Como fazer um catálogo no Instagram passo a passo [2025]
- Catálogo do Instagram é uma lista de produtos à venda que você pode cadastrar para exibir em uma loja dentro do Instagram e/ou do Facebook;
- Para criar um catálogo no Instagram, escolha a opção “Criar um catálogo” no Gerenciador de Comércio da Meta e carregue seus produtos. Depois, é só criar uma loja para vincular seus produtos e começar a vender pela redes social;
- Se você ainda não tem uma loja virtual para vender seus produtos no Instagram, aproveite e crie seu e-commerce grátis na Nuvemshop. É muito fácil conectar sua loja online ao Instagram e carregar seus produtos automaticamente!
Que tal promover seus produtos em uma das maiores redes sociais do mundo e alavancar suas vendas? É só aprender como criar um catálogo no Instagram e aproveitar todo o potencial dessa plataforma!
A vantagem é que você cria um único catálogo e pode usá-lo para vender na loja do Facebook e no Instagram Shopping (Compras no Instagram). Assim, seus produtos estão sempre atualizados e disponíveis para a compra em uma loja virtual.
Então, vamos ao passo a passo de como criar um catálogo no Instagram grátis? Leia até o final e siga todas as etapas, porque vale muito a pena usar esse canal para decolar seu negócio. Tudo pronto para começar? 🚀
Se você quer carregar seus produtos automaticamente no Instagram, crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e agilize o processo:
O que é o catálogo do Instagram?
Catálogo do Instagram é uma lista de produtos à venda que você pode cadastrar para exibir em uma loja dentro da rede social. Na realidade, o catálogo é criado dentro da plataforma da Meta — empresa dona do Facebook, WhatsApp e Instagram — e pode ser usado tanto na loja do Facebook quanto no Instagram Shopping (Compras no Instagram).
Dessa forma, as descrições, preços e imagens dos produtos ficam sempre atualizadas nas duas redes sociais. Ao criar um catálogo no Instagram gratuitamente, você consegue utilizar a plataforma como uma vitrine de divulgação para os seus produtos.
Lembrando que a compra é finalizada na sua loja virtual, já que a Meta ainda não disponibiliza meios de pagamentos próprios dentro de suas redes no Brasil. Assim, seu catálogo de produtos deve direcionar os usuários para a página do produto no seu e-commerce.
Vale ressaltar que ter um e-commerce integrado ao Instagram traz inúmeras possibilidades, como enviar cupons de desconto aos clientes, fazer remarketing (impactar novamente usuários que já visitaram a loja) e enviar links de pagamento para facilitar as vendas.
💡 Saiba mais: Como integrar a sua loja virtual ao Facebook para vender mais?
O que é preciso para criar uma loja no Instagram?
Para criar um catálogo no Instagram e começar a vender produtos, você precisa atender a alguns requisitos para que a função Compras (Instagram Shopping) seja aprovada em sua conta. Veja quais são essas exigências:
- Cumprir os Termos de Serviço e outras políticas da Meta;
- Estar localizado em um dos mercados disponíveis (o Brasil é um deles);
- Carregar no Instagram e no Facebook apenas produtos que estejam disponíveis para a compra em uma loja virtual;
- Utilizar um domínio de e-commerce que seja representado pela sua loja no Facebook e no Instagram;
- Demonstrar confiabilidade para os seguidores;
- Fornecer informações precisas sobre os produtos, os preços e a política de troca e devolução;
- Ter uma página no Facebook (fanpage);
- Ter a conta do Instagram conectada à sua conta do Facebook (conta principal da Meta);
- Ter um perfil configurado como Instagram Business (perfil comercial do Instagram).
💡 Saiba mais: Como vender pelo Instagram?
Caso você ainda não tenha conectado sua conta do Facebook ao Instagram, acesse o Gerenciador de Negócios da Meta e faça a conexão na opção “Contas”.
Como criar um catálogo no Instagram?
Vamos ao que interessa: aprender como criar um catálogo no Instagram em poucos passos. Lembrando que essa é apenas a etapa inicial para começar a vender pelo Instagram. Depois de criar seu catálogo, você terá que configurar sua loja por meio do recurso Compras no Instagram (não se preocupe, vamos mostrar esse passo a passo também).
Então, vamos começar pelo catálogo! Veja um resumo dos passos:
- Acesse o Gerenciador de Comércio da Meta;
- Crie um catálogo para sua loja no Instagram;
- Selecione o tipo de catálogo e a conta associada;
- Adicione um Pixel da Meta ou SDK (opcional);
- Defina as permissões do seu catálogo;
- Carregue seus produtos de forma manual ou automática;
- Crie anúncios de catálogo Advantage+ (opcional).
Agora, confira os detalhes:
1. Acesse o Gerenciador de Comércio da Meta
Para começar a fazer seu catálogo de produtos do Instagram, acesse o Gerenciador de Comércio da Meta. Essa ferramenta é a central utilizada para configurar todas as atividades de venda online nas redes sociais da Meta (Facebook e Instagram).
Então, faça login com a conta principal do seu negócio, que você vai utilizar para criar seu catálogo de produtos no Instagram. Lembrando que precisa ser uma conta comercial. Se você ainda não tem uma, confira como criar uma conta no Facebook Business e no Instagram Business.
2. Crie um catálogo para sua loja no Instagram
Na tela inicial do Gerenciador de Comércio, escolha a opção “Criar um catálogo” e clique em “Começar”.
2. Selecione o tipo de catálogo e a conta associada
Na próxima tela, você poderá escolher o tipo de catálogo de acordo com a categoria de produtos. As opções são:
- Produtos vendidos online;
- Produtos ou serviços locais, vendidos em loja física;
- Serviços de viagem (para hotéis e voos);
- Imóveis;
- Automóveis.
Além disso, você deverá escolher o Portfólio empresarial que será vinculado ao seu catálogo, ou seja, a conta comercial da Meta que será usada. Por fim, crie um nome para o seu catálogo, que será visível apenas para você (por exemplo, “Catálogo de lançamentos”, “Catálogo da marca X”, “Catálogo de verão”).
4. Adicione um Pixel da Meta ou SDK (opcional)
Neste passo, você poderá conectar seu catálogo do Instagram com ferramentas de rastreamento de eventos. Com esses recursos, você consegue acompanhar as interações em seu site ou app, rastreando o caminho que seus visitantes percorrem e as ações realizadas por eles. As opções são:
- Pixel da Meta (Pixel do Facebook): você pode adicionar esse trecho de código ao seu site para mensurar, otimizar e criar públicos segmentados para suas campanhas de anúncios no Instagram e no Facebook;
- SDK de Negócios da Meta: a sigla SDK significa Software Development Kit, ou Kit de desenvolvimento de software (chamado popularmente de “devkit”). Com o SDK de Negócios da Meta, os desenvolvedores do seu site podem acessar o pacote de APIs completo da plataforma e desenvolver soluções personalizadas de rastreamento e mensuração de resultados. Saiba mais sobre este recurso no site da Meta para desenvolvedores.
Você pode configurar essa etapa, se já tiver esses recursos, ou pular direto para as permissões.
5. Defina as permissões do seu catálogo
Agora é o momento de definir as permissões de edição do seu catálogo. Se você tem mais pessoas na equipe ou parceiros, selecione as contas que poderão acessar e mexer.
6. Carregue seus produtos de forma manual ou automática
Enfim, chegou a etapa de carregar os produtos do seu catálogo. Você pode escolher entre duas opções:
- Conectar-se a um feed de dados: aqui, você pode selecionar uma planilha ou arquivo para subir seus produtos automaticamente;
- Adicionar seus produtos manualmente: escolha essa opção para cadastrar seus produtos de forma manual, preenchendo informações como nome, preço, marca, quantidade, etc.
Após adicionar os produtos, você poderá vê-los, alterá-los ou adicionar novos itens no menu “Itens” do seu catálogo conforme a imagem abaixo:
Para carregar os produtos automaticamente, você precisa ter o catálogo em um arquivo .xml. Todavia, esse passo vai variar de acordo com a plataforma de e-commerce que você utilizar em seu site.
Como carregar um catálogo de produtos da sua loja Nuvemshop
Se você tem uma loja Nuvemshop, siga o passo a passo abaixo para subir seu catálogo de produtos:
- Vá ao seu painel de administração e clique em “Canais de venda > Facebook Shop”;
- Clique no botão “Gerar catálogo” para criar um arquivo automaticamente com todas as informações dos produtos;
- Guarde o link do catálogo em .xml para inserir no Gerenciador de Negócios;
- No Gerenciador de Negócios, clique em “Data feed” ou “Feed de dados” para criar o catálogo da sua página e depois em “Avançar” (se já tiver criado seu catálogo, é só acessar “Adicionar itens” para chegar a esta mesma página);
- 5. Clique em “Sim” para criar um novo feed de dados;
- 6. Escolha a opção “Usar uma URL” e cole o link do catálogo que você gerou na Nuvemshop. Então, clique em “Avançar”;
- 7. Na aba “Definir programação”, selecione a opção “A cada hora”. Certifique-se de que o botão “Adicione atualizações automáticas” esteja ativado e clique em “Avançar”;
- 8. Escolha um nome para sua fonte de dados, como “Meus produtos Nuvemshop”, selecione a moeda padrão Real Brasileiro e clique em “Carregar” para finalizar.
- Depois de feito todo esse processo, ainda pode levar um tempo para que a Meta processe essas configurações e você possa adicionar seu catálogo à sua loja no Instagram. O prazo de análise da plataforma é de até 4 semanas, mas costuma ser liberado em poucos dias.
Muito mais fácil fazer isso do que cadastrar produto por produto, não é mesmo? Se você quer ter essa facilidade, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e faça a conexão com o catálogo do Instagram:
Se tiver dúvidas sobre o processo, acesse o tutorial abaixo:
👉 Confira: Como criar e enviar o catálogo de produtos para o Facebook e Instagram?
7. Crie anúncios de catálogo Advantage+ (opcional)
Com o seu catálogo do Instagram pronto, você poderá utilizar o recurso de anúncios Advantage+ da Meta para criar campanhas personalizadas e divulgar seus produtos online. Com essa ferramenta, você consegue destacar os itens mais relevantes do seu portfólio e combinar públicos segmentados com seus produtos mais vendidos.
Para utilizar o catálogo Advantage+, é preciso ter, no mínimo, cinco produtos cadastrados (a Meta recomenda 20 itens).
Por que criar um catálogo no Instagram?
Criar um catálogo no Instagram é uma forma eficiente de divulgar seus itens à venda em uma das maiores redes sociais do mundo, que hoje tem mais de dois bilhões de usuários. Dentro da plataforma, você tem inúmeros recursos para promover seus produtos, como publicações de imagem e vídeo, Stories, Reels, entre outros formatos.
De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 82% dos usuários do Instagram seguem alguma empresa ou marca. Além disso, 64% já compraram algum produto ou serviço que descobriram na rede social, enquanto 46% compraram diretamente de um anúncio.
Os números falam por si só: o Instagram é um excelente canal para alcançar um público mais amplo, promover seus produtos e aumentar suas vendas online.
💡 Saiba mais: Como ganhar dinheiro no Instagram: 11 estratégias comprovadas
📹 Veja também: Instagram Shopping: Como criar sua loja no Instagram?
Como configurar uma loja no Instagram Shopping?
Agora que você aprendeu como fazer um catálogo no Instagram, vamos para a próxima etapa: aprender a configurar uma loja e começar a vender com o recurso “Compras” (Instagram Shopping). Acompanhe o passo a passo:
- Crie sua loja do Instagram e do Facebook;
- Escolha o método de finalização de compra;
- Selecione seus canais de venda;
- Indique para quais países sua loja envia
- Confira suas informações e envie a loja para análise.
1. Crie sua loja do Instagram e do Facebook
Agora que você já criou seu catálogo, é o momento de criar uma loja do Instagram e do Facebook, caso ainda não tenha uma. Comece clicando em “Lojas” no Gerenciador de Comércio para selecionar uma loja ou criar uma nova, conforme a tela abaixo:
Nos dois passos seguintes, você deve indicar se utiliza alguma das plataformas mostradas. Na opção de país da sua loja, selecione “Brasil”.
2. Escolha o método de finalização de compra
Em seguida, você deverá escolher o método de finalização de compra da sua loja do Instagram. Atualmente, o pagamento direto na rede social está disponível somente para as empresas dos EUA.
Por isso, você deverá selecionar a opção “Finalização de compra em outro site”, para direcionar seus visitantes para o checkout na sua loja virtual ou link de pagamento. Outra opção é selecionar “Finalização de compra com mensagem”, caso você queira que os clientes sejam direcionados para o Messenger ou WhatsApp para fazer o pagamento.
3. Selecione seus canais de venda
Na próxima tela, você poderá escolher em quais contas comerciais do Instagram e do Facebook deseja vender. Serão mostradas todas as contas profissionais que você cadastrou no seu login da Meta.
Assim, você pode diversificar seus canais de venda.
4. Indique para quais países sua loja envia
No próximo passo, informe para quais países sua loja do Instagram/Facebook vai enviar produtos. Se você trabalha com o Correios Internacional, por exemplo, selecione os países de envio.
5. Confira suas informações e envie para a análise
Na última tela, de prévia, você deverá confirmar todas as informações fornecidas e concluir a configuração da sua loja no Instagram e/ou Facebook. Para isso, marque a caixa de diálogo para concordar com o Acordo do Vendedor, incluindo os Termos da Plataforma e os Termos e Condições dos Recursos de Pagamento no Site.
Então, clique em “Concluir Configuração” para enviar sua loja para análise. Oficialmente, a Meta tem até 4 semanas para concluir essa etapa, mas muitas lojas são avaliadas e liberadas mais rapidamente, em poucos dias.
Pronto! Agora é só esperar pela habilitação do recurso de Compras no Instagram para começar a vender os produtos do seu catálogo.
💡 Saiba mais: 11 dicas para aproveitar o Instagram para e-commerce
Como marcas produtos do catálogo no Instagram?
Assim que sua loja estiver no ar com o catálogo criado, o próximo passo é começar a marcar seus produtos no Instagram. Isso significa adicionar uma etiqueta de compras a uma foto, vídeo ou Story — a famosa “sacolinha” do Instagram, que aparece para indicar que se trata de um item à venda na loja do Instagram Shopping.
É possível marcar até cinco produtos por foto ou vídeo e até 20 produtos para publicações no formato “Carrossel”. Veja como fazer isso para cada tipo de publicação:
Como marcar produtos em uma nova publicação
1. No aplicativo do Instagram, toque em “+” para criar uma nova publicação e selecione “Publicar”;
2. Selecione a foto do produto desejado e clique em “Avançar”;
3. Nas opções de marcação, escolha “Marcar produtos”;
4. Toque no lugar da foto onde você quer que apareça a marcação;
5. Escreva o nome do seu produto e selecione quando ele aparecer na lista do catálogo;
6. Repita a operação para todos os produtos que quiser, respeitando o limite de até cinco produtos por foto ou vídeo e até 20 produtos para publicações no formato “Carrossel”;
7. Por último, toque em “Compartilhar” para publicar a foto no seu feed.
👉 Confira: Como marcar os produtos da Nuvemshop no Instagram Shopping?
Como marcar produtos em uma publicação existente
Se você quer marcar produtos em uma publicação que já está no ar, siga os passos abaixo:
- Abra a publicação do feed onde você quer marcar os produtos e toque em “Editar” no menu dos três pontinhos;
- Nas opções de edição, escolha “Marcar produtos”;
- Agora é só seguir os mesmos passos do tópico anterior, selecionando produtos no seu catálogo para marcar na foto.
- Por fim, toque em “Concluir” para salvar as alterações.
💡 Saiba mais: Como tirar fotos bonitas de produtos para Instagram?
Como marcar produtos em Stories
Agora vamos aprender como marcar produtos no Instagram utilizando os Stories. Veja como é fácil:
1. Toque em “+” e escolha “Story” para criar uma nova história no Instagram;
2. Selecione a mídia desejada e depois toque no botão de adesivos ou stickers. Então, escolha o adesivo de “Compras”;
3. Escreva o nome do produto para buscá-lo no seu catálogo, da mesma forma que você fez nas publicações do feed;
4. Então, é só mover a marcação para o local desejado no seu Story. Você ainda pode tocar na etiqueta para editar o texto e o formato do nome do produto;
5. Por fim, publique o Story com o produto marcado e aproveite os resultados.
Como ter sucesso no Instagram Shopping?
Criar o catálogo no Instagram e exibir os produtos na sua loja é apenas o começo, pois você precisa colocar estratégias de vendas em prática para ter resultados. Confira algumas dicas para lucrar muito nessa rede social:
Tire fotos de qualidade
Para aumentar suas vendas no Instagram Shopping, é fundamental ter fotos em alta qualidade dos seus produtos no catálogo. Então, capriche nas fotografias e monte cenários criativos para valorizar seus itens à venda.
Essas fotos são inseridas diretamente no seu catálogo e devem ser pensadas para o formato do Instagram. Veja o exemplo da loja Cian Candle, que faz belíssimas composições em suas fotografias para vender velas aromáticas e objetos de decoração:
Crie ofertas no seu catálogo
Você pode criar ofertas diretamente no seu catálogo do Instagram para exibir descontos, frete grátis e outras promoções exclusivas. Veja o passo a passo para fazer tráfego pago no Instagram:
- Acesse o Gerenciador de Comércio e selecione a sua loja.
- Clique em “Promoções” e escolha “Ofertas”;
- Clique em “Criar ofertas” e escolha entre opções com o desconto, frete grátis ou “Compre X, ganhe Y”;
- Crie um nome interno exclusivo para a oferta, que não poderá ser visto pelos seus clientes. Se preferir, crie códigos promocionais secretos ou públicos;
- Preencha o valor do desconto, requisitos do frete grátis ou outras informações solicitadas de acordo com a oferta;
- Insira o tempo de duração da oferta e finalize clicando em “Criar oferta”.
💡 Saiba mais: Como anunciar uma promoção no Instagram? Veja 12 dicas
Insira vídeos no catálogo
O catálogo de produtos permite que você insira imagens e vídeos para divulgar sua loja no Instagram. Então, aproveite esse recurso e utilize as produções audiovisuais para encantar seus visitantes e seguidores.
💡 Saiba mais: O que é vídeo marketing e como utilizá-lo a favor do seu negócio?
Capriche nas descrições
Uma boa descrição de produto na loja do Instagram faz toda a diferença nos resultados. Por isso, não economize em caracteres e utilize uma linguagem mais próxima do seu público, aplicando técnicas de copywriting e storytelling.
Veja o exemplo da loja Aff the Hype, que faz descrições criativas de seus produtos de papelaria:
💡 Saiba mais: O que é copy para vendas no Instagram e como fazer?
Confira os links
Lembre-se também de conferir todos os links do seu catálogo para ter a certeza de que estão apontando para a página do produto na sua loja virtual. Afinal, um link quebrado é uma venda perdida quando se trata do Instagram.
💡 Saiba mais: Como vender no Instagram com poucos seguidores?
Entendeu como criar um catálogo no Instagram?
Pode parecer um pouco trabalhoso no início, mas criar um catálogo no Instagram vai fazer toda a diferença nos seus resultados de vendas. Por isso, siga os passos que ensinamos neste artigo e aproveite todo o potencial das redes sociais para decolar seus lucros!
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