Instagram Stories: 6 dicas de ouro para o seu negócio

Por:
Raquel Lisboa
7 min
de leitura

ferramentas para instagram

Lançado em 2016, o Instagram Stories chegou para revolucionar a maneira de se comunicar pela rede social. Diferentemente das publicações do feed, que se tornam permanentes no perfil, nos Stories, as fotos e vídeos ficam disponíveis apenas por 24 horas (exceto na funcionalidade Destaques que será explicada neste artigo).

De acordo com o Hootsuite, 1 a cada 4 pessoas das gerações X e Y (ou Millennials) procuram ativamente, pelo Instagram Stories, produtos e serviços que pretendem adquirir. Além disso, hoje mais de 400 milhões de usuários acessam-no diariamente.

Portanto, se você deseja se aproximar do seu público através de publicações mais informais e receber tráfego para o seu e-commerce, está na hora de criar uma estratégia para os Stories. A seguir, confira dicas de como fazer bom uso dessa funcionalidade – e não perca o super vídeo-bônus ao final! 😉

1. Mantenha a regularidade

Antes de tudo: conserve uma unicidade visual nas suas postagens, para que, no momento que os seguidores as virem, associem-nas à sua marca – seja pelas cores/filtros, pelos produtos ou pelos formatos das publicações.

Crie também o hábito de postar diariamente ou, pelo menos, a cada dois dias. Você pode revezar os conteúdos com novidades da sua loja virtual e tendências do seu segmento. Se você trabalha com moda, por exemplo, pode escolher um dia da semana para dar dicas regulares de como se vestir e combinar determinadas peças.

Aproveite para testar horários diferentes e notar se isso influencia na quantidade de pessoas que visualizam suas publicações. Para isso, aprenda mais com o nosso artigo Melhores horários para postar no Instagram: dicas para conseguir mais engajamento.

Por enquanto, apenas perfis com mais de 10 mil seguidores conseguem atribuir um link para um story (o famoso “arraste para cima”), permitindo que você divulgue produtos e promoções. Caso você já tenha atingido esse número, basta clicar no ícone de cadeado na parte superior do seu Instagram Stories, copiar a URL que deseja veicular e concluir.

Agora, se por ora você ainda não tem esse número de seguidores, adicione o link na biografia do seu perfil e informe isso ao seu público.

2. Dê atenção a todos

De que adianta publicar imagens e vídeos interessantes, se as pessoas não puderem interagir, não é mesmo? Portanto, fique atento às mensagens dos seus seguidores e responda-as. Assim, você poderá estreitar laços com possíveis clientes e descobrir também se eles têm interesse nos seus produtos.

Para aprender mais sobre como oferecer um super atendimento por canais alternativos, como o Instagram, confira a nossa série gratuita com o diretor de Atendimento ao Cliente da Nuvemshop, Alejandro Vazquez:

3. Pegue leve nos vídeos

Pense bem antes de publicar vídeos no Stories da sua marca. Isso porque eles tendem a demorar mais para carregar e, assim, os seguidores acabam pulando-os antes mesmo de rodarem.

Use-os apenas quando você tiver um conteúdo realmente engajador e dinâmico, como: cobertura de eventos, making off ou, até mesmo, uma série semanal que comente um pouco do dia a dia do seu negócio (sobre as entregas e produções, por exemplo) – isso fará com que seu público se sinta mais próximo da sua equipe.

Para mais, há cinco principais ferramentas para criar vídeos diretamente no Stories do Instagram, são elas:

  1. Ao vivo: como o próprio nome já diz, permite que se crie vídeos on-time;
  2. Boomerang: gera vídeos super curtos, no formato de gif;
  3. Superzoom: possibilita enfoque em objetos que recebem efeitos de aproximação, acompanhados de trilhas sonoras divertidas;
  4. Rebobinar: vídeos exibidos de trás para frente, efeito como o das antigas fitas VHS;
  5. Mãos livres: permite gravar vídeos sem manter o botão Play pressionado.

4. Use os features a seu favor

Os Stories do Instagram possuem, além das muitas possibilidades de formatos de vídeos, alguns features, como emojis, textos, gifs e stickers, que podem complementar a publicação. Contudo, eles devem ser usados com cuidado e de forma criativa.

Cada postagem aparece ao usuário por poucos segundos, por isso, evite poluir a foto com muitas informações que a maioria não vai conseguir absorver a tempo – lembre-se: “menos é sempre mais”.

Pense em como resumir, em poucas palavras, a informação que você deseja apresentar. Se não for possível, tente dividir a mensagem em mais de uma publicação ou grave um vídeo rápido sobre o assunto.

Aproveite os Destaques do Instagram para salvar os Stories que você não quer que desapareçam em 24 horas – eles ficarão armazenados em pastas no seu perfil.

Para gravá-los, basta acessar a sua conta e clicar em Destaques do Story (abaixo do seu nome e biografia) e armazenar aqueles que desejar. Você pode criar diferentes highlights como lançamentos, dicas, dia a dia no escritório etc.

Além disso, invista nas tags do Instagram Shopping e na integração com o Spotify, que permite a postagem de Stories com as músicas que você quiser.

5. Traga assuntos relevantes

Se você tem um e-commerce de moda e vai ao São Paulo Fashion Week, por exemplo, por que não postar fotos e vídeos mostrando um pouco mais de perto esse universo? O mesmo se você tem uma loja virtual de decoração e vai à CASACOR. Sempre que possível, publique os melhores momentos dos eventos do seu segmento.

Como já citado no primeiro tópico, aproveite o espaço do Instagram Stories para também dar dicas aos seus clientes. Seguindo o exemplo da loja de decoração: crie posts mostrando como compor diferentes ambientes de uma casa. Desta maneira, além de engajar, você poderá aproveitar a oportunidade para apresentar os seus produtos e serviços.

Ademais, um recurso de marketing bastante utilizado é o storytelling, que tem como propósito contar uma história e, ao mesmo tempo, apresentar conceitos de uma marca (e, muitas vezes, alguma novidade).

O @spotifybrasil, por exemplo, para anunciar a nova playlist do Queen, criou um Destaque em seu perfil para relembrar alguns fatos marcantes da banda e o lançamento do filme Bohemian Rhapsody (em novembro de 2018):

queen spotify

Caso você queira se inspirar com mais exemplos de storytelling, confira o nosso artigo Storytelling: dicas de como contar boas histórias no Instagram.

6. Invista em ferramentas

Se você deseja incorporar outras ações aos seus Stories, além das que a própria plataforma do Instagram oferece, não se preocupe. Atualmente, o mercado está repleto de ferramentas e aplicativos para suprir diferentes necessidades. A seguir, confira as mais populares:

Postgrain

postgrain

Possibilita, pelo desktop, agendar fotos e vídeos para o Instagram Stories, além de facilitar a adição de elementos extras, como: emojis, stickers, hashtags, menções, localizações, entre outros. Possui um espaço para criações com centenas de templates e mais de 100 mil imagens disponíveis no acervo.

Bume

bume

Outra plataforma de automação e gerenciamento para o Instagram. Além das funções bastante similares às do Postgrain, permite acesso a métricas como, por exemplo, os melhores horários para se alcançar a audiência e manter o engajamento crescente. Viabiliza também filtrar o público-alvo por meio de hashtags e localizações.

Unfold

unfold

Aplicativo ideal para criar Stories com um perfil mais clean e minimalista. Possui molduras pré-definidas e super intuitivas, que possibilitam compor imagens (ou vídeos) + textos com fontes modernas e refinadas. Está disponível para Android e iOS em versões gratuitas e pagas.

Hype-Type

hype type

Com tipografias divertidas, esse aplicativo em inglês é indicado para desenvolver peças gráficas mais coloridas e despojadas. Seu grande diferencial está nas animações, onde é possível até editar a velocidade das letras. Para mais, viabiliza a adição de músicas no momento da exibição.

Super vídeo-bônus

Acompanhe no vídeo abaixo dicas sobre templates para o Instagram Stories:

Tudo certo?

Esperamos que essas orientações tenham te auxiliado a criar uma estratégia de valor para o Instagram Stories da sua marca.

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Raquel Lisboa

Editora de conteúdo e responsável pela gestão de parcerias educacionais na Nuvemshop. Adora comédias românticas e musicais. É licenciada em Letras e nunca dispensa a companhia de um livro. Acredita que uma xícara de chá resolve quase qualquer problema. E, como uma boa geminiana, gosta de bater papo e falar sobre diversos assuntos ao mesmo tempo (o que é notório nesta bio!).


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