Instagram ou Facebook: qual é a melhor rede para vender?

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Pontos principais do artigo:
  • O Facebook tem quase 3 bilhões de contas ativas, entretanto, o Instagram é a rede social que tem ganhado cada vez mais espaço no mundo virtual;
  • Com um ampliamento contínuo em novos recursos, o Instagram já é uma das mais populares em número de seguidores em todos os países, além de ser 15 vezes mais interativa do que o Facebook;
  • Ao criar uma loja virtual grátis com a Nuvemshop, você pode integrá-la com o Instagram ou Facebook e vender diretamente plas redes sociais.

O objetivo principal de todo o negócio são as vendas. Seja para um produto ou serviço, pensar em estratégias de divulgação em diferentes canais é essencial para que a sua empresa consiga se estabelecer no mercado. E aí que surge a dúvida, qual é a melhor opção para investir: Instagram ou Facebook?

Essas duas redes sociais oferecem ferramentas específicas para vender, porém é preciso entender como funcionam e qual é a mais indicada para o seu negócio.

Então, se você quer saber quais são as vantagens de cada canal e como escolher entre Instagram ou Facebook, continue com a leitura deste artigo. Vamos lá?

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Instagram ou Facebook: qual é a melhor plataforma?

Se o seu objetivo é vender pelas redes sociais, o Instagram ou o Facebook são excelentes alternativas para isso. Só para você ter uma ideia, o Brasil é o terceiro país que mais utiliza esses canais, com uma média de 3 horas e 42 minutos por dia.

De acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box, o Instagram é uma rede social com mais de 1 bilhão de usuários ativos e que segue crescendo. Com um ampliamento contínuo em novos recursos e tanto investimento, a rede já é uma das mais populares em números de seguidores em todos os países, além de ser 15 vezes mais interativa do que o Facebook.

Dessa maneira, o Facebook tem diminuído seus números quando o assunto é gasto com publicidade e engajamento.

No entanto, antes de criar um perfil em cada uma dessas redes sociais, é preciso levar em conta alguns fatores. O primeiro, é descobrir quem é o seu público-alvo e quais canais utilizam para fazer compras online.

Afinal, de nada adianta investir estratégias no Facebook, por exemplo, e o seu cliente ideal não estar presente na rede social. Portanto, procure mapear os interesses do seu público.

Depois, é preciso entender o objetivo de cada rede social. O Instagram é um canal que permite o compartilhamento de imagens e vídeos de curta duração diretamente do aplicativo de celular. Nele, também é possível seguir usuários, curtir, comentar e compartilhar as publicações.

Com o Instagram Business, a versão para negócios da rede social, é possível inserir em seu perfil o endereço, contato, e-mail e conversar com o público de maneira simples.

Já o Facebook é uma mídia que tem o propósito de conectar usuários em todo o mundo. Por meio de perfis pessoais e profissionais é possível encontrar e conhecer pessoas, acompanhar personalidades públicas e marcas, compartilhar conteúdos, vender produtos e muito mais.

Assim como Instagram, a rede social oferece uma funcionalidade para empreendedores. Como o Facebook Business você pode administrar anúncios e diferentes perfis na plataforma, gerar relatórios personalizados e conferir e responder mensagens do público nas suas páginas.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Facebook?

Vantagens do Instagram

De acordo com pesquisa realizada pela INC, 65% da população é formada por consumidores visuais que aprendem e absorvem informações por meio da visualização de ilustrações, gráficos e fotos.

Nesse sentido, o Instagram se destaca por ser uma rede social baseada em recursos audiovisuais e estímulo visual, o que ajuda quando se trata de vender produtos.

Além disso, outras vantagens do Instagram são:

Tem alto engajamento

Um levantamento de estatísticas publicado pela b.young mostrou que a taxa de engajamento do Instagram é 4 vezes maior do que a taxa de engajamento do Facebook.

Isso significa que a partir do engajamento da rede social, é possível se aprofundar no relacionamento com seu público, ampliar o número de clientes e gerar empatia com os potenciais compradores.

💡 Saiba mais: 7 melhores estratégias sobre como fidelizar clientes

Oferece maior alcance

O Instagram é a rede social com maior alcance do mundo. Como o aplicativo é utilizado em vários países, uma empresa pode alcançar uma audiência global, expandir os seus negócios e atrair mais clientes.

Em pesquisa feita pela Opinion Box, 82% dos usuários seguem marcas no Instagram. Além disso, 55% já usaram a plataforma para conversar com empresas.

Disponibiliza de ferramentas

Outra vantagem do Instagram são as suas ferramentas próprias para divulgar os produtos, como:

  • Stories: função do aplicativo que permite a publicação de fotos e vídeos que são exibidos durante 24 horas;
  • Reels: possibilita a produção de vídeo curto, de até 60 segundos, que pode reunir fotos, vídeos, música, texto e outros efeitos visuais;
  • Lives: oferece a transmissão de vídeos ao vivo;
  • Entre outros.

Com esses recursos, é possível melhorar a experiência dentro da rede social, tanto para o cliente quanto para o dono do negócio.

Permite a venda de produtos

O Instagram Comercial permite que empreendedores anunciem os seus produtos e serviços e realizem a venda dentro da plataforma.

Dessa forma, é possível acessar os itens comercializados na rede social a partir da opção “Loja”, na aba “Explorar” do aplicativo. Lá são disponibilizadas fotos, links e preços das mercadorias.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Instagram?

E, se você ainda não tem um site de vendas, que tal montar uma loja virtual na Nuvemshop? Com um e-commerce, seus clientes do Instagram podem finalizar as compras no site, sem que você precise ficar respondendo cada mensagem individualmente. Assim, você consegue divulgar seu negócio na rede social e, ainda assim, ter tempo para focar no crescimento da sua marca!

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Vantagens do Facebook

Já com o Facebook, as vantagens são outras. A rede social oferece diversas ferramentas para divulgar conteúdos de qualidade e vender.

Além disso, você pode personalizar sua campanha publicitária de acordo com suas metas de marketing, seja para aumentar as curtidas da sua página, cliques no site ou melhorar o engajamento da postagem.

Confira outras vantagens de vender pelo Facebook:

Maior número de usuários

O Facebook reúne mais de 3 bilhões de usuários ativos no mundo, sendo a plataforma mais utilizada no Brasil.

Isso significa que é uma rede social incrivelmente forte para as marcas explorarem e se envolverem com seu público-alvo, além de uma ótima forma para mostrar seus produtos, interagir com os usuários e gerar tráfego e vendas.

💡 Saiba mais: Como o Creator Studio do Facebook pode ajudar na produção de conteúdo?

Permite a venda sem um site de produtos

Com o Marketplace do Facebook, é possível oferecer a venda de itens sem a necessidade de ter um site.

Por meio dessa funcionalidade da rede social, é possível criar anúncios a partir do seu perfil pessoal ou de páginas que você administra, como a do seu negócio.

Oferece a criação de anúncios personalizados

Quando falamos de benefícios da plataforma para negócios, o Facebook Ads é uma das maneiras mais eficazes de fazer anúncios na internet.

Uma estratégia de marketing no Facebook bem definida e com acompanhamento constante pode gerar resultados surpreendentes para a empresa.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Facebook?

Além disso, com sua loja virtual integrada ao Facebook, seus seguidores podem visualizar os produtos com facilidade e, em poucos cliques, é possível fazer a compra sem precisar ir até o site da sua loja. Essa praticidade elimina possíveis barreiras na jornada de compra, o que pode ser bastante positivo para a sua taxa de conversão.

Um adendo sobre este ponto é que, para que o cliente possa acessar sua loja virtual sem sair do aplicativo do Facebook, é necessário que seu e-commerce tenha um design responsivo. Lojas Nuvemshop, por exemplo, já têm essa pré-configuração disponível em todos os planos da plataforma.

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E aí, já decidiu entre Facebook ou Instagram?

Decidir entre o Instagram ou Facebook para a divulgação da sua empresa é uma tarefa que exige muita pesquisa. Lembre-se de que para ter sucesso com essas dicas, é apenas uma consequência do trabalho de um bom relacionamento realizado com os seus consumidores.

Para ter sucesso com o Instagram ou Facebook, você precisa de uma plataforma de e-commerce completa que direcione seus seguidores para as compras. Então, que tal criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop

Na nossa plataforma, você simplifica o processo de compra, pagamento e envio de produtos, enquanto reduz o tempo gasto no atendimento ao cliente. Liberte-se para focar no crescimento do seu negócio enquanto nossa plataforma cuida do resto! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre Instagram ou Facebook

O Instagram é uma rede social com mais de 1 bilhão de usuários ativos e que segue crescendo. Com um ampliamento contínuo em novos recursos e tanto investimento, a rede já é uma das mais populares em número de seguidores em todos os países, além de ser 15 vezes mais interativa do que o Facebook.

As principais vantagens do Facebook são o alto número de usuários, venda pela rede social sem um site de produtos e a criação de anúncios personalizados.

O Instagram tem alto índice de engajamento, oferece maior alcance, disponibiliza diversas ferramentas e permite a venda de produtos.

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