22/03/2012

Como usar selos de segurança e gerar mais credibilidade para a sua loja virtual

Segurança no comércio eletrônico

Vender pela internet tem inúmeras vantagens que você provavelmente já conhece: facilidade, flexibilidade e mobilidade. Mas implica um cuidado extra com a segurança: estima-se que 6,8% das compras online realizadas em toda a América Latina sejam rejeitadas por suspeita de fraude.

Além disso, considerando que muitas pessoas ainda estão se adaptando a essa realidade do comércio eletrônico, é comum que as lojas virtuais deixem de vender porque não transmitem a confiança necessária. Para evitar esse problema na sua, uma das coisas que você pode fazer é instalar selos de credibilidade.

Por que vale a pena?

Os selos de credibilidade, a princípio, são imagens de validação que você pode exibir no rodapé do seu layout. Veja um exemplo:

Exemplo de selo de segurança

Para obtê-los, contudo, você precisa submeter seu negócio a uma avaliação de segurança que varia de acordo com cada serviço. E é justamente por isso que eles têm o seu valor: garantem aos visitantes do seu site que o ambiente é protegido e confiável.

Imagine que um novo usuário encontra seu e-commerce. Nada para ele é familiar, então é natural que ele procure algum tipo de “certeza”. Ao visualizar o selo de credibilidade, o desconforto vai embora e finalmente a compra é concluída.

Opções disponíveis

Interessado em obter um selo? Atualmente, há três empresas bastante populares e renomadas que oferecem esse recurso:

  • E-bit: gratuito, considera a avaliação dos consumidores e direciona-os a uma página específica do seu negócio com todas as informações.
  • Site Blindado: ao ser ativado, faz uma análise completa procurando por possíveis falhas de segurança e gera um relatório com tudo o que você precisa melhorar.
  • Empresa Verificada: permite a avaliação não apenas do site mas também de cada produto e recomenda a loja para usuários que visitarem páginas com nota inferior.

Cada alternativa conta com suas próprias vantagens, por isso vale a pena tomar a sua decisão com calma e priorizando ao máximo as necessidades do seu negócio. Veja mais detalhes nesse artigo.

Como fazer a inclusão

Feita a sua escolha, chega a hora de finalmente colocar o selo em sua loja virtual! Para o Site Blindado, é preciso consultar as instruções do site oficial. Já o E-bit e a Empresa Verificada possuem integração direta com a Nuvem Shop, então é mais fácil fazer a instalação deles:

E-bit

  • Faça seu cadastro no site oficial. Depois de algumas horas, você receberá um login e uma senha para acessar seus dados no portal;
  • Acesse o portal e clique em Dados Cadastrais > Código do Banner;
  • Procure pelo código da sua empresa (geralmente inserido ao final da URL “https://ebitempresa.​com.br/bitrate/pesquisa1.asp?​empresa=12345“);
  • Acesse o painel de administração da sua Nuvem Shop;
  • Clique em Configurações > Códigos externos;
  • Coloque o código da sua empresa no campo “Conta EBIT” e o nome da loja no campo “URL EBIT”.

Pronto! Para ver imagens de todo esse processo, confira o tutorial.

Empresa Verificada

  • Faça login em sua loja virtual;
  • Acesse a Loja de Aplicativos Nuvem;
  • Procure por “Selo Empresa Verificada” e clique no cartão de apresentação;
  • Clique em “Instalar aplicativo”.

Tudo certo: depois disso, você só precisará configurar o aplicativo. Confira o tutorial para imagens de exemplo.

Gostou?

Com um selo de credibilidade, seu e-commerce sem dúvida deixará os visitantes mais confortáveis para comprar. Mas o cuidado com as fraudes não para por aí: o curso gratuito Conselhos de segurança para e-commerce aborda muitas outras maneiras de se proteger.

Não vende pela internet? Então, experimente a Nuvem Shop por 15 dias grátis e aproveite!

[Atualizado em 23/09/2016.]

Data da última atualização: 08/05/2018


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