O que é TikTok? Como funciona e dados importantes

homem mexendo no aplicativo e descobrindo o que é tiktok
Pontos principais do artigo:
  • O TikTok é um aplicativo de compartilhamento de vídeos com mais de 3 bilhões de downloads em todo o mundo e mais de 1 bilhão de usuários ativos. Possui vídeos curtos, em média de 15 segundos a três minutos, com conteúdos de música, dança, dublagem e mais;
  • A plataforma oferece uma variedade de funcionalidades, como efeitos, filtros, biblioteca de músicas e a opção de fazer duetos com outros usuários. Os vídeos são mostrados na página "For You" com base no algoritmo da plataforma e nas tendências viralizadas;
  • O público-alvo principal do TikTok é formado por pessoas jovens, entre 16 e 24 anos, pertencentes à Geração Z. As marcas podem usar o TikTok para participar de tendências, aumentar o engajamento, viralizar vídeos, estabelecer um contato próximo com o público e criar campanhas de marketing.

Certamente você já se perguntou o que é TikTok em algum momento enquanto navegava na Internet. Isso porque o aplicativo já passou de mais de 3 bilhões de downloads em todo mundo, se tornando um fenômeno entre as redes sociais.

Com um público diversificado e sendo o responsável por criar tendências que ditam os próximos lançamentos do mercado, saber como funciona o TikTok é fundamental para qualquer pessoa que tenha um negócio digital.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre o tema. Então, pegue o bloquinho de notas e venha com a gente! 📝

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O que é TikTok?

TikTok é um aplicativo de compartilhamento de vídeos no qual os usuários podem criar e postar vídeos curtos — em média de 15 segundos a três minutos — com conteúdos de música, dança, dublagem e muito mais.

O aplicativo, que teve o seu sucesso decretado durante a quarentena por conta da Covid-19, em 2020, hoje conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos, tornando-se uma das maiores redes sociais do mundo.

De modo geral, o TikTok oferece aos usuários uma ampla variedade de funcionalidades, com milhares de efeitos e sons disponíveis para serem utilizados nos vídeos. Além disso, recentemente a plataforma disponibilizou a opção de adicionar vídeos reagindo ao conteúdo de outras pessoas.

💡 Saiba mais: Como recuperar conta no TikTok?

Como funciona o TikTok?

A função básica do TikTok é que os usuários possam filmar vídeos de si mesmos dublando, dançando ou atuando. Geralmente, os vídeos têm, em média, 15 segundos de duração — podendo chegar até três minutos — e podem ser editados e personalizados com uma variedade de ferramentas.

Nesse contexto, os usuários têm acesso a uma biblioteca de músicas, efeitos, filtros e frases para adicionar aos seus vídeos. Além disso, como citado anteriormente, as pessoas também podem fazer um “dueto” com alguém respondendo a um vídeo.

Por fim, uma funcionalidade atrativa da ferramenta é a possibilidade de adicionar seus próprios sons e conseguir criar uma tendência na plataforma.

For You

Ao fazer o download do aplicativo, você vai se deparar com a página principal do TikTok, conhecida como “For You” (Para Você, no português). Nela, o algoritmo da plataforma vai entendendo o gosto do usuário e enviando vai enviar vídeos de acordo com o interesse da pessoa.

Na imagem, aparece a página For You da plataforma do TikTok

Não existe uma regra para aparecer na For You. No entanto, em muitos casos, os vídeos mostrados são aqueles que viralizaram na plataforma, mas também há casos em que hashtags específicas começam a fazer sucesso e podem impulsionar os vídeos na rede social.

💡Saiba mais: Como funciona o TikTok?

Qual é o público do TikTok?

Se o público-alvo da sua marca são pessoas mais jovens, entre 16 e 24 anos, o seu negócio pode conseguir um bom engajamento no TikTok. Isso porque a principal faixa etária da rede social corresponde à pessoas pertencentes à Geração Z (nascidos da metade da década de 90 ao início dos anos 2000).

De modo geral, esse é um dado interessante, uma vez que mostra que o público do TikTok corresponde a pessoas que cresceram com a Internet e consideram as redes sociais algo natural.

Vale lembrar que a idade mínima para usar o TikTok é de 13 anos.

💡 Saiba mais: Quais são as melhores horas para postar no TikTok?

Por que as marcas devem utilizar o TikTok?

Agora que você já sabe como funciona o TikTok e qual é o seu principal objetivo, vamos aos motivos para a sua empresa considerar investir na plataforma para aumentar as vendas.

Confira abaixo:

Participar de trends de sucesso

Um dos benefícios de entrar no TikTok é poder participar das famosas trends da plataforma, que, em tradução literal, significa “tendências” e é o que move a rede social.

Nesse sentido, as marcas conseguem alinhar suas estratégias de marketing com as temáticas que estão fazendo sucesso no TikTok. Isso, de maneira direta, aumenta o reconhecimento do negócio e pode fazer com que as vendas de uma empresa decolem. 🚀

Pensando nisso, se você quer saber mais sobre como vender na Internet, principalmente nas redes sociais, recomendamos que você assista ao nosso vídeo sobre o assunto:

💡 Saiba maisComo usar o TikTok no PC?

Possibilidade de viralizar

No TikTok, os vídeos ficam famosos quando viralizam na plataforma. Então, quando você começa a trabalhar na rede social e dedica seus esforços para conseguir um bom número de visualizações, pode ser que os seus vídeos viralizem.

Como resultado, você pode ter mais pessoas interessadas na sua marca, atraindo clientes em potencial para o seu negócio.

💡 Saiba mais: Como aumentar as vendas do seu negócio?

Ter um contato mais próximo com o público

Hoje, um dos maiores desafios das empresas é conseguir ter uma boa relação com os seus clientes. Ainda que demande esforço, é uma estratégia que reverbera bons resultados a longo prazo, uma vez que saber o que os consumidores querem pode ajudar um negócio a criar melhores técnicas de venda.

Nesse contexto, o TikTok serve como um apoio para marcas que querem se aproximar do seu público, visto que é uma maneira divertida e estratégica de interagir com as pessoas e encantar os clientes.

💡 Saiba mais: Como ganhar seguidores no TikTok?

Criar campanhas de marketing na plataforma

Ainda que inicialmente o TikTok fosse voltado para a criação de vídeos e tendências, hoje se trata de uma plataforma plural e que tem todos os tipos de vídeos. Sendo assim, você pode aproveitar o sucesso da ferramenta e criar uma campanha de marketing voltada para o TikTok.

De modo geral, a rede social recebe bem vídeos com dicas, listas e curiosidades. Para exemplificar, confira a imagem abaixo:

Na imagem, vemos uma campanha de marketing no aplicativo do TikTok

Nesse caso, um parceiro da Nuvemshop aproveitou o espaço para divulgar “4 motivos para fazer Dropshipping com a Nuvemshop”. Como citado anteriormente, é uma ótima ideia fazer listas na rede social e convencer as pessoas de tomarem uma decisão com base em fatos.

Por isso, o vídeo tem dado certo e atraído muitas visualizações e comentários. Você pode até se inspirar na ideia do criador de conteúdo e montar uma estratégia para o seu negócio! 😎

💡 Saiba maisComo ganhar dinheiro com o TikTok?

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Tudo entendido sobre o TikTok?

O TikTok é uma rede social em crescimento e que pode ser muito útil para as marcas se conectarem com os consumidores. Sendo assim, esperamos que o artigo de hoje tenha lhe oferecido um panorama sobre o tema.

Para conseguir viralizar no TikTok e conseguir se conectar com o público, ter uma plataforma de e-commerce completa pode facilitar o caminho. Então, te convidamos a conhecer a Nuvemshopcriar sua loja virtual grátis! Estamos à disposição para fazer o seu negócio decolar! 🚀

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre TikTok

TikTok é um aplicativo de compartilhamento de vídeos no qual os usuários podem criar e postar vídeos curtos — em média de 15 segundos a três minutos — com conteúdos de música, dança, dublagem e muito mais.

A função básica do TikTok é que os usuários possam filmar vídeos de si mesmos dublando, dançando ou atuando. Geralmente, os vídeos têm, em média, 15 segundos de duração — podendo chegar até três minutos — e podem ser editados e personalizados com uma variedade de ferramentas.

O público que mais utiliza o TikTok são pessoas pertencentes à Geração Z, com faixa etária entre 16 e 24 anos.

Participar das trends, possibilidade de viralizar, se aproximar dos consumidores e criar campanhas de marketing especiais.

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