Como escolher entre Instagram ou Facebook para o seu negócio?

Por: Kawan Lopes

imagem de celular mostrando os aplicativos do instagram, facebook e twitter

O Instagram é uma rede social com mais de 1 bilhão de usuários ativos e que segue crescendo. Com um ampliamento contínuo em novos recursos e tanto investimento, a rede já é uma das mais populares em número de seguidores em todos os países, além de ser 15 vezes mais interativa do que o Facebook.


O objetivo principal de todo o negócio são as vendas. Seja para um produto ou serviço, pensar em estratégias de divulgação em diferentes canais é essencial para que a sua empresa consiga se estabelecer no mercado. E aí que surge a dúvida, qual é a melhor opção para investir: Instagram ou Facebook?

Essas duas redes sociais oferecem ferramentas específicas para vender, porém é preciso entender como funcionam e qual é a mais indicada para o seu negócio.

Então, se você quer saber quais são as vantagens de cada canal e como escolher entre Instagram ou Facebook, continue com a leitura deste artigo. Vamos lá?

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Por que o Instagram?

De acordo com pesquisa realizada pela INC, 65% da população é formada por consumidores visuais que aprendem e absorvem informações por meio da visualização de ilustrações, gráficos e fotos.

Nesse sentido, o Instagram se destaca por ser uma rede social baseada em recursos audiovisuais e estímulo visual, o que ajuda quando se trata de vender produtos.

Além disso, outras vantagens do Instagram são:

Tem alto engajamento

Um levantamento de estatísticas publicado pela b.young mostrou que a taxa de engajamento do Instagram é 4 vezes maior do que a taxa de engajamento do Facebook.

Isso significa que a partir do engajamento da rede social, é possível se aprofundar no relacionamento com seu público, ampliar o número de clientes e gerar empatia com os potenciais compradores.

💡 Saiba mais: 7 melhores estratégias sobre como fidelizar clientes

Oferece maior alcance

O Instagram é a rede social com maior alcance do mundo. Como o aplicativo é utilizado em vários países, uma empresa pode alcançar uma audiência global, expandir os seus negócios e atrair mais clientes.

Em pesquisa feita pela Opinion Box, 82% dos usuários seguem marcas no Instagram. Além disso, 55% já usaram a plataforma para conversar com empresas.

Disponibiliza de ferramentas

Outra vantagem do Instagram são as suas ferramentas próprias para divulgar os produtos, como:

  • Stories: função do aplicativo que permite a publicação de fotos e vídeos que são exibidos durante 24 horas;
  • Reels: possibilita a produção de vídeo curto, de até 60 segundos, que pode reunir fotos, vídeos, música, texto e outros efeitos visuais;
  • Lives: oferece a transmissão de vídeos ao vivo;
  • Entre outros.

Com esses recursos, é possível melhorar a experiência dentro da rede social, tanto para o cliente quanto para o dono do negócio.

Permite a venda de produtos

O Instagram Comercial permite que empreendedores anunciem os seus produtos e serviços e realizem a venda dentro da plataforma.

Dessa forma, é possível acessar os itens comercializados na rede social a partir da opção “Loja”, na aba “Explorar” do aplicativo. Lá são disponibilizadas fotos, links e preços das mercadorias.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Instagram?

Por que o Facebook?

Já com o Facebook, as vantagens são outras. A rede social oferece diversas ferramentas para divulgar conteúdos de qualidade e vender.

Além disso, você pode personalizar sua campanha publicitária de acordo com suas metas de marketing, seja para aumentar as curtidas da sua página, cliques no site ou melhorar o engajamento da postagem.

Confira outras vantagens de vender pelo Facebook:

Maior número de usuários

O Facebook reúne mais de 130 milhões de usuários no mundo, sendo a plataforma mais utilizada no Brasil.

Isso significa que é uma rede social incrivelmente forte para as marcas explorarem e se envolverem com seu público-alvo, além de uma ótima forma para mostrar seus produtos, interagir com os usuários e gerar tráfego e vendas.

Permite a venda sem um site de produtos

Com o Marketplace do Facebook, é possível oferecer a venda de itens sem a necessidade de ter um site.

Por meio dessa funcionalidade da rede social, é possível criar anúncios a partir do seu perfil pessoal ou de páginas que você administra, como a do seu negócio.

Oferece a criação de anúncios personalizados

Quando falamos de benefícios da plataforma para negócios, o Facebook Ads é uma das maneiras mais eficazes de fazer anúncios na internet.

Uma estratégia de marketing no Facebook bem definida e com acompanhamento constante pode gerar resultados surpreendentes para a empresa.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Facebook?

Instagram ou Facebook: qual é o melhor?

Se o seu objetivo é vender pelas redes sociais, o Instagram ou o Facebook são excelentes alternativas para isso. Só para você ter uma ideia, o Brasil é o terceiro país que mais utiliza esses canais, com uma média de 3 horas e 42 minutos por dia.

De acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box, o Instagram é uma rede social com mais de 1 bilhão de usuários ativos e que segue crescendo. Com um ampliamento contínuo em novos recursos e tanto investimento, a rede já é uma das mais populares em números de seguidores em todos os países, além de ser 15 vezes mais interativa do que o Facebook.

Dessa maneira, o Facebook tem diminuído seus números quando o assunto é gasto com publicidade e engajamento.

No entanto, antes de criar um perfil em cada uma dessas redes sociais, é preciso levar em conta alguns fatores. O primeiro, é descobrir quem é o seu público-alvo e quais canais utilizam para fazer compras online.

Afinal, de nada adianta investir estratégias no Facebook, por exemplo, e o seu cliente ideal não estar presente na rede social. Portanto, procure mapear os interesses do seu público.

Depois, é preciso entender o objetivo de cada rede social. O Instagram é um canal que permite o compartilhamento de imagens e vídeos de curta duração diretamente do aplicativo de celular. Nele, também é possível seguir usuários, curtir, comentar e compartilhar as publicações.

Com o Instagram Business, a versão para negócios da rede social, é possível inserir em seu perfil o endereço, contato, e-mail e conversar com o público de maneira simples.

Já o Facebook é uma mídia que tem o propósito de conectar usuários em todo o mundo. Por meio de perfis pessoais e profissionais é possível encontrar e conhecer pessoas, acompanhar personalidades públicas e marcas, compartilhar conteúdos, vender produtos e muito mais.

Assim como Instagram, a rede social oferece uma funcionalidade para empreendedores. Como o Facebook Business você pode administrar anúncios e diferentes perfis na plataforma, gerar relatórios personalizados e conferir e responder mensagens do público nas suas páginas.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Facebook?

E aí, já decidiu entre Facebook ou Instagram?

Decidir entre o Instagram ou Facebook para a divulgação da sua empresa é uma tarefa que exige muita pesquisa. Lembre-se de que para ter sucesso com essas dicas, é apenas uma consequência do trabalho de um bom relacionamento realizado com os seus consumidores.

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Perguntas frequentes

O Instagram é uma rede social com mais de 1 bilhão de usuários ativos e que segue crescendo. Com um ampliamento contínuo em novos recursos e tanto investimento, a rede já é uma das mais populares em número de seguidores em todos os países, além de ser 15 vezes mais interativa do que o Facebook.

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