Tudo sobre o Pinterest Ads: saiba como criar seus anúncios

Por: Manoella Curi

Tudo sobre o Pinterest Ads: saiba como criar seus anúncios

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O Pinterest surgiu em 2010 e, desde então, vem se tornando uma ferramenta de marketing cada vez mais importante para a estratégia digital de muitas empresas. E o que já trazia bons resultados promete números ainda melhores. Isso porque foi lançado no Brasil o Pinterest Ads, ferramenta que permite anúncios patrocinados dentro da rede social.

Com mais de 450 milhões de usuários ativos em todo o mundo, dados da própria empresa mostram que 97% das pesquisas realizadas dentro do aplicativo são feitas por pessoas, e não por empresas. Assim, criar campanhas dentro do Pinterest permite que você atinja um público maior e mais engajado.

Pensando nisso, neste artigo, vamos nos aprofundar no que é o Pinterest Ads e quais as opções de anúncio que você tem, além de passar por um tutorial para te ajudar a criar suas primeiras campanhas. Vamos começar?

O que é o Pinterest Ads e quais as vantagens?

O Pinterest Ads é um recurso que permite que negócios e anunciantes impulsionem suas publicações (ou pins) dentro da própria conta do Pinterest. Assim como já acontece em outras redes sociais, como o Facebook e o Instagram, as empresas podem criar campanhas — ou grupos de campanhas — para encontrar seus potenciais clientes, de acordo com os resultados que você busca atingir na plataforma.

As principais vantagens de criar suas campanhas e anúncios no Pinterest Ads são:

  • Conquistar a atenção do usuário no momento em que ele está buscando por inspirações;
  • Aumentar o alcance e o reconhecimento da sua marca e/ou produto;
  • Gerar mais tráfego para o seu site ou conta dentro do Pinterest;
  • Melhorar a conversão de visitantes em leads e/ou clientes na sua landing page ou loja virtual;
  • Impulsionar as vendas da sua loja física.

Além disso, um outro benefício importante é ter acesso ao Pinterest Partner. Dentro desse programa de parcerias, é possível trabalhar com diferentes empresas que dominam tudo sobre o Pinterest e podem ajudar o seu negócio a crescer. Publicidade, conteúdo, criativos, públicos ou análise de métricas são algumas das frentes atendidas.

Cabe ao seu time — ou a você mesmo, caso seja o responsável por isso — entender em qual ponto da estratégia de marketing o Pinterest pode ser útil para o seu negócio.

Quais formatos de anúncio criar no Pinterest Ads?

O Pinterest é uma rede social totalmente visual, onde as pessoas buscam inspirações e novas ideias de diversos tipos: moda, decoração, culinária, artesanato, viagens etc. Então, é importante manter a qualidade das fotos, dos vídeos e das imagens que sua empresa compartilha por ali.

Com isso, quando falamos especificamente dos formatos de anúncio disponíveis no Pinterest Ads, o visual-firstvisual em primeiro lugar — também é uma realidade. A plataforma é simples e flexível, permitindo que todas as publicidades sejam criadas, editadas e gerenciadas diretamente pelo celular ou pelo desktop.

Abaixo, entenda melhor sobre cada um deles! 😉

Estático (padrão)

O primeiro formato de anúncio no Pinterest é o pin padrão (standard pin, em inglês), que vemos na maioria das publicações dentro do aplicativo. Aqui, você pode expor produtos ou composições em imagens verticais ou quadradas, mas a proporção recomendada pela plataforma é de 2:3 — por exemplo, uma imagem com 1.000 Pixels de largura e 1.500 Pixels de altura.

Pense que você está investindo dinheiro nesse post, então, evite fotos muito abstratas e que não identifiquem a sua marca ou produto logo de cara. Também é interessante incluir o seu logo de maneira sutil na imagem.

Outra especificação recomendada pelo Pinterest é manter os arquivos em formato .png ou .jpeg, com tamanho máximo de 10 MB.

Mockup de celular com anúncio da Vivo no formato pin padrão no Pinterest Ads.

Vídeo

Com o anúncio em vídeo, é possível construir um storytelling em poucos segundos. Comece com um gancho visual tentador, que chame a atenção do usuário e faça com que ele continue assistindo até o final.

Mas, diferente dos anúncios no YouTube, no Pinterest a imagem vale bem mais do que mil palavras. Isso acontece porque uma característica dos usuários da plataforma é acessar o aplicativo com o som desligado. Então, no lugar de dizer, mostre ou escreva a história que deseja contar.

Outro ponto importante é que, principalmente quando falamos em Ads, os vídeos mais curtos funcionam melhor. Por isso, tente mantê-los entre 6 e 15 segundos. Quanto às especificações de formato, o ideal é usar .mp4, .mov ou .m4v, com tamanho de até 2 GB.

Shopping

Também chamado de anúncio de compras, o formato Shopping tem as mesmas especificações dos pins estáticos e em vídeo, só que usadas diretamente para vender um produto do seu catálogo. Portanto, o foco aqui é a conversão para a sua loja virtual.

Assim, é possível atingir seu possível cliente de forma antecipada, enquanto ele busca inspirações que tenham a ver com o seu segmento de atuação.

Mockup de celular com anúncio da Quem Disse, Berenice? no formato pin shopping no Pinterest Ads. Mockup de celular com anúncio da Quem Disse, Berenice? no formato pin shopping no Pinterest Ads.

Carrossel

Como o próprio nome já sugere, o anúncio em carrossel apresenta várias imagens para que o usuário deslize e se aprofunde no conteúdo da sua marca.

A proporção ideal segue as mesmas orientações do pin padrão — 1:1 (quadrado) ou 2:3 (vertical). Além disso, para se encaixar no formato carrossel, você deve utilizar de 2 a 5 imagens no mesmo anúncio.

Coleções

Já os anúncios no formato de coleções permitem que você use uma imagem principal destacada e, logo abaixo, mais três imagens menores que se relacionam com a primeira.

Por exemplo, se você é uma marca de roupas, na primeira imagem, pode utilizar uma composição de look e, nas outras fotos, expor as peças separadamente. Assim, você conquista o potencial cliente com uma inspiração, e ainda oferece seus produtos a ele.

Como encontrar sua audiência no Pinterest Ads?

Depois de conhecer as vantagens e os formatos disponíveis para os anúncios, é importante entender como a plataforma permite que você encontre a sua audiência.

Assim, dentro do Pinterest Ads, existem seis principais ferramentas de segmentação que garantem que você chegue até o público ideal para cada campanha do seu negócio. Vamos conhecê-las na sequência.

1. Segmentação automatizada

Na segmentação automatizada, é a própria plataforma do Pinterest Ads que cria uma audiência com base nas características do pin que está sendo anunciado. Ou seja, filtrando informações da sua conta comercial e do próprio banco de dados do aplicativo, ele entende qual é o público a quem aquela publicação deve ser exibida.

2. Dados demográficos

Os dados demográficos já são bem conhecidos por quem trabalha com mídia e publicidade. Essa é uma das principais formas de segmentar um público, pois utiliza informações como idade, sexo, localização geográfica e idiomas.

Este caso pode ser interessante para campanhas de alcance e reconhecimento de marca, mas, se o seu objetivo é a conversão, os dados ainda são considerados muito generalizados.

3. Interesses

Ao segmentar um público por interesse no Pinterest Ads, seus anúncios aparecerão de forma mais natural enquanto as pessoas navegam pelo feed. Esse direcionamento é feito levando em consideração os conteúdos que o usuário costuma consumir dentro do aplicativo.

Assim, se você trabalha com alimentos, por exemplo, seus anúncios podem ser expostos para pessoas que buscam novas ideias de receitas por ali.

4. Palavras-chave

A busca por palavras-chave, normalmente, já atinge uma audiência mais propensa a tomar uma ação. Isso porque, se uma pessoa procura por um determinado termo, ela já está interessada em encontrar uma solução — ainda que essa solução seja, por enquanto, uma inspiração, e não um produto final.

Aqui, os seus anúncios patrocinados serão exibidos nos resultados de pesquisa e nos pins relacionados. Por exemplo, se você trabalha com arquitetura, pode investir em termos como “decoração para quarto” ou “cozinha planejada”. Assim, quando alguém procurar por eles, o seu anúncio terá destaque em meio aos demais resultados.

5. Lista de clientes

Outra forma de segmentar o público dentro do Pinterest Ads é com a importação de listas de clientes ou potenciais clientes. Neste caso, você pode atingir uma audiência que, em algum momento, já engajou na sua loja virtual ou nos próprios conteúdos da sua empresa dentro do aplicativo. Ou seja, esse tende a ser um usuário mais propenso à conversão.

6. Públicos semelhantes

Para usar a ferramenta de públicos semelhantes — ou lookalike, como é conhecido em outras redes sociais —, é preciso conhecer bem os clientes do seu negócio. Assim, com base nos interesses e comportamentos de quem já comprou da sua empresa, o Pinterest Ads consegue criar uma nova segmentação com outras pessoas que tenham essas mesmas características.

Como usar o Pinterest Ads: passo a passo para criar seu anúncio

Agora é o momento de colocar a mão na massa! Por isso, separamos, neste tópico, alguns passos essenciais para que você consiga criar as suas primeiras campanhas no Pinterest Ads.

Lembrando que a Nuvemshop ainda não possui integração direta com o aplicativo. Então, é importante que você conheça todas essas dicas para começar a anunciar por lá.

Acompanhe o nosso checklist e anote tudinho por aí! 📝

1. Crie uma conta no Pinterest Business

Bom, o primeiro passo para começar a anunciar dentro do Pinterest é criar uma conta comercial no aplicativo. Para isso, você deve acessar a página do Pinterest Ads e clicar em “Começar” ou “Criar conta”.

Mockup com a página inicial do Pinterest Ads.

Depois, preencha o formulário com as informações que são solicitadas e clique em “Criar conta”.

Mockup com o formulário para criação de conta no Pinterest Business.

A partir daí, a plataforma vai te fazer uma série de perguntas mais específicas para entender sobre o seu nicho de mercado e seus objetivos com a conta business no Pinterest. Alguns desses campos que devem ser preenchidos são:

  • Qual nome você quer dar para o perfil?
  • Você possui um site?
  • Qual o foco da sua marca?
  • Quais são os seus objetivos?
  • Como você descreve a sua empresa?
  • Tem interesse em veicular anúncios no Pinterest?

Depois de respondidas essas perguntas, você vai poder se cadastrar para receber o contato de um especialista em anúncios do próprio Pinterest, que vai te passar algumas dicas de como impulsionar as vendas com a plataforma. É só preencher e aguardar!

Mockup com formulário para receber o contato de um especialista em Pinterest Ads.

2. Confira os requisitos para anunciar no Pinterest

Antes de criar, efetivamente, o seu pin patrocinado, é importante conferir se ele atende aos requisitos de anúncios do Pinterest. São eles:

  • O pin tem ser salvo no próprio perfil do business e em uma pasta pública;
  • Deve existir uma URL de destino, ou seja, link para um site externo;
  • Os links da URL de destino e da descrição não podem ser encurtados;
  • Não usar GIFs ou vídeos de terceiros;
  • Seguir as Diretrizes de Publicidade estabelecidas pelo próprio Pinterest.

Além disso, vale relembrar as especificações de tamanho, formato e proporção de cada tipo de anúncio.

3. Entenda como é feita a cobrança

Existem duas maneiras de ser cobrado pelos anúncios no Pinterest Ads: a primeira, é pelos gastos acumulados do mês anterior dentro da plataforma; e a segunda, é atingindo o limite de cobrança que o próprio aplicativo determina.

Esse limite é estabelecido de acordo com a maturidade da sua conta comercial e com a robustez das suas campanhas. Ou seja, quanto mais você explorar a ferramenta, mais limite terá com o tempo.

Neste último caso, você pode ser cobrado uma ou mais vezes dentro de um mês, dependendo do valor do seu limite e de quanto você está gastando com seus anúncios. Outro ponto importante sobre a cobrança no Pinterest Ads é que, por enquanto, no Brasil só são aceitos os pagamentos via cartão de crédito.

Você pode configurar o seu método de pagamento seguindo esses passos: Home do Pinterest Business > Menu superior > Anúncios > Cobrança.

Mockup com caminho para acessar a página de Cobrança no Pinterest Ads.

Mockup da página de Cobrança no Pinterest Ads.

4. Instale a tag do Pinterest no seu site

A tag do Pinterest nada mais é do que um código rastreador que deve ser instalado no seu site para identificar os visitantes que chegam nele através dos seus anúncios na rede social. Desse modo, é possível mensurar as ações e os resultados que os pins patrocinados estão trazendo para o seu negócio.

Existem dois componentes principais que envolvem essa tag: o código base — que deve ser instalado em todas as páginas do seu site — e o código de evento — instalado em páginas específicas de conversão que você deseja monitorar.

Para instalar a tag do Pinterest na sua loja virtual, você deve acessar: Home do Pinterest Business > Menu superior > Anúncios > Conversão.

Mockup com caminho para acessar a página de Conversões no Pinterest Ads.

Mockup com a página de Conversões no Pinterest Ads.

A partir daí, você pode escolher uma das três opções disponíveis:

  • Usar um parceiro de integração;
  • Adicionar código ao site;
  • Enviar instruções por e-mail.

A nossa dica, aqui, para garantir que tudo saia como planejado, é contar com a ajuda de um programador que faça essa instalação no seu site. Ou então, entrar em contato com a Central de Ajuda do Pinterest, para que eles realizem o passo a passo com você.

5. Pense no objetivo da sua campanha

O objetivo da campanha é um fator determinante, tanto para o lance que você vai dar no leilão de anúncios do Pinterest Ads — mais pra frente, vamos nos aprofundar nesse ponto —, quanto para ver quais formatos estarão disponíveis para você utilizar.

Veja e entenda quais podem ser essas metas:

Reconhecimento de marca

Aumenta o alcance dos seus anúncios com foco em awareness, ou seja, faz com que mais pessoas descubram a sua marca, seu produto ou seu serviço. Os formatos permitidos para este objetivo são o estático, o carrossel, os vídeos e as coleções.

Visualização de vídeo

Melhora a qualidade das visualizações e do tempo médio de exibição, uma vez que atinge pessoas mais propensas a consumirem e engajarem com vídeos pelo Pinterest. Neste caso, o formato aceito é apenas o de vídeo mesmo.

Consideração

Otimiza o número de cliques no pin que você está anunciando, portanto, gera mais tráfego para a sua conta no Pinterest ou loja virtual. Aqui, assim como em reconhecimento de marca, a plataforma também permite os formatos estático, carrossel, vídeo e coleções.

Conversão

Estimula a conversão de leads e potenciais clientes nos seus anúncios, através de botões de inscrição ou chamadas para ação em seu site. Neste objetivo, mais uma vez, são permitidos os formatos estático, carrossel, vídeo e coleções.

Catálogo de compras

Funciona mesmo como um catálogo, no qual a pessoa descobre seus produtos e serviços enquanto realiza as pesquisas no aplicativo. Apenas dois formatos de anúncio se encaixam aqui: as coleções e o shopping.

6. Crie o seu anúncio

Agora que você já conhece todas as possíveis variações de formatos, segmentação, cobrança e objetivos, pode começar a criar o seu primeiro anúncio. Para isso, você pode acessar: Home do Pinterest Business > Menu superior > Anúncios > Criar anúncio.

Mockup com caminho para acessar a página de Criar anúncio no Pinterest Ads.

A primeira etapa para começar a usar, de fato, o Pinterest Ads, é criar uma campanha. Siga preenchendo os campos, como “tipo de campanha”, “nome e status da campanha” e “orçamento da campanha”. Por fim, clique em “Continuar”.

Mockup com a página para criar campanha no Pinterest Ads.

Mockup com a página para criar campanha no Pinterest Ads.

Depois das configurações de campanha, é hora de criar o grupo de anúncios, onde você poderá escolher os detalhes da segmentação da sua audiência. Ou seja, você vai mirar em uma lista já existente, nas buscas por palavras-chave ou em dados demográficos?

Mockup com a página para criar campanha no Pinterest Ads.

Lembre-se de confirmar se o orçamento da campanha está de acordo com o que foi definido na etapa anterior. Além disso, escolha a otimização do seu lance no leilão de anúncios, ou seja, o valor máximo que você deseja pagar por cada resultado único — clique, visualização, conversão etc, de acordo com a meta de campanha que você estabeleceu lá no início.

No Pinterest Ads, a otimização do lance pode ser automática (determinada pelo próprio aplicativo com base em outros anunciantes) ou personalizada (na qual você controla o valor máximo do seu lance no leilão). Assim, o valor total cobrado será próximo a esse lance e multiplicado pelo número de resultados únicos obtidos no final do mês.

Mockup com a página para criar campanha no Pinterest Ads.

Por fim, chegou a hora de criar o seu primeiro anúncio no Pinterest Ads. Clique em “Criar pin” e comece a preencher as configurações. Selecione a imagem ou o vídeo que deseja impulsionar, o título e a descrição.

Como em qualquer campanha de marketing, é importante caprichar no texto e na CTA (chamada para ação). Pense no melhor argumento de convencimento de acordo com o objetivo que você estabeleceu lá no início da campanha.

Outro ponto importante é redigir também o texto alternativo, que será lido por leitores de tela em voz alta para pessoas com deficiências visuais ou em outros casos.

Para terminar, adicione a URL de destino do seu anúncio e clique em “Publicar”.

Mockup com a página para criar anúncio no Pinterest Ads.

Mockup com a página para criar anúncio no Pinterest Ads.

7. Analise os resultados

No momento de analisar os relatórios das campanhas e dos anúncios que você criou, existem algumas métricas importantes que é preciso observar. São elas:

  1. Gasto total do período;
  2. Impressões — vezes que o seu pin foi visualizado;
  3. Cliques no pin;
  4. Cliques de saída — que levaram para uma ação fora do Pinterest;
  5. Custo médio por resultado;
  6. CTR — taxa de cliques x número de impressões.

Para extrair números mais concretos, o ideal é respeitar um certo tempo de maturação para as campanhas. Indicamos cerca de um mês para começar a entender o que os resultados querem dizer. Assim, é possível analisar com mais certeza e propor alguma mudança de rota, caso seja necessário.

Para acessar seus relatório, você deve seguir esses passos: Home do Pinterest Business > Menu superior > Anúncios > Relatórios.

Mockup com caminho para acessar a página de Relatórios no Pinterest Ads.

Resumo

Bastante informação sobre o Pinterest Ads, não é mesmo? 🤯 Por isso, criamos esse resumo final para relembrar todos os tópicos e passos que listamos neste conteúdo!

O que é o Pinterest Ads e quais as vantagens?

O Pinterest Ads é uma ferramenta dentro do Pinterest que permite que sua empresa impulsione suas publicações e atinja melhores resultados. Dentre as principais vantagens estão:

  • Captar a atenção do usuário
  • Aumentar o reconhecimento da sua marca
  • Gerar mais tráfego
  • Melhorar a conversão
  • Ter acesso ao Pinterest Partner
  • Impulsionar as vendas

Quais formatos de anúncio criar no Pinterest Ads?

  • Estático (padrão)
  • Vídeo
  • Shopping
  • Carrossel
  • Coleções

Como encontrar sua audiência no Pinterest Ads?

  1. Segmentação automatizada
  2. Dados demográficos
  3. Interesses
  4. Palavras-chave
  5. Lista de clientes
  6. Públicos semelhantes

Como usar o Pinterest Ads: passo a passo para criar seu anúncio

  1. Crie uma conta no Pinterest Business
  2. Confira os requisitos para anunciar no Pinterest
  3. Entenda como é feita a cobrança
  4. Instale a tag do Pinterest no seu site
  5. Pense no objetivo da sua campanha
  6. Crie o seu anúncio
  7. Analise os resultados

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