Como aliar o Pinterest à estratégia de vendas do seu e-commerce?

Por: Victoria Salemi
Como aliar o Pinterest à estratégia de vendas do seu e-commerce?

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Você já se perguntou sobre como vender no Pinterest?

Se nunca pensou sobre isso, saiba que a utilização dessa rede social em sua estratégia de marketing pode ser determinante para atrair mais visitas para seu site e, até mesmo, aumentar as vendas em seu e-commerce. Portanto, hoje entenderemos como usar o Pinterest para vender. Vamos começar?

O que é Pinterest?

O Pinterest é uma rede social que funciona como um mural de imagens e vídeos. Sabe aqueles painéis em que você prende itens, como o da imagem abaixo?

Painel de cortiça com bilhetes, representando como vender no Pinterest

Pois bem, o Pinterest funciona como uma versão digital e colaborativa desse tipo de mural.

Com ele, os usuários salvam (ou dão pin, na linguagem da rede social) as imagens de que gostam e podem criar suas próprias pastas com os elementos que pinaram. Além disso, assim como em outras plataformas famosas, é possível fazer publicações (também chamadas de pins) e seguir outras pessoas e empresas.

Por que usar o Pinterest em sua estratégia?

O Pinterest possui 322 milhões de usuários ativos em todo o mundo e, no Brasil, 40% das pessoas que navegam online afirmam usar a rede social, conforme o estudo Digital 2020.

Outro ponto que conta a favor dessa plataforma é que o público costuma utilizá-la como forma de inspiração nos mais variados segmentos, como, por exemplo:

  • Moda;
  • Arquitetura e decoração;
  • Artesanato;
  • Jardinagem;
  • Turismo;
  • Tatuagens etc.

Podemos considerar que qualquer coisa que tenha algum apelo visual pode ser bem divulgada nessa rede social.

Além disso, o Pinterest é um ótimo ambiente para as lojas divulgarem seus artigos, porque mais da metade dos usuários seguem perfis de lojas online para procurar informações e detalhes sobre produtos.

Mais um aspecto interessante do Pinterest é que seu algoritmo não faz com que suas publicações dependam do dia e horário em que foram postadas. Isso acontece porque as imagens são exibidas quase exclusivamente de acordo com os assuntos de interesse dos usuários.

Por fim, muitas das imagens do Pinterest costumam aparecer como resultado de buscas por fotos no Google. Desse modo, além de atingir pessoas da própria rede social, suas imagens podem ser vistas por internautas que utilizam o buscador.

Como usar o Pinterest para empresas?

Em primeiro lugar, para usar o Pinterest para empresas, é necessário criar um perfil na rede social e alterá-lo para a conta Business.

Para isso, você deve acessar seu perfil, clicar na seta para baixo (normalmente, no navegador acima, à direita) e selecionar a opção “Adicionar uma conta business gratuita”. Confira nesta imagem:

Captura de tela indicando o botão do Pinterest Business

Na sequência, algumas informações serão pedidas, como o nome da sua empresa, o site, bem como o carregamento de uma imagem de perfil. Além disso, você deverá selecionar qual é o seu segmento de atuação.

A utilização da conta de empresa do Pinterest é gratuita e permite funcionalidades como:

  • Conferir informações sobre seu público, como acontece no Insights do Facebook e no Instagram Insights;
  • Compartilhar imagens e produtos com links para o site da sua marca;
  • Criar anúncios pagos para atingir mais pessoas.

7 dicas sobre como vender no Pinterest

Agora que já entendemos um pouco melhor o funcionamento do Pinterest, confira algumas das principais dicas para utilizar essa rede social em sua estratégia de marketing.

1. Fique atento à qualidade das imagens

Como vimos, o Pinterest baseia-se no compartilhamento de fotos e de vídeos. Portanto, é fundamental cuidar da qualidade desses materiais antes de postá-los.

As fotos — ou pin padrão, na linguagem da rede social — devem seguir os seguintes parâmetros:

  • Ter até 32 MB de tamanho do arquivo;
  • Estar no formato .jpeg ou .png;
  • Obedecer ao formato recomendado de 1000 x 1500 pixels.

Já os vídeos precisam seguir as diretrizes abaixo:

  • Tamanho máximo de 2 GB;
  • Duração entre 4 segundos e 15 minutos;
  • Proporção de 1:1 (quadrado), 2:3 ou 9:16.

Uma ideia para publicar imagens mais trabalhadas é usar os mesmos editores gratuitos em que você faz seus banners para criar artes antes de postá-las no Pinterest. 😉


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2. Não exponha apenas os produtos

Os usuários utilizam o Pinterest para organizar seus painéis de inspiração. E ter isso em mente na hora de publicar seus conteúdos pode fazer a diferença para que cada vez mais pessoas pinem suas postagens e tenham contato com seus artigos.

Desse modo, busque publicar conteúdos com ideias sobre como utilizar os produtos. Se você tem uma loja online de moda, componha looks. Caso venda artigos de decoração, fotografe ambientes com os itens do seu e-commerce. Para tanto, você pode utilizar o recurso que veremos a seguir.

3. Faça painéis temáticos

Fazer painéis relacionados aos interesses do seu público-alvo, mas que continuem aliados à proposta da sua marca, é uma boa forma de trazer a inspiração sobre a qual falávamos.

Boas pastas temáticas te darão a oportunidade não só de promover os produtos, mas de estabelecer uma relação mais próxima das pessoas por meio de imagens que incentivem o estilo de vida associado a elas.

Um tema bom para uma loja que vende artigos de decoração, por exemplo, poderia ser relacionado aos ambientes da casa e estilos, porque isso se comunica com a usabilidade do produto e, ao mesmo tempo, com o modo de vida da sua persona. Observe como estão organizadas as pastas da loja de decoração Etna no Pinterest:

Captura de tela da Etna, exemplificando como vender no Pinterest

 

4. Use palavras-chave

Outra dica é sempre usar palavras-chave no título dos painéis, dos pins ou na descrição das publicações. Termos marcantes e informativos permitem que os painéis tenham mais visibilidade, além de te dar a chance de aparecer em buscas de imagens no Google. Você pode usar o Planejador de palavras-chave do Google, por exemplo, para encontrar os termos mais buscados de acordo com o tema do seu painel ou seu pin.

Sobre os textos utilizados nos campos específicos da rede social, eles possuem um limite de caracteres. Para os títulos, o valor é de 100 caracteres. Já as descrições podem ter até 500, mas tenha em mente que a informação mais importante deve estar nos primeiros 60 caracteres, pois essa é a parte que aparece no feed durante a navegação.


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5. Ofereça cupons de desconto

De vez em quando, você pode publicar imagens com códigos promocionais para sua loja na descrição. Esses cupons vão te ajudar a atrair novos clientes ou, ainda, fidelizar os antigos. Os painéis perfeitos para você fazer isso são aqueles relacionados às datas comemorativas, como, por exemplo, Dia das Mães e o Natal.

Lembre-se apenas de incluir a URL da página daquela categoria ou produto ao qual estiver se referindo quando inserir o link na publicação, certo? Dessa forma, você torna a navegação do usuário entre o Pinterest e seu site mais simples.

6. Acompanhe seus resultados

Lembra de quando falamos sobre como o Pinterest para empresas permite a observação de alguns dados sobre sua conta? Pois bem, o acompanhamento dessas métricas é fundamental para que você possa avaliar o que está funcionando e o que precisa ser aprimorado na sua estratégia.

Por meio da aba “Analytics” dentro do Pinterest Business, você pode analisar e filtrar informações sobre seu público e sobre as publicações que fez em sua conta. Além disso, é possível exportar os dados no formato .csv para examiná-los no programa de sua preferência.

7. Permita o pin de produtos em sua loja virtual

Por fim, a última dica diz respeito a uma funcionalidade na sua loja virtual, mas que está relacionada ao Pinterest. Ao permitir que as pessoas salvem os produtos de que gostaram em seu e-commerce nessa rede social, você permite que o relacionamento delas com sua marca continue mesmo depois que elas deixaram seu site.

Se você utiliza a plataforma da Nuvemshop, pode conferir um tutorial completo sobre como inserir o Pinterest em sua loja virtual:

Quer aprender mais sobre o marketing no Pinterest?

Essas foram algumas dicas sobre como vender no Pinterest, esperamos que você tenha gostado. Se deseja baixar um material completo sobre essa rede social, confira nosso e-book gratuito sobre o assunto:

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