15/08/2014

O que é uma call-to-action (CTA)

O que é uma call-to-action (CTA)

Nos últimos posts aqui da Nuvem Shop nós temos usado com frequência o termo call-to-action. Uma call-to-action, ou CTA, é qualquer chamada que incentive um usuário de uma página a fazer alguma coisa, pode ser comprar um produto, baixar um e-book, se cadastrar para receber ofertas, etc.

Geralmente uma CTA vem inserida dentro de um player ou um banner, mas pode estar também no formato de texto. Abaixo, vemos alguns exemplos clássicos de calls-to-action:

Call-to-action dentro do e-commerce

Exemplo call-to-action ecommerce

Call-to-action oferecendo um conteúdo

Call-to-action e-book

Call-to-action oferecendo conteúdo

Call-to-action de links patrocinados

Call-to-action links patrocinados

Call-to-action de uma rede social

Call-to-action Facebook

Call-to-action Pinterest

Agora que você já sabe o que é uma call-to-action, veja a seguir algumas dicas para que as chamadas do seu site obtenham todos os cliques desejados:

  • Aposte no contraste das cores: quando alguém entra num site, existem mil coisas a serem feitas. Entre textos, imagens e logos, a CTA deve se destacar e despertar o interesse do usuário. Para isso, procure utilizar cores que contrastem com o resto da página. A imagem da Nike que trouxemos lá no começo do post é um excelente exemplo nesse caso. Repare que existem duas calls-to-action e que a mais importante delas (comprar) se sobressai em meio ao resto;  
  • Use setas: setas têm o incrível poder de indicar alguma coisa dentro de um site e é praticamente inevitável ignorá-las. Indicar uma CTA com uma seta pode ser infalível. Observe esse bom exemplo;
  • Use imagens: assim como as setas, as imagens também se destacam dentro de uma página e podem influenciar os usuários a clicar. Observe esse bom exemplo retirado do site da Adidas Brasil, que por sinal tem uns modelos de calls-to-action bem legais;
  • Coloque as CTA’s em lugares privilegiados: se você quer que sua CTA seja acionada, coloque ela em lugares estratégicos dentro do seu site, de preferência onde o usuário possa ver sem ter que rolar a página para baixo;
  • Tamanho e relevância: certamente cada call-to-action terá uma relevância diferente para o seu site. O tamanho de suas CTA’s deve ser proporcional à relevância delas, tenha isso em mente!
  • Seja específico e crie um senso de urgência: se você está oferecendo um e-book, sua CTA deve ser clara quanto a isso. Seja específico para que o usuário tenha certeza de que está clicando em algo que realmente precisa. Outro ponto importante é o senso de urgência. Frases como “compre agora” ou “adquira hoje” tendem a ter uma resposta positiva.

Entendeu?

Espero que tenhamos sido claros sobre o conceito de call-to-action e que você comece a aplicar as boas práticas citadas no texto o quanto antes. Ficou alguma dúvida? Quer compartilhar alguma experiência? Comente na caixinha abaixo ou leia esse artigo bem legal feito pelo HubSpot (em inglês) com 101 exemplos de CTA’s de sucesso.

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Data da última atualização: 29/08/2018


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Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.

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