O que é planejamento estratégico e como fazer na sua empresa

Por: Isis Lemos

Imagem de um tabuleiro de xadrez representando planejamento estratégico

Planejamento estratégico é um conceito que se refere ao processo de definir quais caminhos a empresa deve seguir e de que forma ela alcançará seus objetivos. Para isso, é preciso definir metas e analisar os possíveis cenários do negócio.


Você, alguma vez, já viajou sem um mapa? Se sim, sabe o quanto é difícil seguir um caminho sem a certeza de que ele te levará ao lugar certo. Quando pensamos no percurso das empresas, o mapa do nosso exemplo pode ser substituído pelo planejamento estratégico.

Como o próprio nome sugere, esse conceito faz referência a uma série de planos traçados pela organização de forma estratégica para que ela alcance os seus objetivos, sejam eles gerar receita, ganhar visibilidade, receber investimentos etc.

Quer aprender o que é planejamento estratégico e como criar um plano completo para o seu e-commerce? Então, pegue papel e caneta e anote todas as dicas a seguir! ✍️

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O que é planejamento estratégico?

Planejamento estratégico é o direcionamento que orienta os decisores de uma empresa a fazerem escolhas acertadas com base nos recursos que a organização dispõe. Esse é um plano de negócios sistêmico que possibilita seguir o melhor caminho para o crescimento saudável do negócio.

Esse delineamento é feito a partir de análises de cenários, definição de metas e ações concretas que permitem à empresa alcançar os objetivos.

O planejamento estratégico pode ser definido em curto prazo — mensal, anual ou semestralmente — ou, ainda, a longo prazo, para os próximos três ou cinco anos. O intervalo vai depender do que você espera alcançar com a sua empresa durante esse período e das necessidades urgentes do negócio.

Caso empresas similares à sua estejam ganhando espaço no mercado, é o momento de fazer um planejamento estratégico para entender esse crescimento. Isso inclui, por exemplo, fazer análise do mercado, estudo de público-alvo, precificação de produtos e, claro, análise da concorrência!

Podemos dizer, então, que o planejamento é a parte metodológica do processo, enquanto a estratégia aparece como soluções criativas, analíticas e pautadas em dados para uma tomada de decisão mais acertada.

Por que criar um planejamento estratégico?

Usando o exemplo que abriu este artigo, o planejamento estratégico é o mapa que guia a organização pelos melhores caminhos para que ela chegue ao destino pretendido. Sem essa organização prévia, as chances de se perder durante a travessia são muito grandes.

Veja, a seguir, quais as vantagens de criar um planejamento estratégico:

Fornece uma visão clara sobre a empresa

Definir missão, visão e valores da empresa já é o primeiro passo para a criação do planejamento estratégico. Além disso, ter uma cultura empresarial forte e documentada é um instrumento poderoso para garantir que o negócio se mantenha fiel às suas convicções.

Todos os envolvidos no processo — gestores e colaboradores operacionais — são responsáveis por seguir os planos traçados e cuidar para que os objetivos sejam concretizados.

Com isso, existe um forte alinhamento entre todos os membros da equipe, fazendo com que as atitudes tomadas sejam coesas e direcionadas ao crescimento do negócio.

Cria uma empresa integrada

Uma vez que todos os colaboradores estão seguindo o mesmo mapa para chegar ao destino proposto, ruídos e gargalos que surjam ao longo do caminho serão facilmente solucionados.

Esse ambiente colaborativo ainda permite trocar ideias, aumentar o engajamento do time e, com isso, criar uma cultura de inovação dentro da empresa. Com o tempo, você verá que esses fatores são cruciais para ter um negócio de sucesso.

Transforma ideias em ações concretas

Outra vantagem do planejamento estratégico é identificar oportunidades de crescimento e desenvolvimento, seja da solução que sua empresa vende ou mesmo dos processos internos.

Embora as ideias para fazer a empresa crescer estejam bem desenhadas na mente do gestor, é preciso documentá-las para que elas possam ser estruturadas e concretizadas. Para fazer isso, você pode usar vários métodos, como mapa conceitual, documentação por escrito e até mesmo fluxogramas.

Proporciona vantagem competitiva

Empresas que investem no planejamento estratégico dão um salto em relação aos concorrentes que ainda não se dedicam a essa tarefa. Isso porque os objetivos ficam mais claros, facilitando a elaboração de metas que ajudarão a alcançar esses propósitos.

Essas metas colaboram para a definição de KPIs (Key Performance Indicators ou indicadores-chave de performance, em português), que indicam o desempenho de diversas esferas de um negócio, como vendas, finanças, atendimento ao cliente e marketing.

Tendo sempre à mão esse mapa que ajuda a conduzir a empresa pelo caminho do sucesso, você terá um negócio online saudável, fiel aos seus valores e capaz de contornar as adversidades.

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Como fazer um planejamento estratégico?

Agora que você já entendeu que o planejamento estratégico é todo o processo de criação e execução de planos para alcançar os objetivos da organização, chegou o momento de colocar a mão na massa!

Confira as etapas a seguir e elabore um cronograma para desenvolver o seu planejamento estratégico:

1. Elabore um diagnóstico

O primeiro, e talvez mais importante, passo é avaliar como anda a saúde da sua empresa atualmente e como você espera que ela esteja nos próximos anos. Você pode fazer isso por meio da análise SWOT, uma técnica que permite entender o cenário em que uma empresa se encontra e mensurar dados importantes para projetar o futuro do negócio.

Determine as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para, então, entender o contexto em que sua empresa está inserida. Isso permite elaborar estratégias mais alinhadas aos objetivos que se deseja alcançar.

2. Trace missão, visão e valores

Estabelecer a identidade de uma empresa e seu posicionamento de marca são fundamentais para um planejamento estratégico. Ter clareza sobre esses pontos garante o alinhamento entre os membros da equipe e oferece um diferencial competitivo substancial.

A missão diz respeito ao propósito da organização. A visão representa o futuro, onde a empresa pretende chegar por meio da sua visão. E, por fim, os valores são os princípios básicos que devem pautar os comportamentos e as ações de todos os envolvidos no negócio.

3. Determine metas e objetivos

Se o planejamento estratégico é o mapa usado pela empresa para chegar ao destino maior, as metas servem como destinos intermediários, menores e em curto prazo. Embora pareçam menos importantes, elas são a chave para que o caminho seja percorrido com segurança.

Os objetivos, no entanto, são realizações de maior impacto e mais amplas, normalmente de médio e longo prazo.

Considere que o objetivo de uma empresa, no momento, seja conseguir investidores. Para isso, ela precisa aumentar as vendas e, consequentemente, o faturamento. Dessa forma, é possível mostrar para o mercado que o negócio é lucrativo.

💡 Saiba mais: O que são stakeholders e qual a sua importância?

4. Defina o público-alvo

Um planejamento estratégico também deve ser pensado considerando o seu verdadeiro público-alvo, os clientes. Afinal, sem eles, sua empresa não terá propósito para existir.

Portanto, elabore um estudo aprofundado sobre quem é o seu cliente e quais são seus hábitos de consumo e, a partir daí, crie uma persona para o negócio.

A persona é a representação semifictícia do cliente ideal de uma marca ou empresa. Também conhecida como buyer persona ou avatar, ela é fundamentada por informações reais sobre comportamento e características demográficas dos consumidores.

5. Estabeleça indicadores-chave de sucesso

É importante saber com clareza o que deve ser medido para avaliar o sucesso ou fracasso do planejamento estratégico. Para isso, defina indicadores-chave alinhados aos aspectos que você pretende analisar.

Para entender como anda a satisfação do cliente, é interessante avaliar o indicador de NPS (Net Promoter Score) e o churn rate — métrica que indica a taxa de cancelamento de clientes em um determinado período. Para saber mais sobre esses conceitos, não deixe de baixar gratuitamente o material abaixo:

📘 Confira o e-book: Modelo de pesquisa de satisfação: perguntas prontas e ferramenta digital de análise

Por outro lado, para saber como andam os indicadores financeiros e a lucratividade da sua loja virtual, pode considerar o ROI (retorno sobre investimento). Confira o material a seguir e conheça todos os indicadores que você deve avaliar no seu e-commerce:

6. Crie um plano de ação

Chegou o momento de elaborar as ações que ajudarão você a concretizar o seu planejamento estratégico. Saiba que não há uma regra definida sobre como criar o plano, o importante é seguir algumas boas práticas para que ele seja abrangente e, ao mesmo tempo, didático.

Para isso, você pode utilizar uma ferramenta conhecida como 5w2h. Ela submete as pessoas a sete perguntas que servirão de guia para traçar as ações. São as seguintes?

  • O que deve ser feito? (What);
  • Por que deve ser feito? (Why);
  • Quem deve fazer? (Who);
  • Onde deve ser feito? (Where);
  • Quando deve ser feito? (When);
  • Como deve ser feito? (How);
  • Quando custará para ser feito? (How much).

7. Monitore e analise os resultados

Por fim, tenha em mente que o planejamento estratégico não é algo imutável, mas uma ferramenta extremamente dinâmica e flexível, usada para monitorar e direcionar os avanços pelos quais a empresa está passando.

Por isso, caso seja necessário fazer uma mudança, não hesite! Além disso, acompanhe de perto os resultados alcançados e veja se as metas e os objetivos estão levando você pelo caminho que traçou inicialmente, seja ele potencializar as vendas, ter uma loja virtual de sucesso ou aumentar o faturamento.

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Que tal criar o seu planejamento estratégico?

Esperamos que este guia tenha ajudado você a entender o que é planejamento estratégico, por que essa etapa é tão importante para o crescimento do seu negócio e, claro, como elaborar um plano completo.

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Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre planejamento estratégico

Planejamento estratégico é o direcionamento que orienta os decisores de uma empresa a fazerem escolhas acertadas com base nos recursos que a organização dispõe. Esse é um plano de negócios sistêmico que possibilita seguir o melhor caminho para o crescimento saudável do negócio.

Para fornecer uma visão clara sobre a empresa, criar uma organização integrada, transformar ideias em ações concretas e proporcionar vantagem competitiva para a marca.

  1. Elabore um diagnóstico
  2. Trace missão, visão e valores
  3. Determine metas e objetivos
  4. Defina o público-alvo
  5. Crie um plano de ação
  6. Monitore e analise os resultados

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