemplo da loja Boreal Jóias:

Imagem mostrando o vídeo de um dos produtos da loja Boreal Joias.

Vamos à lista de dicas para criar bons vídeos para sua loja:

  • Utilize câmeras com qualidade superior a 12 megapixels;
  • Posicione os produtos em locais bem iluminados e que não possuam texturas que atrapalhem a visualização, como paredes coloridas, por exemplo;
  • Crie vídeos curtos que foquem em exibir os produtos em detalhes, mostrando-o de ângulos diferentes e aproximando os detalhes importantes.

3. Capriche na descrição dos itens

Por último, mas bem longe de ser menos importante, vamos falar sobre a descrição dos produtos. Pode parecer óbvio, mas ainda existem lojas que pecam na hora de fornecer informações sobre os itens.

Portanto, não cometa este erro, foque em oferecer tudo o que o seu cliente precisa saber sobre seu produto. Isso além de aumentar as chances de conversão, também agrega valor aos itens e passa uma sensação de confiança e profissionalismo.

Vamos ao checklist? Anote aí:

  • Forneça todos os dados do produto (tamanho, material, cores, precauções, recomendações de uso etc);
  • Crie uma breve apresentação do item, explicando sobre o que se trata, para que serve e como pode ser usado;
  • Deixe claro se o item é passível de troca e devolução e o prazo para solicitá-las.

Criando uma vitrine virtual com a Nuvemshop

Na Nuvemshop, todos os lojistas possuem acesso à nossa galeria de layouts, que oferece 12  modelos pré-definidos e gratuitos para aplicar em sua loja.

Cada layout possui suas particularidades estéticas, mas todos permitem que você crie vitrines, banners, pop-ups promocionais e personalize a página de acordo com a identidade da sua marca.

Para escolher o modelo ideal para sua loja, basta acessar o painel administrativo e clicar em Minha Nuvemshop > Layout > Escolher outro layout:

Na página seguinte, você encontrará nossa vitrine de layouts. Nela, será possível testar todos os modelos disponíveis e escolher qual se aplica melhor ao seu projeto:

Após ter definido qual layout irá utilizar em sua loja e ter cadastrado os produtos, é hora de criar suas vitrines virtuais.

Por padrão, a plataforma da Nuvemshop já possui uma pré-configuração que permite que você crie vitrines para: destaques, produtos novos e itens promocionais. Para fazer isso, basta acessar o menu Produtos > Ordenar produtos > Destacar produtos:

Nesta página, selecione qual seção você quer criar primeiro e, na barra de busca, pesquise pelos produtos que deseja inserir na vitrine.

Feito isso, em sua página inicial aparecerá uma vitrine organizada em seções com os produtos que você selecionou. 😊

Dica extra: Instagram Collections

O Instagram anunciou recentemente o lançamento do recurso Collections. Com ele, é possível exibir seus produtos em fotos e vídeos em uma aba exclusiva dentro do aplicativo.

Diferente do recurso Instagram Shopping, que direciona o usuário para o seu e-commerce, o Collections irá reunir o seu catálogo com tudo o que o seu consumidor precisa saber sobre seu produto (sem precisar sair da rede social!).

Portanto, se você pensa em investir massivamente em sua loja virtual, saiba que, levar seus itens para as redes sociais é uma grande estratégia para ampliar a visibilidade da sua marca. Confira nesta página do Instagram, mais informações sobre a novidade.

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Dica extra: crie vitrines automatizadas com o SmartHint

Se você quer oferecer uma experiência mais intuitiva para seus clientes, é possível investir em uma vitrine virtual automatizada. Com o aplicativo SmartHint, você consegue exibir para os usuários vitrines personalizadas com base nas preferências de cada um.

Através de uma inteligência artificial, o SmartHint mapeia os principais interesses do usuário e, ao acessar sua loja, reúne os produtos que se conectam com os gostos desse cliente. A partir disso, a ferramenta exibe os itens através de uma vitrine virtual 100% automatizada. Desse modo, o consumidor se depara com ofertas selecionadas especialmente para ele, fazendo com que as chances de conversão aumentem significativamente.

Além disso, o SmartHint oferece busca inteligente e pop-ups de retenção com contador regressivo para ofertas relâmpago. A ferramenta é paga e possui duas opções de planos:

  • Pro: no valor mensal de R$ 400, oferece até 600 mil recomendações mensais, busca inteligente, pop-ups de retenção e painel de controle ilimitado;
  • Enterprise: valor mensal mediante consulta, oferece mais de 600 mil recomendações mensais e, além dos benefícios do plano anterior, possui atendimento e layout personalizado.

Se você já é lojista na Nuvemshop, é possível instalar o SmartHint em sua loja de forma rápida e prática. Confira o passo a passo no tutorial abaixo:

👉 Como instalar o aplicativo SmartHint?

Entendido?

Com a grande concorrência no e-commerce, fazer com que a sua marca tenha um diferencial é um ponto-chave para obter sucesso.

Aposte na sua imaginação e crie vitrines que encantem seus clientes. Com certeza, você irá notar um aumento significativo nos resultados da sua loja.

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